31 de outubro de 2009

XI JORNADA JT

CONVITE XI JORNADA JT











CADERNO DE RESUMOS XI JORNADA
Arqueologia
“Igreja de São Joaquim da Grama”
Pedro Henrique Viana1; Raíza Aparecida Nascimento Pedro1, Claudia Sá Matos2; Jaqueline Gomes2; Nanci Vieira de Oliveira2
1- Bolsistas Jovens Talentos
2- UERJ
Pequenina mas encantadora. Edificada no alto do morro, dominando a paisagem, a belíssima capela dedicada à São Joaquim, foi construída pelo Comendador Joaquim José de Souza Breves, um dos maiores fazendeiros de café da época, para ali serem enterrados os seus restos mortais. Este monumento em estilo neoclássico que retrata a opulência do ciclo do café se encontra comprometida pelo abandono por dezenas de anos, ante os olhares de indiferença ou cumplicidade das autoridades públicas e dos cidadãos. Suas paredes permanecem em pé, ainda que arruinadas e maltratadas pelo peso dos anos. Sua escadaria permite uma visão do que teria sido no passado.
Por constituir uma das raras lembranças do passado da região, marco importante da História do Município, testemunho da grandeza do ciclo do café, o abandono da capela de São Joaquim da Grama é um crime contra a História, a tradição, o patrimônio, a cultura e enfim, contra a cidadania.
Kuaray a’e Jaxy”
(O SOL E A LUA)
Francisco Verá Yxapy da Silva1, Priscila Ara Benites da Silva1, Roberto Vera da Silva1, Valdecir Verá Mirim Benites1; Leandro Mendes1, Claudia Sá Matos2; Jaqueline Gomes2;Nanci Vieira de Oliveira2
1- Bolsistas Jovens Talentos
2- UERJ
Muitas são as histórias contadas pelos mais velhos da aldeia. Uma das mais conhecidas até pelos que não são indígenas é a que explica o surgimento do sol e da lua. Mas existe uma maneira Guarani de contar o mito, que pretendemos compartilhar com todos.
Kuaray surgiu para ajudar durante o dia iluminando o mundo para ninguém vivesse mais na escuridão. E Jaxy se prontificou a trabalhar de noite para que essas não continuassem tão escuras.

Lembranças de Mambucaba e Frade”
Deivid Homero Mendes da Silva1, Malone Luz dos Santos1, Gabriela Adame Medeiros1; Claudia Sá Matos2; Jaqueline Gomes2; Tânia Maria Bessone2;Luitgarde de Oliveira Cavalcanti2; Nanci Vieira de Oliveira2
1- Bolsistas Jovens Talentos
2- UERJ
O presente trabalho pretende apresentar os resultados das entrevistas com moradores de duas localidades de Angra dos Reis. A Vila Histórica de Mambucaba por sua antiguidade ainda preserva parte de seu patrimônio e seus antigos moradores guardam na memória antigas histórias de seus antepassados. O Frade desenvolveu-se a partir do início do século XX, mas sempre esteve relacionado com antigas fazendas, entre estas e a de Grataú, com sua edificação do século XIX, patrimônio histórico reconhecido pelos moradores locais.

“Memória Guarani”
Cláudio Benites1, Ivanilda Benites da Silva1, Isaias da Silva1,Natalino da Silva1, Leandro Mendes2, Claudia Sá Matos2,Jaqueline Gomes2, , Nanci Vieira de Oliveira2
1 - Bolsistas Jovens Talentos
2- UERJ
Esta pesquisa resulta do levantamento sobre a memória dos mais velhos da aldeia, como parte do projeto Preservação e Conservação de Sítios Arqueológicos no Estado do Rio de Janeiro: Arqueologia e Educação Patrimonial (UERJ/ELETRONUCLEAR) .
A pesquisa esta sendo realizada na aldeia Sapukai, localizada em Bracui, município de Angra dos Reis.
O objetivo da pesquisa é conhecer e preservar as memórias e sabedoria guarani, registrando as informações coletadas para as futuras gerações.

“Fênix
Símbolo de uma cidade com belezas naturais
Lucimara de Paula Massardi1,Rayres Helena Fonseca Vicente1, Claudia Sá Matos2 ,Jaqueline Gomes2, Nanci Vieira de Oliveira2
1- Bolsistas Jovens Talentos
2 - UERJ
No século XIX, com a abertura da estrada entre a Vila de São João Marcos e Mangaratiba, se inicia a ocupação da localidade denominada Capivari, que passa a ser denominada como Vila de Santo Antônio de Capivari e, em 1938 passou a se chamar Vila do Parado.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Lídice da Tchecoslováquia foi completamente arrasada pelos nazistas. Depois desse trágico episodio na Tchecoslováquia, houve um movimento internacional para que se perpetuasse o exemplo de uma população, cuja cidade foi varrida do mapa, mas que deixou um legado de Paz e Liberdade. Os paises aliados, em reunião nos EUA, decidiram dar o nome de Lídice à uma localidade em cada país, movimento batizado de
Lídice Viverá, que também teria como símbolo a Fênix, ave mitológica que renasce das cinzas. Assim, o Distrito de Parado passou a chamar-se... “Lídice Brasileira”.
As pessoas que chegam à cidade encontram nos rios cristalinos e suas quedas d’água o lugar perfeito. Mas hoje a cidade corre o risco de ser devastada se não preservar seu principal patrimônio natural que são as águas.

Agronomia

“Investigações na Área de Solos e Fertilidade”

Luisa Araújo Junger Lumbreras¹, Vinícius Azevedo Moreira¹, Cristiano Ferolla de Lima²
¹ Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges/Bom Jesus do Itabapoana – RJ/Bolsista
² Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges/Bom Jesus do Itabapoana – RJ/Orientador
Assim como nós, as plantas precisam de nutrientes ou elementos ditos essências, para desenvolverem e completarem o seu ciclo de vida, e consequentemente, produzirem nossos alimentos. Normalmente, os vegetais, não conseguem obter todos estes nutrientes na natureza, e aí, cabe ao homem fornecê-los através dos adubos ou fertilizantes, sejam estes orgânicos e/ou industrializados. E nestas ocasiões, nos perguntamos quais os nutrientes fornecer, bem como, a quantidade dos mesmos. E para responder a estas indagações, temos algumas ferramentas, tais como: análise de solo, análise foliar, experimentos, etc.. No nosso estudo, fizemos uma revisão e aprofundamento no que se refere a solos, fertilidade, nutrição de plantas, etc..., bem como,procedemos a análises de solo e foliar. Através da análise de solo, pudemos constar a não necessidade de corretivo na gleba analisada, embora, haja necessidade de nutrientes(adubos).No monitoramento(citros), que fizemos através da análise foliar, constatou-se que alguns nutrientes(fósforo, etc...), mantiveram constantemente em excesso, outros, oscilando entre o excesso e falta(boro, etc...), e finalmente, alguns como o zinco, etc..., permanentemente, deficiente. Na agricultura do século XXI, em que a produção, obrigatoriamente, terá que estar associada à preservação ambiental, o fornecimento de nutrientes(adubos) na quantidade de adequada é crucial, e com isto, preservamos nossos lençóis de água, o solo e a atmosfera, concomitantemente, com a produção de alimentos saudáveis e seguros.
Palavras-chave: Nutrientes; alimentos; meio ambiente

“CONTROLE DE HELMINTOS DE Gallus gallus UTILIZANDO AS PLANTAS Mellia azedarachi e Artemisia absinthium”
Daniela Meirelles Maia1 , Luziane Araújo Mendonça1, Érika de Jesus Soares2 e Flaviane Araújo Mendonça 2. João Batista Silva da Cruz1
1Colégio Agrícola Nilo Peçanha – Pinheiral – RJ
CIEP 291-D. Martinho Schlude de Pinheiral -
O sistema de produção industrial de frangos contribui de maneira indispensável para o suprimento de proteínas, atendendo satisfatoriamente à demanda do mercado consumidor. No entanto, buscando um mercado diferenciado, a agregação de valores aos produtos finais e atender uma parcela de mercado de alimentos sem resíduos químicos, alguns avicultores estão investindo na produção de frangos orgânicos, na qual não ocorre o uso de produtos químicos, antibióticos e promotores de crescimento. Este mercado vem ganhando importância nacional e internacional devido ao novo nicho de mercado.
A pesquisa desenvolvida no Colégio Agrícola Nilo Peçanha pretende identificar a influência de algumas plantas como anti-helmíntico em aves.
A sua importância está diretamente relacionada com a melhor eficiência do avicultor em relação ao ganho de peso e conversão alimentar e na qualidade do produto final.
As aves foram alimentadas durante três dias consecutivos com ração tratada e água à vontade, realizando-se o controle da temperatura do aviário, utilizando lonas como cortinas.
O estudo foi realizado em três lotes distintos, tratados com erva de santa- Maria, bananeira e o grupo controle, com intervalos de trinta dias, seguindo-se a necropsia dos frangos.
Até o momento os tratamentos têm apresentado resultados satisfatórios, quando comparados ao grupo controle.
Palavras-chave: frango orgânico, controle alternativo, helmintos.

“Avaliação de cultivares de Feijão (Phaseolus Vulgaris) inoculadas com bactérias diazotróficas endofíticas do gênero Rhizobium para o cultivo em sistema orgânico no município de Pinheiral – Rj’
Leonardo Bertuci Torres1, Rodolfo Fagundes Costa1, Elida da Conceição Jorge1, Renato Veloso da Silva1.
1Colégio Agrícola Nilo Peçanha – Pinheiral - RJ
O sistema de produção convencional de grãos contribui de maneira indispensável para o suprimento de alimentos, atendendo satisfatoriamente à demanda do mercado consumidor. No entanto, buscando um mercado diferenciado, a agregação de valores aos produtos finais e atender a uma parcela de mercado de alimentos sem resíduos químicos e um sistema auto-sustentável, Centros de Pesquisa estão desenvolvendo estudos para viabilizar este sistema.
O experimento foi conduzido no Colégio Agrícola Nilo Peçanha. Os ensaios foram desenvolvidos na forma de Teste de Avaliação Local (TAL), sendo que os cultivares Chumbinho e Pesagro-ES constituíram os
tratamentos. Os cultivares do feijão foram inoculados com estirpes de rizóbio, provenientes da Embrapa Agrobiologia. As parcelas foram constituídas de 4 m de comprimento, com espaçamento de 0,5 m, sendo as duas linhas externas usadas como bordadura. O preparo do solo foi feito através da aração e gradagem e em seguida foram abertos sulcos, manualmente. A adubação foi na base de 1000 kg/ha de composto orgânico farelado e Agrobio. Adicionou-se uma adubação de cobertura com composto orgânico farelado na razão 800 kg/ha. Utilizou-se a análise estatística de variância (ANOVA), seguindo-se do Teste de Tukey a 5%.
Com base nos resultados do experimento submetido no período chuvoso de 2008, a variedade Chumbinho, inoculada com rizóbio, apresentou produtividade abaixo do esperado, como conseqüência de sua alta susceptibilidade à ferrugem. Entretanto, a variedade Pesagro-ES, também inoculada com rizóbio, se mostrou imune à doença, com produtividade acima da média esperada.
Palavras-chave: Cultivares de Feijão, bactérias diazotróficas, sistema orgânico.

“Monitoramento dos helmintos em galinhas de postura na produção de ovos orgânicos”
Carla Juliete dos Reis Sardella1, Pedro Silva Pereira1, Antonio Passos Portilho1.
1Colégio Agrícola Nilo Peçanha – Pinheiral - RJ
As infecções parasitárias em Gallus gallus são responsáveis por grandes perdas econômicas no setor da avicultura mundial, principalmente no que diz respeito a mortalidade, retardo de crescimento, redução do índice de conversão alimentar, diminuição da produção de ovos e da fertilidade, aumento da susceptibilidade às doenças infecciosas e favorecimento da passagem de toxinas através da parede intestinal. O objetivo do projeto é identificar as espécies de helmintos parasitos de
Gallus gallus que acometem o sistema de produção orgânica de aves, avaliar a produtividade e a qualidade dos ovos no Sistema Orgânico e de criação de galinha caipira.
A pesquisa realizada no Colégio Agrícola Nilo Peçanha iniciou-se com a compra das galinhas caipiras. Em seguida, classificou-se e identificou-se os animais com fitas coloridas, separando-os por tratamento de acordo com as plantas selecionadas: bananeira e erva de Santa Maria. Além disso, usou-se um grupo controle, sem tratamento homeopático. De acordo com a massa corpórea dos animais administrou-se doses de plantas secas e trituradas. Estas doses foram misturadas à alimentação e fornecidas ao respectivo grupo uma vez ao dia. As aves foram alimentadas durante três dias consecutivos com ração tratada e água à vontade, realizando-se o controle da temperatura do aviário, utilizando lonas como cortinas. O estudo foi realizado em três lotes distintos, tratados com erva de Santa Maria, bananeira e o grupo controle, com intervalos de trinta dias, seguindo-se a necropsia dos frangos.
Até o presente momento os resultados comparados, entre os grupos, têm sido satisfatórios.
Palavras-chave: HELMINTOS, Galinhas de posturas, Ovos orgânicos.

BiologiaConhecendo plantas medicinais: aspectos etnobotânicos e anatômicos”
Caroline Lopes da Silva1, Flaviane de Carvalho Amaral1, Jéssica Almeida da Silva2, Thaís Teixeira Genovez2, Dória Maria Saiter Gomes 3,Helena Regina Pinto Lima3, Inês Machline Silva3
1Escola Estadual Presidente Dutra, Seropédica, RJ
2Escola Estadual Professor Waldemar Raythe, Seropédica, RJ
3Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, UFRuralRJ, Seropédica, RJ
A etnobotânica é considerada uma disciplina chave que constitui uma ponte entre o saber popular e o científico estimulando o resgate do conhecimento tradicional, a conservação dos recursos vegetais e o desenvolvimento sustentável, especialmente nos países tropicais e sub-tropicais, onde as populações rurais dependem, em parte, das plantas e seus produtos para sua subsistência. Uma das maneiras de se preservar o conhecimento é através de coleções botânicas chamadas Herbários, que detêm um inestimável acervo de plantas e dados imprescindíveis para o estudo da biodiversidade. Constituem exemplares de um herbário as plantas dessecadas e afixadas em cartolina acompanhadas por uma etiqueta contendo dados como: família, nome científico, nome vulgar, local de coleta, observações de campo, usos, data de coleta, nome e número do coletor. As coleções etnobotânicas constituem um acervo paralelo à coleção principal, em que se adiciona a informação cultural relativo às espécies, tornando-se fundamental para a produção de listas de plantas úteis e também como fonte de material para análises anatômicas. O presente projeto tem como objetivo capacitar as bolsistas do Projeto Jovens Talentos, na área da Botânica, tendo como base as plantas de uso medicinal. Iniciou-se com a organização e desinfecção do material botânico, totalizando até o momento 809 exsicatas. As alunas
aplicaram entrevistas a moradores vizinhos às suas residências, com a finalidade de obter informações sobre espécies com potencial medicinal, relacionando com dados de uso, origem e cultivo encontrados na literatura. As espécies Kalanchoe brasiliensis Camb. (saião), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Malphighia glabra L. (acerola), Anacardium occidentale L. (caju), Mentha x villosa Huds (hortelã), Plectranthus barbatus Andrews (boldo), Lippia alba (Mill.) N.E.Br. (erva cidreira) e Cymbopogon citratus (DC) Stapf. (capim limão) foram selecionadas para os estudos anatômicos. Fragmentos de diferentes partes da planta foram cortados, corados, montados entre lâminas e lamínulas, e posteriormente fotografados.
Palavras-chave: morfologia externa e interna, medicina popular, coleções científicas

“Lignificação de Struthanthus vulgaris Mart.”
Sueni Braga de Oliveira Leocádio 1, Gisely de Lima Oliveira 2, Heber dos Santos Abreu 2, Tatiana de Felice Elias2
1CIEP Prof. Waldemar Raythe
2Instituto de Florestas / UFRRJ
Este trabalho teve o objetivo de investigar a inter relação entre o hospedeiro e parasita na formação da lignina da erva de passarinho (Struthanthus vulgaris Mart) família (Loranthaceae), assim conhecida por estar associada ao hábito alimentar de algumas aves que consomem seus frutos. Esta planta se desenvolve sobre os ramos e troncos principais de arbustos e árvores causando danos irreparáveis as árvores plantadas em áreas urbanas. Ela é considerada uma hemiparasita, ou seja, depende parcialmente da planta hospedeira, possuindo folhas clorofiladas, sendo capaz de realizar o processo de fotossíntese ainda que em menor grau. Foram realizados cortes anatômicos da parte intermediária do caule utilizando um microscópio óptico com fluorescência e um microscópio de infravermelho, confirmando a existência de regiões altamente lignificadas. Também foram feitos
testes de cor com vários reagentes em cortes sem e com pré extração com NaOH 1%. Os resultados confirmaram a existência de material tânico assim como de lignina, principalmente nos feixes fibrilares do floema primário e em células do feixe vascular, revelando que apesar da condição de planta parasitária a existência de lignina reforça o caráter lenhoso deste vegetal e sua relação com o hospedeiro.
Palavras-chave: Struthanthus vulgaris Mart; lignina; tanino

“Caracterização das Fibras de Eucalyptus grandis no sentido medula-câmbio”
Anna Carolina de Carvalho Ribeiro1, Karina Fernandes Rosa da Costa1, Beatriz Garcia Duarte1, Gilmara Pires de Moura Palermo2, João Vicente Figueiredo Latorraca3
1CIEP 156 Doutor Albert Sabin – Km 40
2Doutoranda em Ciências Ambientais e Florestais/IF/UFRRJ
3Professor Associado do Departamento de Produtos Florestais/IF/UFRRJ
A madeira é um material fibroso, constituído por células que se diferem em forma, dimensão, orientação, distribuição, função e resistência. Por isso é considerada um material heterogêneo e anisotrópico, diferindo anatomicamente entre espécies, dentro da mesma espécie e dentro de cada árvore da mesma espécie. Durante o crescimento, as árvores produzem diferentes tipos de tecido lenhoso, com diferentes propriedades estruturais, que permitem que os caules sejam divididos em duas regiões. O xilema produzido nos primeiros anos de crescimento, até certa idade cambial, denomina-se de lenho juvenil e está localizado no centro da árvore, ao redor da medula. Já o lenho adulto é produzido após o período de formação do lenho juvenil e está localizado próximo à casca. A complexidade anatômica da madeira exige que a mesma seja estudada detalhadamente. Desta forma, este trabalho teve como objetivo o preparo do material em lâmina para estudo do comprimento das fibras no sentido medula-câmbio. Para isso,
foram coletadas árvores de Eucalyptus grandis, de 23 anos de idade, sendo que de cada árvore na posição do DAP, a 3,50m e a 5,70 m de altura do solo retirou-se discos de aproximadamente 40,0 cm de espessura, que posteriormente foram seccionados em amostras de 10 mm de largura. Essas amostras foram novamente seccionadas no sentido medula-câmbio de 1,0 em 1,0 cm para determinação do comprimento das fibras. Para dissociação dos elementos anatômicos e confecção de lâminas, as sub amostras resultantes passaram por um processo de maceração descrito por BRANDON, (1975); DOP & GAUTIE, (1909); JANE, (1956), que permitiram contar e mensurar o comprimento das fibras. Os resultados obtidos mostraram que comprimento das fibras aumentou no sentido medula-câmbio.

