15 de novembro de 2013

CADERNO DE RESUMOS 2013



JORNADA 2013



UNIFESO - TERESÓPOLIS

DEZEMBRO 2013
ARQUEOLOGIA

MUSEU NACIONAL

"HOLOCHILUS BRASILIENSIS (MAMMALIA-RODENTIA), IDENTIFICAÇÃO EM MATERIAL PROVENIENTE DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO FAZENDA MACACU, ITABORAÍ, RJ."
Nino Neves Peixoto¹, Julia de Carvalho Marconi¹, Martha Locks², Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão ²




¹Colégio Pedro II, Unidade Humaitá e .

²UFRJ, Museu Nacional, Departamento de Antropologia, Setor de Arqueologia


O material estudado pertence ao acervo do Departamento de Antropologia, Setor de Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ, e é proveniente da escavação do sítio arqueológico Histórico Fazenda Macacu, Itaboraí, RJ (lat. 22º39'28.27''S - long. 42º53'15.59''O), onde se encontram os remanescentes da Vila Santo Antonio de Sá (1567), com a concessão das sesmarias na região da baixada do Rio Macacu, visando à ocupação da área e estimulando a criação de engenhos de açúcar. Este trabalho dá continuidade ao apresentado na Jornada Jovens Talentos-2012, na qual apenas foram identificados o gênero e o dimorfismo sexual dos espécimes. Sobre a metodologia, nesta fase foram analisados 250 ramos mandibulares (face lateral e medial) e raros fragmentos de crânio com a finalidade de observar as diferenças interespecíficas do gênero Holochilus Brandt, 1835. Através da morfometria e de análises feitas nas estruturas ósseas das hemimandíbulas, compararam-se os exemplares das espécies de Holochilus brasiliensis (Desmarest, 1819), rato da cana e Holochilus sciureus Wagner, 1842, rato d’água, pertencentes à coleção do Setor de Mastozoologia, do Museu Nacional, UFRJ, além de bibliografias pertinentes. Das análises resultaram várias diferenças marcantes no ramo mandibular que são: a incisura entre os processos angular e condilar é mais rasa em H. brasiliensis; o formato do processo condilar difere entre as citadas espécies, e a cabeça do côndilo em H. brasiliensis ocupa a parte anterior e média desse processo enquanto em H. sciureus recobre todo o processo; a apófise da fossa que se estende entre os processos condilar e coronóide é central em H. brasiliensis e anterior em H. sciureus. Nos fragmentos de crânio, notou-se que tanto a região dorsal quanto ventral do pré-maxilar de H. brasiliensis são triangulares enquanto sinuosas em H. sciureus; o osso nasal é mais reto em H. brasiliensis e em H. sciureus segue o padrão da pré-maxila. Na morfometria pode-se verificar que o comprimento e altura da mandíbula são maiores em H. sciureus. Nos espécimes de H. brasiliensis notou-se que a cabeça do côndilo é anterior em 100% dos casos, que a fossa massetérica é em 82% rasa, que a apófise alveolar é central em 76,2%, que a incisura Côndilo - Processo Coronóide é mais aberta em 63%, que o forâmen mandibular em relação à linha do incisivo segue a mesma em 86,6% e os resultados da incisura condilo-angular e do forâmen mentoniano foram pouco expressivos. Essas análises objetivam facilitar a



identificação do material fragmentando: o tipo e a região óssea, o gênero e a espécie, assim como solucionar uma falha ocorrida nas definições das espécies, que é a ausência da morfologia e biometria do referido osso, por serem priorizadas outras partes como o crânio e a estrutura externa do animal. A mandíbula além de ser o osso responsável de parte da forma craniana (maxila, dentes, etc.), é o terceiro registro mais encontrado nas escavações arqueológicas, desta forma há necessidade de atenção especial ao citado osso. Demonstrou-se, assim a importância da mandíbula, que a mesma deve estar nas descrições específicas e espera-se, que os Mastozoólogos reconheçam o seu valor e que seja mais um recurso para a classificação zoológica.

Palavras Chaves: Arqueologia, Morfologia, Taxonomia, Sítio Arqueológico

UERJ

"CAMARGO, O ÚLTIMO NAVIO NEGREIRO. UMA ABORDAGEM ARQUEOLÓGICA"


Valdinei Bastos 1 Waldilea de Souza1, Kayo Arantes2, Gabriella Stephanne3, Rozeany Lira3, Igor Martins2 . Nanci Vieira de Oliveira4

1 C.E Almirante Alvaro Alberto

2 C. E Roberto Montenegro

3 CIEP 495

4 Universidade do Estado do Rio de Janeiro
A referida pesquisa se baseia em levantamentos da arqueologia subaquática e histórica como meios investigativos para compreender todo contexto de uma prática que marcou a formação do Brasil, o tráfico negreiro africano. Mais especificamente, a pesquisa se volta para o Brigue norte americano Camargo, possivelmente o último navio negreiro a desembarcar no Brasil, pelo menos registrado oficialmente. Este foi naufragado em meados do século XIX; no porto de Bracuhí, Angra dos Reis, pela própria tripulação sob as ordens de seu capitão Nathaniel Gordon.

A metodologia utilizada consistiu em análises de teses em arqueologia subaquática e vida marítima, entrevistas com mergulhadores e moradores, bem como documentos do Mistério da Justiça e da Presidência da Província da época. Não utilizamos investigação de campo através de mergulho devido à falta de prática e de recursos.

Atualmente ainda restam destroços do navio, porém, segundo relatos de mergulhadores que estiveram recentemente no local, muito do que sobrou se encontra soterrado por sedimentos e partes da estrutura foram furtadas por mergulhadores.

"A CASA ANTIGA GUARANI"


Alexandro Kuaray Mirim1, Genilson Karai1, Josimar Wera Mirim1, Flavia Ara Poty1, Nanci Vieira de Oliveira2

1 Aldeia Itaxim Mirim – Paraty Mirim

2 Universidade do Estado do Rio de Janeiro
A proposta de trabalho foi acompanhar e registrar todos os movimentos da construção da Casa Antiga de acordo com os mais velhos da Aldeia Itaxim Mirim, em Paraty Mirim. O objetivo foi resgatar a técnica utilizada no passado e, ao mesmo tempo, colaborar no projeto turístico da aldeia.

A construção da casa foi baseada na memória de Miguel Karai Tataendy, que é o cacique da Aldeia. A casa tradicional tem por objetivo desenvolver o turismo na aldeia, de forma a divulgar a cultura Guarani. Todo o processo foi acompanhado por entrevistas, registros fotográficos e escritos.

Assim, pretendemos apresentar os resultados dos registros realizados durante a construção e discutir a importância do projeto para os jovens da aldeia como forma de aprendizagem e conscientização da importância das tradições.

ARQUIVOLOGIA

MUSEU NACIONAL

"CADERNOS DE CAMPO: RETRATOS DA PESQUISA ANTROPOLÓGICA RURAL"


Ana Letícia da Costa Siqueira1, Jorge Dias da Silva Junior, Marco Antonio Vieira, Luciana Pereira Rodrigues²

1Colégio Pedro II

2Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional da UFRJ (SEMEAR/MN/UFRJ).
Os arquivos são lugares de memória que preservam documentos que testemunham a história de uma pessoa (arquivo privado) e/ou de uma instituição (arquivo institucional). No Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a Seção de Memória e Arquivo (SEMEAR) que exerce essa função, custodiando documentos desde a época de criação da instituição, em 1818. São documentos sobre o Museu Nacional como instituição científica, como também, sobre cientistas e pesquisadores que por ali passaram deixando sua contribuição para a ciência brasileira. Esses documentos são organizados separadamente por sua origem e ao conjunto de documentos de uma única origem denomina-se "Fundo". Apresenta-se, o Fundo Lygia Sigaud (1945-2009), antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, sob a ótica da importância de sua preservação para a memória da Antropologia brasileira, vez que esses documentos mostram a trajetória acadêmica da titular, assim como, as pesquisas realizadas, principalmente, no Nordeste do Brasil, no sertão pernambucano.

No presente trabalho, apresenta os "Cadernos de Campo" foram escritos pela antropóloga, seus orientandos e alguns pesquisadores, entre os anos 70 e 80,

buscando entender o cenário e os personagens da reforma agrária do interior Pernambuco.

Palavras-chave: Preservação de arquivos. Fundo Lygia Sigaud. Antropologia – Brasil – Região Nordeste. Antropologia- história. Cadernos de campo.

"A VISÃO DE HELOÍSA FÉNELON SOBRE O CANDOMBLÉ CARIOCA REVELADA PELO ACERVO DA SEMEAR/MN/UFRJ"


Gisele Barros da Silva1 e Anna Carolina Oliveira Nunes¹; Andressa dos Santos Rodrigues2; Maria das Graças Freitas Souza Filho2, Maria José Veloso da Costa Santos2;Gustavo Alves Cardoso Moreira2.

1Colégio Pedro II

2 MUSEU NACIONAL
RESUMO: Maria Heloísa Fénelon Costa, antropóloga do Museu Nacional, destacou-se no estudo das culturas indígenas brasileiras, entre elas a do povo Karajá, cujas manifestações artísticas pesquisou no início de sua carreira. Entretanto, a leitura de seus diários também revela um significativo interesse pelas culturas afro-brasileiras, que ficou registrado em um caderno de 1984 preenchido com anotações sobre as visitas a uma casa de candomblé localizada no bairro de Pilares, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Fénelon observou, além da liturgia e dos aspectos arquitetônicos e artísticos da casa, características socioeconômicas de seus frequentadores. As estagiárias, após a transcrição e fichamento do referido caderno, efetuarão uma análise do material com base em leituras complementares de textos de especialistas no tema.

PALAVRAS-CHAVE: Preservação de arquivos; Antropologia – Brasil – Região Sudeste; Fundo Heloísa Fénelon; Diários; Candomblé.




BIOLOGIA

UENF

"EFEITO DE METALOFÁRMACOS SOBRE MICROORGANISMOS E CÉLULAS TUMORAIS"


Joyce Narcizo de Souza1, Estéfany Braz Toledo2, Cristiane Fernandes Horn3, Olney Vieira da Motta4, João Carlos de Aquino Almeida5

1Aluna do Colégio Estadual Máximo de Azevedo e bolsista do projeto jovens talentos – FAPERJ

2 Graduanda em Lic. Biologia na Universiade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

3 Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/LCQUI - CCT

4 Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/ LSA - CCTA

5 Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque California, CEP: 28013-602 – Campos dos Goytacazes - RJ; jalmeidaa@gmail.com
A resistência que vem sendo apresentada por diversos microorganismos aos fármacos tradicionais está se tornando um crescente problema de saúde pública, sendo observada para quase todos os antibacterianos disponíveis comercialmente.

Para atacar esta ameaça em curto prazo, as estratégias vêm sendo focadas na busca de novos agentes antibacterianos ativos contra microrganismos multirresistentes. Eles precisam ter amplos espectros de atuação, baixa toxicidade e atuarem de forma alternativa quando comparado aos medicamentos já existentes, contornando assim os problemas de resistência desenvolvidos pelos microorganismos aos medicamentos já disponíveis comercialmente.

Dentre os gêneros das bactérias mais nocivas ao homem e aos animais, encontra-se o Staphylococcus. Os Staphylococcus são células esféricas Gram-positivas, não móveis, não-flagelados, cujas células medem entre 0,5 – 1,5 m de diâmetro, que ao crescerem se dispõe em cachos irregulares semelhantes a cachos de uvas. Este gênero possui 27 espécies conhecidas, dentre elas a Staphylococcus aureus.

Staphylococcus aureus é uma bactéria comumente encontrada na pele, sendo o principal agente causador de infecções intramamárias ou mastites contagiosas em rebanhos leiteiros e em mulheres no período de amamentação. Em humanos, ela causa ainda impetigo, foliculite, pneumonia, endocardite, osteomielite, furúnculo, meningite, infecções urinárias, intoxicação alimentar, septicemia e síndrome do choque tóxico. É a segunda maior responsável por infecções hospitalares, aumentando o número de mortes em 35%. Além disso, constatou-se que 95% dos pacientes infectados com S. aureus no mundo não respondem à primeira linha de antibióticos como a penicilina ou ampicilina.

Vários compostos de coordenação têm sido sintetizados visando a obtenção de novos compostos que apresentem atividade frente a S. Aureus. Nosso grupo vem, portanto, propondo um projeto voltado à análise das alterações ultraestruturais causadas por compostos de coordenação, sintetizados por nossos colaboradores do LCQUI, que atuem como agentes antibacterianos ativos contra microrganismos multirresistentes, no nosso caso, contra a S. aureus, visando à melhor compreensão dos mecanismos fisiológicos deflagrados pela ação dos mesmos.



Para tanto, células tratadas com diferentes concentrações dos compostos, ZnHBPA e ZnBMPA, e tempos de incubação (4h, 6h, 12h, 24h), são fixadas, processadas e analisadas em microscopia eletrônica de transmissão e microscopia eletrônica de varredura.

Por estudos de microscopia eletrônica de transmissão, foi possível observar que a atividade antibacteriana dos compostos pode ser associada com a provável desagregação da parede celular e inibição da divisão celular. A ação do composto ZnBMPA parece ter levado à desagregação da parede celular e ao aparecimento de grânulos; a célula apresentou uma divisão irregular e houve condensação do DNA. Já na observação das células com ZnHBPA, pôde-se ver que este promove danos nas paredes celulares e depois de 24h de incubação já apresentavam um grande número de microorganismos destruídos. Posteriormente verificaremos por microscopia eletrônica de varredura se as drogas utilizadas alteram a formação de biofilme e das colônias.

Com base nos resultados, a atividade inibitória obtida para os complexos apresentados no presente estudo, pode ser capaz de fornecer uma boa atividade antibacteriana e pode ser capaz de ultrapassar a resistência antibacteriana de S. aureus. Portanto, podemos sugerir que estes compostos são valiosos como protótipos para o desenvolvimento de novos metalofármacos para a atividade antibacteriana.

"CRIAÇÃO DO INSETO GALLERIA MELLONELLA (LEPIDOPTERA: PYRALIDAE) VISANDO A PRODUÇÃO MASSAL DE NEMATÓIDES ENTOMOPATOGÊNICOS¹"


Myllena Manhães Martins², Anália Arêdes³, Cláudia de Melo Dolinski4



¹Projeto de Extensão do programa jovens talentos – FAPERJ

²Aluna da E.T.E João Barcelos Martins e bolsista do projeto jovens talentos - FAPERJ

³ Aluna de Mestrado em Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

4 Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia, CEP: 28013-602 – Campos dos Goytacazes - RJ
Resumo: Nematóides entomopatogênicos (NEPs) podem ser encontrados em diversas regiões, e infectam uma grande variedade de insetos sem gerar nenhum dano às plantas e outros animais, dessa forma, vêem sendo utilizados como agentes de controle biológico de pragas em diferentes sistemas de manejo. Estudos realizados comprovam que as bactérias que o NEP carrega se multiplicam rapidamente causando infecção generalizada e morte do inseto. Existem duas formas de multiplicação desses nematoides, in vitro onde os nematoides são multiplicados em meio de cultura próprios para bactéria e in vivo onde as lagartas da espécie Galleria mellonella L. (Lepidoptera: Pyralidae) são utilizadas para sua multiplicação. Esse trabalho objetivou a melhoria da criação de G. mellonella visando a multiplicação dos NEPs para uma futura aplicação a campo. As mariposas de G. mellonella foram depositadas em vidros com papel na tampa para oviposição. Esse papel com ovos foi cortado e colocado em potes com a dieta especial preparada anteriormente. Essa dieta contém 400 g de farelo de trigo, 200 g de leite em pó desnatado, 120 g de levedo de cerveja, 200 g de gérmen de trigo, 153 mL de mel e 82 mL de glicerina. As lagartas foram acondicionadas em potes plásticos a 28 oC até atingirem o tamanho de 2,5 g. As lagartas provenientes da criação fora utilizadas para multiplicação de diversas espécies de nematóides entomopatogênicos. Essa produção de NEPs in vivo possui como vantagem o baixo custo e o baixo investimento em pessoal. Esses fatores são importantes para que possam ser utilizados por produtores interessados em controle biológico.




"MONTAGEM E ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL BOTÂNICO DO ACERVO DO HERBÁRIO UENF, CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ."


Carlos Eduardo Machado do Rosário Pinheiro¹, Daiane Cristina Galvão do Espirito Santo¹, Mariana Alves Faitanin², Camila Terra Ribeiro³, Maria Cristina Gaglianone4, Marcelo Trindade Nascimento5



1.Bolsista Jovens Talentos l,Colégio Estadual Dr. Máximo de Azevedo; 2. Bolsista de Extensão, Herbário UENF; 3. Bolsista de Universidade Aberta, Herbário UENF; 4.Orientador, professor do Laboratório de Ciências Ambientais- UENF; 4.Curador, professor do Laboratório de Ciências Ambientais- UENF.


Herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e a flora de uma determinada região. As coleções de herbário são as mais poderosas ferramentas para o conhecimento sistemático e o entendimento das relações evolutivas e fitogeográficas da flora de uma determinada área, permitindo uma documentação permanente da composição florística destas regiões. O Herbário UENF (HUENF) é formado por coleções botânicas oriundas de diferentes regiões do Norte e Noroeste Fluminense que apresentam diferentes fisionomias. O objetivo deste trabalho é a organização e a montagem do material botânico, coletado por especialistas e estudantes, além daquele proveniente de doações de amostras botânicas pela comunidade científica do estado do Rio de Janeiro. Todas as amostras botânicas coletadas e prensadas passam por um processo de triagem e manutenção através de limpeza e proteção com naftalina, descontaminação com álcool e permanência no freezer por 48h. Após este processo, o material é costurado em cartolina ("blusa") e envolvido por papel Kraft ("saia"), ambos no padrão internacional de herbários. O acervo do HUENF, atualmente, é formado por 9372 exsicatas registradas. A crescente ampliação do acervo vem fortalecendo a consolidação do Herbário UENF e consequentemente ampliando o seu reconhecimento como instrumento imprescindível paraa conservação e manutenção da biodiversidade.

Palavra-chave: Herbário, botânica, coleção científica.

FAETEC MIRACEMA

"ESTRUTURA E MONTAGEM DE UM BORBOLETÁRIO: UMA ANÁLISE FÍSICA, AMBIENTAL, E SUAS PARTICULARIDADES."


Gabriel de Moura Mello¹, Igor Santos Nascimento¹

¹Colégio Estadual Deodato Linhares

²Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro-FAETEC


O borboletário é um pequeno zoológico feito especialmente para a criação e exibição de borboletas. Consiste em uma estrutura semelhante a uma estufa. É um habitat construído onde são cultivados plantas hospedeiras e outros substratos para a criação de diferentes espécies não apenas de borboletas, mas também de mariposas e outros insetos. O ambiente deve ter condições básicas para o desenvolvimento de plantas que sirvam de alimento, que permitam aos bichinhos completarem seus ciclos de vida. Fisicamente, o borboletário consiste em um galpão com tela de sombreamento na parte lateral superior, transparente, para que possa receber chuva, sol, umidade... Exatamente como um ambiente natural. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou em 31/08/2010, o "Jardim das Borboletas", habitado por quatro espécies de borboletas. As borboletas por serem animais muito sensíveis, precisam ser muito bem tratadas, até porque algumas têm no máximo duas semanas de vida. Deve haver no borboletário, frutas, água especial e plantas – as preferidas das mesmas. O nosso objetivo maior é a construção de um borboletário no horto florestal de Miracema-RJ para que possa servir de estudos para as gerações futuras e concomitantemente favorecer o ecoturismo em nosso município.