“Coleções entomológicas: o que são, para que servem - inventário, importância biológica e para o país”
Liliane Kiffer Figueira do Nascimento¹, Débora Freitas Silva Nunes¹ e Solange São Paulo de Souza²
¹CIEP 156 Dr. Albert Sabin – KM 40 Seropédica/RJ
²Professor Associado II, UFRuralRJ/Instituto de Biologia/DENF/Entomologia (sousolsp@hotmail.com)
Uma coleção entomológica e/ou biológica não é uma entidade estática que serve apenas para visitação e admiração de borboletas e besouros gigantescos. É, antes de tudo, a ferramenta do cientista, o banco de dados que permitirá o desenvolvimento de inúmeras pesquisas estratégicas para o país. As coleções biológicas em geral detêm informações fundamentais para que o país possa cumprir os compromissos e tratados internacionais já firmados. As coleções entomológicas, fisicamente falando, nada mais são que caixas de madeira, papelão ou de ambos os materiais, de diversos tamanhos e tipos, com ou sem tampa de vidro, contendo insetos distribuídos em fileiras simétricas ou desordenadamente, etiquetados ou não, classificados usem quaisquer referências científicas, que satisfazem
determinadas finalidades e, deste modo podem ser feitas pura e simplesmente como passatempo, diletantismo, “hobby” de pessoas amadoras ou admiradoras dos insetos. Além disso, podem ter a finalidade didática, quando organizadas por professores ou alunos de diversos cursos, para melhor conhecimento e aprendizagem da Entomologia e, finalmente elas podem ser puramente científica, voltada simplesmente para a sistemática ou classificação, trabalho este realizado por especialistas que se preocupam com estudos mais profundos de diversos taxa, classificando espécies conhecidas ou descrevendo aquelas que são novas para a Ciência. Por seu caráter científico as coleções entomológicas trazem em seu âmago um valor inestimável, estando sujeitas internacionalmente à ética científica de preservação o que obriga seus responsáveis à procura e à proposição de soluções que tornem viável seu acesso às comunidades científicas e leigas. As informações geradas a partir de trabalhos de campo, em que são estudados diversos grupos biológicos, têm como ponto central o conhecimento das espécies e de suas relações, auxiliando na elucidação de processos naturais. É fundamental para a compreensão destes processos que as espécies sejam conhecidas tanto nos seus aspectos morfológicos quanto comportamentais e ecológicos. Para a ordenação destas relações e para que se produzam conhecimentos que levem à síntese de um fenômeno geral é que se reúnem as informações básicas em um banco de dados. A base para tal são as coleções biológicas, resultado de inventariamentos criteriosos e sistemáticos, estando entre estas as coleções de insetos, ou entomológicas O Brasil destaca-se por ser um dos mais ricos países em termos de biodiversidade. Estima-se que, para o Brasil, sejam conhecidas entre 91 a 126 mil espécies de insetos. Considerando-se que pelo menos 15% de toda a biodiversidade mundial estejam aqui alocadas, nos remetemos à quantia de 1,5 milhões de espécies de insetos a serem ainda descobertas, valor que se aproxima da estimativa apresentada por vários pesquisadores. As coleções biológicas, se mantidas de maneira adequada, podem durar por centenas de anos, perpetuando a história da biodiversidade. Podem ser utilizadas como fonte de informações para diversos campos da ciência que retornarão em benefícios à sociedade a curto, médio e longo prazo, como biogeografia, biologia pesqueira, conservação e manejo de recursos naturais, bioquímica, biotecnologia, ecologia, evolução, genética, medicina, toxicologia, mudanças climáticas globais, legislação, entre outras.
Palavras-chaves: coleções entomológicas; biodiversidade; insetos; inventário; Insecta, megadiversidade brasileira; patrimônio genético

Ações nos rins de peptídeos que regulam a pressão arterial”
Filipe Miranda1, Juliana Dias2, Adalberto Vieyra2, Flavia Axelband2
1Colégio Estadual Antônio Gonçalves – São João de Meriti
2Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
A hipertensão arterial é uma doença que afeta centenas de milhões de pessoas no mundo, sendo uma das causas mais frequentes de morte e incapacidade para o trabalho. A pressão arterial nos seres humanos – e em animais como os ratos e as ovelhas – é controlada por diversas substâncias, sendo a angiotensina II (curto peptídeo de oito aminoácidos) o principal regulador. Ela se forma em nosso organismo quando uma substância enzimática, a renina, produzida nos rins, atua em outra substância formada no fígado. Há tempo se sabe que a angiotensina II atua diminuindo a excreção do íon sódio (sal) na urina, fazendo com que este se acumule no organismo. Esta diminuição ocorre porque o sal que nossos rins filtram é recuperado passando pelas células dos túbulos dos rins, através de um processo que depende da
quantidade de cálcio que há dentro das células. Nos investigamos a ação da angiotensina II numa enzima que remove o cálcio de dentro das células em rins de ovelhas e descobrimos um potente efeito inibitório da angiotensina II que pode explicar sua influência na perda de sal. Porém, o mais importante de nossos dados foi descobrir que a angiotensina II produz, a partir dela própria, um peptídeo muito curto, de dois aminoácidos apenas, que sempre se considerou um produto de degradação final sem qualquer efeito. Este peptídeo, chamado angiotensina-(3-4) (porque os aminoácidos da angiotensina II nas posições 3 e 4 são os que restam) é um dos mais potentes bloqueadores da própria angiotensina II que lhe deu origem nestes rins. Ainda, nós descobrimos as vias completas de formação de esta pequena molécula, o que pode permitir no futuro o desenvolvimento de remédios capazes de controlar a hipertensão. Nós publicamos estes resultados neste ano em dois artigos que estaremos disponibilizando na Jornada. É interessante mencionar que a angiotensina-(3-4) se encontra em abundância em derivados fermentados do arroz e na sardinha, observações que até o momento eram consideradas sem qualquer significado, mas que agora podem iluminar a busca de substâncias que diminuam a pressão arterial em alimentos e bebidas muito comuns.
Palavras-chave: Pressão arterial, rins, sódio, cálcio, angiotensinas

“Micróbios: os eternos desbravadores do Planeta Terra”
Elen Santana Leite1, , Juliana Martins Ferro2, Maulori Curie Cabral2, Maria Isabel Madeira Liberto2 - 1CIEP 386 Guilherme da Silveira Filho – Jardim Bangu; 2Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ.e-mail: isabel@micro.ufrj.br
Os micróbios são os seres unicelulares que podem ser encontrados em todos os ambientes da biosfera, inclusive nos mais inóspitos ao ser humano. Eles são indispensáveis à continuidade da vida na Terra, pois alguns deles modificaram as condições do ambiente, nos primórdios do planeta, possibilitando que outras formas de vida se estabelecessem na Terra e continuam fornecendo uma série de elementos necessários à sobrevivência dos seres eucarióticos, renovam sustâncias orgânicas e inorgânicas e degradam substâncias tóxicas. São indispensáveis à nutrição dos ruminantes. Contribuem, ainda, de forma expressiva, para o crescimento econômico, visto que a sua utilização nos processos industriais da fabricação de alimentos viabiliza a produção em larga escala. Têm participação na fabricação de pães, iogurtes, leites fermentados, no preparo das sementes do cacaueiro para produção do chocolate e de diversas bebidas alcoólicas. Graças a alguns tipos de micróbios, são obtidos os antibióticos. usados contra as infecções. Como elementos da microbiota humana, têm papel importante contra a invasão por outros micróbios e na produção de nutrientes como vitaminas K e do complexo B. Bactérias bioluminescentes associadas ao corpo de peixes abissais permitem a comunicação entre eles nas regiões afóticas. Utilizou-se placas com meio Agar nutritivo salgado para inoculação de bactérias bioluminescentes retiradas de peixe marinho fresco, a fim de demonstrar a associação destes tipos microbianos à microbiota piscea. Verificou-se crescimento de colônias e produção de bioluminescência. Para demonstração da produção de gás a partir de leveduras fermentadoras utilizadas na produção de pães, utilizou-se uma solução de açúcar, fermento biológico e dois tubos de ensaio com diferentes espessuras, um cobrindo a boca do outro. A produção de gás foi observada quando o tubo contendo a suspensão, colocado de boca para baixo, aprisiona o gás produzido durante o processo de fermentação. Demonstrou-se também a existência de lactobacilos vivos em leite fermentado através da incubação destes em placa contendo Agar com extrato de tomate. Verificou-se crescimento de colônias em toda a placa. Esses resultados, corroborando os dados da literatura, demonstram a presença dos micróbios na natureza e mostram o domínio cientifico na arte de cultivo e utilização dos micróbios pela humanidade, para beneficio alimentar.
Palavras-chave: micróbios; bactérias bioluminescentes; relacionamento harmônico

“Virose: só tem quem pode!”
Alice Idália Rodrigues dos Santos1, Advi Catarina Barbachan Moraes2, Maulori Curie Cabral2, Maria Isabel Madeira Liberto2 –
1 Colégio Estadual Julia Kubitschek
2Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ.
Vírus são arranjos moleculares, compostos de proteínas, RNA ou DNA e, em alguns tipos, lipídios. São produzidos por células que possuem as enzimas necessárias à produção desses componentes. Neste trabalho, são apresentados os resultados de experimentos elaborados para demonstrar a premissa acima. Utilizou-se vírus de bactérias (bacteriófagos - Syphovirus) e duas culturas de Klebsiella pneumoniae (uma geneticamente resistente e a outra suscetível à infecção por tais vírus). As células susceptíveis expressam as enzimas para a produção dos componentes desses vírus, São denominadas indicadoras da presença dos vírus. Se infectadas, passam a produzir partículas virais, em grande quantidade, que são liberadas com a lise celular. Nas culturas resistentes o fenômeno de lise não é observado. Os experimentos consistiram em: 1- duas placas de Petri com Agar-Nutritivo (AN), semeadas para crescimento confluente, respectivamente, com amostras de K. pneumoniae resistentes (KpR) e susceptíveis (KpS) aos Syphovírus. Após a secagem do inóculo passou-se para a etapa 2- preparação de Syphovírus, diluída em solução salina tamponada com TRIS, contendo MgCl2 e CaCl2. Essa preparação foi diluída, na base 10, desde 10-1 até 10-8. Volumes de 10 μl de cada diluição foram inoculados em locais eqüidistantes na superfície das placas semeadas com KpR e KpS; 3- Como controle da impossibilidade de propagação de vírus na ausência de células , 10 μl das diluições 10-3, 10-2 e 10-1 foram inoculadas em uma placa com AN; 4- Foi mantida, como controle, uma placa com meio AN, sem inoculação; 5- Todas as placas foram incubadas por 24h em estufa a 37 ºC e, após a observação, foram conservadas em geladeira. Observou-se que: nas placas com KpS havia crescimento bacteriano confluente, interrompido, pelo aparecimento de halos sem crescimento, indicativos da lise das células bacterianas, decorrente do processo de produção viral. Nas placas com KpR observou-se apenas o crescimento bacteriano confluente por toda a superfície. Nas menores diluições, a quantidade de halos de lise presente forma halos maiores, e é possível definir a concentração de virions na preparação estoque, em função da diluição máxima onde os halos ocorrem. A placa do ensaio 3, não apresentou diferença em relação à placa mantida intocada. Estes resultados corroboram que vírus são apenas produtos de células vivas com maquinaria enzimática competente a essa produção e montagem dos componentes virais. Essa constatação pode ser extrapolada para as viroses humanas, uma vez que em um grupo de pessoas submetido a um mesmo tipo de contato com determinada virose, alguns apresentam sintomas brandos, outros sintomas graves e a maioria não desenvolve qualquer sintomatologia. Portanto só desenvolve quadro clinico de virose quem pode, ou seja, aqueles que possuem a maquinaria enzimática necessária à produção viral.
Palavras-chave: vírus; competência celular; bactérias; técnica microbiológica; bacteriófago

Avaliação do nível de mercúrio no mexilhão de Arraial do Cabo e Baía de Sepetiba
Santos, J.R.*1,2; Amaral, P.M.G. 2; Krepsky, N. 2; Torres, J.P.M. 2
*jaderibeiro92@hotmail.com
¹Colégio Estadual Antônio Gonçalves
²Instituto de Biofísica Calos Chagas Filho, Centro de Ciência e Saúde, UFRJ
O mercúrio ocorre naturalmente no meio ambiente, entretanto devido aos seus diversos usos, suas concentrações vêm aumentando no meio e
conseqüentemente na biota. O mercúrio pode ocorrer na forma metálica, iônica ou orgânica (metilmercúrio e dimetilmercúrio) com diferentes graus de toxicidade. O metilmercúrio é a forma mais tóxica do mercúrio. Em caso de intoxicação humana, os principais locais de deposição de mercúrio são os rins e o cérebro. A intoxicação por metilmercúrio pode causar distúrbios neurológicos, motores e ainda teratogênese fetal. A mitilicultura teve início na Europa a mais de 700 anos atrás, em 1235, sendo uma das atividades da aqüicultura mais produtivas podendo alcançar até 30 toneladas de carne por ano. Os mexilhões funcionam como filtros biológicos, absorvendo da água as matérias nutritivas em suspensão - algas e plânctons. Um mexilhão pode filtrar até 96L de água por dia. Com objetivo de avaliar o nível de mercúrio nesse ambiente, foram coletados neste trabalho seis mexilhões na Praia do forno em Arraial do Cabo (RJ) e seis na Ilha da Guaíba, Baía de Sepetiba (RJ). Os mexilhões de cada local foram submetidos à digestão ácida usando borohidreto de sódio como agente redutor e os resultados foram determinados por absorção atômica por geração de vapor frio de mercúrio - FIMS. A mediana dos mexilhões de Arraial do Cabo foi 24,02 (13,45-31,3) e em Sepetiba a mediana foi de 2,99 (0-8,9). Essa grande diferença nas concentrações pode ser explicada pela a ressurgência presente em Arraial do Cabo.
Palavras-chave: mexilhão, mercúrio, Arraial do Cabo, Baia de Sepetiba.

“A pesquisa em atenção básica á saúde no Brasil”
Nathália Ramos Maria 1 e Jacqueline Leta 2
1 Colégio Estadual Heitor Lira
2 Prog. de Educação, Gestão e Difusão em Ciências, Instituto de Bioquímica Médica / UFRJ
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior freqüência e relevância em seu território. Trata-se, portanto, de uma área da saúde cujo investimento em recursos humanos e em pesquisa pode gerar grande impacto para a população como um todo. Neste projeto, então, buscamos caracterizar a pesquisa em Atenção Básica à Saúde, a partir da identificação das instituições, grupos e temáticas de maior representatividade nesta área. Para isso, utilizamos informações sobre as publicações catalogadas na Plataforma Lattes/CNPq que contém o termo ”Atenção Básica À Saúde”. Assim, a partir deste repositório de informação da ciência e dos cientistas brasileiros, encontramos 681 publicações com o termo “Atenção Básica À Saúde”, as quais foram organizadas e classificadas por diferentes aspectos. Os dados mostram que: (a) 604 das publicações se concentram no período de 2003-2005, (b) as publicações em anais (n=133) são as mais freqüentes entre aquelas que conseguimos classificar, (c) as publicações cujo sujeito do estudo é o “profissional da saúde” predominam (n= 141), dentre aquelas classificadas. A análise sobre as principais temáticas – hipertensão, saúde bucal, saúde mental, avaliação em saúde, gestão em saúde, câncer, etc – ainda esta sendo finalizada. No entanto, em uma análise preliminar, percebemos que a maior parte das publicações trata de temas em avaliação e gestão em saúde. Estes resultados sugerem que a pesquisa brasileira, cadastrada no CNPq, em Atenção Básica no Brasil é ainda incipiente e pouco voltada para as reais problemáticas da área.
Palavras-chave: atenção básica à saúde; CNPq; saúde no Brasil; publicações.

“Atividade antioxidante dos extratos dos frutos da aroeira (Schinus terebenthifolius) frente ao radical livre òxido nítrico”
Sanderson Dias Calixto1, Isabela Francisca J. B. Costa2, Thatiana L. B. Ventura2, Natália R. Bernardes3, Daniela B. de Oliveira3, Michelle F. Muzitano2
1Colégio Estadual Nilo Peçanha 119 – Centro 2Laboratório de Biologia do Reconhecer CBB/UENF 3Laboratório de Tecnologia de Alimentos CCTA/UENF - Campos dos Goytacazes- RJ
Os frutos da aroeira (Schinus terebenthifolius Raddi), espécie endêmica
da região de Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro), possuem propriedades medicinais, como: antidiarréica, antiinflamatória e febrífuga. Pesquisas recentes da nossa equipe mostram que os extratos dos frutos da aroeira inibem a produção de óxido nítrico (NO) por macrófagos estimulados por LPS. Os radicais livres, como o NO, exercem funções importantes no sistema imunológico, mas a produção aumentada destes provoca lesão tecidual e agravamento de patologias. Os antioxidantes exógenos, como flavonoides, são capazes de neutralizar radicais livres podendo ser aplicados com sucesso na minimização dos danos causados por estes em quadros inflamatórios. O objetivo deste trabalho foi verificar se os extratos da aroeira são capazes de sequestrar o NO liberado no sobrenadante da cultura. Para avaliação da ação antioxidante foi realizado um experimento com um doador de óxido nítrico, o nitroprussiato de sódio (SNP). Uma solução estoque de SNP diluído em PBS foi preparada. O experimento foi realizado em triplicata nas concentrações 20,100 e 500 g/ml do extrato aquoso, metanólico e apolar. A rutina foi usada como controle positivo. Os extratos foram solubilizados em meio DMEM-F12 e aplicados
para placa de cultura. A solução de SNP foi aplicada e incubada por 2,5h a temperatura ambiente. A presença de NO foi estimada, indiretamente, medindo-se a concentração de nitrito no sobrenadante usando como referência uma curva de NaNO2 decrescida do valor obtido com os aditivos sem células. Os três extratos da aroeira - aquoso, metanólico e apolar (hexano, acetato de etila, etanol 50:25:25) – foram capazes de sequestrar o NO gerado no meio pelo SNP nas três concentrações testadas. A atividade observada para os extratos da aroeira foi semelhante à obtida para o flavonoide padrão utilizado no experimento, a rutina. A capacidade de sequestrar o radical livre NO intensamente é uma das propriedades que junto com outros trabalhos da nossa equipe fazem do extrato da aroeira candidato promissor no tratamento de processos inflamatórios.
Palavras-chave: Óxido nítrico; Atividade antioxidante; Schinus terebenthifolius

“Organização e Herborização da Coleção de Plantas Arbóreas Nativas de Mata Atlântica.”
Yrexam Rodrigues de Souza Ribeiro1, Taís Almeida de Souza1, Yuri Graça da Silva1, Mayra da Cruz Nascimento1, Amanda Braga Pereira2, Tatiane Pereira de Souza3,5 & Marcelo Trindade Nascimento4,5
1. Bolsista Jovens Talentos I, Colégio Estadual Nilo Peçanha, 2. Bolsista Jovens Talento I, Colégio Estadual Felix Miranda 3. Bolsista Universidade Aberta, Herbário UENF, 4. Orientador, Professor do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) e Curador do Herbário UENF e 5. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
O Brasil possui a maior biodiversidade vegetal do planeta, com mais de 55 mil espécies de plantas superiores, um total equivalente a quase 25% de todas as espécies de plantas existentes. A cada ano, cientistas adicionam dezenas de espécies novas a essa lista. Acredita-se que o número atual de plantas conhecidas represente apenas 60% a 80% das plantas realmente existentes no país. Essa diversidade é tão grande que desde o século XVII, a flora brasileira desperta o interesse de naturalistas e pesquisadores pela sua beleza. O auge da botânica no país ocorreu no final do século XIX, porém a formação dos primeiros herbários já havia ocorrido desde o início do século XVI na Itália. Herbários são coleções científicas, compostas por amostras de plantas secas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma dada região. O Herbário UENF foi criado no dia 03/06/2005, é formado por coleções oriundas das diferentes fitofisionomias ocorrentes na região Norte-Noroeste Fluminense. As atividades desenvolvidas foram: triagem de material e incorporação de exsicatas à coleção científica, passando por várias etapas de preparo do material, incluindo herborização, registro no livro do Herbário UENF, descontaminação quando necessário e montagem, costurando-as em camisas (folhas de cartolina branca de tamanho padrão para herbários) e envolvendo-as em saias (folhas de papel Kraft de tamanho padrão para herbários). O material utilizado no trabalho foi coletado por pesquisadores em várias regiões do Rio de Janeiro, tais como Mata do Mergulhão, Imbé (área do entorno do Parque Estadual do Desengano), Mata do Funil, Mata do Carvão (Estação Ecológica de Guaxindiba), Reserva Biológica União (RBU), Trajano de Morais e São José de Ubá. Atualmente, o acervo do Herbário UENF é formado por cerca de 4900 exsicatas já incorporadas e registradas. Contudo, é significantemente notório o crescimento do Herbário UENF com a ampliação do acervo científico projetando este espaço à consolidação e reconhecimento. Uma vez registrada em um herbário, a planta é uma fonte insubstituível de registro da biodiversidade de plantas o que salienta a importância dos herbários no papel da conservação e manutenção da biodiversidade.
Palavras-chave: Herbário, Coleções Botânicas, Mata Atlântica.

“Prevenção de DST/AIDS para deficientes visuais”
David William da Silva Batista1, Tatiana Andrade Rocha da Silva2, Margaret Rose Rego Pangella3, Mário Lúcio Evangelista dos Santos3, Antônio Henrique Almeida de Moraes Neto4, João Carlos de Aquino Almeida2
1-Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins – Campos dos Goytacazes – RJ, 2- LFBM - CBB – UENF, 3- Artista Plástico Voluntário, 4- LECEG – IOC – FIOCRUZ
Nosso projeto envolve alunos do Instituto de Educação para Cegos São José Operário (IECSJO),em Campos dos Goytacazes, RJ, com o objetivo de promover a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS através de recursos baratos e eficientes. A AIDS é uma doença do sistema imunitário causada pelo retrovírus HIV (do inglês Human Immunodeficiency Virus). A AIDS vem se disseminando rapidamente pelo mundo desde 1981. Com isso nossa precupação vem se ampliando e nosso alvo antinge um publico quase que esquecido, os deficientes visuais. Para o ensino dos deficientes visuais torna-se necessária a produção de material didático apropriado, a fim de transpor o conhecimento para o seu campo de percepção de maneira eficiente. A técnica escolhida foi a técnica da papietagem, em função do seu baixo custo e fácil reprodutibilidade. Essa técnica originariamente era utilizada na confecção de máscaras de teatros. Usamos a papietagem para a confecção de moldes de pênis para a demonstração do uso correto da camisinha de uma forma prática.
Foi realizada então uma aula no IECSJO, onde foram abordados os temas DSTs e AIDS prevenção, o uso correto da camisinha. Foram discutidos as principais doenças sexualmente transmissíveis, a AIDS e seus sintomas. Foi feita também uma demonstração prática, onde foram abordados os temas: armazenamento correto da camisinha, Manuseio correto, e as formas corretas de retirada e descarte. Os alunos demonstraram grande interesse e demonstraram ter aprendido a
manusear corretamente a camisinha, além de fazerem perguntas sobre formas de contagio de DSTs e AIDS e os mecanismos de prevenção.
Estamos atualmente dando continuidade ao projeto com a elaboração de questionários que visem a avaliar o conhecimento adquirido pelo alunos. Estamos também realizando a construção de um modelo de genitália feminina em silicone, mais flexível do que os moldes de papietagem, a fim de que possamos realizar a demonstração do uso da camisinha feminina.
Os resultados obtidos até o momento mostram que essa metodologia tem se mostrado eficaz no ensino de deficientes visuais, que é muito importante principalmente no que diz respeito à questões de saúde, pois o fato de esse grupo não ter informações acessíveis pode levá-los à situações de risco, como à contaminação por DSTs ou pela AIDS.
Palavras-chave: AIDS; DST; deficientes visuais

“Oficina de produção de instrumentos musicais em argila para deficientes visuais: as mãos como linguagem”
Estéfany Braz Toledo1, Tatiana Andrade Rocha da Silva2, Mário Lúcio Evangelista dos Santos3, João Carlos de Aquino Almeida2
1- Colégio Estadual João Coelho da Silva – São João da Barra - RJ
2- Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microorganismos - CBB – UENF
3- Artista Plástico Voluntário
A argila é um material proveniente da decomposição, durante milhões de anos, das rochas feldspáticas, muito abundantes na crosta terrestre. São materiais plásticos, pois têm a propriedade de quando misturados com água em devidas proporções, apresentarem a possibilidade de serem amassados e trabalhados mantendo a forma que se quer. Quando seca ainda crua basta adicionar água para que volte ao estado de plasticidade, adquirindo grande resistência mecânica após o processo de queima. No Educandário para Cegos São José Operário, estamos desenvolvendo um trabalho didático pedagógico com os deficientes visuais a partir da construção de instrumentos musicais feitos com argila. Um dos principais objetivos é desenvolver a Psicomotricidade, ou seja, contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida desse deficiente. Por meio dessas atividades, eles, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
Começamos com a moringa, um instrumento de percussão, que nada mais é do que uma moringa propriamente dita com um orifício feito na lateral e, dela podem articular dois sons: o grave e o agudo. A moringa encontra-se entre os instrumentos aerofônicos, já que o som é obtido através do movimento do ar dentro do corpo quando percutimos o seu corpo que ressoa produzindo som. Além da moringa desenvolveremos outros instrumentos musicais como, chocalho, sino, apito, reco-reco, pios, pios d’água, e realizaremos também, oficinas para que os deficientes desenvolvam os seus próprios instrumentos.
Já imaginaram alguma vez como seria poder ouvir música, sentir todas as sensações que ela nos provoca e, no entanto, não conhecer as imagens dos instrumentos que são tocados, identificando-os apenas pelo som produzido? Parece uma pergunta complicada, mas que nos faz pensar. Posso lhes dizer que, para quem está neste papel, a curiosidade de conhecer esses instrumentos musicais é enorme.Para os deficientes visuais, é muito importante, brincar com instrumentos musicais, manusear objetos que façam barulho, pois inseri-los em ambientes estimulantes do ponto de vista auditivo é de fundamental importância para um entendimento real do mundo, e não limitá-los só na linguagem do Braille.
Palavras-Chaves: cerâmica; Psicomotricidade; música

“Oficina de cerâmica artística com deficientes visuais: desenvolvendo auto-estima e geração de renda”
Marineide França Pereira1, Tatiana Andrade Rocha da Silva2, Mário Lúcio Evangelista dos Santos3, João Carlos de Aquino Almeida2
1- Colégio Estadual João Coelho – São João da Barra - RJ
2- Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microorganismos - CBB – UENF
3- Artista Plástico Voluntário
A argila origina-se da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico ou fisico, que produz a fragmentação em partículas muito pequenas. Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial ou seja : As particulas menores são levadas por corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão. Pela sua plasticidade e resistência depois do processo de queima, esse material se mostra ideal em oficinas de modelagem.
Esse Projeto consiste na utilização desse material para a confecção de objetos artísticos em cerâmica, com o objetivo de incentivar jovens e adultos com deficiência visual a desenvolver a psicomotridade, fazendo com que essas pessoas tenham uma habilidade maior com as mãos, e a auto-estima, por mostrar que o indivíduo com necessidade especiais pode ser tão capaz de produzir peças com senso estético e valor econômico relevante como qualquer outro indivíduo através da técnica de modelagem. Espera-se ainda que a produção desse material possa servir como fonte de geração de renda para essas pessoas com a venda dos materiais produzidos.
As peças são modeladas apenas com o uso das mãos e um mínimo de instrumental, sempre de baixo custo e fácil obtenção, como, cabos de vassoura, ripas de madeira e TNT. A princípio está sendo desenvolvida a técnica de impressão em placas de argila, pela facilidade e reprodutibilidade, na contrução de fruteiras, bandejas e travessas. Outras técnicas serão desenvolvidas no decorrer do projeto. Espera-se
que os participantes dominem todas às fases de confecção dos materiais, da produção à queima.
O deficiente visual é visto muitas vezes pela sociedade como alguém dependente, incapaz e improdutivo. O objetivo maior do nosso projeto é destruir barreiras de preconceito, gerar renda, melhorar a psicomotricidade e promover a auto-estima dos participantes.
Palavras-chave: cerâmica; arte; psicomotricidade.

“Análise microbiológica da água da comunidade do Assentamento Oziel Alves, Campos dos Goytacazes, RJ”
Teresa Pontes1; Júlia Rolim Feitosa2; João Carlos de Aquino Almeida2
1-Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins. 2- Laboratório de Fisiologia Bioquímica dos Microorganismos, CBB, UENF
Será que a água estando transparente está própria para consumo? Esta é uma pergunta que sua resposta geralmente seria sim para as pessoas, mas isso nem sempre é verdade. É isso que mostramos em nosso projeto, que mesmo a água estando incolor, inodora e insípida, podem haver microorganismos que não são podem vistos a olho nu, como os coliformes(totais e fecais). Neste projeto realizamos visitas aos moradores do assentamento Oziel Alves, comunidade rural que pertence ao sub-distrito de Martins Laje em Campos dos Goytacazes, RJ, que não dispõe de água tratada para consumo humano. Nosso trabalho buscou realizar análises microbiológicas da água utilizada no assentamento Oziel Alves e ações educativas para demonstrar o tratamento e utilização da água de forma correta pela população.
A técnica utilizada é a dos tubos múltiplos. Nela usamos três tipos de meio de cultura: o caldo lactosado, o caldo verde brilhante e o caldo EC. O caldo lactosado é para identificar bactérias que fermentam na lactose, no caso os coliformes; o caldo verde brilhante é o teste confirmativo para identificar coliformes totais; e o EC é para identificar a Escherichia Coli, que é um habitante normal do trato intestinal de animais de sangue quente.
Nossos resultados demonstram que todas as amostras analisadas até o momento são impróprias para o consumo humano. O resultado foi comunicado a cada morador individualmente, fazendo-se ainda a entrega de um Kit contendo: uma cartilha, água sanitária, contra gotas, e uma colher chá, além do fornecimento de informações aos moradores para estes possam tratar de adequadas a água para consumo, evitando doenças. Numa etapa posterior a análise microbiológica da água consumida pelos moradores será refeita e questionários serão aplicados para se avaliar a efetividade do trabalho.
Palavras-chave: coliformes; água; análise microbiológica.

“Capacitação de professores das regiões norte e noroeste fluminense para ministração de aulas inclusivas”.
De Freitas, A.C.D.; Tostes, E.C.L.; De Souza J.M.; Ladislau, M.S.;Sant´Anna
Laboratório de Biologia Celular e Tecidual, CBB, UENF, RJ - 􀀍 nadir@uenf.br
A aprendizagem está relacionada aos conhecimentos adquiridos pela vivência e pela cultura, incluindo o conhecimento científico. Contudo, apesar da enorme quantidade de informações que são repassadas pelos livros didáticos e meios de comunicação, percebemos que para portadores de necessidades especiais, tomando como exemplo os deficientes visuais, a dificuldade no processo informacional é grande estando relacionada tanto a oferta de material didático, como a capacitação de docentes para receber estes alunos na rede regular de ensino. Propomos a especialização dos professores, da rede pública e particular de ensino, compreendendo que constitucionalmente é responsabilidade do Estado a capacitação destes profissionais. Esquemas em alto relevo foram elaborados com massa de biscuit reproduzidos em termo-replicador e fotografados em máquina digital. As imagens foram editadas e transferidas para o programa PowerPoint,onde foram adicionadas e montadas as aulas inclusivas. Posteriormente estas aulas foram transferidas para um editor de texto e impressas em tinta e Braille. O texto e a apresentação foram gravados em CD para possibilitar reprodução e leitura em DOSVOX. As matrizes em biscuit permitiram a reprodução em larga escala dos esquemas com ótima qualidade técnica. Os esquemas em alto-relevo despertaram também a atenção dos alunos normovisuais permitindo a interação de toda a turma. O material também propiciou aos deficientes visuais acompanharem a aula expositiva em tempo real sem necessidade de professor auxiliar, aumentando a autoconfiança e auto-estima desses alunos. Quanto aos professores, estes se sentiram mais seguros na presença dos deficientes visuais, uma vez que a proposta passa a exigir menos do professor, permitindo que ele disponibilize atenção igual a todos os alunos. A capacitação de professores para a produção e utilização de material inclusivo, permitiu interação de fato entre professores e alunos, estimulando o interesse mútuo no assunto e incentivando professores na busca de novas estratégias interativas.
Palavras Chave: Aulas inclusivas, Capacitação de professores, Deficientes visuais.

“CONTAMINAÇÃO POR Cryptosporidium spp. ÀS MARGENS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ”
Tamara Coelho dos santos1, Tamires Coelho dos santos1, Raquel de Souza Braga2, Cristiane da Silva Stabenow2, Adriana Jardim de Almeida2
1ETA. Antonio Sarlo
2Laboratório de Sanidade Animal/UENF.
Protozoários do gênero Cryptosporidium são capazes de infectar grande variedade de vertebrados. Acredita-se que a contaminação através da água contendo oocistos do parasito possa ser a maior fonte de infecção da doença. Este trabalho teve como objetivo contribuir para o processo de investigação destes protozoários em solos. Para tanto, foram utilizadas cinco propriedades de criação de bovinos, localizadas às margens do rio Paraíba do Sul no Município de Campos dos Goytacazes, RJ. Foram coletadas amostras superficiais de solo na beira do rio de cada propriedade. Em cada ponto escolhido, coletou-se aproximadamente 200g por amostra. As amostras foram acondicionadas em sacolas plásticas individuais, identificadas, armazenadas em recipientes isotérmicos, e levadas ao Laboratório de Sanidade Animal, CCTA / UENF. As amostras foram submetidas às técnicas de Ritchie e de Ziehl-Neelsen modificadas, e a amostra foi considerada positiva através da presença de no mínimo um oocisto por lâmina. Todas as propriedades de criação de bovinos visitadas (100%) apresentaram no mínimo quatro amostras positivas para Cryptosporidium spp. Das 40 amostras coletadas nas cinco fazendas, 27 (67,5%) foram consideradas positivas para este parasito, evidenciando a alta freqüência de contaminação do solo por este parasita.
Palavras-chave: Cryptosporidium, solo, contaminação ambiental.

“A importância da Educação em Saúde para a redução da prevalência das parasitoses intestinais na Comunidade de Ururaí, Município de Campos dos Goytacazes, Rj.”
Lorrana Farias de Souza1, Morgana Camacho Rodrigues de Almeida2, Leandro Barbosa Campos2,3, Clóvis de Paula Santos4, João Carlos de Aquino Almeida5, Mauricio Falcão Aguiar4, Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto2
1Colégio Estadual Dr. Barros Barreto - Baixa Grande, 2Laboratório de Ecoepidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses-LECEG/IOC/FIOCRUZ, 3Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde - LEAS/IOC/FIOCRUZ, 4Laboratório de Biologia Celular e Tecidual/CBB/UENF, 5Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microorganismos/CBB/UENF.
Diversas ações de educação em saúde têm sido desenvolvidas baseadas nos conhecimentos, atitudes e práticas (CAP) de moradores de comunidades de baixa renda, para prevenir e reduzir a prevalência das parasitoses intestinais. Estas ações utilizam o ambiente escolar como base operacional devido ao baixo custo e ao melhor envolvimento da população neste espaço, estimulando mudanças de hábitos e práticas saudáveis. Sendo assim, professores e estudantes podem atuar como disseminadores destes conhecimentos nas comunidades. O objetivo deste trabalho é realizar um programa educacional para o controle e prevenção das parasitoses intestinais no Distrito de Ururaí, Campos dos Goytacazes, RJ. A pesquisa está sendo realizada através da aplicação de questionário sobre CAP para escolares (n=101) de 10 a 18 anos, do Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, Ururaí, Campos dos Goytacazes, RJ. Paralelamente foram realizados exames de fezes (n=101 amostras) (pelo método de Lutz, 1919), antes e após a ação educativa. O cadastro dos alunos foi feito mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos responsáveis. Verificou-se que os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre o tema e algumas crenças tais como: “Se pega verme comendo doce” e “se deve tomar remédio para prevenir as verminoses”. Cerca de 35% estavam parasitados e o parasita mais frequente foi Giardia lamblia. Como medida educativa foi realizada uma peça de teatro intitulada “Questão de Saúde”, com base nas respostas dos escolares. Após esta ação o mesmo questionário foi reaplicado a fim de avaliar o ganho de conhecimento e estes dados mostraram que os alunos estavam mais bem esclarecidos em diversas questões. Estamos avaliando os exames de fezes do pós-teste. Este projeto é de fundamental importância para orientar projetos educacionais de prevenção, que poderão ser estendidos a outras localidades do Rio de Janeiro.

Parasitoses intestinais na comunidade de Ururaí, município de Campos dos Goytacazes, RJ.”
Taís da Silva Almeida1, Adriana Paula Macedo Ferreira2, Clóvis de Paula Santos3, João Carlos de Aquino Almeida4, Maurício Falcão Aguiar3, Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto2
1Colégio Estadual João Coelho da Silva - Cazumbá, 2Laboratório de Ecoepidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses-LECEG/IOC/FIOCRUZ, 3Laboratório de Biologia Celular e Tecidual/CBB/UENF, 4Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microorganismos/CBB/UENF.
As parasitoses intestinais constituem importante problema de saúde, especialmente em áreas desprovidas de saneamento básico, acesso a serviços de saúde e informações sobre prevenção. O objetivo do trabalho foi realizar um programa integrado para a prevenção e controle das parasitoses intestinais no Distrito de Ururaí, Campos dos Goytacazes, RJ, através de inquérito parasitológico, levantamento sobre conhecimentos, atitudes e percepção da população local sobre o assunto e ações de educação em saúde. A pesquisa foi realizada através de questionário sobre conhecimentos, atitudes e práticas (CAP) aplicado em 153 residências e de exames de fezes (realizados pelo método de Lutz, 1919) de 145 indivíduos. A maioria dos moradores possui renda mensal de um salário mínimo e escolaridade de nível fundamental incompleto. Estes indivíduos apresentaram pouco conhecimento sobre o problema das parasitoses intestinais e foram observadas diversas crenças, como: “se pega verme comendo doces”, “já nascemos com um casal de vermes” e “devemos tomar remédio a cada seis meses para se prevenir as verminoses”. A prevalência de parasitoses intestinais nas residências foi 28,3%, sendo Giardia lamblia, o parasita mais frequente (27,6%). Todos os indivíduos parasitados foram tratados, sob supervisão médica. As ações de educação em saúde na região serão incrementadas através da realização de palestras e distribuição de cartilhas contendo medidas de prevenção sobre o tema para os moradores da comunidade. Após estas ações o mesmo questionário será reaplicado e os exames serão repetidos. Este projeto é de fundamental importância e aplicável a outras localidades do Território Nacional, com características semelhantes as do município de Campos dos Goytacazes, RJ.
Palavras-chave: Parasitoses intestinais; Controle; Prevenção; Saúde Pública

“Condições organolépticas do pescado comercializado no Municipio dE campos dos Goytacazes, RJ: dados Preliminares.”
Vinicius Manhães de Souza1, Francimar Fernandes Gomes2,
1Colégio Estadual João Coelho da Silva
2 Laboratório de Sanidade Animal LSA/CCTA/UENF
Apesar do alto valor biológico, o pescado fresco é altamente susceptível a deteriorização, sendo de fundamental importância sua conservação desde o momento da captura, até a comercialização. Nesse contexto, as organizações sanitárias desempenham um papel fundamental no controle higiênico – sanitário do produto exposto à venda, visando prevenir e controlar os processos deteriorativos. No Brasil, as características dos peixes frescos são reguladas através da portaria nº. 185 do ministério da agricultura. Segundo a legislação durante a comercialização deve-se observar se o corpo do pescado está brilhante, limpo, rijo e com cores vivas; se as escamas estão aderentes; se os olhos estão brilhantes e ocupam toda a cavidade orbitária; se as guelras estão úmidas e verm4lhas e se o ventre está roliço. Este estudo objetiva avaliar a qualidade de peixes de importância comercial num município de Campos do Goytacazes/ RJ. Constatou-se que a maioria dos pescados examinados até o momento apresentou algum tipo de deteriorização. Considera-se a necessidade de implantação do manual de boas práticas de manipulação e comercialização em função das condições de deteriorização desta matéria prima.
.Palavras-chave: Vigilância Sanitária; Inspeção; Peixes; Deteriorização.