Palavras-chave: Borboletário, construção, ensino, ciência.

"A CONSTRUÇÃO DO BORBOLETÁRIO: UMA PROPOSTA BIOLÓGICA, POÉTICA, HISTÓRICAE CULTURAL."


Lais Botelho Braz1,Thais Gonçalves Gussani Gabry¹,

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC
As borboletas representam um dos melhores indicadores de um ambiente saudável, demonstrando que este está bem equilibrado. Algumas descobertas obtidas a partir de pesquisas, que constituem nosso Projeto. O surgimento do Projeto teve início com a indagação de uma crônica, questionando a bióloga Sandra Azevedo: "Onde estão as borboletas?". Com as pesquisas de campo, bibliográficas, via internet e entrevistas, constituímos um acervo de informações sobre lepidópteros que serão usadas para construção do Borboletário no noroeste fluminense, especificamente em Miracema /RJ, visando conhecer, preservar e catalogar algumas espécies da região. Foi elaborado um protótipo para melhor exemplificação e no decorrer do trabalho, percebemos o quanto os lepidópteros são imperceptíveis ás pessoas, seja pela rapidez do cotidiano ou pela influência mitológica. O Borboletário pretende desmistificar a concepção das pessoas a respeito do desprezo pelas lagartas e o apreço pelas borboletas, alertando-as de sua importância, contribuindo para trazer de volta uma biodiversidade regional que se encontra quase extinta, além de promover estudos e pesquisas a nível local e regional. Buscamos assim de modo geral contribuir para a cidadania e valorização do meio ambiente informando adultos e crianças a respeito da importância desses pequenos seres. Transformar informação em conhecimento é uma das nossas propostaspara tanto contamos com a confecção de oficinas que possibilitem um maior entendimento dos conteúdos relacionados ao ensino dos lepidópteros com ênfase no processo de metamorfose que favorece a compreensão das diferentes etapas do ciclo e vida.

Palavras-chave:Borboletário, lepidópteros, ensino e visão poética.




MUSEU NACIONAL

"CONSERVAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DE EXEMPLARES TAXIDERMIZADOS DA COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DO MUSEU NACIONAL"


Fernanda Sobral Short1, Marcelo Britto2

1Colégio Pedro II

2Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Vertebrados, Setor de Ictiologia. Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão. 20940-040 Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
A coleção ictiológica do Museu Nacional é a mais antiga e uma das maiores do Brasil, com exemplares datados desde a segunda metade do século XIX. Seu acervo conta com cerca de 41.000 lotes e mais de 1.000.000 de exemplares que abrangem aproximadamente 2.300 espécies de peixes de todo o mundo. Devido a sua representatividade, os exemplares que constituem a coleção são utilizados em uma

série de estudos, como abordagens taxonômicas, morfológicas, ecológicas e moleculares, o que garante seu caráter multidisciplinar. Como resultado de tais estudos, alguns dos exemplares são submetidos a diversas preparações, entre estas, a taxidermia. O presente trabalho tem como objetivo a higienização, recuperação e organização destas peças para serem armazenadas na coleção. O método para esse tratamento seguiu os seguintes procedimentos: 1) remoção do excesso de impurezas - principalmente fungos -, retidas no exemplar por meio de ação mecânica com escovas de diversos tipos de cerdas; 2) aplicação, com uso de pincéis de cerdas variáveis de uma solução cujos componentes são etanol 70% e timol - fungicida; 3) secagem ao ambiente num intervalo de 24 horas, em média; 4) aplicação com utilização de pincéis, de uma, ou mais camadas, de verniz – goma laca - sem solventes químicos; 5) secagem ao ambiente. Ao final do processo, os exemplares são armazenados permanentemente em arquivos deslizantes – compactadores. Com isso, seu "status" de conservação é atualizado na base informatizada de dados da coleção.

"PREPARAÇÃO DE TECIDOS E EXTRAÇÃO DE DNA PARA ESTUDOS DE BIODIVERSIDADE MOLECULAR DE PEIXES NO MUSEU NACIONAL"


Thais C. L. da Silva (thaiscristina.l@hotmail.com)

Orientador: Paulo A. Buckup (buckup@acd.ufrj.br)

Co-Orientador: Bryan Jennings (wbjenn@gmail.com)

Setor de Ictiologia, Dept. de Vertebrados, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Iniciação Científica Júnior, Colégio Pedro II. Bolsista FAPERJ.


Um dos métodos de pesquisa para o estudo de relações filogenéticas e filogeográficas entre organismos é a análise de sequências de DNA. Para a realização deste tipo de análise, é necessário acesso a uma coleção de tecidos preservados especialmente para esta finalidade. No presente trabalho são apresentados os métodos utilizados para extração de DNA das amostras pertencentes ao Setor de Ictiologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e sua utilização nas atividades de pesquisa sobre a biodiversidade dos peixes brasileiros. Nas etapas iniciais do processo é realizada a triagem, extração, organização e identificação das amostras de tecidos de peixes a serem incorporados ou pertencentes à Coleção Ictiológica do Setor de Ictiologia do Museu Nacional/UFRJ. Em seguida as amostras de tecidos conservadas em álcool etílico absoluto são levadas para o Laboratório de Pesquisa em Biodiversidade Molecular, onde se inicia a extração de DNA. Na primeira etapa do processo de extração de DNA, o material é hidratado com o intuito de retirar paulatinamente o etanol do tecido. Depois de hidratada, a amostra é submetida a um tampão de lise, para que a estrutura celular seja rompida e o tecido muscular tenha suas fibras totalmente dissociadas uma das outras. Dando prosseguimento, as enzimas Proteinase K e RNAse são adicionadas a cada amostra, e o material é submetido a incubação em "banho maria" a 55ºC por 12 horas para que as proteínas e moléculas de RNA existentes na amostra sejam completamente digeridas. Após esses procedimentos, ocorrerá a extração propriamente dita, onde o material passará por seguidas etapas de retirada de peptídeos, lipídios e fragmentos celulares através de

centrifugação. Em seguida o material depositado no fundo dos tubos de centrifugação é submetido à secagem e em seguida ressuspendido em tampão TE para ser armazenado no freezer. Posteriormente, é realizada a verificação da qualidade do DNA extraído através de eletroforese em gel de agarose 1%, onde é colocado o material ressuspendido misturado a uma solução de "Blue Green". Também é possível verificar a concentração, a quantidade e a qualidade do DNA extraído em espectrofotômetro Nanodrop 2000. O resultado das extrações é incorporado à uma banco de extratos de DNA, a partir do qual alíquotas são utilizadas para a realização de estudos sobre a biodiversidade brasileira, com base em sequências de genes mitocondriais e nucleares.

Palavras-chave: ictiologia; DNA; peixes; biologia molecular.

FIOCRUZ

"AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E EDUCACIONAL SOBRE TUBERCULOSE E PARASITOSES INTESTINAIS NAS COMUNIDADES DO COMPLEXO DE FAVELAS DE MANGUINHOS, RJ"


Karla Cristina Menezes do Nascimento¹, Ulisses César de Araújo¹, Maria Helena Saad2, Mayra da Costa Lima3, Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto3

¹Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, ²Laboratório de Microbiologia Celular, 3Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos – LITEB/IOC/FIOCRUZ, RJ.
O Estado do Rio de Janeiro tem uma das maiores taxas de incidência de tuberculose do país (93 casos por 100.000 habitantes), enquanto que a nacional é de 50/100.000 habitantes. No Complexo de Favelas de Manguinhos (CFM), cifras mais elevadas tem sido descritas (>140/100.000 habitantes). As parasitoses apresentam ampla distribuição geográfica e ocorrem em regiões onde há falta de saneamento básico, dificuldade de acesso a atendimento médico e informações sobre prevenção. Estudos mostram que as parasitoses intestinais, bem como o estado nutricional, interferem nas respostas imunes de diversas doenças, inclusive da tuberculose, dificultando a habilidade dos indivíduos para responder a subsequentes infecções e podendo afetar a eficácia de vacinas. O objetivo do trabalho foi realizar um programa integrado para a prevenção e controle da tuberculose e parasitoses intestinais no Complexo de Favelas de Manguinhos, RJ, através de inquéritos parasitológico e educacional, visando a prevenção destas doenças. A pesquisa foi realizada através de questionário sobre conhecimentos, atitudes e práticas (CAP) e exames coproparasitológicos (pelo Método de Lutz 1919). No CFM, foram aplicados 66 questionários aos pacientes da demanda espontânea do CSEGSF/ENSP e da Clínica da Família Victor Valla (CFVV). Foram realizados 43 exames coproparasitológicos e 66 exames de baciloscopia e destes foi calculada a prevalência das parasitoses intestinais que foi de 44,2 %, sendo o Ascaris lumbricoides o helminto mais frequente. A prevalência da tuberculose foi de 30,3 %. A análise das respostas do questionário sobre CAP revelou que os respondentes apresentavam pouco conhecimento sobre o tema. Com base nestes dados foram elaboradas e executadas ações de promoção de saúde para os moradores do território.



Palavras-chave: Parasitoses intestinais; Tuberculose; Controle; Saúde Pública.

"DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS RELACIONADAS ÀS PARASITOSES INTESTINAIS E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA COMUNIDADE DO AMORIM (PARQUE OSWALDO CRUZ- POC), MANGUINHOS, RIO DE JANEIRO, RJ"
Monique Ribeiro Sabatini1,2, Maria de Fátima Leal Alencar², Ulisses Cesar de Araújo¹, Antonio Henrique Almeida de Moraes Neto²



¹ Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek

² Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos- LITEB/IOC/FIOCRUZ.


A importância das parasitoses intestinais no Brasil não comporta contestação. Há ampla distribuição geográfica e os índices baseiam-se em estimativas dúbias oriundas da subnotificação de casos. Ocorrem geralmente em áreas onde há bolsões de pobreza, falta de saneamento básico e dificuldades no acesso a atendimento médico, informações sobre prevenção e hábitos alimentares saudáveis. A segurança alimentar e nutricional é um desafio atual e visa à oferta de alimentos livres de agentes que podem pôr em risco a saúde do consumidor. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver tecnologias sociais (TS) para o enfrentamento das vulnerabilidades socioambientais relacionadas às parasitoses intestinais e segurança alimentar e nutricional na comunidade do Amorim, Parque Oswaldo Cruz (POC), Manguinhos, RJ, visando à efetividade da promoção da saúde e a redução da prevalência de parasitoses intestinais na área. O estudo foi realizado por meio da aplicação de questionários de frequência alimentar (QFA), aferição de dados antropométricos e inquérito parasitológico (Método de Lutz, 1919), mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e plotagem de dados em planilhas do MS Access e análise dos dados em pacote estatístico SPSS 15.0. Foram realizados 1121 exames coproparasitológicos no POC. A prevalência de parasitoses intestinais foi de 19,9%. Os parasitos mais frequentes foram os protozoários Endolimax nana e Entamoeba coli e entre os helmintos: Ascaris lumbricoides e Enterobius vermicularis. A análise do estado nutricional em crianças (n=71) revelou que 14,1% estavam com risco nutricional e 5,6% com sobrepeso. Nos adolescentes (n=109) 11,9% se encontravam com baixo peso, 11% com sobrepeso e 8,2% obesas. Nos adultos (n=530) 37,5% se encontravam com sobrepeso, 24,8% obesos e 4,1% baixo peso. Na análise da avaliação da circunferência abdominal (CA) dos adultos (n=530) 57,5% estavam com risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Os resultados dos exames laboratoriais do perfil lipídico em alguns adultos apresentou alteração nos Índices de Castelli I e II (razão de colesterol total/ HDL colesterol e razão de LDL/ HDL colesterol), indicando maus hábitos alimentares. Perante este cenário há a demanda de serem desenvolvidas ações em promoção da saúde, considerando o saber popular local, visando à melhoria da qualidade de vida no POC e Manguinhos.



Palavras- Chave: Nutrição; Educação; Promoção da Saúde; Comunidades; Parasitoses Intestinais; Saúde.

USS

"BIODIVERSIDADE DE LAPAS (MOLLUSCA) NAS ILHAS DO SANDRI E COMPRIDA (TARITUBA), ESEC TAMOIOS, RJ."


Nataly de Fátima Brandão1, Stefani Gorito de Almeida2, Bruno Clarindo Gomes Barroso1,João Gabriel Rebello Machado de Oliveira3

1Colégio Estadual Centenário - Vassouras

2CIEP 297 Padre Salésio Sthiniv - Vassouras

3Colégio Sul Fluminense de Aplicação/USS
O costão rochoso é um importante ecossistema marinho que possui suas particularidades, sendo este um dos mais importantes para a manutenção da vida marinha. Na região do mediolitoral, são comuns, além de outros organismos, os gastrópodes pateliformes, como o as lapas, que é o objeto deste estudo. Dos seres que habitam a zona intermareal, as lapas são talvez um dos organismos mais bem adaptados a resistirem aos impactos da ondulação. O trabalho desenvolveu-se na ilha Comprida (Tarituba) e na ilha do Sandri, ambas na baía da Ilha Grande, Paraty – RJ e teve como objetivo organizar um banco de dados dos gastrópodas pateliformes popularmente conhecidos como lapa ou chapéu-chinês das comunidades dos costões rochosos ali existentes. As coletas foram realizadas nos meses: 11/2011; 04-06-08-10/2012; 01/2013, no mediolitoral dos costões rochosos de cada praia. Nos costões de cada extremo do arco praial foi realizado um esforço de captura com tempo de 30 minutos; os animais foram retirados com ajuda de uma espátula e, logo em seguida, colocados em vidros com álcool 80%, devidamente etiquetados. Os pateliformes triados, foram fotografados e identificados com o auxílio de catálogos e de especialistas, através dos aspectos morfológicos de suas conchas. Todo o material encontra-se depositado no Laboratório de Estudos Biológicos e Ambientais da USS, conservado em álcool 70%. A média de abundância dos pateliformes coletados foi comparada, nos meses de coleta, entre as praias estudadas e entre as espécies encontradas. Foram encontrados um total de 224 pateliformes, sendo 60 indivíduos na ilha Comprida (Tarituba) e 164 na ilha do Sandri, representados pelas seguintes espécies: Fissurella clenchi Farfante, 1943; Fissurella rosea (Gmelin, 1791); Siphonaria hispida E.A. Smith, 1890 e Collisella subrugosa (d´Orbigny, 1846). A espécie C. subrugosa foi a mais abundante nas duas ilhas. A maior abundância dos pateliformes na praia do Su e a menor na praia do Coelho pode ser explicada pela ação antrópica.



Palavras-chave: Diversidade, lapas mediolitoral, pateliformes.

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA

"CONTROLE BIOLÓGICO: CRIAÇÃO DE PREDADORES E PARASITÓIDES NO MANEJO DE PRAGAS AGRÍCOLAS"


Iasmin Diniz de Moraes Martins Souza, Bárbara Bárbara Luzia Gama Degli Esposti, Jefferson Rocha da Silva, Luciano Rezende Moreira

IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA


Percevejos predadores e parasitóides são, ainda, pouco conhecidos, estudados e utilizados, mas espécies desses grupos podem ser importantes para o controle biológico de pragas. A alimentação de percevejos predadores pode ser feita por meio de (i) presas naturais, que são insetos-praga da cultura; (ii) de presas alternativas, aqueles insetos não-praga, porém de fácil criação em laboratório e (iii) de dietas artificiais. O presente trabalho optou por utilizar presas naturais, estudando diferentes dietas para Tenebrio molitor. Nesse sentido, foi avaliado o efeito de quatro dietas (farelo de soja, farelo de trigo, fubá e ração de crescimento para frangos de corte) no desenvolvimento de larvas de T. molitor visando a maior eficiência na sua produção massal e, consequentemente, a consolidação da criação de inimigos naturais utilizados no Controle Biológico de Pragas. O experimento foi realizado no Laboratório de Entomologia do IFF – Bom Jesus. Cada grupo de cinco larvas, de primeiro ínstar, foi colocado em caixas plásticas, com os respectivos tratamentos (dietas): farelo de soja, farelo de trigo, fubá e ração de crescimento para frangos de corte. Foram avaliados: a) o desenvolvimento das larvas, calculando-se o ganho de peso em intervalos semanais, durante 18 semanas, com a pesagem em balança digital de precisão, e; b) a sobrevivência das larvas, quantificadas também semanalmente por contagem visual. A dieta composta por ração de crescimento pode ser considerada a mais adequada para a criação de T. molitor, haja vista que propiciou maior taxa de sobrevivência das larvas e também maior ganho de peso das mesmas




"INCIDÊNCIA DE MIRIÁPODES EM CULTIVOS PROTEGIDOS DE BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ"


Jefferson Rocha da Silva, Bárbara Bárbara Luzia Gama Degli Esposti, Iasmin Iasmin Diniz de Moraes Martins Souza, Luciano Rezende Moreira

IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA


Os invertebrados edáficos podem ser capturados do solo de diferentes formas, dependendo do objetivo do estudo e do tipo de organismos que se deseja capturar. Para a captura da macrofauna o ideal é utilizar o método conhecido como TSBF (Tropical Soil Biology and Fertility), que inclui além dos artrópodes maiores, outros grupos maiores como minhocas e miriápodes. Por se tratar de cultivo protegido, os animas foram coletados manualmente, através de peneira, coletando-se o esterco utilizado. O presente trabalho optou também por realizar entrevistas com os produtores rurais, avaliando a presença e intensidade da ocorrência dos miriápodes e

a intensidade no ataque durante o ano. O estudo foi realizado na microrregião de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), sendo que, no processo de entrevista, o município foi dividido em quadrantes representativos. A incidência de miriápodes, bem como sua intensidade não demonstrou ser significativamente comprometedora na produção de olerícolas e outros cultivos. Neste contexto, as próximas etapas serão identificar as espécies, manter a criação em laboratório e estimar as perdas na agricultura.

"PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALFACE: ESTIMULAÇÃO DO CRESCIMENTO COM BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS ENDOFÍTICAS EM COMBINAÇÃO COM ÁCIDOS HÚMICOS"
Juares Ogliari1;Luísa Neves S. de F. Oliveira2; Nubia Soares Ferreira2; Viviane Pimentel Vargas3;José Adilson Gonçalves de Souza4; Sebastião Ney Costa de Almeida5.
1ProfessorCurso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense – IFF - Câmpus Bom Jesus de Itabapoana– E-mail:jogliari@iff.edu.br; 2Estudante do Curso Técnico em Agropecuária do IFF Câmpus Bom Jesus de Itabapoana– Bolsista o Programa Jovens Talentos (FAPERJ) – E-mail: ; nubiasoaresap@hotmail.com, 3Estudante do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Faculdade Redentor – E-mail: vivipvargas@yahoo.com.br; 4Técnico em Agropecuária do IFF Câmpus Bom Jesus de Itabapoana; 5Professor do Curso Técnico em Agropecuária do IFF Câmpus Bom Jesus de Itabapoana – E-mail: snalmeida@iff.edu.br



O desenvolvimento sustentável é uma das principais preocupações atuais na produção de alimentos, no qual se devem utilizar práticas agrícolas que proporcionem aumento de produtividade sem agredir o ambiente. O objetivo do trabalho foi verificar o efeito das adubações química, orgânica e o estimulador de crescimento ácido fúvico na produção de alface, com o intuito de reduzir a fertilização química e orgânica e, consequentemente, o custo de produção. O experimento foi conduzido no Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana (IFF), RJ. A unidade experimental foi conduzida sob o delineamento inteiramente casualizados, submetidos aos seguintes tratamentos: 1) composto orgânico (30ton./ha); 2) adubo químico conforme análise do solo (100%); 3) composto orgânico (15 ton./ha) + adubo químico (50% da recomendação pela análise do solo); 4) composto orgânico (7,5 ton./ha) + adubo químico (25%); 5) composto orgânico (15 ton./ha) + adubo químico (25%) + ácido fúvico (2 aplicações de 50 mg AHBD/L nos estágios 8, 25 dias após o transplantio); 6) composto orgânico (7,5 ton./ha) + adubo químico (50%) + ácido fúvico (2 aplicações de 50 mg AHBD/L nos estágios 8, 25 dias após o transplantio); 7) composto orgânico (15 ton./ha) + adubo químico (50%) + ácido fúvico (2 aplicações

de 50 mg AHBD/L nos estágios 8, 25 dias após o transplantio); 8) Controle, com quatro repetições. As mudas de alface foram produzidas em bandejas de poliestireno de 288 células com substrato comercial (plantimax). Foram avaliadas as características: peso matéria fresca das folhas - PMF, número de folhas totais - NFT e comestíveis - NFC. Constatou-se que o PMF nos tratamentos 7, 6, 2, 5, 3 e 1 alcançaram os maiores valores – 414, 410, 409, 401, 361 e 355 g planta-1respectivamente,sendo que nos tratamentos 2, 3 e 1 o ácido fúvico, possivelmente contribuiu no maior PMF. O NFT foi maior significativamente no tratamento 2, porém não houve diferença nos tratamentos 3, 6, 7, 1.Quanto aoNFC o tratamento 2 apresentou a maior quantidade, mas também foi significativo nos tratamentos 7, 1, 3



e 6. Podemos concluir que o ácido fúvico contribuiu no incremento da produção de peso da matéria fresca e no número de folhas de alface totais e comestíveis, podendo ser um insumo agrícola de grande importância na redução da adubação orgânica e química.

Palavras-chave: Lactuca sativa L., Composto orgânico, Promotores de crescimento,




"MASTITE BOVINA: AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA E QUALIDADE DO LEITE¹"


José Renan Ribeiro Gonçalves², Alessandro Luiz de Souza Junior², Tainá Costa Araujo², Maura Araujo Ferrini², Edinéia Alves Moreira Baião³

¹Projeto de Extensão do programa jovens talentos – FAPERJ

²Aluno do Instituto Federal Fluminense e bolsista do projeto jovens talentos - FAPERJ

³ Professora do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Av. Dário Vieira Borges, 235 - Lia Márcia, CEP: 28360-000 - Bom Jesus do Itabapoana - RJ; ebaiao@iff.edu.br


Objetivou-se avaliar a incidência de mastite e qualidade do leite em vacas leiteiras do Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus localizado no município de Bom Jesus do Itabapoana - RJ criadas em sistema semi-extensivo. Foram examinadas 12 vacas da raça Girolanda mantidas em 30 ha de Brachiariabrizantha. A produção média de leite é 140 L/dia, em duas ordenhas ao dia. Foram realizados testes de CMT (CaliforniaMastistis Test), prova do álcool 70% e teste azul de metileno para avaliar a incidência de mastite nos animais e a qualidade do leite produzido. Dos animais avaliados, quatro apresentaram reação positiva ao teste do CMT, indicando alguma infecção, enquanto que no teste do álcool foram apenas três animais. No teste de azul de metileno, 16,67% das análises apresentaram leite de péssima qualidade (descoloração em menos de 60 min), 33,34% apresentaram qualidade regular e 66,67% apresentaram boa qualidade (descoloração acima de 5,5 h). A avaliação da qualidade do leite pela determinação da quantidade de células somáticas e presença de unidades formadoras de colônias de bactérias (UFC), torna-se importante para observar erros de manejo, higiene da ordenha, limpeza de equipamentos e refrigeração do leite na propriedade.

Palavras–chave: CMT, higiene, mastite




"QUALIDADE SENSORIAL DE CAFÉS TORRADOS E MOÍDOS COMERCIALIZADOS NA REGIÃO NOROESTE DO RIO DE JANEIRO"


Beatriz Bezerra Pessoa1; Graziela Martins da Silva1; Sheila Andrade Abrahão Loures2

(1) Discente; Curso Técnico em Agroindústria – Instituto Federal Fluminense / Campus Bom Jesus

(2) Professora Doutora; Curso Técnico em Agroindústria – Instituto Federal Fluminense / Campus Bom Jesus
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, estando o Noroeste Fluminense em destaque nesse ramo. O presente estudo teve como finalidade principal analisar a

qualidade de diferentes marcas comerciais de café torrado e moído comercializadas na região Noroeste do Rio de Janeiro. Foram avaliadas sete marcas diferentes de café torrado e moído, comercializadas em embalagem do tipo almofada. As amostras foram adquiridas nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Varre-Sai e Campos dos Goytacazes, em estabelecimentos comerciais, e identificadas por códigos. A presença do selo de pureza da ABIC foi registrada em todas as embalagens. Além desta informação foi realizada a análise das informações de presença obrigatória nos rótulos segundo a portaria número 42 de 14 de janeiro de 1998. Foram coletadas três embalagens de 250 g de café torrado e moído, totalizando 750g de amostra, para cada marca avaliada. As análises sensoriais foram realizadas no Instituto Federal Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana, RJ, contando com 50 julgadores em cada análise. Para análise sensorial das amostras foram realizados testes afetivos. A extração da bebida de cada amostra foi realizada utilizando-se 40g para 1 litro de água mineral e pouco açúcar. As amostras foram colocadas em copos plásticos de 50 mL previamente codificados com três números. Foram realizadas três etapas distintas de análises. Na primeira etapa as amostras foram divididas de acordo com sua origem. Os julgadores realizaram testes de ordenação preferencia e comparação pareada entre amostras do mesmo município. Em seguida, as análises foram realizadas por meio da ficha de ordenação preferência para as marcas dos três municípios que foram mais aceitas nas análises realizadas anteriormente. Para finalizar, a ficha de aceitação por escala hedônica foi utilizada para constatar a intenção de compra sobre a marca mais aceita entre as três últimas analisadas. Os resultados obtidos revelaram que as marcas de café comercializadas no Noroeste Fluminense são bem aceitas pelos consumidores, apesar da preferência notável por determinadas marcas, a maioria ficou bem classificada, mantendo um equilíbrio. Os resultados finais demonstraram que os consumidores estão satisfeitos com a marca elegida por maior preferência, sendo que mais de cinquenta por cento dos avaliadores disseram que comprariam ou provavelmente comprariam o produto. Criado em 1989, o Selo de Pureza atesta a pureza do Café, garantindo que o produto adquirido está livre de qualquer tipo de impurezas (cascas e paus, milho, centeio, triguilho, cevada, etc), sendo aquela marca produzida 100% só com grãos de café. Nas amostras analisadas o selo de pureza se fazia presente em três das marcas adquiridas, inclusive na elegida como preferida pelos julgadores. Ao analisar a rotulagem das embalagens, observou-se que todas as marcas estão de acordo com a legislação, apresentando os quesitos obrigatórios. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que há certa porcentagem de diferença entre os sabores de diferentes marcas de café da região Noroeste do Rio de Janeiro, todas com suas características sensoriais específicas. Tais fatores podem ser determinados por diferenças na altitude do cultivo, métodos pós-colheita e blends realizados pelas indústrias comercializadoras. Porém, apesar das diferenças, todas apresentaram boa aceitação, indicando que os consumidores da região estão satisfeitos com os produtos comercializados.

Palavras-chave: Café, Coffea arabica L., Análise sensorial, marcas comerciais




"DESEMPENHO DE CORDEIROS DO NASCIMENTO AO ABATE"


Juliane Izabela de Oliveira dos Santos; Elisa dos Santos Correa, Thais Romano de Vasconcelos e Almeida

IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA


O trabalho objetivou avaliar o desempenho de cordeiros mestiços com diferentes graus de sangue das raças Santa Inês e Dorper, criados em sistema semi intensivo. Foram avaliados cordeiros machos e fêmeas provenientes de diferentes tipos de

parto. Foram monitoradas peso ao nascimento, idade ao desmame e ao abate, ganhos de peso do nascimento ao desmame e ao abate, e do desmame ao abate. Para avaliação foram tomados os pesos dos animais semanalmente com fita de pesagem específica e foram feitos os registros zootécnicos necessários. O ganho de peso diário para cada fase foi calculado dividindo-se a diferença entre o peso final e o peso inicial pelo número de dias da fase. Os animais provenientes de parto simples, independente do sexo, nasceram mais pesados e apresentaram maior ganho de peso durante todo o período avaliado. O ganho de peso médio foi de 190 gramas/dia, comparado com 151 gramas/dia dos animais nascidos de partos gemelares. Ao analisarmos o efeito do sexo, as fêmeas nascidas de parto simples apresentaram maior ganho que os machos do nascimento ao abate (192 x 187 gramas/dia). Já as fêmeas nascidas de parto gemelar ganharam menos peso que os machos (147 x 155 gramas/dia). Pode-se notar ainda que o ganho de peso dos animais durante a fase de aleitamento foi superior quando comparado com a fase pós-

desmame. O desempenho apresentado pelos cordeiros foi satisfatório, com diferenças discretas devido ao sexo e tipo de parto, permitindo desmame com 50-60 dias e abate com aos 160-170 dias de idade.

Palavras-chave: crescimento, ovinos, produção animal.

"DESEMPENHO REPRODUTIVO DE VACAS MESTIÇAS EM SISTEMA SEMI-INTENSIVO"


Paulo Vitor Kopp Kurth; Silvana De Paula Oscar; Thais Romano de Vasconcelos e Almeida

IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA


A eficiência reprodutiva de um rebanho é um dos componentes mais importantes na performance econômica de uma propriedade de produção de leite. O bom desempenho reprodutivo é uma condição essencial para a exploração de bovinos leiteiros. Um baixo desempenho reprodutivo determina menor produção de leite. O presente trabalho objetivou avaliar o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mestiças, mantidas em sistema semi-intensivo de criação, bem como diagnosticar os fatores de interferência e propor ações corretivas e preventivas. Foram avaliados índices de desempenho produtivo e reprodutivo de vacas leiteiras mestiças, primíparas e multíparas, de 2009 a 2013. Foram determinados os seguintes índices: intervalo entre partos, período de serviço, número de serviços/concepção, período de lactação, produção média e total de leite. O período de serviço, o número de serviços/concepção e o intervalo entre partos médios foram de 140 dias, 1,5 e 418 dias, respectivamente. Valores estes dentro dos índices considerados bons na tividade leiteira. A produção de leite por lactação média foi de 3491 litros, com produção média diária de 11,4 litros, com incremento de cerca de 2 litros em relação à média no ano de 2012 . A duração média da lactação foi de 318 dias, discretamente mais longa que os 308 dias preconizado como ideal. Conhecer os parâmetros reprodutivos nos permite buscar causas de baixa eficiência e traçar planos para maior eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho.

Palavras-chave: bovinos, leite, produção animal.

IFRJ PINHEIRAL


"PERFIL DOS CONSUMIDORES FREQUENTADORES DA FEIRA AGROECOLÓGICA NO IFRJ CAMPUS PINHEIRAL"




Natane Caroline Vieira, Nara Marques da Silva, Darládina Pereira da Silva (Programa Jovens Talentos FAPERJ), Eliana de Souza Marques dos Santos, Alcilúcia Oliveira

alcilucia .oliveira@ifrj.edu.br


O IFRJ campus Pinheiral vem dando apoio para o fortalecimento dos agricultores familiares da região por via de projetos realizados, como a feira de produtos agroecológicos, pois apesar da pouca procura nas prateleiras, tal produto é importante para pequenos produtores e para a melhoria da qualidade alimentar dos frequentadores do campus.



Esperamos que esse projeto possa contribuir para que os agricultores familiares atendam as novas demandas econômicas e sociais, provenientes das pesquisas e novos estudos a serem realizados com os consumidores, para classificá-los e identificar o motivo da compra de produtos orgânicos.

A agricultura orgânica promove uma produção agrícola que procura minimizar o impacto ambiental da atividade agrícola graças à eliminação dos agrotóxicos e de quaisquer adubos minerais de alta solubilidade, recorrendo ao manejo das culturas a fim de atingir a otimização da produção. O objetivo deste estudo foi de identificar o perfil dos consumidores de alimentos orgânicos.

Primeiramente documentações legais para a aprovação do presente projeto foram levantadas para a suposta submissão no Comitê de Ética do Instituto Federal do Rio de janeiro. O estudo contou com a participação de 100 consumidores de produtos orgânicos por meio de entrevista contendo 12 questões com respostas fechadas, as quais abordavam questões socioeconômicas, o nível de conhecimento sobre os produtos orgânicos e dos processos de produção, bem como fatores que impulsionam a aquisição de tais produtos.

Os resultados mostraram que 47% dos consumidores foram do gênero feminino e 53% masculino com predominância do nível de escolaridade médio seguido de pós-graduado. A maioria dos consumidores apresentou renda entre 1 a 10 salários mínimo. Quanto a nível de conhecimento sobre os alimentos orgânicos 10% disseram apresentar nível elevado, 67% nível mediano e 24% pouco conhecimento. Quando questionados sobre a confiança na aquisição dos produtos orgânicos, 51% disseram não confiar. Sessenta e nove por cento dos entrevistados disseram conhecer o selo de certificação orgânico, 59% disseram só comprar produtos com o selo afixado no produto.

O estudo concluiu que grande parte dos consumidores é consciente dos benefícios de consumo dos alimentos orgânicos, além de identificar que quanto maior a renda, maior é a importância com a alimentação.

Palavras-chave: alimentos orgânicos; consumidores; hábitos saudáveis.




CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

FUNDAÇÃO ANDRE ARCOVERDE – VALENÇA

"INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA RESGATE DA CIDADANIA E DIMINUIÇÃO DA EXCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE VALENÇA E REGIÃO"


Daniel Rangel da Silva e Tayara Sampaio de Oliveira e Tauller Matos e Marco Antônio Araújo (FAA) Fundação André Arcoverde - Valença


Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos serem cada vez mais significativos e sendo acompanhados por milhões de pessoas, ainda existe um grande número de indivíduos que não têm acesso às tecnologias básicas, tão pouco às suas inovações. É fato que as ações de Inclusão Digital da sociedade têm obtido sucesso e rendido benefícios àqueles que delas fizeram parte. Benefícios esses não só para questões profissionais, como também para o fator pessoal. O fato de estar integrado a uma realidade, e principalmente às atualidades que o mundo tem vivido, faz com que as pessoas se sintam mais participativas e mais seguras diante desta nova sociedade digital. Para que um cidadão possa usar computadores e acessar a Internet, a inclusão digital é necessária. A democratização do acesso, às mais modernas tecnologias digitais, é identificada como condição mínima para uma atuação mais efetiva e cidadã na sociedade neste século.

CIÊNCIAS SOCIAIS

IFF ITAPERUNA

ANÁLISE DA INSERÇÃO DE EGRESSOS DOS CURSOS OFERECIDOS PELO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE

(IFF) – CAMPUS ITAPERUNA NO MERCADO DE TRABALHO
Jonathan Viana de Magalhãesi;Marlúcia Junger Lumbreras1; Kíssila da Conceição Ribeiro2

1,2,3 IFF ITAPERUNA
A presente pesquisa teve como objetivo acompanhar a inserção dos egressos do Instituto Federal Fluminense (IFF) – campus Itaperuna no mercado de trabalho. Para tanto, inicialmente foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica visando obter informações relativas à região Noroeste Fluminense e ao perfil dos egressos da rede federal de ensino no Brasil proporcionando elementos para contextualizar a pesquisa e a ação do IFF – campus Itaperuna. De posse das informações coletadas foi confeccionado o instrumento de coleta de dados, um questionário aberto visando obter subsídios para elaboração de questionário fechado. O questionário então foi enviado aos egressos objetivando a coleta de dados primários por meio de contato



direto com os egressos com o intuito de coletar as informações relativas à sua inserção no mercado de trabalho.

O universo de pesquisa é composto por àqueles que concluíram os Cursos Técnicos Concomitantes em Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática e o Curso Técnico PROEJA em Eletrotécnica no primeiro e segundo semestres letivos de 2011. O universo é composto por 74 pessoas, sendo que 30 responderam ao questionário. Portanto, a amostra representa 40,5% dos egressos no período analisado.

No questionário, foram feitas algumas perguntas bem específicas. Estas eram relacionadas aos projetos dos alunos após o término do curso, se trabalhariam na área na qual fizeram o curso no IFF ou se fariam outro curso técnico ou outro curso superior, se falavam alguma língua fluentemente, se eram bolsistas enquanto estudavam e se dependiam da bolsa para continuar estudando, caso estivessem desempregados, por que estavam e o que cooperava para essa situação, etc. É nítido que os cursos oferecidos no IFF são bem aproveitados pela maioria dos alunos. Seja por meio de ajudas de subsídios, como as bolsas já citadas, ou sem nenhuma ajuda. Os alunos encaram o curso positivamente com relação ao retorno em sua vida profissional. Vimos também a situação dos alunos egressos, que ao sair da instituição, se encaminham para o mercado de trabalho, em sua maioria, e alguns tentam continuar seus estudos, procurando, sobretudo a verticalização. Em relação à situação de trabalho, a maioria de egressos do IFF não atua na área do curso que concluiu.

Analisando a situação do IFF e da região Noroeste Fluminense, podemos perceber é necessário que haja um maior incentivo - parte de do poder público e da iniciativa privada que atuam no âmbito regional - criando mais oportunidades no mercado de trabalho, como a instalação de mais empresas nas cidades, e ampliando a infraestrutura básica para o desenvolvimento. Percebe-se que o Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, tem sido importante e sua atuação válida na região Noroeste Fluminense havendo expectativas quanto a maior oferta de emprego e de novos cursos.