“Drosófilas - cromossomo gigante”
Liliane Cardoso Pereira¹, Sheila Soares de Assis²; Juliana Novo Borges²;Carlos Alberto da Conceição Andrade² 4; Janilda da Costa Pacheco¹ ²;Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira² 3
1- Colégio Estadual Dr. João Gomes de Mattos Sobrinho – Inoã
2- Espaço UFF de Ciências
3- Departamento de Imunobiologia / UFF
4-Departamento de Biologia Marinha / UFF
Cromossomos são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, que coram intensivamente com uso de corante citológico. São compostos por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia óptica de luz transmitida durante a divisão celular. Em certos organismos ou em partes de alguns organismos são encontrados cromossomos de tamanho consideravelmente maior que os demais (cromossomos gigantes). Um exemplo são os cromossomos politênicos, encontrados em células de glândulas salivares, esôfago, intestino e tubos de Malpighi de dípteros. Para a abordagem deste tema foi elaborada uma atividade educativa que pode ser aplicada a alunos do ensino médio e para o público mesmo leigo em atividades de divulgação científica. A primeira etapa refere-se a uma abordagem teórica envolvendo a apresentação de slides com definições a respeito de
conceitos de biologia molecular e curiosidades da Drosophila melanogaster. A segunda fase da atividade é prática, e consiste na observação do inseto sob lupa estereoscópica e do cromossomo gigante no microscópio óptico. O cromossomo é retirado da Drosophila melanogaster, no terceiro estágio da larva, sendo coletado nas glândulas salivares (mandíbula), em seguida o material é corado e uma lâmina é montada, permitindo assim a sua visualização ao microscópio óptico. O desenvolvimento deste trabalho tem permitido um maior aprofundamento e instigado a curiosidade a cerca de temas envolvendo genética clássica. Além de ter permitido que o conhecimento adquirido possa ser difundido a outras pessoas de forma dinâmica e de fácil entendimento. Conclui-se que a utilização de atividades práticas dentro da escola tem propiciado um maior interesse dos alunos sobre temas vistos como complexos e que esta estratégia em atividades de divulgação científica proporciona que o público possa entrar em contato direto com uma realidade muitas vezes desconhecida. O desenvolvimento deste trabalho tem fomentado um crescimento pessoal significativo de modo que pretendo dar sequência de forma mais aprofundado a ele na graduação.
Palavras-Chave: Primeira lei de Mendel, Drosophila melanogaster, Cromossomo gigante

“Brincando com a genética – desenvolvimento de um bingo de probabilidade”
Rosiane Rangel da Rocha¹.; Sheila Soares de Assis²; Juliana Novo Borges²;Carlos Alberto da Conceição Andrade² 4; Janilda da Costa Pacheco¹ ²;Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira² 3
1- Colégio Estadual Dr. João Gomes de Mattos Sobrinho – Inoã
2- Espaço UFF de Ciências
3- Departamento de Imunobiologia / UFF
4-Departamento de Biologia Marinha / UFF
A segunda lei de Mendel, denominada de diibridismo, analisa a formação dos gametas e a manifestação da segregação independente dos fatores, ou seja, a separação de dois ou mais genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos. Fundamentada essencialmente durante a anáfase I da divisão meiótica, resultante não mais do estudo de uma característica isolada, conforme a primeira lei enunciada por Mendel. A combinação (probabilidade) das distintas configurações possíveis, quanto à separação dos fatores, permitem a formação de variados gametas, o que ocasiona maior variabilidade genética. Para a abordagem do tópico descrito foi elaborado um jogo voltado a alunos do ensino médio que possui como objetivo central proporcionar ao aluno a reflexão sobre as proporções esperadas e observadas em cruzamentos genéticos, usando como exemplo o diagrama que compõe esta estratégia. Os alunos deverão realizar um bingo onde ele pegara nos sacos bolinhas representativas com letras, dos possíveis genótipos dos pais e um saco branco representando números. Cada número sorteado pelo mediador do jogo equivale a perguntas que se encontram em uma tabela. De acordo com resultados encontrados os alunos formarão os genótipos e fenótipos que proporciona a montagem de um boneco contendo as características herdadas dos pais. No decorrer do desenvolvimento deste trabalho tiveram que ser realizadas inúmeras pesquisas, o que tem permitido um maior aprofundamento no tema abordado. Foi possível concluir que metodologias dinâmicas tais como os jogos acabam promovendo uma maior compreensão de assuntos muitas vezes tidos como complexos, como os relacionados com genética.
Palavras chaves: Segunda Lei de Mendel; Jogo, Ensino médio

“Diagnostic”
Yris Meire Alves de Moraes¹ ², Tatiane Cristina Vilela Sica², Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira² ³
1-Colégio Estadual Profª Suely Motta Seixas
2- Espaço UFF de Ciências
3- Departamento de imunobiologia / UFF
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são causadas por diversos agentes, dentre os quais os mais freqüentes são os vírus e as bactérias. A transmissão ocorre, através do contato sexual, com uma pessoa infectada. O uso de preservativos é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DSTs e deve ser usado em todas as relações sexuais. O objetivo é verificar se a metodologia adotada baseada em um jogo é eficiente para a abordagem das doenças sexualmente transmissíveis. Foi elaborado um jogo de tabuleiro em lona, de 0,80m X 0,65m, semelhante ao “Scotland Yard”. Plotamos imagens de edifícios e desenhamos quadrados (0,04m X 0,04m), que foram pintados com tinta de tecido. O público alvo a que se destina esta atividade é do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com número indeterminado de participantes. No jogo, o participante simula a atividade de um detetive buscando pistas para descobrir que doença que está sendo trabalhado na rodada, o que exige raciocínio e concentração. Os participantes andam pelo tabuleiro, de acordo com o número tirado no dado, tentando chegar a cada edifício, onde irá coletar uma pista que será lida nos cartões de pistas. Foi elaborado um questionário para avaliar as concepções previas a respeito das DSTs dos participantes bem as concepções adquiridas com as atividades propostas. No pós-teste foram acrescidas perguntas para uma apreciação crítica do jogo. Na análise dos questionários mostrou que para a maioria dos participantes o trabalho foi relevante e facilitou o aprendizado sobre DSTs. Podemos destacar que para alguns foi o primeiro contato com o assunto. Concluiu-se que maneiras dinâmicas como jogos são estratégias para promover uma maior conscientização entre os jovens. Palavras Chave: Jogo, Conscientização, DST

“Análise quantitativa e estatística do funcionamento do pré-vestibular da engenharia na UFF.”
Jéssica Vieira de Oliveira Silva , David Andrade, Thamy Antunes, Renata Demori², Plácido Barbosa², Janie Garcia da Silva²
¹C.E. Prof. Suely Motta Seixas – São Gonçalo
² Curso Pré – Vestibular Popular da Engenharia/UFF.
O Curso Pré – Vestibular Popular da UFF na engenharia, consiste em um projeto de extensão universitária de caráter social, que atua há dez anos na Engenharia da UFF; preparando anualmente 140 pessoas de baixa renda para todos os vestibulares do território nacional. Sendo assim, oferece, além de um bom ensino, oportunidade de ascensão a comunidade carente. Para tal, conta com toda uma estrutura humana e física, que proporciona grande destaque entre os demais preparatórios de sua região. Essa evidência só é possível quando se tem uma pesquisa estatística detalhada de seus resultados e uma análise de sua estrutura. Nesse contexto, o presente projeto objetiva estudar o perfil socioeconômico do corpo discente. Dentre outras atividades, controlar a freqüência dos alunos, a entrega de Penges (lista de exercícios mensais com entrega obrigatória); a produção de estatísticas relacionadas ao desenvolvimento dos alunos e de evasão no decorrer do curso. Nessas estatísticas, a partir das informações pessoais (número de telefones e e-mails) recolhidas no banco de dados do curso, buscou-se levantar um número exato dos que conseguiram ingressar em Universidades Públicas, atingindo assim, 50% de aprovações, entretanto estas não representam o valor real, pois não foi possível contatar todos os alunos, por isso, aplicaram-se métodos estatísticos para estimar a quantidade de aprovações, que chegaram a 75%. Procurou-se também analisar a área de abrangência do curso e quais alunos passaram para o curso desejado, bem como propiciar a divulgação dos resultados junto à comunidade através de uma publicação institucional.
Palavras-chave: pré-vestibular; análise estatística; educação

“Perfil químico da esponja Tedania ignis’
Mariane A. Campos1, Bruno F. dos Santos2, Suzi M. Ribeiro³, Lísia M. Gestinari 4, Angélica R. Soares4, Margarida L. Castelló¹, Odinéia do S. P. Freitas5
1IFF-Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé, 2Universidade Estácio de Sá - Campos dos Goytacazes, ³Universidade Federal Fluminense (UFF), 4Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 5Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas de Itacoatiara (ICET - UFAM).
Esponjas e macroalgas marinhas são alvos de pesquisas em diversas áreas, como por exemplo: ecologia, química e farmacologia. A esponja Tedania ignis (DUCHASSAING & MICHELOTTI. 1864) é conhecida como esponja do fogo, não só por sua cor laranja-avermelhada, mas por causar dermatite em contato com a pele humana (ISBISTER & HOOPER. 2005). A diversidade química para este gênero compreende, dentre outros: ácidos pirazólicos, peptídeos cíclicos e esteróis (PARAMESWARAN et al. 1997). Algumas dessas substâncias possuem importantes propriedades farmacológicas (SIPKEMA et al. 2005). Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil químico do extrato bruto da Tedania ignis através de cromatografias em camada delgada (CCD), com o uso de reveladores específicos, visando caracterizar qualitativamente seu metabólito majoritário. Os extratos brutos foram obtidos após extração exaustiva com diclorometano/metanol 1:1 e analisados por CCD e sob luz ultravioleta (365nm). Depois de analisadas por CCD, quatro frações foram testadas frente ao vírus Herpes simples 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2, respectivamente). Destas, todas apresentaram porcentagem de inibição maior que 90% para HSV-1 e apenas duas frações obtiveram o mesmo resultado para HSV-2. Durante as análises por CCD foi possível observar a grande similaridade entre os componentes da mistura, principalmente ao metabólito majoritário. Com o uso de reveladores específicos foi possível distinguir nas frações analisadas manchas intensas no caso dos esteróis, uma vez que substâncias esteroidais são compostos usuais de diversas espécies de esponja. Todos estes dados apresentados comprovam ainda mais que os produtos naturais desempenham um papel importante, liderando a descoberta e o desenvolvimento de novos fármacos, principalmente agentes antitumorais e antiinfecciosos (CRAGG et al. 1997, NEWMAN et al. 2003).
Palavras-chave: esponjas, cromatografia em camada delgada, perfil químico.

“Diversidade de Asteroidea (Echinodermata) Acompanhante
na Pesca de Arrasto de Camarão na APA de Sant´Anna, Macaé, RJ.”

Stefanon, S. M.¹; Stefanon, N. M¹.; Araujo, L.R².; Coimbra, R.S.C²., Peixoto, R. F.; Azevedo, A. & Ruta, C.²
¹ Colégio Estadual Irene Meirelles
² Núcleo de Pesquisas Ecológicas e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, motta.stefanon@gmail.com, rutachistine@gmail.com
O Arquipélago de Sant´anna (22° 24’ 33,4’’ S e 041° 42’ 07,7’’ W) é uma área de preservação ambiental do Município de Macaé. Macaé possui porcentagem significativa e histórica de sua economia oriunda da pesca. A prática da pesca com rede de arrasto de camarão é uma prática legal se respeitada a distância imposta pela legislação, também é preciso observar a adequação do período de pesca ao longo da costa brasileira e seus impactos em regiões preservadas, como o Arquipélago. Echinodermata é um dos táxons de maior importância na estrutura das comunidades bentônicas marinhas, pois inclui organismos que ocupam diversos nichos ecológicos. O presente trabalho têm como objetivo estudar a diversidade de Asteroidea acompanhante na pesca de arrasto de camarão, principalmente Artemesia longinaris e Xiphopenaeus kroyeri. Foram realizadas seis coletas entre março e agosto de 2008 através de rede de arrasto com sistema de portas por 15 minutos, em profundidades entre 5 e 45m. A maior freqüência de ocorrência de Asteroidea foi observada nas profundidades 25, 35 e 45m e nos meses de maio e junho. Um total de 77 indivíduos foram identificados, sendo distribuídos em Luidia senegalensis (28), L. clathrata (25), Astropecten acutiradiatus (17), L. scotti (5) e Enoplopatiria stellifera (2). Luidia senegalensis apresentou a maior freqüência de ocorrência, seguida de A. acutiradiatus e L. clathrata.
Essas espécies são comuns em amostragens com rede de arrasto ao longo da costa da região Sudeste. Assim como para o conjunto da biota, são praticamente inexistentes trabalhos de Asteroidea na região estudada, que por se tratar de uma APA ainda sem plano de manejo, urge o conhecimento de sua diversidade.
Palavras-chave: Diversidade, Asteroidea, Arquipélago de Sant´anna.

“Aplicação do appcc em laticinios”
Cíntia Pereira Venâncio1, Paula Fernandes da Silva1, Juliana Saraiva de Sousa1, Jorge Ubirajara Dias Boechat2
1Colégio Estadual Padre Mello – Bom Jesus do Itabapoana – RJ;
2Professor Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Bom Jesus – Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges – Bom Jesus do Itabapoana – RJ.
Considerando a produção de derivados lácteos, atualmente, o método mais recomendado para se garantir a segurança de um produto alimentício denomina-se Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou Hazard Analysis and Critical Control Point System (HACCP). O sistema HACCP não é a solução de todos os problemas de segurança alimentar, mas sim uma ferramenta, que pode ser utilizada na indústria de alimentos para se obter um produto de melhor qualidade e segurança ao consumidor (Dresch, et al., 2002). A partir do funcionamento do setor de laticínios do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB) considerando principalmente a produção de queijos, iogurte, coalhada e ricota, foi estabelecida e aplicada uma planilha de verificações dentro do sistema APPCC. Com vistas a atender a programas como Procedimentos padrões de Higiene Operacional (PPHO) previstos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Procedimentos Operacionais Padrões (POP) conforme o Ministério da Saúde, tais procedimentos aplicados à linha de produção de cada produto. Juntamente com os preceitos de Boas Práticas de Fabricação contribuindo como pré-requisitos para a implantação do APPCC a fim assegurar e preservar a saúde do consumidor. Os principais objetivos do trabalho foram: Estabelecer Boas Práticas de Fabricação nos produtos; Aplicação de PPHO e/ou POP; Implantação do sistema APPCC; Verificação da qualidade sensorial dos produtos lácteos fabricados sob este sistema. Nesta primeira fase de resultados foram estabelecidas as ferramentas de aplicação em qualidade (APPCC) dos produtos lácteos elaborados no CTAIBB onde foi verificado que em todos os segmentos de produção implicaria em mudanças nas fases de fabricação de cada produto ocorrendo algumas alterações em comum a todos os produtos principalmente com relação ao padrão de qualidade.
Palavras-chave: APPCC; Controle de Qualidade; Leite e derivados.

Minas e nascentes:
Fonte de água potável para a população?”

Hebert Martins Salotto¹; Laysa Pollyana de Oliveira¹; Paula Borges Bastos².
²Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin / Bom Jesus do Itabapoana.
²Laboratório de Microbiologia de Alimentos / Colégio Técnico Agrícola Idelfonso Bastos Borges / Universidade Federal Fluminense.
A água, tão necessária para nossa sobrevivência, pode ser responsável por muitas doenças quando serve de veículo para a transmissão de uma variedade de micro-organismos resultantes de água contaminada ou poluída. O objetivo da pesquisa foi avaliar a qualidade bacteriológica das seguintes águas: mina do bairro Bela Vista e mina Soledade, ambas em Bom Jesus do Itabapoana, RJ. As águas foram analisadas mensalmente no período de junho de 2008 a julho de 2009. As análises efetuadas foram: Contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas, Número Mais Provável de coliformes totais e termotolerantes e análise do pH. Com base nos resultados, verificou-se que a água da mina Bela Vista situou-se dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria n°518 de 25/03/04, que proíbe a presença de coliformes termotolerantes e Escherichia coli, permitindo uma contagem de até 5.10² UFC/mL de bactérias mesófilas. No período pesquisado houve uma variação de pH de 6,55 a 6,90. A água da mina Soledade demonstrou contaminação por coliformes totais e termotolerantes e uma alta contagem de mesófilos em certas amostras: das 13 amostras de água, 12 (92,30%) estavam contaminadas por coliformes totais e 5 (38,46%) estavam contaminadas por coliformes termotolerantes; em relação aos mesófilos, 2 (16,66%) ultrapassaram os padrões de contagem. Ocorreu uma variação de pH de 6,41 a 7,71. Conclui–se que, enquanto a água da mina Bela Vista demonstrou ser de qualidade, a água da mina Soledade não deve ser utilizada sem o devido tratamento, pois a maior parte das amostras analisadas mostrou-se não potável, sendo necessário orientar a população que a consome para os potenciais riscos à saúde.
Palavras-chave: água, coliformes totais e termotolerantes, Contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas.

“Micro-organismos patogênicos nas lingüiças frescal e defumada.”
Helver Santos de Oliveira1; Amanda Bastos da Silva2; Brunara de Araújo Meirelles2; Paula Bastos Borges3; João Renato Escudini4
1Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin (CEEFT) - Bom Jesus do Itabapoana
2Curso Técnico em Agroindústria / Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB) / Universidade Federal Fluminense (UFF) - Bom Jesus do Itabapoana
3Laboratório de Microbiologia de Alimentos / CTAIBB / UFF - Bom Jesus do Itabapoana
4Professor Tecnologia de Carnes / Curso de Agroindústria / CTAIBB / UFF - Bom Jesus do Itabapoana
A carne é um alimento que possui rico valor nutricional e alta atividade de água, o que a torna propícia para o crescimento e desenvolvimento
de microrganismos, principalmente produtos cárneos que não passam por nenhum tratamento térmico como é o caso da lingüiça frescal. Visando a obtenção de produtos cárneos de boa qualidade e segurança para o consumidor, é necessário, assim, que se tenha um rígido controle de higiene desde o abate do animal até a estocagem do produto. O presente trabalho teve como objetivo analisar a qualidade bacteriológica das lingüiças frescal e defumada produzidas de modo artesanal no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB). No período de Julho de 2008 a Julho de 2009 foram analisadas cinco amostras de lingüiça defumada e 12 amostras de lingüiça frescal. As análises efetuadas foram: contagem Bactérias Heterotróficas aeróbicas Mesófilas (C.B.H.A.M), contagem de coliformes totais e termotolerantes, Staphylococcus coagulase positiva e análise de pH. De acordo com a RDC n°12 Janeiro 2001, não há padrão específico para coliformes totais e mesófilos em lingüiça frescal. Seus resultados foram de 4,4X101 a 1,2X105UFC/g para coliformes e 5,8X102 a 1,0X106UFC/g para mesófilos. Para coliformes termotolerantes, apenas 25% das amostras mostraram-se fora do padrão chegando a atingir 1,1X104 UFC/g. Os resultados para Staphylococcus coagulase positiva apontaram 41,7% das amostras fora do padrão com o número maior de 2,0X104UFC/g. Em se tratando de lingüiça defumada, a legislação não estabelece padrão, porém os resultados foram todos abaixo dos resultados encontrados para lingüiça frescal, o que indica que é um produto de grande qualidade e segurança para o consumo. O pH variou de 5,61 a 6,03 para lingüiça frescal e de 5,80 a 5,99 para a defumada. Conclui-se, com os resultados obtidos, que a defumação foi bem eficaz com relação a redução de microrganismos, e que a lingüiça frescal, por não sofrer nenhum tratamento térmico, requer um rigor higiênico mais cuidadoso do que a defumada.
Palavras-chave: Carnes, Linguiça, Microrganismos Patogênicos.