FAETEC MIRACEMA

"UM OLHAR SOBRE QUESTÕES SOCIAIS"


Larissa Aparecida Jonas Afonso¹, Daniel Barreto de Souza²; Sandra Maria Gomes de Azevedo²




¹Colégio Estadual Deodato Linhares/ Miracema ²FAETEC – CVT Miracema


Este projeto tem como objetivo conhecer, discutir e buscar soluções evidenciando os pontos favoráveis e desfavoráveis, para aqueles que residem nas casas populares. Ele será desenvolvido em Areias e nas regiões próximas à Miracema (RJ), onde também foram construídas casas populares. Serão utilizados diversos procedimentos metodológicos como pesquisas de campo com temas relacionados as assistências recebidas pelos moradores de casas populares através do poder público, entrevistas, fotos, áudios, vídeos, além de questionários que serão respondidos pela população

que reside nessas áreas estabelecendo um contraponto entre os que continuam morando no município de Miracema e os que foram deslocados para outros distritos

como é o caso dos moradores de Areias. Com o projeto em questão urge a necessidade de buscar ações que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, além de promover a observação e registro relativo aos problemas apresentando as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, como a falta de oportunidade de emprego, de lazer, e de cultura, o que tem feito com que muitos moradores que receberam as casas desistam e voltem para suas antigas localidades, para viver de aluguel, muitas vezes em casas em situação precária ou em áreas de risco. Outro problema é a rejeição enfrentada pelos moradores que vieram de outras localidades para Areias, pois os antigos moradores tem receio em relação aos novos devido ao aumento da ocorrência de furtos, brigas e uso de drogas. Esperamos que este projeto possa viabilizar melhorias na qualidade de vida dos moradores das casas populares e que estes tenham mais oportunidades e conheçam seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Palavras-chave: casas populares; qualidade de vida; lazer; cultura, assistências; oportunidade;

"REPRESENTAÇÕES SOCIAIS – A QUEBRA DE PARADIGMAS"


Victória Tavares Viegas1,Paulo Cesar Azevedo²

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC
Com base na visão estereotipada da comunidade, fomos instigados a pesquisar sobre a teoria das Representações Sociais, que foi desenvolvida por Serge Moscovici que procura compreender como algumas crenças, ideias e opiniões são formadas por um grupo a partir de determinadas concepções e situações, tendo origem nos mesmos princípios do preconceito, uma opinião generalizada sobre situações, conceitos e percepções. Foram realizadas pesquisas em que alunos, de escolas da rede privada e da rede pública de ensino (escolas municipais e estaduais), expressavam através de um desenho sua visão de um cientista, os resultados analisados em gráficos mostram que a maioria dos alunos acreditavam que o cientista é um ser que possui o poder de realizar feitos sobrenaturais usando seu intelecto. O projeto faz um paralelo entre esse estereótipo e uma pessoa que difere dos demais apenas por sua profissão. A mídia possui um grande poder de persuasão contribuindo indiretamente para uma visão distorcida do cientista, perceptível em filmes, seriados, programas de TV, além de desenhos animados voltados para o público infantil, muitas vezes caracterizados como personagens excêntricos e de índole duvidosa. Esse tipo de temor provocado na comunidade não acadêmica, só atrapalha na evolução do conhecimento e nos benefícios que o convívio entre os cientistas e a comunidade poderiam trazer. Pesquisando o papel da mulher na ciência, obtivemos surpreendentes resultados, observamos através da história que a mulher participa da ciência há mais de quatro mil anos, uma importante descoberta feminina como o "banho-maria", aconteceram ainda várias invenções que não foram registradas pelas mesmas, assim permanece um pouco ocultos os trabalhos realizados. O objetivo maior do projeto é provocar diferentes leituras na visão de mundo do homem dos nossos dias sobre a ciência, o fazer científico, o papel da mulher na história e desconstrução do estereótipo do cientista.

Palavra-Chave: Representações, Visão Estereotipada, Cientista.




EDUCAÇÃO

USS

"OFICINA DE SUSTENTABILIDADE COM CRIANÇAS: BRINCANDO, CRIANDO E APRENDENDO SOBRE CIÊNCIA, ARTE E TECNOLOGIA."


Yára Francine Gomes Motta1, Barbara Costa Gomes1, Rafael da Silva de Abreu1, Bruna Costa Gomes2, Marilei de Melo Tavares e Souza3

1 Colégio Estadual Centenário – Vassoura,RJ.

2 Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes – Vassouras, RJ.

3 Enfermagem. Profa. Marilei de Melo Tavares e Souza/USS.
Resumo: considera-se que os brinquedos devem estimular a criatividade das crianças, sendo uma ótima opção para se trabalhar o conceito de sustentabilidade, de preservação ambiental, da eliminação de ações predatórias, utilização de recursos próprios, o que pode ou não ser reciclado. A sustentabilidade surgiu nos últimos anos, a fim de discutir as questões ambientais de poluição. São atitudes que levam os sujeitos a se tornarem justos socialmente, aceitos culturalmente e viáveis economicamente. Técnicas de reaproveitamento podem valorizar as construções de brinquedos, através de oficinas de artes, que andam bem esquecidas devido aos avanços tecnológicos e à industrialização. Para tanto o presente estudo objetiva a vivência da pesquisa a partir de oficina criativa sobre sustentabilidade, por alunos do Projeto Jovens Talentos para a Ciência. A oficina foi delineada para divulgar o conhecimento científico, tecnológico e artístico entre crianças para favorecer o aprendizado e promover o conhecimento sobre sustentabilidade. Destacam-se a utilização de materiais alternativos como sucatas, tais com garrafa pet, lã, papel colorido ou itens extraídos da natureza sendo pré-selecionado para facilitar a confecção do brinquedo. Buscamos incentivar o potencial imaginativo e criativo das crianças a partir da brincadeira. A oficina sugere novas atitudes práticas e um novo olhar sobre sustentabilidade a partir de experiências reais. Mas vislumbrando despertar o potencial crítico, construtivo, reflexivo e, sobretudo criativo, importantes para aprendizado e construção do conhecimento.

Palavras chave: Sustentabilidade; Ciência, Tecnologia; Arte.

Referências: 1. BRASIL, Ministério da Saúde (BR). Oficinas de educação em saúde e comunicação. Brasília (DF); 2001. 2. SANTOS LM, Da Ros MA, CREPALDI MA, RAMOS LR. Grupos de promoção à saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde. Rev saúde pública. 2006 abr; 40(2): 346-52 .3. ZANELLA, A. V; BALBINOT, G; PEREIRA, R. S. Recriar a (na) renda de bilro: analisando a nova trama tecida. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 539-547, 2000. 4. PAGÉS, Catalina; LIMA, Tereza Maria Salles da Costa. Oficinas de criatividade: o mundo além das palavras. Rev. SPAGESP; 2(2): 111-119, 2001.




"UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO EM SAÚDE:

A CONTRIBUIÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES"


Yára Francine Gomes Motta1, Barbara Costa Gomes1, Rafael da Silva de Abreu1, Bruna Costa Gomes2, Marilei de Melo Tavares e Souza3

1 Colégio Estadual Centenário – Vassouras,RJ.

2 Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes – Vassouras,RJ.

3 Enfermagem. Profa. Marilei de Melo Tavares e Souza/USS.
Resumo: o presente estudo por objetivo realizar uma atividade de promoção em saúde com adolescentes estudantes do ensino médio, por alunos do Projeto Jovens Talentos para a Ciência. Busca-se a partir de uma estratégia educativa, informar os adolescentes sobre questões que promovam saúde, a partir da prevenção. Inicialmente realizou-se uma busca exploratória bibliográfica parcial, de produções cientificas sobre questões de gênero e sexualidade, visando à saúde do adolescente. A estratégia inclui uma atividade elaborada e ministrada por alunos do Programa Jovens Talentos para alunos do Ensino Médio do Município de Vassouras. Bem como uma atividade em grupo sobre Aleitamento Materno, para discutir os principais dilemas relacionados à sua saúde. Será apresentada aos estudantes uma dramatização abordando o tema em questão para sensibilizar os jovens sobre gravidez e aleitamento materno. Para tanto, busca-se levantar alguns questionamentos tais como: quais os cuidados que tem com sua saúde? Quais os métodos conhecidos para prevenção de DST e Gravidez? Orientações sobre o uso adequado de preservativos. Os direitos do jovem em receber informações e consultas que envolvam sua sexualidade. Quais informações têm sobre gestação na adolescência e Aleitamento Materno. Cuidados adequados com o corpo da grávida e do bebê. O papel do jovem frente à gravidez, responsabilidade feminina e masculina. A atividade tem como meta sensibilizar, informar e, sobretudo, promover saúde no âmbito escolar, para que os jovens percebam a importância de cuidar de sua saúde, com autonomia; e uma discussão com os estudantes sobre as consequências da falta de informação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. O estudo encontra-se em fase de coleta de dados para o preparo da atividade, que após sua realização será elaborado um relatório contemplando um relato de experiência sobre a atividade desenvolvida por adolescentes. Espera-se com os resultados do estudo poder desenvolver uma atividade aos jovens estudantes que contemple informações e orientações que promovam saúde.

Palavras-Chave: Saúde, Adolescente, Educação.

Referências: 1.BRASIL. Estratégia Rede Cegonha. Ministério da Saúde. Brasília. 2012; 2.BRASIL. IV Seminário Nacional de Políticas Públicas em Aleitamento Materno Brasília, DF – 11-13 de abril de 2011. In: Políticas Públicas de Promoção, Proteção e apoio ao aleitamento materno na Gestão 2007/2010: avanços e desafios. Elsa Giugliani Lilia Espírito Santo. 3. BRASIL. Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno. Ministério da Saúde. Brasília. 2012. 4. MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. SP: Hucitec,1999.5. OMS, UNICEF. Proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno: o papel especial dos serviços Materno Infantis. Declaração conjunta. 1989.




"TRAJETÓRIAS SOCIAIS, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES"


Beatriz Faustino da S. Portela1, Tania Maria Machado Pinto2

1C.E. Ministro Raul Fernandes

2Universidade Severino Sombra
Um dos grandes desafios das instituições de ensino superior tem sido refletir e produzir práticas de formação que possam definir e estruturar a formação profissional, a fim de atender demandas da sociedade contemporânea que exigem formação permanente. Nesta direção, está sendo conduzido o presente estudo, que tem como recorte a formação de professores e trajetórias sociais de escolarização e formação, que busca investigar: a construção da identidade de professor; os espaços de formação, entendendo estes no campo da formação inicial e profissional; as trajetórias sociais de professores - história de vida de professores; a docência como campo de conhecimento e de formação; como os licenciandos percebem o estágio supervisionado em sua formação; e, as ‘práticas de formação’ implementadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura da Universidade Severino Sombra (USS). A pesquisa, de natureza qualitativa, está sendo conduzida a partir de análise de documentação oficial do Ministério da Educação e dos Cursos de Licenciatura da USS e do conteúdo de questionários e entrevistas semi-estruturadas. As respostas às perguntas fechadas estão sendo tratadas quantitativamente e as respostas às questões abertas estão passando por uma análise de conteúdo. O material da coleta de dados será interpretado com o apoio da revisão bibliográfica, dividida em três eixos, a saber: a formação inicial: articulação teoria e prática; a formação continuada: saberes e práticas docentes; e, as trajetórias sociais: tempos e espaços de escolarização e formação. A pesquisa está em andamento, portanto na primeira fase de aplicação dos instrumentos para coletas de dados. Foram sujeitos da pesquisa até 2013 os licenciandos dos cursos de Matemática, Letras, Pedagogia e História da Universidade Severino Sombra. Na segunda fase da referida pesquisa estaremos com o olhar dos docentes formados por esta instituição.

Palavras-Chave: Professor reflexivo. Formação inicial e continuada. Práticas docentes. Trajetórias sociais.

"TRAJETÓRIAS/PERCEPÇÕES, SENTIMENTOS E APROVEITAMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS PROUNI DO CURSO DE ENFERMAGEM DA USS"


Marina Macário Da Silva1, Therezinha Coelho De Souza2, Maria Luiza Delgado De Medeiros3.

1 Instituto de Educação Thiago Costa – Vassouras /RJ-Brasil.

2 3 Universidade Severino Sombra – Vassouras /RJ-Brasil.
O ProUni, desde sua implantação, tem sido um programa de grande importância social. Desde o seu funcionamento, as IES, a sociedade e, especialmente os jovens brasileiros estão experimentando uma nova modalidade de acesso à educação superior: as bolsas de estudo, com muitos resultados positivos como foi observado neste estudo. Observamos na realidade significativa no sentido do acesso à educação superior a partir desse programa, a necessidade de adaptações e ajustes no sentido de se fazer cumprir o ideal de justiça social que norteia a democracia em nosso país. Deve-se propiciar igualdades de oportunidades a todos os cidadãos

buscando os princípios de forma a minimizar as exclusões motivadas por discriminações de qualquer espécie. O ProUni é um programa que veio como medida favorável de inclusão contribuindo com as questões idealizadas pela justiça social. Os objetivos deste estudo foram, então, os de examinar, sobretudo, essas três etapas do processo (Acesso, Trajetória e Percepções), o que se obteve através do material documental e pela realização através das entrevistas e coleta de informações diretamente junto aos alunos bolsistas, conseguindo definir esse novo perfil, identificando novas variáveis e comportamentos deste novo aluno que habita hoje os espaços universitários. Com base nos resultados obtidos nesta pesquisa chegou-se às seguintes constatações sobre o aluno bolsista do ProUni do Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra: quanto às trajetórias de vida e sua caminhada até a Universidade constatou-se que a maioria do grupo quase todos verbalizaram dificuldades econômicas na infância e adolescência no grupo familiar. Na Educação Básica tiveram bom desempenho escolar, com boas notas, e sua dedicação e disciplina contribuíram positivamente na caminhada desses jovens até a universidade. Quanto aos sentimentos/percepções da vida acadêmica todos os alunos relataram que possuem um bom relacionamento com funcionários, professores e colegas. Alguns alunos para se manterem, contam com o apoio da família ou de seu próprio trabalho em turnos inversos aos estudos. Quanto ao aproveitamento acadêmico e perspectivas futuras, a maioria dos alunos afirma ter pouco ou nenhuma dificuldade de compreensão/assimilação dos conteúdos, as notas estão dentro da média (7,0) estipulada pela Universidade. A maioria dos alunos relatou que pretende se especializar cursando tanto lato sensu ou stricto sensu. Embora ainda muito jovem, o ProUni é uma política que vem contribuindo para mudar o quadro de exclusão, desigualdade e impedimento de mobilidade social de camadas sociais menos favorecidas. Conclui-se que os alunos do ProUni têm sido uma experiência positiva, embora oriundos de escolas públicas, este fato não se mostra um obstáculo nem motivo de crítica para a sua permanência no ensino superior.

Palavras Chave: Políticas, Ensino Superior, PROUNI

"A EXPERIÊNCIA DO PROUNI NA USS: ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA"


Thayná Evangelista Fernandes1, Maria Luiza Delgado De Medeiros 2, Therezinha Coelho De Souza3.

1 Instituto de Educação Thiago Costa – Vassouras /RJ-Brasil.

2 3 Universidade Severino Sombra – Vassouras /RJ-Brasil.
O problema da desigualdade social é um fato histórico decorrente da própria dinâmica do sistema de produção capitalista. No Brasil, desde a promulgação da Constituição de 1988, várias garantias sociais foram definidas, resguardando direitos aos cidadãos de forma a melhorar as suas condições de vida através da redução da pobreza e criação de uma sociedade mais justa e equitativa ao garantir uma política social pública como direito de todos e dever do Estado. Não são poucos os estudos que afirmam que o investimento em educação é um dos maiores incentivos para a redução das desigualdades. Além de possibilitar a inserção ao mundo do trabalho, a educação também apresenta resultados sociais externos positivos. Muitos estudiosos defendem intensamente a necessidade de suporte governamental à educação devido às externalidades positivas que a sociedade ganha com uma força de trabalho e uma

população mais educada. A partir da leitura dos questionários foi possível fazer a caracterização da população estudada e discutir as variáveis referentes à percepção dessa população como alunos do PROUni e seu desempenho acadêmico. Os alunos do ProUni que frequentam os cursos da área da saúde na Universidade Severino Sombra são indivíduos jovens, com média de idade em torno de 22 anos, sendo a idade menor 18 anos e a maior 32 anos. No que se refere à origem dos alunos do ProUni da USS, são oriundos de diversos estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Ceará, embora haja prevalência de alunos procedentes do Estado do Rio de Janeiro. Quanto aos cursos que frequentam, constata-se a predominância do curso de Medicina, não havendo dúvidas que é o curso mais procurado pelos estudantes e é o que possui a mensalidade mais onerosa, portanto, para esses alunos, seria quase que impossível o ingresso em uma IES privada, se não fosse o Programa. Associado a esse fato, há de se considerar também que por serem estudantes oriundos de escolas públicas, a disputa por uma IES pública, através de qualquer que seja o meio de acesso, vestibular ou ENEM, também seria algo praticamente impossível. Em 2011, de acordo com o MEC, a pontuação mais alta que um candidato poderia ter no Enem era 881,76 e, instituições como a UFF, por exemplo, a nota de corte para a 1ª chamada para Medicina foi de 913,13. Quanto às impressões que esses alunos tiveram ao ingressar na universidade percebe-se que não houve conflitos em relação ao corpo funcional e aos colegas. Em relação aos conteúdos ministrados a maioria dos alunos afirma ter pouco ou nenhuma dificuldade de compreensão/assimilação. As notas de todos os alunos estão dentro da média (7,0) estipulada pela Universidade. Os alunos relataram que por terem dificuldades financeiras e valorizarem a oportunidade que o programa proporcionou, dedicam-se mais, sendo mais aplicados e interessados que os demais alunos. O programa deu a oportunidade da realização de um sonho a esses alunos, e por dificuldades financeiras em sua manutenção na universidade muitos pensaram em desistir. Um aluno relatou que sua fé em Deus e nas pessoas que irão dele depender o fez continuar. Embora ainda muito jovem, o ProUni é uma política que vem contribuindo para mudar o quadro de exclusão, desigualdade e impedimento de mobilidade social de camadas sociais menos favorecidas. Conclui-se que os alunos do ProUni têm sido uma experiência positiva, embora oriundos de escolas públicas, este fato não se mostra um obstáculo nem motivo de crítica para a sua permanência no ensino superior.

Palavras Chave: Políticas, Ensino Superior, PROUNI

"A CAMINHADA E PERMANÊNCIA DO ALUNO PROUNI NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA"


Vanessa Pontes Ferreira Alves1, Maria Luiza Delgado De Medeiros 2, Therezinha Coelho De Souza3.

1 Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes – Vassouras /RJ-Brasil.

2 3 Universidade Severino Sombra – Vassouras /RJ-Brasil.
O contexto deste estudo situa-se na caminhada e permanência dos alunos ProuUni do curso de Medicina Veterinária da Universidade Severino Sombra. Através de entrevistas e coleta de informações, junto aos alunos bolsistas, constatou-se que em sua trajetória de vida e caminhada no ensino superior, a maioria verbalizou dificuldades econômicas na manutenção do curso com materiais e estadia na cidade

de Vassouras. Contam com o apoio da família e estão sempre solicitando a bolsa permanência porém a carga horária do curso não contempla o beneficio A questão da sobrevivência desses estudantes na universidade, apresenta um outro problema a ser equacionado pelos gestores de políticas dessa natureza. A falta de recursos financeiros para custeio das necessidades de material escolar, alimentação e transporte torna-se uma situação crítica para grande parcela desses estudantes que não pode contar com o dinheiro de terceiros para suas despesas. Na Educação Básica tiveram bom desempenho escolar, com boas notas, e a dedicação e disciplina contribuíram positivamente para o desempenho na universidade. O reflexo disso, são as notas dentro da média (7,0) estipulada pela Universidade. Constatamos que os alunos não possuem dificuldade de compreensão/assimilação dos conteúdos o que significa que o sentido da escola para o estudante também é construído na própria escola, pelas mediações de suas aprendizagens feitas pelos professores, pelas relações construídas com os colegas, pela apropriação das regras e códigos dessas relações, da linguagem que lhes permite incluírem-se na comunidade acadêmica. Quanto aos sentimentos/percepções da vida acadêmica todos os alunos relataram que possuem um bom relacionamento com funcionários, professores e colegas. A maioria dos alunos relatou que pretende continuar os estudos especializando na área. Embora ainda muito jovem, o ProUni é uma política que vem contribuindo para mudar o quadro de exclusão, desigualdade e impedimento de mobilidade social de camadas sociais menos favorecidas. Embora oriundos de escolas públicas, este fato não se mostra um obstáculo nem motivo de crítica para sua permanência no ensino superior.

Palavras Chave: Políticas, Ensino Superior, PROUNI

"UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA DO ALUNO PROUNI DO CURSO DE ODONTOLOGIA"


Daniele Flôr Da Silva1, Therezinha Coelho De Souza2, Maria Luiza Delgado De Medeiros3.

1 Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes – Vassouras /RJ-Brasil.

2 3 Universidade Severino Sombra – Vassouras /RJ-Brasil.
Com base nos resultados obtidos na coleta de dados da pesquisa com os alunos beneficiados pelo programa ProUni do curso de Odontologia da USS, foi possível captar que em suas histórias escolares há indicativos de que, a relação que os alunos bolsistas estabeleceram com a educação básica, com os saberes, pares e professores no ensino fundamental e médio foram estruturantes e interferiram na qualidade de seu processo hoje. Isso significa supor que as experiências escolares anteriores tiveram grande influência sobre os resultados dos estudantes na universidade em relação aos conteúdos ministrados pois a maioria dos alunos afirma ter pouco ou nenhuma dificuldade de compreensão/assimilação. As notas de todos os alunos estão dentro da média (7,0) estipulada pela Universidade. Investigou-se ainda, como se encontram, como percebem essa nova realidade, os sentimentos despertados pela convivência com a comunidade universitária, suas perspectivas futuras. A partir da leitura dos questionários observamos que os alunos do ProUni da USS são oriundos de diversos estados brasileiros, com predominância do estado do Rio de Janeiro. Quanto a caminhada na Universidade constatou-se que a maioria do grupo tem dificuldades econômicas para comprar materiais odontológicos. Quanto aos sentimentos/percepções da vida acadêmica todos os alunos relataram que

possuem um bom relacionamento com funcionários, professores e colegas. Grande parte afirma o propósito de buscar a pós graduação. Embora ainda muito jovem, o ProUni é uma política que vem contribuindo para mudar o quadro de exclusão, desigualdade e impedimento de mobilidade social de camadas sociais menos favorecidas. Conclui-se que os alunos do ProUni têm sido uma experiência positiva, embora oriundos de escolas públicas, este fato não se mostra um obstáculo nem motivo de crítica para a sua permanência no ensino superior pois preocupam-se com a qualidade do ensino, já que escolheram a instituição e o curso seguindo o principio da qualidade por ele oferecido.

Palavras Chave: Políticas, Ensino Superior, PROUNI

FAETEC MIRACEMA

A INVERSÃO QUE CAUSA ESPANTO: A RECONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO ATRAVÉS DO OLHAR DO ALUNO.


Caio Corrêa Derossi¹, Hugo José Lopes de Paula¹; Sandra Azevedo

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC
A figura do laboratório sempre esteve atrelado as experiências empírico-racionalistas, desde os primórdios da construção do conhecimento científico. Apesar da imponente magnitude na escala de importância cognitiva, o laboratório atualmente fica á mercê do esquecimento e abandono. Este projeto objetiva despertar o interesse para a realização de experiências técnico-científicas, com abordagem cotidiana e dentro dos aspectos do Currículo Mínimo do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com ênfase na secessão da mitificação dos processos de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza. Através dos Métodos hipotético-dedutivos (pesquisa de campo, entrevistas com profissionais, alunos e monitorias), galgamos uma base sólida, para a fundamentação do projeto, que toca no âmago, cerne, da questão educacional e visa à construção de um elo entre um mundo onírico com outro repleto de exegeses.

Palavras- chave: laboratório, experiências, ensino, educação, ciências, escola.




UNIFESO – TERESÓPOLIS

"VOLUNTARIADO JOVEM: INTERFERÊNCIAS MEDIADORAS NA LEITURA DE MUNDO (A LEITURA DA/NA ESCOLA)"


Queila Araújo da Rocha ¹, Pamela da Silva Paquy¹, Amanda de Moraes Gravino¹, Ana Maria Gomes de Almeida²

¹ Colégio Estadual Edmundo Bittencourt – Teresópolis

² Centro Universitário Serra dos Órgãos - Teresópolis

A pesquisa propôs um debate sobre as práticas de voluntariado jovem, construindo uma reflexão acerca do papel das instituições educacionais no que abrange a sua posição no âmbito social e coletivo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica, tendo-se desenvolvido três entrevistas coletivas: uma com professores do ensino médio de um colégio estadual em Teresópolis; outra com estudantes do ensino médio na modalidade normal; a terceira, com estudantes do

ensino médio de Formação Geral, identificando em seu discurso as marcas enunciativas estimuladoras à solidariedade. Foi elaborada uma ficha preenchida por eles antes da entrevista coletiva contendo informações sobre seus dados básicos pessoais. Além disso, analisou-se o projeto pedagógico da escola, identificando em seu discurso as marcas enunciativas estimuladoras à solidariedade. Por fim, procedeu-se a análise, categorização e comparação entre as entrevistas e o projeto pedagógico. Percebeu-se no discurso dos entrevistados baixo reconhecimento da influência da escola para ações de solidariedade. Apontaram para a necessidade de ampliação de atividades coletivas e solidárias, pois consideram que as que acontecem adquirem um caráter esparso e pouco sistematizado. Para fazer valer o que preconiza em seu projeto pedagógico, há necessidade de se desenvolver uma práxis educativa em que os atores estejam conscientes de serem ao mesmo tempo produtos e produtores de cultura, agindo no e sobre o mundo. Permitimo-nos, tendo como ponto de partida o discurso dos entrevistados, sugerir algumas ações como possibilitadoras de uma prática pedagógica coerente com o que essa instituição de ensino propõe no seu projeto pedagógico.

Palavras-chave: Ética da compreensão planetária, leitura de mundo, construção histórico-social.




"O BRINQUEDO E O BRINCAR ESCOLAR EM TEMPOS DE CIBERCULTURA."


Carla de Cunto Carvalho, Louziane Dercílio de Medeiros, Karina Nunes Serafim.



A brincadeira permite que a criança compreenda a realidade, e que seja capaz de reproduzir sua própria vida, já que é por meio da brincadeira que ela constrói o real, pode se expressar, integrando-se ao meio social em que está inserida, assimilando valores, aperfeiçoando suas habilidades. Considerando que o conceito de infância é socialmente construído e que a sociedade atual estabelece com clareza um período e características para esta fase do desenvolvimento humano, é incorreto dizer que as crianças não brincam ou não sabem mais brincar. A partir da compreensão da estrutura da nova sociedade que atualmente está baseada material e tecnologicamente na conexão online (CASTELLS, 2003), é fundamental conhecer como os novos meios e formas de brincar se estabelecem para que seja ampliada a percepção de infância na sociedade contemporânea. Sendo assim, a presente pesquisa parte do pressuposto que as escolas devem se tornar espaços privilegiados que possibilitam todo tipo de experiências, entre elas o brincar. Considerando que ainda são poucos os atos intencionais nas unidades escolares que proporcionam experiências exclusivamente lúdicas, o presente projeto de pesquisa estabeleceu como objetivo geral, investigar como estão sendo estabelecidas as relações do brinquedo e do brincar tecnológico praticados em espaços infantis, e como objetivos específicos, identificar os principais espaços e características das brincadeiras online experimentados pelas crianças, a análise das principais concepções das crianças e da escola sobre o brinquedo e o brincar tecnológico e a promoção de ações de intervenção no espaço escolar com vistas ao estabelecimento de uma cultura lúdica do brincar tecnológico. Para a coleta de dados, optou-se pela pesquisa intervenção, já que segundo Freitas (2009) esta metodologia permite uma "[… compreensão ativa geradora de uma resposta: um encontro dialógico e transformador entre dois

sujeitos." pesquisador e pesquisado, já que o homem e seus fenômenos não podem ser explicados e sim compreendidos. A pesquisa foi realizada em uma escola pública em um bairro socioeconomicamente desfavorecido, no município de Teresópolis- RJ tendo como público alvo crianças de primeiro ao terceiro ano de escolaridade. Alguns resultados da pesquisa nos mostrou que habita o imaginário infantil a dúvida sobre os jogos eletrônicos poderem ser classificados como brincadeiras. Percebemos também que as crianças colocaram em primeiro lugar as brincadeiras mais utilizadas na escola como, futebol, queimado e peteca. Já o jogo tecnológico apensar de já está envolvido em grande parte das brincadeiras infantis, não foram reconhecidos como uma brincadeira pela maioria das crianças entrevistadas, já que as mesmas reproduzem o que a maioria da sociedade afirma "Jogar no computador não é brincadeira."

Palavras-chave: brinquedo, brincar, tecnologia, cibercultura.

UFRJ MUSEU NACIONAL

"PROJETO MANHÃS NO PARQUE"


Julia Cataldo Lopes1, Claudia Carvalho2



1- Colégio Pedro II

2- Museu Nacional





O "Manhãs no Parque" é um projeto educativo com foco em educação ambiental e sustentabilidade, dinamizado por um biólogo do Horto Botânico/Museu Nacional, e um Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) da Seção de Assistência ao Ensino (SAE). Idealizado para atender um grupo de até 40 alunos (por data), de escolas públicas (geralmente 1º segmento do E.F), sua divulgação é realizada pelas CRE’s, com o posterior agendamento de, no máximo, dois grupos por mês. Conta com a colaboração de estagiários, bolsistas da FAPERJ, entre eles alunos do Colégio Pedro II – PIC Jr, e graduandos da UFRJ - PIBEX na sua execução.

O projeto objetiva otimizar o interesse pela conservação e conscientização acerca do meio ambiente, através de práticas educativas extraclasses, de maneira dinâmica e prazerosa, enfatizando o valor dos elementos da natureza presentes no cotidiano. Busca também explorar parte do patrimônio natural, científico, histórico e cultural do país, e que é encontrado no parque da Quinta da Boa Vista e no acervo do Museu Nacional, evocando uma postura preservacionista, contribuindo para o exercício da cidadania.

Sua metodologia ocorre em etapas, dividas entre os espaços dentro e fora do Museu Nacional. A recepção do grupo é feita no auditório Roquette Pinto, com a apresentação da equipe responsável, e a distribuição de camisetas e bonés para a posterior identificação do grupo. É feita uma dinâmica com apelo sensorial, estimulando a atenção das crianças para a próxima atividade: uma caminhada pela Quinta da Boa Vista, onde o biólogo compartilha informações específicas de sua área de atuação, identificando, junto com os alunos, a flora e a fauna local. De volta ao prédio do MN, ocorre a visita mediada às exposições, com ênfase nas salas de Aves e Etnologia Indígena, exemplificando o uso sustentável dos recursos naturais. Na etapa final, os estudantes recebem mudas de plantas, com o intuito de incentivar seu interesse na preservação e cuidados com a natureza, e posteriormente servem de lembrança da experiência vivida.

Durante o ano de 2013, foram atendidos 296 alunos, de nove instituições de educação da rede pública de ensino.

Referência Bibliográfica:

VASCONCELLOS, Maria das Mercês Navarro. Educação ambiental na colaboração entre museus e escolas: limites, tensionamentos e possibilidades para a realização de um projeto político-pedagógico emancipatório. Tese de Doutorado. Programa. Consultado em 08/11/2013 às 10:18hs.

EMPREENDEDORISMO

FAETEC MIRACEMA

"O CVT SOB O OLHAR DA POPULAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO PROVOCADO"


Nicolle Silveira Pinto de Paula¹, Tamires de Oliveira Prado¹ -

¹ Colégio Estadual Deodato Linhares

² FAETEC – CVT Unidade Miracema


O CVT – Miracema é um ótimo contribuinte para o desenvolvimento da educação, aliado ao empreendedorismo. Além de capacitar os alunos para um amplo mercado de trabalho, envolve diversificadas áreas do saber. Com o projeto em questão, urge a necessidade de visualizar o emergente crescimento da demanda acarretada pela unidade de ensino e suas perspectivas pessoais. A instituição auxilia na transformação de uma situação onírica para a construção de uma realidade melhor. A unidade de ensino abrange vários contextos demográficos, independente das questões sociais, pois seu intuito é aumentar a interação entre todas as realidades. Com comprometimento unânime o CVT vem cumprindo suas metas, garantindo assim isonomia dos direitos. O centro vocacional tecnológico tem por objetivo formar mão de obra qualificada para atender às diferentes demandas do mundo do trabalho, com o foco direcionado nos arranjos produtivos locais e/ou nas atividades econômicas regionais mais expressivas. O CVT tem tido grande importância na região (Miracema, Palma, Pádua e Itaocara), com procura de informações e números significativos de inscrições. Em janeiro de 2011, foram dois mil setecentos e dezenove candidatos ao sorteio de vagas, e desse quantitativo duzentos foram matriculados, sendo que nesse período tinham disponíveis apenas os cursos de serralheiro em alumínio, serralheiro em materiais ferrosos, eletricista predial, encanador-bombeiro hidráulico e informática profissional. Em 2012 foram mil e duzentos inscritos e oitocentos e oitenta e quatro matriculados. Esses números refletem a confiança da população depositada na instituição e nos seus respectivos profissionais. Além de representar a materialização de uma oportunidade de se aprender novas profissões, uma nova língua, e/ou informática. Na prática, toda essa teoria tem dado certo, visto os dados publicados e a realização de inúmeros sonhos.

Palavras chaves: CVT Miracema; empregabilidade; qualificação; empreendedorismo local.

ENGENHARIAS

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL HENRIQUE LAGE

"DISPOSITIVO ÁUDIO INFORMATIVO"


Marianna Alencar Cezarino1; Ingrid de Paula da Silva Oliveira1; Luiz Phillip Quintanilha da Silva1; Altair?
1 ETE Henrique Lage

Resumo: O objetivo do Dispositivo áudio informativo será acarretar uma maior acessibilidade ao público em espaços culturais. Este recurso poderá ser utilizado não somente em museus, mas também em outros espaços, como por exemplo, praças e ruas.O objetivo é a utilização de um dispositivo eletrônico que permita a acessibilidade cultural para um grupo da sociedade que sofre exclusão social, como deficientes visuais e analfabetos, e os demais, modernizando as infra-estruturas que mantêm as referências históricas a partir de um invento econômico e de viabilidade na elaboração.Após pesquisas técnicas relacionadas ao projeto, utilizou um sensor ultra-sônico para captar a presença de um corpo, que ao bloquear o sinal transmitido por esse dispositivo, enviará um sinal lógico que ativará o amplificador, reproduzindo o áudio. Logo, quando alguém se aproximar de uma determinada obra ou monumento, ela poderá receber informações instantâneas sobre o que esta sendo observado, dados como quando foi criado, onde e quem foi o autor da obra. Será usado um micro-controlador PIC 16F628A que irá verificar constantemente se há presença de alguém no espaço.Utilizando o CI ISD 1700, poderemos gravar e reproduzir o áudio escolhido. O amplificador utilizado, BDG 15w, irá trazer melhoras à reprodução.




"BIBLIOCANTO INTELIGENTE: SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO DE VOLUMES EM BIBLIOTECAS"


Vasconcelos da Silva1;Brendo Almeida Veloso1;Caio Ribeiro Cavalcante Ferreira1; Altair Santos1

1ETE Henrique Lage
RESUMO: A biblioteca é um dos centros mais importantes de qualquer sociedade, pois disponibiliza as fontes, a metodologia e as formas de busca que possibilitam a construção do conhecimento onde o aluno passa a ser produtor de informação através da mediação do professor e do bibliotecário.Entretanto, a biblioteca tem perdido cada vez mais espaço para as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Graças ao infinito arcabouço de informações e a velocidade assustadora de busca, as TIC’s têm ganhado preferência. Em contraposição, as bibliotecas baseiam-se em sistemas de organização complexos e que só podem ser visualizados individualmente nos livros, dificultando o acesso.



Buscamos, então, desenvolver um projeto que torne tecnologia e livros mais próximos. Para isto, é preciso dar mais velocidade e conforto ao espaço das bibliotecas, permitindo mais interação com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação.Assim, o projeto consiste em um sistema eletrônico que aumente a facilidade de busca dos livros. Para isto, ele atua a partir de uma estação central,

onde inserimos o número da seção procurada, que será codificado, e depois enviado através de radiofreqüência. Durante a transmissão, os bibliocantos, alimentados com bateria solar e equipados de um receptor, captarão este número e o compararão a um valor fixado que, em caso de compatibilidade, responderá pela ativação de LEDs, indicando a posição da seção buscada. Paralelamente, o sistema dá liberdade ao bibliotecário-gerente de organizar o espaço da forma que considerar melhor, pois contém um circuito reprogramador que permite a programação do valor fixado em cada bibliocanto. Com esta ação, buscamos um efeito contundente e positivo sobre as bibliotecas, melhorando sua acessibilidade e tornando-a mais popular, assim preservando e ampliando uma importantíssima ferramenta de formação social e profissional.

"SISTEMA DE AUTOMATIZAÇÃO DO SINAL ESCOLAR INTEGRADO A UMA CENTRAL DE ALARME PARA DETECÇÃO DE INCÊNDIOS E INVASÕES"


Rodrigo Marins Esteves; Aeverson Alcântara de Araújo; Letícia Goulart de Alcântara; Altair Martins dos Santos

ETE HENRIQUE LAGE


Resumo: Após uma pesquisa, realizada em escolas e no Corpo de bombeiros, constatou-se que a falta de preparo para incêndios nas escolas públicas é enorme. Em todas as escolas entrevistadas nenhuma delas possuía um plano de evacuação, o que coloca em risco a vida dos alunos, professores e funcionários. Quando indagados sobre a falta de segurança contra incêndios nas escolas públicas, os diretores entrevistados colocaram o elevado custo de equipamentos de segurança e a falta de verbas que deveriam ser repassadas mensalmente pela secretaria de educação para a segurança escolar, como sendo os principais empecilhos para a garantia de uma segurança contra incêndios.



Observou-se então a necessidade da criação de um sinal escolar de baixo custo que, além de coordenar o sinal da escola nos horários programados das aulas e intervalos, controle também toda a segurança escolar, tanto em questão de incêndios quanto na questão de invasões no horário noturno e em locais de entrada restrita, proporcionando também uma segurança de qualidade, e tornando toda a unidade escolar um ambiente protegido e cumpridor do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). O equipamento funcionará como uma central de alarme, onde controlará toda a unidade escolar, através de sensores de fumaça e de presença que serão instalados em lugares estratégicos. O sinal será automatizado, permitindo ao inspetor da escola programar os horários onde deverá ser soada a sirene referente às aulas e intervalos. O aparelho irá indicar em seu display LCD: a hora, o dia, o mês, o ano e os locais onde está ocorrendo possíveis emergências e invasões e funcionará em tempo real através do RTC DS1307. O circuito ficará o tempo todo monitorando os lugares que possuírem sensores de fumaça e de presença, avisando ao inspetor, através do LCD, no caso de uma emergência, o local exato onde está ocorrendo e acionando uma sirene para avisar a todos os presentes na unidade escolar. Além disso, transmitirá para um painel de leds, posicionado em um lugar estratégico, avisando o local exato onde esta ocorrendo a emergência, sendo cada led referente a um lugar específico da unidade escolar.