“Controle de qualidade do queijo minas frescal de um laticínio de pequeno porte.”
Marcela Borges Martins1; Cecília Charpinel Diniz Gomes1; Paula Borges Bastos2
1Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges(CTAIBB) / UFF – Bom Jesus do Itabapoana
2Laboratório de Microbiologia de Alimentos / CTAIBB / UFF – Bom Jesus do Itabapoana
O queijo Minas Frescal é um tipo de queijo não maturado, que apresenta um elevado teor de umidade. Esses fatores fazem com que o produto seja altamente susceptível a contaminações bacterianas. O objetivo do presente trabalho foi verificar a qualidade do queijo Minas Frescal produzido artesanalmente no laticínio do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB), localizado no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Foram analisadas 14 amostras, coletadas no posto de venda do próprio colégio, durante o período de junho de 2008 a junho de 2009. As análises realizadas foram: pH, Contagem de Coliformes Totais e Termotolerantes e Staphylococcus coagulase positiva. Os resultados foram confrontados com os padrões estabelecidos pela RDC, nº 12 de janeiro de 2001. Nas medições de pH, houve variação dentro da faixa de 7,14 a 7,38. A legislação não estabelece padrão para Coliformes Totais, que apresentaram variação de 1,1x10³ a 1,6x107 UFC/g. Para Coliformes Termotolerantes, 100% das amostras estavam dentro do padrão (5x10³ UFC/g). No que se refere à Staphylococcus coagulase positiva, de 11 amostras analisadas, 54,55% mostraram-se fora do padrão, chegando a alcançar um valor de 3,3x106 UFC/g. Verifica-se assim, que mais da metade das amostras apresentaram-se acima do padrão para Staphylococcus coagulase positiva, porém em quase todas houve a eliminação total de Coliformes Termotolerantes. Dessa maneira, pode-se supor que o tratamento térmico foi eficiente, e em alguma etapa posterior, devido ao alto manuseio do queijo tipo minas frescal, ocorreu a contaminação por estafilococos. Com base nessas considerações, nota-se que aumentar a atenção sobre a higiene dos manipuladores durante o período de fabricação é um fator de extrema importância para a melhoria da qualidade do produto final.
Palavras-chave: Queijo frescal, Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes, Staphylococcus coagulase positiva.

Fermentação lactea: classificação, aplicação e prováveis microrganismos envolvidos”
Jéssica Anselmé Dutra1, Hadassa Zaine Teixeira Barbosa1, Jorge Ubirajara Dias Boechat2
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Bom Jesus – Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges;
2Professor Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Bom Jesus – Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges – Bom Jesus do Itabapoana – RJ.
Os componentes do leite permanecem em equilíbrio e apresentam-se de modo estável. A mudança na composição do leite pode alterar o seu valor como matéria-prima para a fabricação de derivados. Alterações como a lactofermentação causada pelas bactérias presentes no leite baseiam-se na coagulação espontânea quando este é incubado a 30-35ºC por 24 horas. Neste trabalho foram analisadas 80 amostras compreendendo 40 amostras da ordenha da manhã e 40 da ordenha da tarde. Foram obtidos 29 resultados do tipo floculoso (11 de manhã e 18 à tarde); 16 do tipo gelatinoso (12 de manhã e 04 à tarde); 34 do tipo esfacelado (16 de manhã e 18 à tarde) e 01 do tipo caseoso observado na ordenhada da manhã. O coágulo floculoso, segundo COUSINS & BRAMLEY (1981) apresenta flocos de caseína, com bolhas gasosas, soro leitoso proveniente de fermentação por leveduras, e podem ocasionar doenças no ser humano. Pode estar associado à ocorrência de mastite no rebanho, ou deficiência nos procedimentos de higiene da ordenha e do ambiente. De acordo com NERO (2005) o coágulo do tipo gelatinoso apresenta-se bem distribuído, e é proveniente da fermentação lática que
é considerada normal. Constituído por bactérias láticas (Lactobacillus spp., Streptococcus cremoris e S. Lactis por exemplo) acidificando naturalmente um leite de qualidade satisfotória. O coágulo do tipo esfacelado apresenta-se com produção de gás e ácido, o soro é claro, às vezes abundante e proveniente de fermentação pseudolática por coliformes, que são atribuídas às práticas definidas por má higienização do ambiente de ordenha, e também podem vir a causar contaminação no ser humano. O tipo caseoso apresenta coágulo proveniente de fermentação proteolítica, como por exemplo, Proíeus sp., Serratia spp., Pseudomonas spp., Achromobacter spp., Flavobacterium spp. , Clostridium spp..

“Adote uma árvore:
Estratégia para recuperação / recomposição e conservação de mata ciliar em Santo Antonio de Pádua”
Sub-projeto: Construção e Manutenção de Viveiros
Beatriz Brasil, Kamilla Liano, Monique Granja¹, Daniel Amaral¹, Litiane Motta¹, Moisés Gabriel¹,Célia Jannuzzi ² e Dácio Vivas² –
1Escola Municipal – Boa Nova – Santo Antônio de Pádua
2Departamento de Educação Matemática –UFF/Pádua.
O município de Santo Antônio de Pádua localiza-se no noroeste fluminense, região considerada a mais pobre do estado do Rio de Janeiro. Possui cerca de 40 mil habitantes e 612 Km². O município é cortado pelo rio pomba, que nasce na serra da conceição, em Barbacena, deságua no rio Paraíba do sul em Itaocara. A cidade se consolidou as margens desse rio, por ele escoa todo o esgoto da cidade. Com seu crescimento e de determinadas atividade econômicas (extração de pedra), o município apresenta graves problemas relacionados a área ambiental, como: carreamentos para rios e córregos dos resíduos de extração e do beneficiamento de pedras decorativas, dos adubos e agrotóxico e alteração no meio atmosférico. No passado, Pádua foi conhecida como a ‘’cidade das águas’’. Atualmente, as fontes que existem na cidade, estão comprometidas devido a retirada da vegetação e/ou a contaminação com esgoto. A cobertura vegetal original do município foi retirada para dar um lugar a monoculturas, como as ‘’plantações de café’’. Com a intenção de buscar solução para a degradação das margens do Rio Pomba e recompor as áreas ciliares foi criado um projeto envolvendo escolas da rede publica do município e bolsistas da FAPERJ. Este projeto é desenvolvido pela UFF em parceria com a FAPERJ, o DRM e a Prefeitura do município. O Projeto Adote uma Árvore foi subdividido em: Mapeamento de Nascentes, Criação de Viveiros, Impacto das Pedreiras e Reflorestamento, a fim de atender melhor os seus objetivos. O projeto tem como metodologia: sensibilização, capacitação, operações de campo, ou seja, palestras, organização de cursos para capacitação de coletores de sementes e construção de viveiros para plantio de mudas, levantamento florístico da cobertura vegetal remanescente no município.Como, também atividades preparativas para o plantio e pós-plantio, e com avaliação e monitoramento das áreas reflorestadas. Para que o projeto possa ter um resultado satisfatório, contamos com o apoio das autoridades constituintes do município e da comunidade onde esta sendo realizado o projeto. Nesse sub-projeto, temos como produto o viveiro de Paraoquena, construído em novembro de 2008. No momento, estamos realizando um cadastramento da população ribeirinha, visando a colaboração deles no plantio e na manutenção dessas mudas, que está previsto para ser realizado entre os meses de novembro e dezembro.
Palavras-chave: meio ambiente, reflorestamento

“Cinema e divulgação da Ciência”
Cyntia Araújo Pereira1, Cláudio Saiani2
1Colégio Estadual Ruy G. de Almeida
2INFES-UFF.
Nunca será exagerado ressaltar a necessidade da divulgação da ciência, numa sociedade cada vez mais dependente da tecnologia, como é o caso dos telefones móveis e do computador e, por conta da alta permeabilidade das fronteiras e da mobilidade da população, capaz de propiciar o contágio de doenças exportadas por viajantes de outros continentes, como atesta o recente caso da gripe suína. Ao lado de uma melhora na cultura geral de uma população preponderantemente não especialista, a divulgação da ciência propicia a pressão por liberação de recursos destinados aos mais variados ramos da pesquisa científica. Embora alguns defendam que a divulgação de certos ramos da ciência seja uma tarefa impossível sem o barateamento dos conceitos envolvidos, pelo menos uma visão panorâmica deveria ser dada, tendo em vista o uso que um meio de comunicação de massa, como o cinema, faz dos mesmos. A presente pesquisa aborda filmes do circuito como Mestre dos Mares e Epidemia, apontando para certos aspectos do trabalho do cientista: a figura do naturalista pré-Darwin, no primeiro caso, e a pesquisa sobre a disseminação de doenças viróticas, passando pela mutação do vírus e pela guerra biológica. Por outro lado, é preciso ressaltar que certos filmes, como Querida, encolhi as crianças, prestam um desserviço à divulgação da ciência, na medida em que exibem situações absolutamente absurdas à luz dos conhecimentos científicos.
Palavras-chave: cinema; divulgação da ciência; vírus

“Adote uma árvore:
Estratégia para recuperação / recomposição e conservação de mata ciliar em Santo Antonio de Pádua”
Sub-projeto: Observação da Sucessão Natural da Cobertura Vegetal
Monique Granja¹, Daniel Amaral¹, Litiane Motta¹, Moisés Gabriel¹, Beatriz Brasil², Kamilla Liano², Célia Jannuzzi³ e Dácio Vivas³
1Escola Municipal – Boa Nova – Santo Antônio de Pádua
2Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida – Santo Antônio de Pádua
³Departamento de Educação Matemática –UFF/Pádua.
O município de Santo Antônio de Pádua localiza-se no noroeste fluminense, região considerada a mais pobre do estado do Rio de Janeiro. Possui cerca de 40 mil habitantes e 612 Km². O município é cortado pelo rio pomba, que nasce na serra da conceição, em Barbacena, deságua no rio Paraíba do sul em Itaocara. A cidade se consolidou as margens desse rio, por ele escoa todo o esgoto da cidade. Com seu crescimento e de determinadas atividade econômicas (extração de pedra), o município apresenta graves problemas relacionados a área ambiental, como: carreamentos para rios e córregos dos resíduos de extração e do beneficiamento de pedras decorativas, dos adubos e agrotóxico e alteração no meio atmosférico. No passado, Pádua foi conhecida como a ‘’cidade das águas’’. Atualmente, as fontes que existem na cidade, estão comprometidas devido a retirada da vegetação e/ou a contaminação com esgoto. A cobertura vegetal original do município foi retirada para dar um lugar a monoculturas, como as ‘’plantações de café’’. Com a intenção de buscar solução para a degradação das margens do Rio Pomba e recompor as áreas ciliares foi criado um projeto envolvendo escolas da rede publica do município e bolsistas da FAPERJ. Este projeto é desenvolvido pela UFF em parceria com a FAPERJ, o DRM e a Prefeitura do município. O Projeto Adote uma Árvore foi subdividido em: Mapeamento de Nascentes, Criação de Viveiros, Impacto das Pedreiras e Reflorestamento, a fim de atender melhor os seus objetivos. O projeto tem como metodologia: sensibilização, capacitação, operações de campo, ou seja, palestras, organização de cursos para capacitação de coletores de sementes e construção de viveiros para plantio de mudas, levantamento florístico da cobertura vegetal remanescente no município.Como, também atividades preparativas para o plantio e pós-plantio, e com avaliação e monitoramento das áreas reflorestadas. Para que o projeto possa ter um resultado satisfatório, contamos com o apoio das autoridades constituintes do município e da comunidade onde esta sendo realizado o projeto. Como produto temos o viveiro de Paraoquena, mapeamento das Nascentes o reflorestamento do Morro do São João, plantio de mudas no córrego da Cidade Nova. Nesse sub-projeto, no momento. estamos na fase de identificação dos fragmentos mais próximos ao ribeirão do Bonito.
Palavras-chave: meio ambiente, reflorestamento

“Métodos de propagação vegetativa de Mezilaurus navalium
(Allemão) taub. ex mez (Lauraceae)”

Patrícia Queirós de Amorim1, Thiago José de Souza Barbosa 2, Norma Albarello2, Débora de Aguiar Lage3
1Colégio Estadual Heitor Lira - Penha
2Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes/UERJ
3Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ
Técnicas de propagação vegetativa têm sido utilizadas visando à produção de mudas geneticamente estáveis e em tempo reduzido. Mezilaurus navalium (tapinhoã) é uma árvore quase extinta devido à intensa exploração de sua madeira associada à baixa viabilidade de suas sementes. Este estudo objetivou a propagação vegetativa de M. navalium sob condições in vivo e in vitro, a partir de um exemplar localizado na Reserva do Tinguá (Nova Iguaçu-RJ). Estacas apicais (15 cm), após lavagem, foram seccionadas em bisel e um lote teve a casca da base removida. Estas foram tratadas com solução de AIB (0,5; 1,0; 1,5; 2,0g/L - 10s) diluído em água destilada ou etanol 50% e transferidas para substrato vermiculita. As estacas foram mantidas em sala ambiente (28±3ºC), fotoperíodo de 12h, irrigadas em dias alternados e avaliadas quanto ao potencial rizogênico. Para a propagação in vitro, folhas, segmentos caulinares e frutos imaturos foram imersos em etanol 70% (30s) e tratados com os fungicidas Amistar® ou Benlate® (2% - 30min) ou com NaOCl (2; 4% - 5; 10min). Após lavagem em água estéril, o material foi mantido em solução antioxidante (1g/L ác. ascórbico + 0,5g/L ác. cítrico) a 4ºC, no escuro, por 16h. Em seguida, folhas e caules foram expostos à solução de HgCl2 (0,2; 0,3; 0,5; 1% - 4; 8min) e lavados com água estéril. Os explantes foram inoculados em meio WPM modificado, solidificado ou não com agar (0,8%), contendo 0,5g/L ác. ascórbico + 0,25g/L ác. cítrico. Após 7 dias, os explantes viáveis foram transferidos para meios suplementados com BAP (1; 2; 3mg/L). As culturas foram incubadas a 26±2°C, no escuro, e avaliadas quanto à contaminação, oxidação e capacidade morfogenética. As estacas lenhosas não enraizaram após 30 dias de cultivo, porém a remoção da casca da base associada à imersão em AIB + etanol 50% garantiu sua viabilidade por mais tempo. Sob condições in vitro, os tratamentos de desinfestação e controle da oxidação não foram satisfatórios e os explantes cultivados em meios contendo BAP não exibiram resposta morfogenética após 3 meses de cultivo. Os resultados refletem as dificuldades para a propagação vegetativa de espécies lenhosas a partir de um indivíduo adulto. Novas metodologias estão sendo avaliadas visando ao enraizamento de estacas e à propagação in vitro da espécie.
Palavras-chave: estaquia; antioxidantes; desinfestação; propagação in vitro

“A FAMÍLIA BIGNONIACEAE (LAMIALES) NO HERBARIUM BRADEANUM”
Samara Cristina de Jesus1; Roberto Lourenço Esteves2
1- Aluna do Colégio Estadual Professor Murilo Braga, s/nº – Centro – São João de Meriti; bolsista FAPERJ / Programa Jovens Talentos.
2- Orientador; Diretor do Herbarium Bradeanum. Av. São Francisco Xavier 524, Bl. E, 2º andar. UERJ. Maracanã - Rio de Janeiro.
Um herbário constitui o conjunto de espécimes vegetais, secos e montados, provenientes de várias regiões geográficas. Suas informações são imprescindíveis para a pesquisa taxonômica, identificação e localização de táxons ameaçados e de interesse comercial, servindo de subsídio para a implantação e monitoramento de Unidades de Conservação. O Herbarium Bradeanum, fundado em 1958 pelo botânico Guido Pabst, é uma instituição privada de pesquisa, que representa o terceiro acervo de referência para o Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 95.000 amostras de plantas, que testemunham a riqueza da flora nacional e internacional. A família Bignoniaceae possui distribuição pantropical, sendo representada no Brasil por aproximadamente 50 gêneros e 350 espécies. Dentre os representantes com importância econômica, pode-se citar Tabebuia spp.. (ipês) e Jacaranda spp. (jacarandas). Este estudo, que faz parte do trabalho de “Revitalização do Herbarium Bradeanum”, teve como objetivos ressaltar a importância das informações contidas em um herbário, sua dinâmica de funcionamento; reorganização e melhor acondicionamento da coleção de Bignoniaceae. O trabalho consistiu na limpeza das exsicatas atacadas por insetos, remontagem das danificadas pela passagem do tempo e manuseio, registro, atualização das determinações no livro de tombo e confecção de novas etiquetas. O levantamento das Bignoniaceae representadas no HB levou, até o momento, o conhecimento dos gêneros: Adenocalymma (19 táxons), Amphilophium (2 táxons), Alsocydia (1 táxon), Anemopaegma (17 táxons), Arrabidaea (35 táxons), Bignonia (3 táxons), Callichlamys (1 táxons), Clytostoma (3 táxons), Cuspidaria (9 táxon), Cybistax (2 táxons), Cydista (3 táxons), Digomphia (1 taxon), Distictella (7 táxons), Dolinchandra ( 1 táxon),
Doxantha (1 táxon), Fridericia (1 táxon), Jacaranda (21 táxons), Lundia (12 táxons), Mansoa (4 táxons), Macfadiena (3 táxons), Manaosella (3 táxons), Melloa (5 táxons), Memora (11 táxons), Mussatia (2 Táxons), Parabignonia (2 táxons), Paragonia (3 táxons), Parmentiera (2 táxons), Petostoma (2 táxons), Pithecoctenium (6 táxons), Pleonotoma (6 táxons), Pyrostegia (2 táxons), Schlegelia (2 táxons), Sparattosperma (1 táxon), Stizophyllum ( 2 táxons), Tabebuia (17 táxons), Tynnanthus (5 táxons).
Palavras-chave: Herbarium Bradeanum; Coleções Botânicas; Rubiaceae.