"PROJETO TRIMARAN TUPI-GUARANI"


Hygor Batista Guse, Lucas Jorand Vargas; Sergio Assis Lima

ETE Henrique Lage


Fazemos parte de uma competição de barcos movidos à energia solar, cuja embarcação é movida pela energia gerada por células fotovoltaicas, que armazenada na bateria é consumida pelo motor. Com muito orgulho, tivemos a oportunidade de desenvolver o Projeto Trimaran que será o futuro projeto para a utilização desta energia sustentável nas próximas etapas, mostrando assim, a grande variedade tecnológica, avanços que tem ocorrido por meio desta energia limpa uma alternativa para o futuro da área naval, e até mesmo, outras áreas derivadas.

O barco também tem objetivos definidos que visam os testes práticos que precisam ser feitos pela nossa e futuras equipes para o desenvolvimento dessa tecnologia tão importante para a preservação do planeta.

UENF

"FILMES CERÂMICOS DEPOSITADOS PELA TÉCNICA DE SPRAY-PIRÓLISE"


Vantuil Pinheiro Ferreira Filho, Bernardo da Silva Ribeiro, Elisângela Pimentel da Silva e Herval Ramos Paes Junior

Alunos da ETE João Barcelos Martins e bolsistas do Projeto Jovens Talentos – FAPERJ Professor da Universidade Estadual Darcy Ribeiro – UENF. Av.Alberto Lamego 2000 – Parque Califórnia – CEP: 28013-602 – Campos dos Goytacazes, RJ; herval@uenf.br


Resumo: A aplicação de novos materiais na forma de filmes destaca-se em diversos campos de aplicação tecnológica, particularmente na área de fontes alternativas de energia. Neste contexto, enquadram-se a conversão fotovoltaica de energia e as pilhas a combustível de óxido sólido. Neste trabalho objetivou-se a preparação de filmes de grafeno e de óxido de zinco intrínsecos e dopados utilizando a técnica de deposição por Spray-pirólise. Foi investigada a influência dos parâmetros de deposição, especificamente da temperatura de substrato e do fluxo da solução precursora, sobre as propriedades dos filmes depositados. Os filmes cerâmicos foram caracterizados morfológica e eletricamente por microscopia confocal, métododas quatro pontas e medida da variação da condutividade elétrica com a temperatura permitindo a determinação da microestrutura, espessura, resistividade elétrica e energia de ativação do processo de condução. Foram observados filmes uniformes, com composição adequada e comportamento elétrico característico para materiais semicondutores.

USS

"IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE GEOTECNIA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA USS: TUTORIAL PARA APOIO AO ENSINO DOS LIMITES DE ATTEMBERG"


Bruna Soares Ermida da Silva1 ,Janaina Veiga2 e Júlio César da Silva2
1Colégio Estadual Centenário – Vassouras/RJ, Brasil; 2Universidade Severino Sombra – Vassouras/RJ, Brasil.



Nesse trabalho apresentamos resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado "Implantação do Laboratório de Geotecnia no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Severino Sombra". A pesquisa tem como objetivos a implantação de um espaço para os ensaios de Geotecnia, desenvolvimento de pesquisas e estudos referentes ao uso do solo do Município de Vassouras- RJ onde se localiza a universidade e a obtenção de dados que possibilitarão a construção de um mapa geotécnico da região que orientará os órgãos públicos para o manejo adequado do solo.

A bolsista está tendo a oportunidade de se familiarizar com aspectos fundamentais do método cientifico, tais como a fundamentação teórica e desenvolvimento de ensino no laboratório de Mecânica dos Solos, além de ter a oportunidade de conhecer o estado da arte de uma área de pesquisa multidisciplinar, motivando-a a descobrir sua própria aptidão cientifica.

As atividades desenvolvidas pela bolsista referem-se especificamente ao estudo dos ensaios de Limite de Attemberg (LL e LP), sendo todos realizados seguindo os procedimentos descritos nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR 7180 (Solo – Determinação do limite de plasticidade), NBR 6459 (Solo – Determinação do limite de liquidez) e NBR 6457 (Amostras de Solo – preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização).

Os materiais já desenvolvidos para apoiar o ensino desses ensaios foram a elaboração de planilhas eletrônicas(feitas por uma aluna da iniciação tecnológica) e tutorias desenvolvidos no software de autoria Director 8.5.

Os tutoriais abordam os seguintes itens: conceitos, explicações, exercícios, bibliografia, equipamentos, vídeo aula e planilha. Os dois tutorias já estão com os quatro primeiros itens desenvolvidos pela aluna jovens talentos. As planilhas também já podem futuramente ser acessadas pelos tutoriais. Devido os equipamentos necessários para a realização dos ensaios ainda não estarem disponíveis no laboratório, os itens equipamentos e vídeo aula ainda não estão prontos.

O software de autoria Director 8.5 foi escolhido devido permitir utilizar tecnologia multimídia (textos sons, imagens, vídeos e animações) e o conceito de hipertexto (organização do texto de forma não-linear) sem demandar muito tempo para a sua aprendizagem. Esta realidade desafia educadores, instituições e sistemas de ensino a reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem. Essas reflexões devem também fazer parte do cotidiano dos educadores que formam os futuros engenheiros sobre como inserir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas de ensino. Como resultados da pesquisa espera-se além da elaboração do material de apoio para o aprendizado dos alunos do curso de engenharia ambiental.

Palavras-Chave: Geotecnia, Mecânica dos Solos e TIC

FÍSICA

UFF VOLTA REDONDA

"LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO DE SUPERFÍCIES"


Ariane Kazumi do Nascimento1, Bianca Pena Mendes1, Sheila Rodrigues de Almeida2, Daniel Dornelas3, José Augusto Oliveira Huguenin4, Alexandre Grezzi de Miranda Schmidt4 e Ladário da Silva4
1Colégio Estadual Barão de Aiuruoca

2Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

3Colégio Getúlio Vargas

4Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFF



Resumo do trabalho: A realização de medidas sem contato, através da óptica, é um ramo importante da metrologia, e de vital importância em vários setores da indústria e da pesquisa aplicada. O levantamento topográfico é parte importante da Metrologia que usa técnicas ópticas e de contato para seus objetivos. A técnica de projeção de franjas é uma das técnicas mais usadas para a medida da forma, ou topografia, em três dimensões. Seu uso inclui medidas topográficas da superfície, detecção de objetos, geração de modelos digitais em 3d, prototipagem, inspeção, controle de qualidade, etc. Neste trabalho iremos mostrar o levantamento topográfico de superfícies usando a técnica de projeção de franjas.

UFF – CASA DA DESCOBERTA

PILHA HUMANA


Gabriel Duarte Rodrigues1, Mateus de Oliveira Nunes1, Camila Santana Lourenço1, Christiano Laidler de Souza2, Wanda da Conceição de Oliveira2.

1Colégio Estadual Aurelino Leal / Niterói R.J.

2Casa da Descoberta -Instituto de Física/UFF
A Pilha Humana é um dispositivo constituído de duas placas metálicas, em geral usa-se uma placa de cobre e a outra de alumínio. Nos dois pólos: negativo (alumínio) e positivo (cobre) ocorrem as semi-reações de oxidação e redução, respectivamente. A pilha entra em funcionamento quando o circuito é fechado, isto ocorre no momento em que sobre as diferentes placas metálicas uma pessoa coloca suas duas mãos. Os sais presentes no suor das mãos estão dissociados em íons que são responsáveis pelo transporte da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa, esta funciona como um resistor num circuito. Essa corrente pode ser medida através de um amperímetro colocado em série no circuito. Um fato interessante também pode ser observado neste experimento quando duas ou mais pessoas se dão às mãos participando do circuito, simulando um circuito em série com um aumento da resistência e conseqüentemente mede-se a diminuição da intensidade de corrente elétrica no amperímetro.

Palavras-chave: experimento de Física; circuito em série; corrente elétrica.

"ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ATUANDO COMO MONITORES DA CASA DA DESCOBERTA"


Mateus de Oliveira Nunes1, Gabriel Duarte Rodrigues1, Camila Santana Lourenço1, Jessika Leny dos Santos Mello1, Christiano Laidler de Souza2, Wanda da Conceição de Oliveira2.


1Colégio Estadual Aurelino Leal / Niterói R.J.

2Casa da Descoberta -Instituto de Física/UFF
A Casa da Descoberta é um centro de divulgação de ciências que está localizado no Instituto de Física da UFF e que conta com um acervo de experimentos interativos de aproximadamente 50 experimentos sendo em sua grande maioria de Física. As visitas são guiadas por monitores de diversos cursos da UFF, responsáveis por explicar os experimentos de forma lúdica e divertida. Conseqüentemente, a Casa da Descoberta tem-se destacado como uma entidade integradora entre a comunidade acadêmica e a sociedade, conduzindo para além dos muros da Universidade os conhecimentos científico e pedagógico, produzidos por seus professores e pesquisadores. No ensino médio, os conceitos de Física e de Química são geralmente introduzidos teoricamente através de equações e fórmulas, freqüentemente sem as práticas de laboratório correspondentes. Isto dificulta o relacionamento dos conceitos teóricos com os fenômenos diários e, portanto, o aprendizado da Ciência. Um dos objetivos deste projeto, iniciado em 2003, é complementar as atividades didáticas destes alunos. Outro enfoque do projeto é fazer com que os alunos acreditem na própria capacidade e se tornem divulgadores de ciências atuando como monitores na Casa da Descoberta.

Palavras-chave: centro de ciência; experimentos de Física; ensino médio.

"CAMA DE PREGOS"


Camila Santana Lourenço1, Gabriel Duarte Rodrigues1, Mateus de Oliveira Nunes1, Christiano Laidler de Souza2, Wanda da Conceição de Oliveira2.

1Colégio Estadual Aurelino Leal / Niterói R.J.

2Casa da Descoberta -Instituto de Física/UFF
Neste experimento é possível abordar o fato de uma pessoa ter seu dedo furado ao encostar-se num único prego, entretanto não sofrer danos físicos ao sentar-se ou deitar-se numa cama de pregos. A cama de pregos é uma preciosa demonstração que destaca o conceito de pressão, o modo como as intensidades de força são distribuídas em intensidades diferentes sobre uma superfície. Sendo a pressão uma grandeza escalar, ela é totalmente destituída de direção e sentido e tem a finalidade de nos informar a distribuição da massa numa dada área sendo inversamente proporcional a área, ou seja, p = F/A. Considerando que a cama de pregos ‘’dilui’’ o peso da pessoa (intensidade de força) sobre uma área constituída de milhares de pregos. A pressão exercida pelos pregos sobre o corpo da pessoa é muito reduzida

por efeito da distribuição de sua massa corporal e assim, a pessoa não sente dores ou ‘’espetadelas’’ por parte dos pregos.

Um exemplo numérico pode ser obtido supondo um adulto pesando em média 70 kgf. Se ele apoiar-se em pelo menos 2000 pregos, cada prego suportará 70/2000 = 0,035 kgf/prego, ou seja, 35 gf/prego. A pressão efetiva do sistema, ou o ‘peso por prego’ será de 35 gf. Com essa pressão o corpo humano não sentirá qualquer desconforto. Os pregos não perfurarão quer a roupa ou a pele. O experimento só apresentará desconforto (e isso não vale a pena experimentar) quando o peso em qualquer prego se aproxima dos 200 gf.

Palavras-chave: experimento de Física, pressão e força.

UERJ

"ESTRUTURA DA MATÉRIA – DAS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS AO ATOMISMO CIENTÍFICO."


Isabelle de Albuquerque1; Mariana Braga1; Alberto Santoro2 1C.E. Prof. Murilo Braga

2DFNAE – UERJ
Baseado no livro Física Moderna – Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos – de Francisco Caruso e Vitor Oguri, apresentaremos o momento de transição entre as concepções filosóficas e as concepções científicas sobre o átomo e as contribuições dadas à física pela química, por meio dos estudos acerca da estrutura elementar da matéria.



Teremos como subtítulos temas como as primeiras especulações sobre a constituição da matéria, com os pensamentos de grandes filósofos como Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto; o atomismo, abordando as primeiras questões sobre o átomo e com grandes pensadores como Leucipo, Demócrito e Epicuro; e as primeiras descobertas científicas como as feitas por Galileu, Gassendi e Boyle, a visão mecanicista, e os legados de Mendeleiev .

O objetivo deste projeto é despertar o interesse para as investigações científicas, por meio de uma palestra simples, que permitirá aos presentes terem uma fácil compreensão do tema e, também, acompanharem a complexidade, o tempo necessário e a importância que cada pequena descoberta, de cada cientista, tem para a ciência. Incentivando-os a fazerem parte, mais ativamente, dos processos científicos.

"APRENDER A APRENDER – USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS"


Lucas Bezerra de Almeida¹; Alan Freitas Machado²;Rafael Levy Abel Siqueira³;Thomaz Jacintho Lopes4; Yan Pedro Ulrich Mendes Ferreira5

1C.E. Prof. Murilo Braga

2,,3,4,5UERJ
Nos últimos anos a tecnologia vem se tornando essencial e cada vez mais avançada.Avanço que vem trazendo benefícios para a área da educação, atravésdo desenvolvimento de softwares especializados. Porém estes benefícios vêm enfrentando problemas como a falta de capacitação dos professores para utilizá-los e
poucos programas especializados em modelagem entre outros. Isso acaba acarretando a desmotivação dos alunos que não podem usufruir das novas tecnologias devido a essas limitações.Por isso um software denominado Modellus foi criado com o intuito de motivar os alunos a aplicar os conteúdos aprendidos em aula, uma vez que, o Modellus além de ser interativo também é compatível com a maioria dos computadores presentes nas escolas.
Sou um aluno da rede estadual do Rio De Janeiro estudo no Colégio Estadual Professor Murilo Braga localizado no município de São João De Meriti, e no período de 2011 a 2013 o colégio enfrentou grandes problemas como, falta de professores, greve dos professores que aconteceram nos anos de 2011 e recentemente 2013. Em 2011, fui bastante prejudicado em relação aos conteúdos que não foram aplicados, fiquei com uma deficiência enorme em várias disciplinas e eu não tinha o habito de estudar em casa. Em 2012, ganhei um bolsa, fui uns dos poucos do colégio que foram selecionado para o Programa Jovens Talentos Para a Ciência, desenvolvido pela fundação FAPERJ(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) sob a orientação do projeto de pesquisa do Professor do Instituto de Física da UERJ Alan Machado. No começo do projeto fui obrigado, ou melhor, fui estimulado a estudar em casa, porque para fazer as modelagens eu tinha que saber os conteúdos para concluí-las. No ano de 2013 quando ocorreu mais uma greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro, eu já estava mais "tranquilo", porque graças ao Modellus fui incentivado a estudar. O Modellus me ajudou bastante em relação às disciplinas de física e matemática.



Descrições do software
 
O Modellus é um software educacional aplicado às disciplinas de física e matemática, cujo objetivo é o desenvolvimento de simulações semelhantes aos fenômenos naturais, ou seja, um laboratório virtual.A criação dessa simulação ocorre após os alunos terem aprendido toda a parte teórica, ensinada pelo professor. Logo após, os alunos podem começar a desenvolver a suas simulações, através de um modelo matemático, criado por eles com o auxílio do professor. Deixando assim as aulas mais práticas e interessantes porque através das simulações os alunos podem compreender ainda mais o fenômeno.Que antes só poderia ser visto de forma teórica em livros ou artigos.

Alguns exemplos de modelagens são: um feixe de luz atingindo um plano e sendo refletido e refratado, queda livre, dilatação (linear,superficial,volumétrica,) e entre outros. Neste artigo mostraremos um pouco da utilização e manuseio do software Modellus, através da modelagem do estudo dos fenômenos da reflexão com espelhos planos e refração, aplicando animações sobre estes tópicos da física. A óptica geométrica é vista como um grande quebra cabeça para os alunos, apesar de esse fenômeno parecer complexo ele é bem simples de se entender.






IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA

"MECÂNICA CELESTE E INSTRUMENTAÇÃO ASTRONÔMICA"


Aline Lobato¹, Edmila Ferreira², Júlia Borges³, Juliana Reis4, Lara Zanon5, Laura Velasco6, Rodrigo Lacerda7.

Estudante do Colégio Euclides F. Tardin – Bolsista do Programa Jovens Talentos (FAPERJ) – e-mail: nina_icm@hotmail.com1

Estudantes do Curso Técnico Integrado Agroindústria – Bolsistas do Programa Jovens Talentos (FAPERJ) – e-mail : milaiff@yahoo.com.br2,

julia_borges_f@hotmail.com3, juliana.souza.89@yahoo.com.br4, lara.zanon.s@gmail.com5, laurafvelasco02@gmail.com6

Orientador – Professor IF Fluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana – e-mail: rlacerda@iff.edu.br7.
A Astronomia é a Ciência que estuda os corpos celestes, que vão desde planetas a galáxias, e todos os fenômenos com origem fora da nossa atmosfera. O atual projeto foi baseado na ciência e na prática da astrofotografia e foi elaborado em dois processos: inicialmente, com a astronomia teórica, com o intuito de adquirir os conhecimentos necessários para exercer a prática, com a astronomia observacional. Para tal, utilizou-se a apostila e apresentações pelos bolsistas, dos capítulos da

mesma, enquanto para observações, além do programa Stellarium como auxílio pra nossas orientações, foram utilizados os telescópios portáteis de ultima geração, no qual o preferencial é o digital, que proporciona uma melhor Imagem. Após, com uma câmera CCD acoplada, gravamos e selecionamos vídeos de 300 frames/minuto, que são editados no programa RegiStax, para se ter uma imagem de maior nitidez e melhor qualidade. A partir de então podemos usufruir das belezas do céu e concluir o nosso objetivo com maior experiência e conhecimento, e repassá-lo para outras pessoas.



Palavras-chave: Astronomia, Astrofotografia, Telescópios Newtonianos, Sistema Solar.

HISTÓRIA

UFRRJ

"NOS TRILHOS DA BAIXADA: FERROVIA E OCUPAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA"


Amanda Silva Oliveira1, Luiz Felipe Correia da Silva escalla2,

1CIEP 196 São Teodoro – Camari, Nova Iguaçu

2Colegio Estadual Francisco Assupção – Ponto Chic, Nova Iguaçu.
Em 1858 foi inaugurada ferrovia Central do Brasil com o a denominação de Estrada de ferro D. Pedro II. Desde então, a via férrea passou a ser importante via de acesso à região de Nova Iguaçu. Através da ferrovia, a região passou a se integrar à cidade do Rio e o trem passou fazer parte da vida da população, não só como elemento de transporte mas como indutor de progresso, ocupação e modo de vida.

O Objetivo deste trabalho é fazer um breve panorama da história das estações ferroviárias da estrada de ferro D Pedro II, que com advento da república passou a se chamar Central do Brasil. Por meio do levantamento dos nomes e imagens das estações de ontem e hoje, privilegiando as da Baixada.

Este trabalho é parte integrante da pesquisa que tem por objetivo a análise da ação da FUNDREM (Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana) na região metropolitana do Rio de Janeiro e mais especificamente sua atuação no município de Nova Iguaçu durante o período de sua existência (1975/1989). Esta pesquisa se insere em um projeto mais amplo intitulado de "Baixada para os de baixo: aspectos do planejamento urbano na região metropolitana do Rio de Janeiro 1930/2000".



A atual Central do Brasil foi inaugurada em 29 de março de 1858 na estação da Aclamação, hoje leva o nome de Central, juntamente com as seguintes estações: Venda Grande (hoje, Engenho Novo), Cascadura, Maxambomba (hoje, Nova Iguaçu) e Queimados. O trecho inicial Aclamação – Belém (hoje, Japeri inaugurada em 1859) contava ainda com as seguintes estações: São Cristóvão (1858), Quinta (exclusiva da família do imperador, 1858) e Sapopemba (Deodoro inaugurada em 1859). A ferrovia chegou ao Vale do Paraíba em 1864, passando a ser a principal via de escoamento do café, razão pela qual foi feita a estrada de ferro.

As duas estações escolhidas preferencialmente para este trabalho são as de Nova Iguaçu e a de Queimados porque foram inauguradas juntas com o primeiro trecho em 1858. As demais serão apresentadas para dar sentido ao processo de ocupação da região Baixada Fluminense, já que foi o trem o indutor da ocupação urbana em Nova Iguaçu. Depois da eletrificação e duplicação da via férrea na região, a população ocupou massivamente. Trem e população constituíram o que a Baixada é hoje.

Planejamento Urbano; Baixada Fluminense; Nova Iguaçu; História

"DINÂMICA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DO IMPÉRIO PORTUGUÊS, SÉCULO XVIII"


Thainá da Silva Emilio1; Mônica Ribeiro 2



1.Bolsista do Programa Jovens Talentos - FAPERJ; 2.Professora Adjunta II, Departamento de História e Economia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – IM).


Esse projeto de pesquisa propõe o estudo da administração dos governadores e vice-reis da capitania do Rio de Janeiro durante o século XVIII. Para tanto, iremos analisar primeiramente a importância da capitania fluminense no período, pois foi nesse momento que a cidade se tornava o principal pólo comercial e econômico e centro político-administrativo da América portuguesa. Cabe destacar que houve uma ampliação das funções do Rio de Janeiro, uma vez que se tornou um ponto aglutinador entre a região das Minas, o Atlântico Sul e a Coroa portuguesa.

Nesse contexto, e a partir das diversas transformações político-administrativas desencadeadas no Império português no século XVIII, especialmente a partir das décadas de 1720 e 1730, foram introduzidas modificações importantes na prática governativa, tanto no Reino, quanto nas suas colônias e conquistas. Nesse processo, a gestão dos governadores ou vice-reis do Rio de Janeiro funciona como um importante exemplo das mudanças que vinham sendo realizadas, especialmente se considerarmos as especificidades da capitania fluminense nos Setecentos.

Assim, o presente trabalho tem como intuito analisar a dinâmica administrativa desses representantes régios, percebendo, em suas gestões, a preocupação com uma maior racionalidade administrativa, com um melhor controle econômico e fiscal, e com o desenvolvimento literário e intelectual, características norteadoras da política imperial naquele momento, tanto no centro quanto nas periferias.

Palavras-chave: governadores de capitania; vice-reis; Rio de Janeiro; administração; Império português.

USS

"FAMÍLIA E RELIGIOSIDADE – OS LEGADOS DEIXADOS PARA A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE VASSOURAS NO SÉCULO XIX"


Bruno Lopes Pereira1, Déborah Pinheiro Amarante2 e Angelo Ferreira Monteiro 3

1 Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, Bolsista do Projeto Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ / 2Aluna do Instituto de Educação Thiago Costa, Bolsista do Projeto Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ / 3Orientador - Universidade Severino Sombra
Nossa proposta tem como objetivo demonstrar a importância que era ser membro de uma instituição religiosa leiga no século XIX, no nosso caso a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Vassouras, criada em 1830 no povoado que ainda não era uma freguesia, muito menos uma vila. Sobre a questão da morte, utilizamos o trabalho de João José Reis no artigo O cotidiano da morte no Brasil oitocentista, no livro História da vida privada no Brasil – volume 2, que defende que "as atitudes diante da morte e dos mortos foram tomando novas formas e novos sentidos ao longo do século XIX. Os jovens talentos se dedicaram a levantar a trajetória de dois membros desta instituição leiga, o Comendador Francisco José Teixeira Leite (posteriormente Barão de Vassouras) e o Comendador José Corrêa e Castro, membros de duas famílias tradicionais de Vassouras e que não eram originários desta localidade. O Comendador Francisco José Teixeira Leite, através de uma permuta de terras com os herdeiros de Francisco Rodrigues Alves (fundador de Vassouras), propiciou a implantação do povoado nas terras que eram cortadas pela Estrada da Polícia, uma das principais vias de acesso naquela época.Além de vereador, exerceu a função de procurador geral e também tesoureiro desta Irmandade. Já o Comendador José Corrêa e Castro, deixou um legado de 40:000$000 (quarenta contos de réis), através de cláusulas que deveriam ser atendidas para receber tamanha fortuna. Entre elas, destacamos a preocupação na realização da festa do Orago na data de 08 de dezembro. Mas foi no momento da morte destes, que verificamos o prestígio local. O Comendador José Corrêa e Castro falecera em 1846, mesmo ano de sua doação e em reconhecimento de seu ato de benemerência, a Irmandade o sepultou no corredor da sacristia da Igreja Matriz e colocou uma placa em mármore na parede do templo em agradecimento, assinalandonesta o local exato do seu repouso eterno. Em 1884, no momento da morte do Barão de Vassouras, a cidade passava por uma epidemia de febre amarela, o cemitério da Irmandade estava interditado. O Barão de Vassouras deixou determinado em seu testamento, entre outras disposições, que seu corpo deveria ser sepultado ao lado do jazigo de sua primeira esposa, que foi atendido, para isto a irmandade teve que solicitar à Câmara Municipal, uma exceção devido à sua importância para o desenvolvimento local e desta instituição, sendo aprovada imediatamente.

Agradecimentos:



FAPERJ/CECIERJ – Bolsa do Projeto Jovens Talentos para a Ciência

Arquivo Público Municipal de Vassouras (APMV) – Convênio: APMV- IPHAN

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Vassouras

Centro de Documentação da Universidade Severino Sombra (CDH)

Universidade Severino Sombra - USS

"MODERNIDADE E CIVILIZAÇÃO:

O CASO DA COMPANHIA

ESTRADA DE FERRO D. PEDRO II, 1856-1864."


Yolanda Lopes de Melo da Silva1, Thalita Graziely de Souza da Silva1, Magno Fonseca Borges2, Carlos Vitor de Alencar Carvalho3, Pedro Eduardo de Mesquita Monteiro Marinho4
1CIEP 297 Padre Salesio Schimid (Vassouras-RJ) - aluna orientada


2Centro de Documentação Histórica/Universidade Severino Sombra (CDH/USS) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – pesquisador orientador

3Curso de Sistemas de Informação/Universidade Severino Sombra(USS), Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) – pesquisador colaborador.

4Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) – pesquisador colaborador
No quadro de estudos sobre a sociedade brasileira da metade do século XIX, merece análise certa concepção de nação forjada também pela composição dos projetos em setores estratégicos da administração imperial. Neste quesito, devemos destacar que a segunda metade do século foi marcada por grande impulso no setor ferroviário. A noção que apresentamos está relaciona a algo tratado por contemporâneos como palavras complementares. Modernidade e Civilização. Cristino Ottoni, em sua ação como dirigente, expressava projetos de um futuro ambicionado, em torno de certa concepção de modernidade como parte do conceito de civilização. Coube a ele a direção da Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II, entre os anos de 1856 e 1864. Àquela época, a empresa era a maior sociedade anônima de seu tempo. Sob sua responsabilidade pesava tarefa de dirigir a construção de uma estrada de ferro, que deveria ligar a cidade do Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba. Para tal, o desafio a vencer era fazer as locomotivas percorrerem os trechos de aclives e declives da Serra do Mar. A primeira seção desta estrada foi inaugurada em 29 de março de 1858, com um percurso inicial de 47,21 km, da Estação da Corte a Queimados. Esta inauguração, ainda não marcava o término das obras da primeira seção. Mais aproximados 20 km foram construídos até o povoado de Belém, atual Japeri. Em 1858 começou uma das maiores e mais extraordinárias obras de engenharia realizadas na época, a construção da segunda seção daquela estrada. Seu desafio foi superar os 412 metros de altura da Serra do Mar, mediante complexas atividades de cortes, aterros e perfurações de túneis, entre os quais se destaca o chamado Túnel Grande, o túnel de número 12 na trajetória da ferrovia. Esta obra, também uma das mais complexas da América Latina, significou a construção de um túnel com 2245 metros de extensão e "261/8 palmos" de altura. Entre os argumentos utilizados em sua ação como dirigente estava a noção de um projeto de civilização, que articulava-se a um projeto de futuro. Destacava que não construía "Estrada para o

Brasil de hoje, mas para o Brasil do futuro". Na definição do traçado e da técnica utilizada, argumentava que não se poderiam dividir os trens. Para ele era preciso que "os trens que correm na baixada galguem a Serra para correr no planalto, senão, não haverá desenvolvimento econômico possível para as províncias de Minas e de São Paulo". A opção técnica para a construção da segunda seção foi por uma linha de simples aderência com rampas suaves.



Palavras-chave: História da Ciência e Tecnologia, Modernização e Civilização, Estrada de Ferro D. Pedro II.

UNIFESO – TERESÓPOLIS

"OBSERVATÓRIO DE TERESÓPOLIS: PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO"


Mylena Rezende da Silva ¹, Nicolas Guimarães Guerra ², Ana Maria Gomes de Almeida²

¹ Colégio Estadual Euclydes da Cunha – Teresópolis

² Centro Universitário Serra dos Órgãos – Teresópolis


O processo de transformação do mundo contemporâneo tem levado os diversos atores sociais a um reposicionamento de seu papel. Nesse processo, no Brasil, o Estado e a sociedade têm sofrido mudanças radicais em suas estruturas e relações, em especial os governos locais obrigados, então, a assumir um poder e um dever estabelecido na Constituição Federal de 1988. Segundo a Carta Magna, as Constituições dos Estados-Membros devem adotar a descentralização em Municípios, o que tem conferido à gestão municipal importância cada vez maior. O atual cenário municipal exige dos seus gestores e da sociedade conhecimentos maiores e cada vez mais profundos das situações que os circundam, tendo em vista o dinamismo social e as constantes mudanças do mundo. Esse liame entre os diferentes atores municipais deve estar assentado no diálogo sistemático a partir de informações que os auxiliem na tomada e implementação de decisões, subsidiando a gestão democrática. Além disso, aos municípios cabe legislar sobre proteção do meio ambiente, do patrimônio histórico, cultural, da educação, proteção e defesa da saúde, dentre tantas outras matérias. Para desempenhar esta atribuição de profunda complexidade, é de bom alvitre que os municípios se municiem, além de outros, também de dados e referências oriundos de pesquisas acadêmicas. Mais interessante se o resultado das investigações subsidiário a sua tomada de decisão originar-se de uma instituição atuante no próprio município, devido às proximidades física e com as questões que os circundam. Esta pesquisa tem como objetivo criar um centro de estudos sobre Teresópolis, com foco nas áreas de conhecimento que envolvem os cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos. Para isso, elaborou-se um diagnóstico da produção no campo da pesquisa já existente no UNIFESO sobre o município de Teresópolis e analisou-se a produção encontrada, categorizando as pesquisas em grandes áreas temáticas. Pretende-se ainda motivar e apoiar a produção de novas pesquisas que tenham como objeto de estudo a cidade de Teresópolis, contribuindo para a construção de indicadores socioeconômicos, culturais, educacionais, políticos, ambientais e de saúde além de se formar uma linha de pesquisa institucional cujo foco seja a cidade de Teresópolis.

Palavras-chave: Responsabilidade social – democracia – cidadania




FAA – VALENÇA

"CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CIDADE DE VALENÇA/RJ E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA TURÍSTICO, HISTÓRICO E CULTURAL DA REGIÃO"


Fernanda Santos Lima, Eduardo França P. dos Santos, Regina Arieira e Marco Antônio Araújo Fundação Andre Arcoverde - Valença


Resumo: A cidade de Valença/RJ apresenta dificuldades na construção de sua identidade. No Município, um processo social, histórico e econômico contribuiu para o enfraquecimento da identidade local. Os dois principais ciclos econômicos, a produção cafeeira e a indústria têxtil, que marcaram intensamente o perfil físico e econômico da cidade também geraram, com a sua decadência e fim, um sentimento de nostalgia, um desinteresse pelas coisas locais e um descrédito para com o presente da cidade. O projeto em tela oferece a possibilidade de contribuir para a solução da crise de identidade da cidade de Valença. Esta possibilidade passa pela recuperação do sentimento de cidadania e de amor pela localidade através da intervenção, do resgate, da elaboração, preservação e divulgação da história regional. Dessa forma, acredita-se ser possível criar-se uma cultura inovadora e um programa turístico, histórico e cultural que contribua para o desenvolvimento local. Valença possui um passado a ser conhecido e preservado pelas novas gerações e um presente com potencialidades a serem descobertas e valorizadas, a fim de que sólidas relações de identidade possam ser estabelecidas entre os habitantes e sua cidade.

IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA

"INICIAÇÃO À PESQUISA HISTÓRICA: O USO DE FONTES NA CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO"


Alan Polate da Silva; Bruna Crisostomo Almeida; Heitor Rodrigues Pinheiro;Fernanda Lima Rabelo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Bom Jesus


RESUMO:O Projeto de Pré-Iniciação Científica intitulado Iniciação à pesquisa histórica: o uso de fontes na construção do saber histórico tem como objetivo desenvolver na instituição de ensino o olhar investigativo histórico e introduzir os métodos de pesquisa histórica. A partir do olhar diferenciado e crítico relativo à História, busca-se a compreensão de que o saber histórico é construído a partir de um discurso e de um método, método esse que tem as fontes e o olhar diferenciado do pesquisador sobre elas os elementos de embasamento para a construção do saber. Desta forma, o Projeto buscou introduzir o uso das fontes e o manuseio das mesmas entre os educandos, possibilitando a ampliação da visão da disciplina e da



História, assim como demonstrar a relevância de pesquisa na construção do conhecimento.

MATEMÁTICA

UENF

"MAXIMOS e MINIMOS DE FUNÇÔES SEM DERIVADAS"


Juliana da Cunha Miguel1, Angel Guillermo Coca Balta2



1 - C.E.DR.Felix Miranda; Campos dos Goytacazesm, RJ.

2 – UENF

Resumo:Apresenta-se os conceitos de máximos e mínimos de uma função, que apesar de envolverem o estudo da matemática de nível universitário, pode ser estuda através de conhecimentos básicos da matemática, aplicados a partir dos conceitos de funções, parábola, interpolação quadrática e sistema de equações lineares, afim de obter soluções aproximadas de problemas de máximos e mínimos de funções sem usar derivadas.

"TEORIA DOS GRAFOS E CONTROLE DE PROJETOS."


Kissila Oliveira Ferreira do Nascimento1; Angel Guillermo Coca Balta2



1 - C.E.DR.Felix Miranda; Campos dos Goytacazesm, RJ.

2 – UENF

Resumo: No estagio dos jovens talentos trabalhamos com exemplos de problemas reais da Programação Linear com base na Teoria dosGrafos, uma área da Matemática que envolve cálculos específicos que podem ajudar muito em termos caminhos otimos, de rotas, costos, distancias, entre outros objetivos.

A Teoria dos Grafos é uma matéria de nível superior que serve como base, auxilio para outras matérias como, por exemplo, o método CPM que utilizamos em nossos estudos. Assim conseguimos entender não só a questão de conhecer um caminho mínimo, mais também chega ao caminho critico entre rotas e objetivos para problemas de Controle de Projetos.

USS

"SOCIALIZAÇÃO DE OBRAS RARAS DE MATEMÁTICA: UMA DAS AÇÕES DO LAPHEM - LIVROS DE GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO"


Ana Paula de Carvalho Faria, Nerize Marques Correa Lisboa,Alessandro Silva dos Santos; ProfªDrª Lucia Maria Aversa Villela

O projeto de pesquisa "Socialização de Obras Raras de Matemática: uma das Ações do LaPHEM" vem sendo desenvolvido, em fluxo contínuo desde de 2011, por alunos de Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro, que são bolsistas de pré-iniciação científica vinculados ao Projeto Jovens Talentos da FAPERJ.

Como indica o próprio título da pesquisa, objetiva-se promover a captura e socialização de obras raras vinculadas à área de Educação Matemática. Estas obras, atendendo à legislação de Direitos Autorais, são disponibilizadas à comunidade acadêmica, em meio digital (Dvds ou via site do Laboratório de Pesquisa em Educação Matemática – LaPHEM). Como parte do trabalho de pesquisa, estes jovens pesquisam sobre a vida e obra dos autores, elaborando uma síntese que é anexada como um folheto a cada obra, a fim de localizar o leitor.

Ao longo de 2013, o grupo centrou suas ações em torno de livros de Geometria e Desenho Geométrico. Alguns dos autores contemplados nesta análise foram Faria de Vasconcelos (1880-1939) e Olavo Freire (1869-1941).

IFF - GUARUS

"ÁLGEBRA LINEAR COM APLICAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO"



Priscila da Conceição Soares Victorino1; Izabel de Almeida Rocha Neta1; André Soares Velasco2.

1 Bolsistas Jovens Talentos: Instituto Federal Fluminense campus Campos-Guarus.

2 Orientador: Instituto Federal Fluminense campus Campos-Guarus
Para quantificar determinadas situações práticas, muitas vezes a informação é apresentada disposta em linhas e colunas de uma tabela. Esta tabela é denominada matriz e pode estar associada, em diversos contextos, a modelos matemáticos no formato de sistemas de equações lineares. A solução para estes modelo pode ser obtida por técnicas que admitem, inclusive, uma abordagem computacional, e executam operações adequadas nas matrizes associadas aos respectivos sistemas. No entanto, o papel das matrizes não se restringe apenas a um instrumento relevante para resolução dos modelos citados e, num plano mais geral, são encaradas como objetos matemáticos que possuem seus alicerces na área bem estruturada da Álgebra Linear. O trabalho tem por finalidade relacionar os conceitos de Álgebra Linear apresentados no Ensino Médio, fundamentados na teoria clássica do estudo das matrizes, determinantes e sistemas lineares, e algumas das suas aplicações práticas nos campos de conhecimento das Ciências e das Engenharias. Interessado em preparar os alunos do ensino médio para as diversas e cada vez mais abrangentes aplicações da Matemática, o mesmo deseja estimular a formação

científica, contribuindo assim, para a melhor comunicação entre a pesquisa e o ensino. Das atividades desenvolvidas neste trabalho, Operadores Lineares de R2, Caracterização Geométrica dos Determinantes, Alocação de Tarefas, etc., destacam-se os Problemas de Programação Linear e o Método Gráfico, e o Ajuste Linear de Mínimos Quadrados, além do uso de recursos computacionais na resolução dos problemas. A utilização dos softwares Matlab, Scilab e Lindo deve-se, principalmente, a intenção de validar as soluções obtidas sem o recurso computacional. É importante ressaltar que os resultados apontados ao final deste trabalho, a partir da modelagem de um problema de relevância local e da sua resolução, no formato de um artigo científico, não só servirão como um instrumento que permite engajar estes estudantes à pesquisa científica, mas também proporcionarão uma visão mais ampla das possibilidades de aplicações da Matemática nos problemas cotidianos.