“REGENERAÇÃO IN VITRO DE PASSIFLORA FOETIDA L.
A PARTIR DE EXPLANTES CAULINARES”

Fernanda Pereira de Souza1,2, Érica Falcão2, Renata de Oliveira Garcia2,
Elisabeth Mansur2, Georgia Pacheco2
1CIEP 386 Guilherme da Silveira Filho – Jardim Bangu
2Núcleo de Biotecnologia Vegetal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
O gênero Passiflora ocorre principalmente em regiões de clima tropical, sendo o Brasil um importante centro de diversidade. P. foetida L. é uma espécie silvestre que apresenta características de interesse medicinal, o que justifica a necessidade de sua conservação. O objetivo deste trabalho foi o estabelecimento de um sistema de multiplicação in vitro a partir de segmentos nodais e internodais, visando ao aumento da disponibilidade de germoplasma, de forma a permitir a conservação in vitro e estudos sobre seu potencial medicinal. Os explantes foram excisados de plantas com 60 dias de cultivo in vitro e inoculados em meio MS modificado, suplementado com diferentes concentrações de ANA (0-16,2 μM), BAP (0-44,4 μM), picloram (0-41,4 μM), TDZ (0-45,5 μM) ou BAP (0-44,4 μM) em combinação com ANA (2,7 e 5,4 μM). O material foi incubado na presença ou ausência de luz. Segmentos nodais inoculados em meio MSM com a metade da concentração de sais (MSM½) e sem reguladores de crescimento desenvolveram brotos a partir de meristemas pré-existentes, com uma freqüência de 100%. As maiores frequências de regeneração (100%) a partir de ambos os explantes foram obtidas em meio suplementado com BAP a 4,4 μM, na presença de luz. A produção de brotos a partir de segmentos nodais ocorreu por multibrotação (3,2 brotos/explante), enquanto que em entrenós foram observadas, simultaneamente, organogênese direta (1,3 brotos/explante) e indireta (6,4 brotos/explante). Explantes inoculados em meio suplementado com ANA a 5,4 ou 16,2 μM e incubados na presença de luz apresentaram a formação de raízes adventícias. Além disso, os explantes em meio suplementado com TDZ apresentaram a formação de calos friáveis, nas duas condições de incubação utilizadas. O conjunto desses resultados permitiu o desenvolvimento de sistemas para a multiplicação in vitro de P. foetida, assim como para o posterior estabelecimento de culturas de raízes.
Palavras-chave: Passiflora foetida L.; micropropagação; conservação in vitro.

Engenharia
“Sistemas de aquisição de dados para medição da concentração de CO2’
Arthur Roris Pedrozo1, Henrique Carvalhal Silveira1, Thaís Queiroz1, André Bellieny Roberto da Silva1, Marcelo Fagundes Félix1
1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Macaé
Atualmente, Sistemas de Aquisição de Dados (SAD) são essenciais para diversos campos do conhecimento, possuindo uma ampla gama de aplicações, como Automação Industrial, controle de tráfego veicular e monitoramento de dados ambientais. Os SAD são utilizados em aplicações onde o monitoramento de variáveis em um ambiente precisa ser realizado em tempo-real e continuamente. Um SAD é composto basicamente por um conjunto de pontos de captura de dados (sensores), algum tipo de rede para comunicação dos dados e um sistema que armazena e processa esses dados de acordo com uma rotina previamente estabelecida.
Este projeto tem como foco o desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados para medição da concentração de CO2 presente no ar, integrado a uma plataforma para controle de tráfego veicular em tempo real. Essa integração se baseia no sistema de controle de tráfego CONTREAL, já existente em Macaé. Além disso, temos como objetivo o desenvolvimento de um módulo gerenciador de unidades de aquisição de dados que seja capaz de aceitar o acoplamento de sensores a qualquer momento.
Portanto, o desenvolvimento começou com uma pesquisa de campo, consistindo em realizar medições que tinham como finalidade a obtenção de dados para o ajuste do Sistema CONTREAL, de acordo com o fluxo de veículos em cada cruzamento. Para atingir esse objetivo, montamos equipes para analisar a quantidade de veículos nas vias e o tempo que estes levavam para cruzar o semáforo. Esses dados coletados foram inseridos nos gerenciadores da central de processamento para ajustar o sistema de acordo com os dados obtidos.
Realizamos também o estudo e implementação de códigos em linguagem de programação C, que ditam as rotinas essenciais para o tratamento de dados obtidos pelo SAD. Para isso, utilizamos conjuntos didáticos que consistem em uma placa com microcontrolador PIC 16F877A, circuitos de interface como LEDS, botões, displays e circuitos de comunicação serial, base essencial para a comunicação dos nós sensores.
Palavras-chave: sistema de aquisição de dados; microcontroladores; sistemas
“Conjuntos didáticos para o ensino de microcontroladores e sistemas embutidos”
Cassius Silva de Abreu1, André Bellieny Roberto da Silva1 –
1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Macaé
Os microcontroladores e sistemas embutidos estão presentes em grande parte das aplicações práticas da eletrônica nos últimos anos e constituem importante ferramenta para o dia-a-dia, estando presentes
em telefones celulares, periféricos de informática, aplicações em automação e robótica, etc.
O presente trabalho teve o objetivo de acompanhar as várias etapas no desenvolvimento de um conjunto didático que consiste em uma placa (hardware) composta por um microcontrolador PIC 16F628A (que pode ser reprogramado) e outros circuitos de interface como display de LCD, chaves pushbutton, leds, circuito de comunicação serial, etc, além de um manual de experiências, em que os programas estão escritos em linguagem C e assembly. As ligações elétricas podem ser reconfiguradas através de cabos ligados a um soquete onde se encontram as interfaces para cada circuito.
Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica das aplicações dos microcontroladores, em especial do PIC, e o levantamento das aplicações importantes para os cursos técnicos do IFF - Campus Macaé. Na parte de hardware, foi necessária a familiarização com ferramentas de criação de placas de circuito impressos (Eagle) e simulação dos circuitos (Proteus). Com isso foi possível desenvolver um layout melhor para a placa principal do conjunto didático, a partir de um protótipo anterior. Em seguida, na criação de um manual de experimentos foi necessária a familiarização com a ferramenta de desenvolvimento MPLAB (software disponibilizado gratuitamente pela Microchip, fabricante dos microcontroladores PIC). Cada experiência consiste em um circuito com a respectiva descrição e montagem elétrica da placa e seu programa comentado. Serão apresentados na jornada três experimentos:
1) LED Piscando – ao pressionar uma chave o LED começa a piscar.
2) Alarme sonoro – através do pressionamento da chave, um buzzer piezoelétrico dispara um alarme sonoro, através da amplificação de uma onda com frequência audível.
3) Exibição de palavras no display de LCD – ao ligar o módulo, exibe-se uma frase previamente programada no visor de LCD.
Palavras-chave: microcontroladores; sistemas embutidos; PICMICRO; conjuntos didáticos.

“Comunicação escrita e oral nas áreas de
Engenharia Nuclear”

Mariana Boy Frez1, Gabriela Ouverney1, Lidiane Leal Schmidt1, Ricardo C. Barros2
1Colégio Estadual José Martins da Costa
Endereço:Rua Rodrigues Alves no 368
São Pedro da Serra , Nova Friburgo, RJ
2Instituto Politécnico – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua Alberto Rangel s/n, Nova Friburgo, RJ
Falar e escrever tecnicamente para os profissionais que atuam nas várias áreas do conhecimento não são tarefas simples, porém muito frequentes no mundo atual. No falar tecnicamente, incluímos desde a explicação da resolução de um exercício de uma disciplina básica para um colega, até a exposição oral ou em painel de um trabalho científico, incluindo discussões técnicas em mesas redondas, palestras técnicas e defesas de dissertação de mestrado e de tese de doutorado. No escrever tecnicamente, incluímos desde a preparação descritiva do conteúdo de uma aula, até a redação de um resumo, de um resumo estendido ou de um artigo científico, incluindo redações de projetos de pesquisa, monografias, dissertações de mestrado e de teses de doutorado.
Em particular, nas áreas da Engenharia Nuclear, que é um setor sensível por conta da imagem negativa que se desenvolveu após os eventos da 2ª Guerra Mundial, os profissionais precisam ter particular cuidado no falar e escrever tecnicamente para sensibilizar o grande público.
Considerando a grande dificuldade evidente que vemos hoje entre os estudantes do curso médio em se comunicarem tecnicamente através da fala ou da escrita de forma correta, desenvolvemos este projeto que visa a treinar os estudantes a se comunicarem tecnicamente de forma clara, correta e objetiva.
O projeto vem avançando por tarefa. Partimos da parte escrita com digitação de textos técnicos com tabelas, gráficos e equações matemáticas, assim como a preparação de painéis. Em seguida enfatizamos a parte de exposição oral.
Palavras-chave: Engenharia Nuclear, comunicação oral, comunicação escrita.

Farmácia
Gerenciamento de resíduos químicos em laboratório de pesquisa científica.”
Filipe lcântara Magalhães1, Gabriel de Jesus Nogueira 2, Luiza Rosaria Sousa Dias3
1Colégio Estadual Profa. Suely Motta Seixas – São Gonçalo
2Colégio Estadual Pablo Neruda – São Gonçalo
3Laboratório de Química Medicinal (LQMed), Dep. Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Farmácia/UFF.
Num laboratório de pesquisa de novas substâncias, planejadas para apresentarem uma atividade biológica pré-determinada, objetivando a obtenção de novos fármacos, são realizadas diversas atividades para a síntese dessas substâncias. Essas atividades geram uma quantidade considerável de resíduos químicos, fazendo-se necessário a implantação de sistemas de controle e gerenciamento de resíduos. Nesse contexto, foi desenvolvido um trabalho de estruturação para a redução e o controle dos resíduos químicos produzidos no laboratório (LQMed). Foi reservado um local para armazenamento e classificação dos resíduos proveniente das atividades dos projetos, de maneira a quantificar o resíduo produzido por ano. Os resíduos são classificados como: ativo(gerado continuamente em atividades rotineiras) e passivo (estocado). A recuperação de resíduos, visando a reutilização de elementos de interesse, foi empregada para os resíduos de solventes evaporados em rota-evaporadores, sendo estes coletados em contetores individuais, de maneira a possibilitar a reutilização dos principais solventes utilizados no laboratório (diclorometano, etanol, hexano e acetato de etila), após processo de destilação. As placas de cromatografia de camada fina, visualizadas em luz U.V., também são reutilizadas após utilização de eluente polar como metanol. Foi desenvolvida uma listagem para controle das substâncias utilizadas, com datas de entrada e saída, para melhor acompanhamento da quantidade de solventes orgânicos que cada projeto de pesquisa está consumindo. As atividades desenvolvidas proporcionaram um aprendizado sobre a aplicação de estratégias de controle e gerenciamento de resíduos químicos provenientes de um laboratório de química. O conhecimento dos resíduos gerados corrobora para evitar riscos de acidentes nesse ambiente de trabalho, assim como para a diminuição de poluentes lançados no meio ambiente.
Palavras-chave: resíduos químicos; laboratório de química

Física
“Resolvendo a equação de Laplace pelo o método da relaxação usando uma planilha de dad”
João Batista Pires dos Santos1, Leandro Nery Nunes2, Antônio Carlos Fontes dos Santos
1Colégio Estadual Governador Roberto Silveira – São João de Meriti
2Instituto de Física /UFRJ.
A eletricidade e o eletromagnetismo são fenômenos essenciais para a sociedade contemporânea. O conhecimento teórico e experimental do eletromagnetismo favoreceu o avanço tecnológico nos últimos séculos. O eletromagnetismo é baseado na ação dos campos elétrico e magnético. Estes campos, por sua vez, são produzidos por cargas e correntes elétricas em instrumentos diversos ou por fenômenos naturais. Para compreender como estes aparelhos funcionam, e até mesmo nos proteger de dos fenômenos naturais como descargas elétricas (raios), é necessário uma concepção espacial destes campos, o que nos convida a produzir mapas ou figuras destes campos, mostrando as linhas de campo e as superfícies equipotenciais. Neste trabalho, procuramos mapear estes campos resolvendo a equação de Laplace, que é uma equação diferencial que normalmente exige um ferramental matemático avançado. O principal objetivo é a apresentação e resolução de um modo que pode ser facilmente aplicável para alunos do nível médio, utilizando uma planilha de dados (programa Excel) de ampla circulação.
Figura 1 – Exemplo de linhas de campo em um capacitor pela resolução da equação de Laplace utilizando o Microsoft Excel. As linhas equipotenciais são representadas por uma escala de cores.
Palavras-chave: eletromagnetismo, pára-raios, Laplace

“Medida de espessura de objeto estreito por difração”
Leonardo de Oliveira Silva1, Arnaldo J. Santiago2 –
1Colégio Estadual Prof. Murilo Braga – Costa Barros
2Instituto de Física Prof. Armando Dias Tavares/UERJ.
Estudamos o fenômeno ondulatório chamado difração. A qual é explicada pelo Princípio de Huygens que diz que quando os pontos de uma abertura ou de um obstáculo são atingidos pela frente de onda, eles se tornam fontes de ondas secundárias que mudam a direção de propagação da onda principal, contornando o obstáculo. O fenômeno da difração somente é observado quando as dimensões da abertura ou do obstáculo forem da ordem de grandeza do comprimento de onda da onda incidente. A difração ocorre com qualquer tipo de onda. Nas ondas sonoras, por exemplo, permite que escutemos a voz de uma pessoa que nos chama, mesmo que esta pessoa esteja atrás de um obstáculo. Com a luz também ocorre a difração, porém é mais difícil percebermos a difração de ondas luminosas, porque os obstáculos e aberturas em que a luz incide são normalmente muito grandes em relação ao comprimento de onda da luz. Entretanto, se fizermos a luz passar por orifícios cada vez menores, observaremos que ela sofrerá difração ao passar por esse orifício. No laboratório, usando um laser, pudemos observar tanto a interferência, que é a superposição de ondas, quanto a difração. Como principal resultado obtido podemos dizer que aprendemos diversas coisas novas. Tivemos contato com laboratórios com boa instrumentação disponível. Adquirimos boa noção de movimento oscilatório e movimento ondulatório, e. em particular, os fenômenos de interferência e difração. Medidas de larguras de fendas, na escala de nanometros foram feitas. Cálculos de médias e de erros mostram uma boa concordância de nossas medidas, quando comparadas com as realizadas nos cursos de engenharia. Aprendemos que diversos erros podem ser cometidos numa medida experimental, como, por exemplo, o de paralaxe. A técnica aprendida pode ser usada para a determinação de espessura de objetos estreitos, como por exemplo um fio de cabelo, mostrando boa precisão.
F. Sears e M. Zemansky, “Física – Calor Ondas e Ótica. Vol.2, 1ª Ed., Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 1977.
A. Sznajder et al., ‘Física IV Experimental - Roteiro das Experiências’, IF-UERJ, 2003.
Palavras-chave: laser; difração; medida de espessura; metrologia.

“Programa para iniciação em física de altas energias’
Marllon Alexandre Gomes e Silva1, Douglas de Andrade Cristino2, Alberto Santoro3
1- CIEP 386 Guilherme da Silveira Filho – Jardim Bangu
2 - Colégio Estadual Antônio Gonçalves – São João de Meriti
3 - Departamento de Física Nuclear e Altas Energias – UERJ
O Estágio no Grupo de Física de Altas Energias da UERJ, tivemos a oportunidade de seguir um programa de trabalho com base em 3 pontos considerados essenciais. O primeiro foi em estudos de uma parte de Física Básica para iniciarmos nosso trabalho de aprendizado da Física. O segundo trata da tecnologia usada em computação correspondendo o que era “o lápis e o papel” para o inicio de qualquer atividade de estudo. A terceira parte se refere a aprendizados mais avançados com o qual tivemos que lidar durante todo o estágio. Cumprida esta etapa, intencionamos continuar avançando nesta área da Física que muito nos motivou para o futuro. São estas as etapas seguidas:
Estudos sobre Física Básica:
1ª Lei de Newton: Um corpo em movimento ou parado tende a permanecer no seu estado inicial a não ser que sofra uma força externa (Inércia).
2ª Lei de Newton: A resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida (F= m.a).
3ª Lei de Newton: Para toda força aplicada, existe outra de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto (Ação e Reação).
Para esta parte acima aproveitamos para ilustrar com “tirinhas” da Física, do programa do Professor Francisco Caruso.
Estudos em Computação:
Linux: É um sistema operacional que é universalmente usado tendo nascido no meio acadêmico. Apresenta muitas vantagens em relação aos outros sistemas operacionais como gratuidade e segurança.
Ferramentas utilizadas:
Root: Programa desenvolvido pelo CERN (Centro Europeu de Física de Partículas). O root é um software que nos permite esboçar gráficos a partir de equações de primeiro e segundo grau.
BrOffice: Programa que tem todas as ferramentas do MicrosoftOffice.
Este programa Root é fundamental para o trabalho que une a interpretação e a imagem do que estamos estudando como está no Pôster apresentado.
Preparação para os trabalhos na GRID: A grid tem como objetivo a participação do grupo brasileiro no Experimento CMS(Compact Muon Solenoid) do CERN. Na participação está incluída o controle remoto de parte do experimento.
Este grupo foi pioneiro no uso desta tecnologia contemporânea de computação científica. As visitas a esta unidade HEPGRID-Brasil-UERJ está aberta ao público interessado.
Com o objetivo de participar dos experimentos do CERN, o grupo construiu uma sala chamada “Small Control Room” onde desenvolvemos boa parte do nosso trabalho. Essa sala de controle tem como objetivo analisar o funcionamento do CMS e dos clusters (máquinas que possuem poder de processamento elevado e discos de armazenamento de dados agregados) e para agilizar a comunicação com o CERN e/ou
outras salas de controle espalhadas pelo mundo, ao diagnosticar-se um problema utiliza-se um equipamento de vídeo-conferência.

“O SOM DO SILÊNCIO: Uma campainha muito especial”
Felipe Nepomuceno da Silva¹, Jeniffer Marchon Moulaz²,Susana Alicia Planas³
1C.E.Profª Suely Motta Seixas – Jardim Catarina Novo
2C.E.Profª Suely Motta Seixas – Jardim Catarina Novo
³Profª.Coordenadora-Instituto de Física - UFF
O objetivo deste projeto consiste em proporcionar, a baixo custo (pois foi utilizado material reciclável) de uma forma lúdica, uma nova visão do mundo para aqueles que possuem a capacidade de ver, de sentir, mas não de ouvir.
Com esse objetivo foi construído um circuito elétrico que aciona quatro tipos diferentes de aparelhos, gerando o som de uma campainha, a luz de uma lâmpada, a mudança de temperatura por meio de um ventilador e vibrações que partem de um motor. O funcionamento é simples. Quando alguém aperta o interruptor da campainha do lado de fora da casa, sendo que um aviso explica que deve ficar pressionando alguns segundos, o som pode ser sentido, um dispositivo é acionado e algumas lâmpadas são acesas (as lâmpadas não podem ser as mesmas que iluminam a casa). Um motor fora do eixo, que faz ele vibrar e acionado e ele mesmo pode ou não fazer funcionar um ventilador. Se o deficiente auditivo estiver dormindo, um motor faz a cama vibrar para despertá-lo, o mesmo acontecerá quando o ventilador for acionado. O interruptor é ligado a chaves, dessa forma luz, som, vento e vibração podem ser acionados individualmente, em conjunto ou alternado a escolha do usuário.
O aparelho foi testado com êxito e aprovado pelos deficientes auditivos do Núcleo Sensibiliza UFF.
Palavras-chave: Tecnologias assistivas; deficiência auditiva; ondas sonoras.

“Esconde-Esconde: Uma brincadeira muito especial’
Leonan Luiz Lopes Silva¹, Marcos Roba², Susana Alicia Planas³
¹C.E. Brigadeiro Castrioto - Santa Isabel
²Técnico em Eletrônica, Instituto de Física -UFF
³Profª.Coordenadora-Instituto de Física - UFF
O objetivo deste projeto consiste em proporcionar, a baixo custo (pois foi utilizado material reciclável) de uma forma lúdica, uma nova visão do mundo para aqueles que possuem a capacidade de sentir, de ouvir, mas não de ver.
A brincadeira consiste em colocar um determinado som que será escutado em uma das caixas de som que será colocada em um certo lugar. Quando o deficiente visual se desloca na direção do som e descobre a localização da caixa, ele pode desativar o som por meio de uma chave que fica sobre a mesma. Nessa mesma hora a outra caixa de som, que foi colocada no outro extremo da sala, começa a reproduzir o som, e dessa forma, ele, usando esse conjunto como brincadeira, tentará encontrar a caixa.
Com esse objetivo foi construído um conjunto formado essencialmente por dois autofalantes e um drive de CD, Um circuito elétrico transforma o som estéreo em mono, sendo que cada caixa tem uma chave. As conexões dentro das caixas foram modificadas de tal forma que cada uma possa ser acionada separadamente.
O aparelho serve também para ensinar os deficientes visuais, pois eles precisam contar com as noções de espaço. Um objeto, para eles, está “à direita de” “na frente de”, portanto reconhecer o espaço é fundamental e esta brincadeira ajuda a situá-los.
O aparelho foi testado com êxito e aprovado pelos deficientes cegos do Núcleo Sensibiliza UFF. No “Café no escuro”, evento realizado na UFF foi exposto e experimentado tanto pelos cegos como pelos visitantes munidos de óculos escuros e bengalas.- www.uff.br/cafenoescuro.
Palavras-chave: Tecnologias assistivas; deficiência visual; ondas sonoras.

“Alunos do Ensino Médio atuando como monitores da Casa da Descoberta”
Íris Costa Ramalho da Silva1, Jéssica Albuquerque de Carvalho Santos1, Layla Katleen Diniz Gonçalves dos Santos1, Thaliana Vieira da Silva1, Renato Cardoso dos Santos2, Wanda da Conceição de Oliveira2.
1Colégio Estadual Aurelino Leal
2Casa da Descoberta -Instituto de Física/UFF
A Casa da Descoberta é um centro de divulgação de ciências que está localizado no Instituto de Física da UFF e que conta com um acervo de experimentos interativos de aproximadamente 50 experimentos sendo em sua grande maioria de Física. As visitas são guiadas por monitores de diversos cursos da UFF, responsáveis por explicar os experimentos de forma lúdica e divertida. Conseqüentemente, a Casa da Descoberta tem-se destacado como uma entidade integradora entre a comunidade acadêmica e a sociedade, conduzindo para além dos muros da Universidade os conhecimentos científico e pedagógico, produzidos por seus professores e pesquisadores. No ensino médio, os conceitos de Física e de Química são geralmente introduzidos teoricamente através de equações e fórmulas, freqüentemente sem as práticas de laboratório correspondentes. Isto dificulta o relacionamento dos conceitos teóricos com os fenômenos diários e, portanto, o aprendizado da Ciência. Um dos objetivos deste projeto, iniciado em 2003, é complementar as atividades didáticas destes alunos. Outro enfoque do projeto é fazer com que os alunos acreditem na própria capacidade e se tornem divulgadores de ciências atuando como monitores na Casa da Descoberta.
Palavras-chave: centro de ciência, experimentos de Física, ensino médio.

Pilha humana”
Jéssica Albuquerque de Carvalho Santos1, Layla Katleen Diniz Gonçalves dos Santos1, Wanda da Conceição de Oliveira2.
1Colégio Estadual Aurelino Leal
2Casa da Descoberta -Instituto de Física/UFF
A Pilha Humana é um dispositivo constituído de duas placas metálicas,
em geral usa-se uma placa de cobre e a outra de alumínio. Nos dois pólos: negativo (alumínio) e positivo (cobre) ocorrem as semi-reações de oxidação e redução, respectivamente. A pilha entra em funcionamento quando o circuito é fechado, isto ocorre no momento em que sobre as diferentes placas metálicas uma pessoa coloca suas duas mãos. Os sais presentes no suor das mãos estão dissociados em íons que são responsáveis pelo transporte da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa, esta funciona como um resistor num circuito. Essa corrente pode ser medida através de um amperímetro colocado em série no circuito. Um fato interessante também pode ser observado neste experimento quando duas ou mais pessoas se dão às mãos participandodo circuito, simulando um circuito em série com um aumento da resistência e conseqüentemente mede-se a diminuição da intensidade de corrente elétrica no amperímetro.
Palavras-chave: experimento de Física, circuito em série, corrente.

“Cama de pregos”
Íris Costa Ramalho da Silva1, Thaliana Vieira da Silva1, Wanda da Conceição de Oliveira2.
1Colégio Estadual Aurelino Leal
2Casa da Descoberta -Instituto de Física/UFF
Neste experimento é possível abordar o fato de uma pessoa ter seu dedo furado ao encostar-se num único prego, entretanto não sofrer
danos físicos ao sentar-se ou deitar-se numa cama de pregos. A cama de pregos é uma preciosa demonstração que destaca o conceito de pressão, o modo como as intensidades de força são distribuídas em intensidades diferentes sobre uma superfície. Sendo a pressão uma grandeza escalar, ela é totalmente destituída de direção e sentido e tem a finalidade de nos informar a distribuição da massa numa dada área sendo inversamente proporcional a área, ou seja, p = F/A. Considerando que a cama de pregos ‘’dilui’’ o peso da pessoa (intensidade de força) sobre uma área constituída de milhares de pregos. A pressão exercida pelos pregos sobre o corpo da pessoa é muito reduzida por efeito da distribuição de sua massa corporal e assim, a pessoa não sente dores ou ‘’espetadelas’’ por parte dos pregos.
Um exemplo numérico pode ser obtido supondo um adulto pesando em média 70 kgf. Se ele apoiar-se em pelo menos 2000 pregos, cada prego suportará 70/2000 = 0,035 kgf/prego, ou seja, 35 gf/prego. A pressão efetiva do sistema, ou o ‘peso por prego’ será de 35 gf. Com essa pressão o corpo humano não sentirá qualquer desconforto. Os pregos não perfurarão quer a roupa ou a pele. O experimento só apresentará desconforto (e isso não vale a pena experimentar) quando o peso em qualquer prego se aproxima dos 200 gf.
Palavras-chave: experimento de Física, pressão e força.

“Estudos e acompanhamento da aprendizagem de física no ensino médio - monitoria científica’.Estagiários:
Phelipe Balbi Martins e Thays Silva Lacerda.
Orientador: Rodrigo Lacerda da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana
Os estudos dos parâmetros acadêmicos dos alunos ingressos no ensino médio podem apontar uma direção a uma melhor aprendizagem de
física. O projeto visa identificar e caracterizar as dificuldades iniciais dos alunos como objetivo principal, tendo como conseqüência, uma melhor estratégia para que o ensino de física seja mais prazeroso e de melhor qualidade. Métodos de acompanhamento ao longo do ano se fazem necessários tais como a interpretação de textos e gráficos, compreensões das origens das equações às habilidades matemáticas. Assim, é possível traçar uma curva de evolução intelectual do aluno no 1º ano do ensino médio por meio do acompanhamento do ingresso no ensino médio/profissionalizante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana - IFF/Bom Jesus, a fim de identificar e classificar as deficiências acadêmicas e de aprendizagem no ensino das Ciências, Física e Matemática. E apontar possíveis soluções para amenizar e eliminar tais deficiências.
Palavras-chave: ensino de física, física geral, monitoria.

“A arte da física experimental aplicada ao ensino das ciências nas escolas públicas”
Gabriel Almeida Escodino da Silva e Estéphano Ribeiro Martins.
Orientador: Rodrigo Lacerda da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana
O objetivo do projeto está no aprimoramento dos conhecimentos nos conteúdos da Física, Geografia e da Matemática aplicados na Astronomia de posição, onde os alunos-pesquisadores através de apresentação de seminários trocavam idéias dos tópicos dessa ciência e por meio de observações noturnas, colocavam seus conhecimentos adquiridos à prática de campo. As reuniões foram feitas entre orientados e orientadores onde os temas principais eram colocados em pauta. Terminadas as reuniões, começaram as observações noturnas. Em uma das observações, os orientados visualizaram o planeta Saturno. Em outra observação, feita em agosto, os alunos-pesquisadores fizeram a observação do planeta Júpiter e suas luas, que é o maior de todos os planetas do sistema solar e também apresenta um maior diâmetro aparente na ocular do telescópio. Neste dia os alunos observaram as camadas superiores de nuvens da atmosfera de Júpiter, com duas faixas principais avermelhadas, utilizando de telescópios, lentes oculares, além da lente Barlow, possibilitando uma observação mais específica e aprimorada do planeta. O projeto aponta uma inovação educacional
para atrair a atenção dos jovens para as ciências.
Palavras-chave: ensino de física, física geral, astronomia.

“Conhecendo o universo sob um novo conceito científico”
Paulo Henrique Borgatti Chrisostomo e Paulo César Leal de Carvalho.
Orientador: Rodrigo Lacerda da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana
O projeto tem como meta aprimorar os conhecimentos dos conteúdos da Física, Geografia e Matemática aplicada na Astronomia, onde os alunos através de reuniões e mesas de discussões onde todos se interavam sobre o assunto. As reuniões foram feitas entre orientadores e orientados, onde os temas principais eram colocados em pauta. Após as reuniões, foram realizadas observações noturnas, deste modo, podendo vivenciar a teoria através da prática. Em uma das observações, os orientados visualizaram a Lua. Foi possível identificar suas características de forma nítida e rebulenta (efeito atmosférico), podendo assim fazer a identificação de suas principais crateras, sombras, fendas, entre outras características lunares, de acordo com suas fases utilizando telescópios com diversas lentes e sendo auxiliados por outros instrumentos computacionais como o Stellarium, conduzidos pelos orientadores. O fato mais marcante esta no efeito inovador do projeto para a região, que leva ao estudante uma oportunidade de aprendizado de uma forma mais prática e de rápido entendimento.
Palavras-chave: ensino de física, física geral, astronomia.
Geografia
“Região norte fluminense : mudanças e perspectivas a partir da economia do petróleo”
David Abreu Leandro, Yuri Neves de Lemos e André Luiz de Souza Santos 1, Helio de Araujo Evangelista 2
1Colégio Estadual Professora Suely Motta Seixas e Colégio Estadual Dr. Adino Xavier
2Departamento de Geografia – Universidade Federal Fluminense
Região norte fluminense durante séculos foi marcada pela cananicultura. Uma atividade que permeou toda a estrutura urbana e econômica do lugar. Ao longo do século XX, no entanto, observamos uma notória mudança, se à primeira metade do século o cultivo da cana enfrentou notório processo de decadência, à segunda metade tivemos uma recuperação pautada na economia do petróleo que muito vem repercutindo na área. Porém, o impacto desta economia não é apenas positivo, temos situações socioeconômicas e ambientais que justificam nossa investigação no sentido de diagnosticar e propor medidas que visem sanar os problemas regionais. Entre estes problemas podemos destacar, por exemplo, um certo desacerto entre a quantidade de royalties distribuídos entre os municípios e os necessários investimentos sociais (particularmente os dedicados à saúde e educação), além disto, temos um fluxo migratório que enseja uma favelização (particularmente em Macaé) que trás desafios para as autoridades locais, inclusive com o crescimento dos índices de violência urbana. Por último, embora não esgote a problemática do efeito da economia do petróleo na área, temos a questão ambiental, uma questão que envolve não somente os impactos na parte continental mas também na parte marítima. Não foram poucos os acidentes verificados na exploração do petróleo na região, um dos mais graves foi a submersão da plataforma P-36 no qual 11 pessoas morreram e um prejuízo material para a empresa, no caso da Petrobrás, de cerca de 350 milhões de dólares
Palavras-chave: região norte, petróleo, royalties, questão ambiental

Geologia
“Elaboração de um sítio na internet sobre geoparks no Brasil e no mundo”
Renata de Souza Almeida; João Paulo François Schuh; Sérgio Luis Araujo Brenha; Paula Ferrucio da Rocha
1Colégio Estadual Deputado Bocaiúva Cunha – Paciência
2Instituto de Geociência / IGEO-UFRJ.
Neste trabalho é apresentado um projeto de construção de um sítio na internet contendo uma pesquisa sobre vários geoparques existentes no mundo. A motivação deste estudo surgiu com o levantamento bibliográfico sobre a cratera de impacto meteorítico da Serra da Cangalha localizada no Estado do Tocantins- Brasil. Geoparque é uma área de conservação científica, histórica e cultural possuindo geralmente rara beleza cênica. Atualmente no mundo existem nove tipos de geoparques (paleontológicos; paleoambientais; sedimentológicos; geomorfológicos; marinhos; ígneos; espeleológicos; históricos e os astroblemas) cuja função é proteger o patrimônio, mas permitindo o acesso ao público e visando promover o desenvolvimento sustentável. O primeiro geoparque de astroblema, que foi reconhecido oficialmente em 2005, para a América do Sul, é o Domo de Araguainha que consiste em
uma cratera de impacto de meteorito localizada entre os Estado de Goiás e Mato Grosso, cobrindo uma área aproximada de 1300km2, com diâmetro de cerca de 40 km. O reconhecimento científico de sua identificação, como cratera de impacto, data de 1969. Astroblemas são estruturas de impacto causadas pelo choque de corpos extraterrestres contra a superfície de um Planeta. Durante a vida da Terra vários choques ocorreram e alguns podem ser ainda hoje identificados visualmente por fotografia área e ou de satélite, basicamente por suas formas circulares lembrando o choque de uma gota na superfície da água. Hoje no Brasil existem cerca de 60 geoparques em todas as categorias citadas acima e deles apenas um é Astroblema. Este estudo visa contribuir para a popularização e utilização dos geoparques na educação ambiental.
Palavras-chave: Geoparque; Astroblemas; Cratera de impacto

“Caminhos geológicos:
Mapeamentos das nascentes de Santo Antonio de Pádua”
Guilhermi Ribeiro¹, Vinicius Eccard¹, Caio José de Andrade Macharett¹, Matheus Macedo, Kátia Mansur2
¹Colégio Estadual Almirante Barão de Teffé
2Departamento de Recursos Minerais – DRM/RJ.
O Projeto de Mapeamento das Nascente visa a identificação, divulgação e proteção dos monumentos geológicos fluminenses, patrimônio de todos os cidadãos.
Este projeto tem o objetivo de conscientizar a população de como é importante a conservação das nascentes de Santo Antônio de Pádua e do bem que ela traz a nossa população.
Esse projeto visa a orientação de jovens estudantes paduanos no sentido da produção de um trabalho de pesquisa sobre as águas minerais do município e disseminar conceitos sobre patrimônio geológico e geoconservação, com vistas à divulgação das necessidades de proteção das fontes e da construção de um espaço musealizado sobre a Água Mineral Iodetada de Pádua.
São realizados trabalhos de campo como:
a) Reconhecimento das fontes e seus problemas e possibilidades de uso;
b) Possíveis soluções para proteção das fontes;
c) Participação no projeto do Museu;
Os produtos esperados são:
􀂃 pesquisa histórica sobre as águas do município;
􀂃 identificação e inventário do patrimônio existente;
􀂃 ameaças ao patrimônio existente; e
􀂃 projeto para geoconservação - Museu.
Algumas das nascentes em que os trabalhos foram realizados:
Ponto
Coordenada X
Coordenada Y
Local
1
792709
7615791
Biquinha da Chácara Rua guanabara ao lado do N° 184
2
791703
7616325
Campinho Rua Francisco Ferreira da Silva Em frente ao N ° 174
3
791508
7616301
Fonte São Sebastião Rua Carlos Martins Moreno-Rua da Igreja de São Sebastião
4
790951
7615949
Água Farol Bairro Farol
5
790209
7615278
Haras Jaime Simão Bairro São José
6
791811
7615203
Água Iodetada Bairro Centro
7
802000
7623119
Água Solú Ibitiguaçu
8
801648
7622718
Açude à montante da Água Solú
9
801599
7621418
Pequena surgêcia com queda d’agua Próximo a água Solú Foliação NE-SW com mergulho forte para SE

“Avaliação dos impactos ambientais das pedreiras”
Artur de Souza Pereira¹, Viviani Silveira Fernandes¹, Ana Paula Silveira Fernandes¹, Vitor Nascimento²
1Colégio Estadual João Mauricio Brum – Boa Nova – Santo Antônio de Pádua
2Departamento de Recursos Minerais – DRM/RJ.
O projeto jovens talentos de Santo Antonio de Pádua tem por objetivo orientar as pessoas envolvidas em atividade em mineradora no município a dar uma finalidade mais correta rejeitos que para as pedreiras, não tem nenhum fim lucrativo e por isso são jogados nas encostas. Além desse problema existem vários outros que são: a mudança perfil topográfico, a emissão de poeira e gases na atmosfera impactos no solo e na biota.
Apesar desses aspectos negativos, essa atividade contribui na economia local, pois boa parte da população tem como principal fonte de renda, a atividade mineradora, que não exige nenhum grau de escolaridade.
Uma de nossas metas não é dar fim a atividade, mas amenizar os impactos causados pela mesma.
Parte da metodologia foi à ida ao campo, para observar o destino do rejeito produzido pelas pedreiras e o de sua matéria prima.
A orientação é que esse rejeito seja usado na fabricação de brita, e o pó, oriundo do processo de britajem da pedra, seja encaminhado para a Argamil. Essa ação possibilitaria uma melhoria da qualidade do meio ambiente.
Palavras-chave: Impacto ambiental, pedreira, meio ambiente

História
‘Relações de poder, violência e subjetivação entre parceiros íntimos: Rio de Janeiro, início do Século XX”
Francielle Alves Leal1, Ingrid Fernandes Machado1, Luiz Maicon Ramos Rosa2, Fábio Henrique Lopes3 –
1C.E. Min. Raul Fernandes – Vassouras, RJ.
2 C.E. Santa Rita – Vassouras, RJ.
3 Universidade Severino Sombra (USS-Vassouras/RJ) – Curso de História.
A partir dos casos de violência entre parceiros íntimos divulgados pela imprensa da cidade de Vassouras (RJ), no início do século XX, foi possível compreender de que forma a prática, o uso e as diversas maneiras de conceber e perceber esse tipo de violência ajudaram a constituir determinadas relações de poder entre homens e mulheres, ao mesmo tempo em que foram permitidas por históricas referências da violência, do masculino e do feminino. Como fica evidente em diversos casos, a utilização da violência ajudava a manter determinados, e históricos, papéis femininos em uma sociedade tipicamente patriarcal. Neste contexto, a violência era percebida como uma atitude tipicamente masculina, permitida por um padrão, também histórico, de masculinidade. Ao mesmo tempo, as relações entre parceiros íntimos, marcadas pela violência, ajudavam a compor o que se poderia chamar de “ideal feminino” ⎯ de delicadeza, resignação, submissão e fraqueza ⎯ bem como do “ideal masculino” ⎯ de força, virilidade, agressividade, dominação e superioridade. Por outro lado, alguns casos embaralhavam e complexificavam os papéis, lugares e referências de gênero e de violência. Relações cotidianas marcadas pela violência que impedem a naturalização do que é, na verdade, uma construção social e histórica, ou seja, a agressividade não é um atributo natural dos homens, apesar de a maioria dos casos ser praticada por eles. Os principais casos são de violência física, sexual e emocional. Essas agressões ou tipos de violência acima mencionados foram praticados entre e por parceiros íntimos, isto é, entre homens e mulheres que mantinham algum vínculo íntimo, emocional e/ou sexual regular, entre casais legalmente e/ou religiosamente concebidos, mas também entre amantes, companheiros e namorados. Cabe ressaltar que não foram descartados para estudo e análise os casos envolvendo ex-casais, ex-parceiros íntimos envolvidos em atos e práticas de violência exatamente por causa de relações íntimas desfeitas. Por fim, percepções sociais da violência também foram identificadas, pluralizando, assim, a abordagem e a análise dos casos encontrados e divulgados pela imprensa.
Palavras-chave: violência; parceiros íntimos; relações de poder, relações de gênero.

“O vassourense e as formas e discussões urbanas na cidade de Vassouras 1882/88”
Layana Lima de Barros1, Fernanda Mara Silva Bastos2, Lúcia Silva3
1 Colégio Estadual Santa Rita
2 Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes
3 Programa de mestrado em História Social da universidade Severino Sombra – USS
Vassouras nos anos de 1880 possuía um jornal semanal e, mesmo sabendo que apenas 1.091 pessoas na freguesia sabiam ler e escrever, a idéia é reconstituir a imagem da cidade por quem fazia o periódico e por quem lia, ainda que seja muito próxima daquela feita pela classe dominante. A pesquisa gira em torno do levantamento dos artigos que tinham como objeto os problemas da cidade, a identificação dos argumentos utilizados na construção destes problemas e do
levantamento dos comentários dos leitores, nas seções de cartas, sobre as discussões travadas na cidade.
Sabe-se muito pouco da vida na cidade, já que a estrutura produtiva se concentrava nas fazendas de café, mas as pistas levantadas nas notícias e artigos do jornal nos dão conta de uma população que começava a criar relações identitárias utilizando a paisagem construída, ou seja, o meio urbano.
O primeiro número circulou em 19 de fevereiro de 1882, saia aos domingos, o redator era Lucindo Filho e o gerente João Julião Manso Sayão. Os primeiros números identificaram três problemas urbanos: a precariedade da comunicação interna do município, o cemitério e a ruína do teatro. Das três, a construção e o melhoramento das vias internas eram recorrentes no periódico. A idéia de isolamento era acionada nos artigos e notícias sobre a necessidade da ferrovia e melhoria das estradas
No conjunto, a imagem da cidade que surge no periódico era de um centro dotado de infra-estrutura embora as localidades não se articulassem ao core urbano, principalmente pela precariedade das vias publicas. A freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Vassouras, segundo o jornal, possuía uma escola para moças, escola municipal, um livreiro, “rede” telefônica, um teatro (ainda que em ruínas), uma biblioteca (fruto da doação em testamento de Caetano Fourquim) e ligação direta com a cidade do Rio/Corte, por meio da ferrovia.
A partir deste periódico é possível perceber que apesar parco funcionamento existia uma estrutura urbana, como recolhimento de lixo, limpeza das ruas, mas as epidemias assolavam sempre os verões, daí o problema do cemitério, o que efetivamente mobilizava a redação era a integração da malha viária. Esta mobilização podia ser lida semanalmente, principalmente porque os articulistas veiculavam a idéia de maior integração intramunicipal com desenvolvimento econômico da região. Não se deve esquecer que naquele período a produção cafeeira, apesar de principal produto do município, já não tinha o peso dentro da economia nacional, como começa a ter a plantação paulista. Talvez seja por isso que ao lado de notícias de limpeza e consertos de ruas, buscava-se mostrar a necessidade de integrar essas vias às demais.
A impressão que se tem com a leitura destes jornais era que a cidade tinha seu coração na estação e não na praça, o trem trazia todas as modernidades e levava a produção. Vassouras pulsava também ao ritmo do trem. Este novo olhar encaminhará uma nova dinâmica na pesquisa.

Matemática
“Software educativo para apoio ao ensino da Matemática: um exemplo sobre o estudo de triângulos”
Ana Gabriela Fortunato dos Santos Alves1, Raquel de Castro Saldanha da Silva1, Janaina Veiga Carvalho2, Carlos Vitor de Alencar Carvalho2
1Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes 2Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Matemática – Universidade Severino Sombra – USS – Vassouras – Rio de janeiro
Atualmente, o rápido avanço e desenvolvimento da informática têm proporcionado às escolas a inclusão de computadores para as mais diversas tarefas, uma delas é utilizá-la como apoio à Educação. A informática deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores, cabendo a esses últimos e à escola promover a integração aluno/computador. Uma das formas de utilizar essas tecnologias como apoio ao ensino é através de um sistema computacional. Ele pode ser o elo de ligação entre os professores e os alunos e o seu o objetivo é ajudar a melhorar o processo de ensino e de aprendizagem, de um conteúdo ou assunto educacional. O ensino da Matemática nas escolas apresenta-se na
maioria das vezes como uma ciência exata e pronta, que exige do aluno uma fantástica memória para guardar conceitos, regras, definições, fazendo desse um receptor passivo. Essa nova ferramenta é mais uma alternativa de estimular o ensino da Matemática para que ele seja mais atrativo, criativo e interessante, fazendo com que os próprios estudantes passem a sujeitos ativos no processo de ensino e de aprendizagem. Com base nestas breves reflexões, este trabalho mostra o desenvolvimento de um sistema computacional com interface gráfica para apoio ao ensino da Matemática sobre o estudo de triângulos. O sistema possibilita aos estudantes juntamente com seu professor inserir informações sobre os lados de um triângulo e obter resultados numéricos e gráficos do mesmo.
Palavras-chave: Educação Matemática; Software Educacional; Geometria Plana

“Polígonos estrelados e os números primos”
Douglas Duarte de Souza1, Aline Lebre X. da Rosa1, Estela Kaufman Fainguelernt2
1 -Bolsistas do Projeto Jovens Talentos
2 -Universidade Severino Sombra
(estelakf@globo.com)
Este relato é uma das atividade realizadas com alunos do Ensino Básico que participam do projeto “A Análise Matemática Visitando a Escola Básica”, que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Cultura e Cidadania (GPEMCC), por professores da Universidade Severino Sombra e agora por alunos do Ensino Básico ligados ao Projeto Jovens Talentos, da FAPERJ, onde estamos promovendo a reflexão sobre conceitos pertinentes à Análise Matemática que são aplicados na Matemática desde a Educação Básica. Introdução: Um dos objetivos do Grupo é refletir sobre os conceitos pertinentes a Análise Matemática usada no Ensino Básico, como por exemplo, trabalhar com os números primos na construção ou não de polígonos regulares estrelados. Materiais ou Métodos: Por meio das construções geométricas dos polígonos estrelados utilizando material de desenho auxiliando-os no desenvolvimento do raciocínio espacial possibilitando a reconstrução de conceitos matemáticos, como por exemplo, as noções de polígono regular estrelado, números primos e descobrir que relações podem ser encontradas. Resultados e Discussão: As discussões sobre a maneira de se construir os polígonos estrelados levaram os alunos a descobrirem que quando se aumentava o número de lados dos polígonos inscritos em uma circunferência eles mais se aproximavam da circunferência o que levou um dos alunos a perguntar se a circunferência não era o Limite de inscrição de polígonos regulares quando se aumentava indefinidamente o número de lados na sua construção.
Resultados Parciais: Observamos que os alunos participaram ativamente e resolveram estas atividades com prazer, descobrindo e recordando as noções de múltiplo e divisor. Relacionaram os polígonos regulares, cujo o número de vértices era maior que quatro, com os números primos.
Palavras Chaves: visualização, polígono estrelado; número primo, construções Geométricas.

“Polígonos regulares”
Raphaela Ferreira de Freitas1, César Augusto Dias de Freitas2, Luis H. Guillermo F3
1Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos
2Colégio Estadual Dr. Félix Miranda
3Laboratório de Ciências Matemáticas / Prof. Luis H. Guillermo F./UENF.
Os polígonos regulares, tais como o triangulo eqüilátero, o quadrado, o pentágono regular, são as figuras geométricas mais simples da Geometria Plana. Qualquer polígono regular pode ser inscrito numa circunferência de um certo raio r; assim sendo, são estabelecidas algumas relações entre este raio, o lado e a apótema do polígono. Também são exibidas as fórmulas referentes aos ângulos central, interno e externo em função do número de lados do polígono. Um exemplo interessante destes polígonos: as raízes n-ésimas da unidade,{}/1{cos(2/)sin(2/)/0,1,2,,1}nzzkniknknππ∈==+=−􀀀L,constituem os vértices de um polígono regular de n lados inscrito na circunferência unitária . Com este intuito, são apresentados os conceitos básicos sobre funções trigonométricas de um arco da circunferência unitária. As ilustrações das figuras apresentadas foram confeccionadas usando alguns aplicativos computacionais: MATHEMATIC, WINPLOT; por exemplo. 221xy+=
Palavras-chave: polígonos regulares, polígonos inscritos, raízes da unidade

“Aplicações da Função Quadrática”
John Lennon Guedes Ferreira1, Marcia Costa Chaves2.
1 Bolsista: CIEP 156 – Dr. Albert Sabin.
2 Orientadora: UFRRJ/ ICE/DEMAT.
O estudo sobre aplicações da função quadrática nos conduziu a um estudo do gráfico de tais funções, ou seja, da parábola. No desenvolvimento do trabalho, procurou-se contemplar a sua forma algébrica através de deduções de fórmulas; bem como a sua forma geométrica, explorando a sua definição. Uma parábola é o conjunto dos pontos do plano que distam igualmente de um ponto F denominado foco e de uma reta d denominada diretriz. A reta perpendicular a diretriz, baixada a partir do foco, chama-se eixo da parábola. Prova-se que, a reta tangente à parábola num ponto P faz ângulos iguais com a reta paralela ao eixo e com a reta que une o foco a esse ponto. Além disso, da Física, temos que, quando um raio incide sobre uma superfície refletora, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Esses dois últimos resultados justificam teoricamente as aplicações que descreveremos. Se girarmos uma parábola em torno do seu eixo, ela vai gerar uma superfície chamada de parabolóide de revolução, que se espelhada da origem a duas importantes aplicações das funções quadráticas. A primeira delas é o farol de um carro. Ao ligar faróis de um carro, os raios de luz proveniente da lâmpada que se encontra no foco da parábola incidem num espelho parabólico e são refletidos paralelamente ao eixo de simetria, clareando dessa maneira a estrada. A segunda são as antenas parabólicas que apesar de não refletir luz, são espelhos. Se as ondas eletromagnéticas emitidas por um satélite, atingirem uma antena parabólica ocorrerá à reflexão desses raios ao foco da parábola, onde está um aparelho receptor que converterá as ondas eletromagnéticas em um sinal que a TV transformará em ondas, que são os programas. As aplicações estudadas e desenvolvidas no decorrer deste trabalho fizeram com que o aluno observasse mais atentamente, o que está ao seu redor, pois faróis e antenas parabólicas são objetos comuns. Além disso, fez com que ele pudesse perceber a relação entre as aplicações e os conteúdos estudados nas disciplinas de Matemática e Física.
Palavras-chave: Função Quadrática; Aplicação da Parábola; Propriedade notável da parábola

Pedagogia
“Inclusão de alunos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades nas escolas municipais de Santo Antônio de Pádua: impasses e possibilidades.’
Jenifer Cirene Alves da Silva1, Érika Felix Lucas1, Maria Goretti Andrade Rodrigues2 1Curso de Formação de Professores do CIEP 469 Anaíde Panaro Caldas – Santo Antônio de Pádua – RJ.
2Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF.
O movimento da inclusão considera necessária uma política pública que tenha como objetivo a modificação do sistema, a organização e estrutura do funcionamento educativo, e a diversidade como eixo central do processo de aprendizagem na classe comum. As Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica determinam que os sistemas escolares se organizem para o atendimento na classe comum, mediante a elaboração de projetos pedagógicos orientados pela política da inclusão. No projeto político pedagógico deve estar claro o compromisso da escola com o êxito no processo de ensino e aprendizagem, com o provimento de recursos pedagógicos especiais necessários, apoio aos programas educativos e capacitação de recursos humanos para atender às demandas desses alunos. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar a trama de fatores envolvidos no processo de inclusão de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento a altas habilidades nas escolas municipais, os maiores impasses encontrados e as possibilidades construídas. Como metodologia utilizamos a pesquisa participante, definida como uma negociação entre os pesquisadores e os atores envolvidos no setor em foco, que participam ativamente das decisões e nas tarefas de investigação e intervenção organizacional, tornando-se co-pesquisadores de sua própria realidade. Além da ampliação da revisão da bibliografia, propomos uma pesquisa documental com a análise de conteúdo dos projetos políticos pedagógicos das escolas e o levantamento do número de alunos em situação de inclusão apontados pelas
mesmas. Como principais contribuições ao campo de estudo, os resultados da pesquisa em foco irão fortalecer as discussões sobre inclusão no cenário nacional com os dados levantados e a análise pretendida, como também poderão fornecer importantes subsídios para formulação de políticas públicas.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Professor Reflexivo; Responsabilidade Compartilhada.

Química
“Jogo de tabuleiro para o ensino de Química”
Rafael Mendonça Peçanha1, Milena Diniz Lessa2, Larissa Codeço Crespo2, Rosana A. Giacomini2, Walter Ruggeri Waldman2
1Colégio Estadual João Coelho da Silva – São João da Barra
2Laboratório de Ciências Químicas – Centro de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Os jogos educativos são excelentes recursos de ensino, uma vez que eles complementam e modificam a rotina das aulas, aumentam o interesse dos alunos pelas mesmas, ajudam no desenvolvimento da concentração e do convívio social e proporcionam uma forma dinâmica de aprender. Reconhecendo a importância deste recurso educacional, este trabalho propõe a utilização de jogos educativos nas aulas de Química. Apresentaremos os resultados do jogo “Serpentes e Escadas” para o ensino dos conceitos iniciais da termoquímica, aplicado em uma turma do Colégio Estadual João Coelho da Silva localizado em São João da Barra/RJ. Este jogo foi adaptado do jogo de tabuleiro infantil “Serpentes e Escadas”, com a introdução de cartas contendo o conteúdo de química, neste caso a termoquímica, de forma contextualizada, para atingir o objetivo educacional. O tabuleiro e as cartas foram confeccionados com materiais de baixo custo, como papel cartão, cola e tesoura. Também foram utilizados peões e dados de material plástico. Também foram utilizados peões e dados de material plástico.
O tabuleiro possui 64 casas, com desenhos de serpentes e escadas. O objetivo é ser o primeiro a chegar à casa denominada “fim”, porém, nas casas com serpentes ou escadas no decorrer do jogo, os jogadores devem responder à perguntas relacionadas aos processos endotérmicos ou exotérmicos. Nestes casos, acertar ou errar as respostas resulta em avançar no tabuleiro ou voltar casas, respectivamente. A atividade envolveu 17 alunos da 3ª Série do Ensino Médio e, ao final, foi aplicado um exercício individual com 6 alternativas relacionadas ao conteúdo trabalhado no jogo e um questionário para saber a opinião dos alunos sobre o jogo aplicado. O percentual de alunos que relacionou de forma correta as 6 alternativas foi igual a 64%, 24% acertou 5 e 12% acertou 4 alternativas. Ressaltamos que 82% dos alunos acharam o jogo muito legal e 18% achou legal. Segundo 100% dos alunos, o jogo contribuiu para o aprendizado do conteúdo e o mesmo não apresentou dificuldade em sua utilização. Este resultado mostrou que o jogo proposto foi um recurso educacional válido para o ensino de Química. A professora relatou ainda, que o jogo despertou interesse e capacidade investigativa dos alunos e os mesmos ficaram envolvidos pela atividade na sala de aula.
Palavras-chave: jogos educativos; ensino de química; construtivismo.

“Misturas de Polietileno e Galactomanana”
Nathalia Nogueira de L. Ribeiro, Marisa Rocha
IPRJ – UERJ – Nova Friburgo
O engajamento da indústria na causa ecológica não colide com a quantidade de plástico reciclada no país, estimada na faixa de 250.000 toneladas ao ano. Dentro deste contexto, o polietileno, que representa o maior volume de polímeros termoplásticos em uso na atualidade (cerca de 64%), é encontrado em uma ampla faixa de aplicações como, por exemplo, na fabricação de embalagens, sacolas, garrafas, utensílios domésticos e hospitalares, entre outros, os quais são descartados em
um curto período de tempo mas, permanecem por um longo período no meio ambiente. Uma das alternativas para resolver o problema do acúmulo de lixo plástico no ambiente é através da produção de polímeros ambientalmente degradáveis.
Considerando que o controle do lixo plástico no ambiente é de extrema importância e que a idéia de promover a biodegradabilidade de polímeros sintéticos pela adição de biopolímeros em suas formulações possui um vasto potencial de aplicação, tal projeto tem por objetivo avaliar o efeito da adição de diferentes teores de polímeros degradáveis, galactomanana e polihidroxibutirato (PHB), ao polietileno de baixa densidade (LDPE).
Tais misturas poliméricas estão sendo avaliadas quanto as propriedades mecânicas, como resistência à tração, resistência ao impacto e resistência à flexão em relação ao polímero puro (LDPE) e também serão avaliadas quanto à biodegradabilidade. Além disso, a caracterização térmica e as propriedades reológicas das blendas também serão consideradas. Com os ensaios de tração realizados até o momento, observou-se uma diminuição das propriedades físicas das misturas em relação ao LDPE puro, resultado considerado satisfatório para o objetivo preterido.

FAETEC
“Linguagem em Movimento: a Renovação do Cinema Norte-Americano dos Anos 70”
Bárbara Fonseca, Camila Kochdoski, Hannah Ferreira da Cunha, Lidiane Rodrigues, Lucileide Matos, Marina Sarmento da Silva, Sabrina Pereira da Cruz e Victor Raphael Vidal*
Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch/FAETEC - Prof. Dr. Antonio Cícero Cassiano Sousa
O tema do projeto de pesquisa é a formação e renovação da linguagem cinematográfica, desenvolvido em duas fases. A primeira abordou a invenção da linguagem na década de 10 e a renovação dos anos 60, conhecida como cinemas novos. A fase atual trata das modificações na produção norte-americana dos anos 70, denominada nova Hollywood. Esse momento é inaugurado em 1968, com os efeitos especiais computadorizados de 2001 - Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. Estabelecemos, como marco final desta fase, 1977, quando é lançado Guerra nas Estrelas, de George Lucas.
Nos anos 70, a indústria cinematográfica estadunidense foi altamente influenciada pelas revoluções culturais da época, a crise do petróleo e a guerra do Vietnã. O público jovem se viu abarrotado de informações e acontecimentos inquietantes, que não se adequavam aos padrões conservadores de Hollywood.
A saída foi inovar, diretores visionários como Martin Scorsese, George Lucas, Brian de Palma, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg entraram em cena, criando a cara do cinema hollywoodiano atual. Temas ousados foram a chave do sucesso da época: a psique humana em Laranja Mecânica (dir. Stanley Kubrick, 1971); uma violência realista em Touro Indomável (dir. Martin Scorsese, 1980); e temas futuristas, nos casos de Star Wars - Uma nova esperança e 2001- Uma Odisséia no Espaço são alguns exemplos.
Repletos de inovações tecnológicas, roteiros inovadores e elenco jovem, esses e outros filmes foram sucesso de bilheteria e crítica em sua maioria, tornando-se ícones do cinema contemporâneo.
Qual o novo papel da câmera frente às novas tecnologias, especialmente, o computador?
Quais as contribuições mais relevantes dessa nova “escola” à linguagem cinematográfica?
Os resultados da pesquisa apontam para a identificação de questões que perpassam os diferentes filmes: a viagem em busca da verdade interior ou a razão da existência e do universo - uma odisséia para a cidade natal ou depois de Júpiter. Como as relações interpessoais estão sendo redefinidas e a presença cada vez maior das máquinas no cotidiano. O novo papel da câmera aparece notadamente na mobilidade acentuada e na exuberância da fotografia.