Palavras Chaves: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

MEDICINA

UNIFESO - TERESÓPOLIS

"ANÁLISE DA QUALIDADE DAS ANAMNESES NA PRIMEIRA CONSULTA DO AMBULATÓRIO DE PEDIATRIA DO UNIFESO"


Gabriel Motta Pereira3; Flavio Eduardo Frony Morgado1, Gabriel Nóbrega de Arruda2, Irversen Correia de Gois2,

Kevin Carvalho de Melo Faria2, Mathias Antonio Haruno de Vilhena2,


1 Prof. UNIFESO – Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ

2 Estudantes do curso de Medicina

3 Estudante estagiário do Colégio Estadual Higino da Silveira, Teresópolis, RJ
Objetivo: realizar um estudo da análise qualitativa dos prontuários de Pediatria para menores de 10 anos, cadastrados no Ambulatório de Pediatria do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO, visando levantar as principais queixas pediátricas e verificar o desdobramento das anamneses diante dessas queixas. Método: foram levantados 384 prontuários de crianças de até 10 anos, aleatoriamente selecionados durante a primeira consulta no Ambulatório de Pediatria do UNIFESO, ocorridos entre 1/1/2011 e 31/03/2013 e analisados em relação ao que preconiza a Sociedade Brasileira de Pediatria em relação aos parâmetros esperados para o preenchimento dos prontuários eletrônicos dos pacientes. Determinou-se o grau de preenchimento dos campos das anamneses pediátrias selecionadas (Queixa principal, Anamnese Especial, História Pregressa, História Social, História Familiar, Hipótese Diagnóstica e Conduta) em relação à cada prontuário assim como ao total de prontuários preenchidos. A maioria dos prontuários possui entre 75% e 90% dos campos preenchidos. Efetuou-se então uma distribuição de frequência do campo Queixa Principal para verificar as causas primárias que levam o usuário a buscar o serviço de pediatra do HCTCO, concluindo-se que estas são Rotina (35,9%), Não preenchido (9,1%), Tosse (8,1%), Dor abdominal (6,0%), Febre (3,1%) e muitas outras causas distribuidas em percentuais iguais ou menores que 1%. As três queixas principais (Tosse, Dor abdominal e Febre) foram então analisadas em relação à qualidade do preenchimento fornecido no prontuário dos pacientes para cada uma delas, usando

como indicadores, informações preconizadas pela propedêutica indicada para estes sintomas. Os resultados ainda estão sendo totalizados.

Palavras-chave: Anamnese; Pediatria; Qualidade

FAETEC MIRACEMA

"GESTÃO EM SAÚDE E AVALIAÇÃO NA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL E HOSPITALAR DOS PSFS DE MIRACEMA"


¹Larissa Miranda Lomba, ¹Thallys da Silva Argentino; Adriano Ferrarez

¹Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro / CVT - Miracema


O Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No Brasil a origem do PSF remonta a criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de reforma do setor da saúde, desde a Constituição, com intenção de aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde e incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde.O projeto tem como objetivo incorporar novos procedimentos que possam contribuir para melhor capacidade de gestão visando organizar de forma quantitativa e qualitativa o sistema de saúde adotado pelos PSFs (Programa Saúde da Família). Serão propostas, ações como a implantação de três formulários que identificarão as necessidades e buscarão melhorar a gestão do sistema de saúde dos PFSs, promover ações que possam contribuir para aproximar profissionais das diferentes áreas numa ação conjunta visando melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, podendo assim identificar necessidades reais de cada unidade. O Projeto se caracteriza pela necessidade de uma pesquisa sobre o processo de implantação de mudanças tanto na parte de gestão como de atendimento, identificando as doenças de maior ocorrência no município, como hipertensão e diabetes, podendo assim amenizar problemas vinculados a distribuição de medicamentos, tendo como foco o tratamento não apenas da doença, mas especialmente do indivíduo.

Palavras-chave: PSF, formulário, doenças.

"PATOLOGIAS: ATIPICIDADES, SURGIMENTO, DESENVOLVIMENTO E TRATAMENTO."


Saulo Palote Pereira de Assis¹, José Augusto Silva Provinciali¹;

Colégio Deodato Linhares

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro


O projeto em estudo traz uma abordagem relacionada a uma patologia muito estudada no meio acadêmico e pouco difundida na comunidade escolar e na comunidade como um todo. Trata-se de um estudo de caso, a respeito de anemia falciforme que afeta principalmente afrodescendentes. Por se tratar de uma doença ainda sem cura, eleva ainda mais o grau de importância das informações acerca da

patologia. O diagnóstico deve ser feito nos primeiros dias de vida, o que as vezes não ocorre. O projeto objetiva uma aproximação maior de análise da doença para além do conhecimento científico. Buscamos nesse projeto, informações que possam embasar nosso estudo,além do levantamento de dados a respeito do tratamento para a doença, análise quantitativa e qualitativa da doença no município, um entendimento maior da doença na realização de ações adequadas aos detentores dessa patologia.

Palavra-chave: Patologia, estudo, análise, diagnóstico.

"UM OLHAR SOBRE AS PATOLOGIAS EMERGENTES E CLÍNICAS NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA"


¹Talluna dos Anjos Paula da Silva, ¹Rodrigo de Souza Fernandes, Adriano Ferrarez

¹Fundação de Apoia à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - CVT Miracema


Com base no Programa Saúde da Família que teve início, no ano de 1994, proposto pelo governo federal aos municípios, fomos instigados a elaborar um projeto que inclui ações de pesquisas que se relacionam com a promoção da saúde a partir de doenças e agravos mais frequentes. As pesquisas realizadas no ano de 2012 permitiram identificar que as patologias, como: Hipertensão e Diabetes eram muito comuns entre as familias atendiadas nos PSF’s (Programa Saúde da Familia) que serviram de base para a monografia de final de curso do Dr. Thyago Azevedo. Além dessas doenças foram observadas algumas doenças emergentes, que são aquelas que se espalham rapidamente e que aparecem em tempo recente em um determinado local ocasionando graves problemas de saúde pública, onde podemos destacar: Leptospirose, Anemia Falciforme, DST’ Aids, Febre Amarela, Tuberculose, HPV, entre outras. O projeto busca identificar e catalogar o surgimento de novas patologias a partir do conhecimento das mesmas, realizar ações que possam contribuir com o programa de saúde do município promovendo sua prevenção na busca de uma melhor qualidade de vida. Numa visão mais abrangente urge a necessidade de identificar pacientes que sofrem de doenças emergentes e acompanhar como a instituição de saúde lida com os mesmos. É necessário ainda uma pesquisa mais aprofundada sobre patologias pouco conhecidas no município promovendo a disseminação do conhecimento incluindo prevenção, riscos e cuidados a serem tomadas a partir de sua identificação.

Palavras-chave: PSF, conhecimento, doenças emergentes.

MEIO AMBIENTE

UFF – PÁDUA

"O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL"


Igor Santiago de Carvalho, Laiane Pancote da Cunha , Célia Maria Lira Jannuzzi3 e Maria Helena de Souza Curty3.


1C. E. Almirante Barão de Teffé – Santo Antônio de Pádua
C. E. João Maurício Brum – Santo Antônio de Pádua


3Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF.
O projeto "Adote uma Árvore" busca desenvolver atividades de Educação ambiental, que possibilitem despertar/sensibilizar alunos e professores de escolas públicas e comunidades do entorno da escola para as questões ambientais do município. Essas atividades favorece a colaboração dos envolvidos em atividades de recuperação e a conservação de mata ciliar dos corpos d'água existentes na cidade. Para execução da proposta, realizamos algumas atividades visando o levantamento de informações, dentre elas destacamos o Trabalho de Campo. Essas informações foram obtidas por meio de visitas técnicas, observações orientadas, entrevistas e os registros foram feitos através de gravação de entrevista, fotografia, registro escrito e fotografias, Além de obtenção de informações, o trabalho de campo permitiu o monitoramento e a observação direta da área atendida pelo projeto, a complementação dos estudo teórico realizados e a integração do grupo, despertando o interesse por uma participação mais ativa.

Palavras-chave: Meio Ambiente; Trabalho de Campo.

"AÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE"


Matheus Nogueira Souto, Luana Coelho Costa, Célia Maria Lira Jannuzzie Maria Helena de Souza Curty.


1C. E. Almirante Barão de Teffé – Santo Antônio de Pádua

2Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF.
Em decorrência do crescimento e de determinadas atividades econômicas (produção de pedras decorativas e atividade agro-pastoril), Santo Antônio de Pádua apresenta alguns problemas ambientais, como: carreamento para os corpos d`água de resíduos da extração e do beneficiamento de pedras decorativas, dos adubos e dos agrotóxicos provenientes das lavouras e de outros sedimentos localizados as margens. Objetivando minimizar alguns desses problemas buscamos a realização de atividades na área de Educação Ambiental, visando colaborar com a reposição e conservação de mata ciliar no município. Essas atividades constituiu-se de estruturação de grupos de estudos sobre temas relacionados às questões ambientais, oficinas para sensibilização dos participantes e trabalhos de campo para monitoramento e observação das áreas atendidas, além de ações de plantio de

mudas nas proximidades dos corpos d'água do município. No presente trabalho apresentaremos as linhas gerais do projeto e de uma de suas ações, as atividades de oficinas. Dentre essas, destacaremos a oficina de Construção de Viveiro Vertical. Apresentaremos também uma avaliação dos resultados da ação de Implementação do Viveiro na UFF.

Palavras-chave: Meio Ambiente; oficina.

IFRJ PINHEIRAL

"DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE E QUANTIDADE DE ÁGUA DO RIBEIRÃO CACHIMBAL"


Thallison Rodrigues de Oliveira, Israel Mateus de Lima Mapele, Gabrielle Sevidanes Alves, Romulo Manoel Alves, Allana De Souza Izidório, Leticia Silotti Zampirolli, Luiz Felipe Machado de Sant’anna Neto, Thiago Andrade Bernini. Daniele Gonçalves Nunes

IFRJ – Campus Nilo Peçanha - Pinheiral.


Os recursos hídricos atualmente sofrem com a deterioração da sua qualidade e com o aumento da escassez que já atinge inúmeras regiões ao redor do planeta. O lançamento de efluentes sem tratamento, disposição inadequada de resíduos, uso irracional da água, manejo inadequado de bacias hidrográficas e a falta de adoção de práticas de conservação do solo, são causas para a poluição de mananciais que já vêm ocorrendo a centenas de anos, sendo o homem, o maior agente causador dessas alterações. As interferências antrópicas, associadas aos fenômenos naturais, alteram a qualidade e a quantidade da água, resultado também das ações de uso e ocupação das bacias hidrográficas. O presente trabalho teve como objetivo monitorar qualidade e a vazão de pontos pré-determinados no ribeirão Cachimbal. As amostragens foram feitas em períodos de cheia e estiagem, sendo que no presente trabalho serão apresentados os resultados para o período chuvoso. Para as análises no laboratório foram utilizados os seguintes parâmetros: oxigênio dissolvido; temperatura da água; coliformes termotolerantes e totais; cor; turbidez; pH; oxigênio dissolvido. A metodologia utilizada nas análises foi baseada no caderno didático de práticas de Qualidade do solo e da água (ENG 647) do Departamento de Engenharia Agrícola (MATOS, 2004). A vazão de escoamento foi estimada através do método do flutuador que consiste principalmente em calcular a velocidade de deslocamento deste ao longo do canal por um determinado período de tempo. O flutuador utilizado foi uma garrafa plástica e foi estabelecida uma distância de 5 metros para seu deslocamento, medindo-se o tempo para que este pudesse percorrê-la. O experimento foi feito em triplicata, para maior precisão dos resultados. Multiplicando-se a velocidade média pela área molhada (área da seção transversal por onde está ocorrendo o escoamento), obtivemos a vazão. Os resultados obtidos para vazão no período de cheia apresentam valores que variam ao longo do curso do rio de 661,6 L/s no ponto 1(Fábrica de tijolos – montante) até 5828,2 L/s no ponto 4 (ponte do campo de futebol). O menor valor obtido foi do afluente córrego Caixinha de areia, como esperado. Os resultados dos parâmetros de qualidade das amostras de água permitiram classificar os pontos no ribeirão Cachimbal, em sua maioria, na condição de classe 2 ou 3, segundo Resolução nº 357 do CONAMA (2005). O parâmetro mais significativamente fora do padrão estabelecido pela resolução foi a cor, ultrapassando os limites inclusive para a condição de classe 4. Essa variação é maior no ponto 1

que fica próximo a uma obra de grande porte que vem alterando a terreno e aumentando a produção de sedimentos pela erosão. O trabalho em questão servirá de base para futuras pesquisas relacionadas com a qualidade e a quantidade da água presente na bacia do ribeirão Cachimbal.

FAETEC MIRACEMA

"PLANO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM MIRACEMA – RJ"


Tatiely da Silva Candido¹, Julyane Josué Araújo¹ -

¹ Colégio Estadual Deodato Linhares

² FAETEC – CVT Unidade Miracema


A elaboração do Plano Municipal de Recuperação e Conservação da Mata Atlântica poderá ser coordenada por órgãos públicos municipais, por instituições acadêmicas e por ONGs que atuem na conservação, restauração e pesquisa da Mata Atlântica. Entretanto, o plano poderá ser elaborado de forma articulada e participativa com o envolvimento de representantes da sociedade civil capacitados, de instituições públicas e privadas que atuam diretamente nos municípios, bem como da comunidade científica. O plano deverá identificar, planejar e ordenar ações para a conservação e Recuperação da Mata Atlântica, promovendo a conectividade das áreas conservadas e em recuperação. Cada plano municipal deve mapear as zonas frágeis e com riscos de enchentes e deslizamentos, apontar ações para conservação de áreas degradadas, fiscalização e promoção de ecoturismo, definir áreas para a criação de Unidades de Conservação ( UCs) municipais e proteção de mananciais de água. A elaboração dos planos municipais na região é uma iniciativa pioneira no Estado do Rio de Janeiro e uma ótima oportunidade para a construção de um instrumento de planejamento do uso do solo. Esse instrumento visa aliar conservação e recuperação da Mata Atlântica à promoção social, gerando empregos verdes, pagamento por serviços ambientais e fortalecimento das gestões municipais, através da ampliação da arrecadação de ICMS Ecológico.

Palavra – Chave: Reflorestamento e Conservação do Município, Corredor Ecológico.

"RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UM PROBLEMA DE TODOS"


Diego Righi Benedicto¹, Isabela Marins Mendel¹;Paulo Cesar da Cruz de Azevedo

Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro – CVT Miracema


O projeto apresenta medidas e possíveis soluções para os problemas e consequências enfrentados no dia a dia relacionados ao descarte de resíduos. Abordaremos assuntos que são de interesse da maioria da população do município de Miracema-RJ, como os descartes dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) e através deste projeto iremos mostrar que com ações simples ao alcance de todos, podemos buscar soluções para os problemas apresentados. Esperamos que através deste projeto possamos sensibilizar a população miracemense com ações responsáveis, minimizando os impactos ambientais que vão repercutir em nossa saúde e na qualidade de vida. Existe em Miracema o Ribeirão Santo Antônio que se encontra em

uma situação precária, os esgotos das casas e as empresas próximas lançam diretamente seus resíduos no ribeirão, as pessoas o fazem de depósito e isso pode ser observado em todo o seu percurso. Todos esses fatores favorecem a proliferação de vetores e pragas contribuindo para a transmissão de doenças juntamente com um cheiro desagradável. A mudança de atitudes ecologicamente viáveis pode contribuir a longo e médio prazo, auxiliando na resolução de alguns problemas pertinentes em nossa região. É importante que nós jovens possamos adotar uma postura mais crítica diante dos problemas apresentados.

Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos, Miracema, Ribeirão Santo Antônio.

"MAPEAMENTO URBANO, DIMENSÕES E POSSIBILIDADES DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO."


Isadora Cimarelli Rodrigues1, Vitor José Botelho Benedicto¹

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC
O projeto em estudo nos encaminha para uma proposta de mapeamento do ribeirão Santo Antônio e de seu curso de água a partir de uma análise qualitativa e quantitativa em seu perímetro urbano, além de traçar um paralelo entre as mudanças dimensionais do mesmo enfocando suas causas e consequências. Vale ressaltar o processo histórico/cultural ocorrido a partir da diminuição do seu curso e levantar dados que podem estar relacionados a problemas como, por exemplo, as enchentes e a poluição. A partir do levantamento de dados desse estudo objetivamos a construção de uma proposta de diagnose do "Nosso Ribeirão" que possa apontar ações educativas para minimizar as ações do homem ou pelo menos a ampliação de um olhar mais generoso para o patrimônio natural.

Palavra-chave: Ribeirão Santo Antônio, mapeamento, aprendizagem, diagnostico.

"DESMATAMENTO E BIODIVERSIDADE: EM BUSCA DO RACIONALISMO AMBIENTAL E CULTURAL."


Krisna de Paula Barcellos¹, Igor Sutério Lomba¹

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC
Um dos grandes problemas que o homem vem enfrentando nas últimas décadas é o desmatamento. As florestas vêm perdendo cada vez mais espaço e vão sendo dizimadas aos poucos, diversas espécies perderam seu habitat natural e são obrigadas a disputar espaço com o homem dentro das cidades. Várias atividades essenciais para a manutenção da vida humana estão ligadas ao desmatamento; a agricultura e a pecuária são exemplos dessa afirmativa, afinal, seria inviável, economicamente falando, proibir esses tipos de atividade que são tão lucrativas para nossa economia. Mas é possível conciliar o investimento agropecuário com a preservação ambiental? A resposta é sim, e um exemplo disso é a Fazenda Santa Inês, situada na zona rural de Paraíso do Tobias, distrito de Miracema, que tem uma enorme importância cultural, pois mantêm em sua arquitetura, traços do Brasil do século XIX. Além dos ideais de

preservação cultural, o advogado e proprietário da fazenda, Dr. Roberto Monteiro Coimbra Lopes herdou do pai, o Capitão Antônio Ventura Lopes, os ideais de preservação ambiental e mantém em seus quase 1000 hectares de fazenda, diversas espécies de plantas e animais. Durante nossas visitações a fazenda, pudemos perceber que é possível conciliar preservação ambiental com atividade agropecuária, desde que o proprietário use suas terras de forma racional e ética. Convém ressaltar que o nosso trabalho identifica espaços e ações ambientais, estabelecendo um contraponto entre o real e o possível.

Palavras-chave: Desmatamento; Agropecuária; Preservação Ambiental.




"PONTOS; CONTRA PONTOS E SOBREVIDA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO: UMA QUESTÃO HISTÓRICA, CULTURAL E AMBIENTAL."


Leandro Conceição Bereta1, Leticia Teixeira de Souza¹

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC
O Projeto consiste em uma análise sobre os aspectos culturais e ambientais do ribeirão Santo Antônio, levando em conta seu curso, sua história, e suas características relatadas pelos moradores do entorno do ribeirão, pelas pessoas antigas que conviveram com o mesmo quando ainda não era tão poluído e pelos registros da prefeitura municipal e da secretaria do meio ambiente da região.

Vale a pena ressaltar que na década de 1970, o ribeirão Santo Antônio sofreu um processo de retificação em vários trechos do seu leito, que culminou com a remoção do pé de ipê e a extinção de diversas espécies de fauna e flora. Em seguida foram construídas moradias e empresas à sua margem comprometendo ainda mais sua biodiversidade. Este estudo busca resgatar a sensibilidade das pessoas da comunidade em conjunto com o poder público, na busca de ações que possam minimizar os problemas causados pela ação antrópica.

Palavras Chaves: ribeirão Santo Antônio – Meio Ambiente – Pesquisa

"POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA O SISTEMA DE REVITALIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIBEIRÃO SANTO ANTONIO."


Lucas da Silva Motta¹ Thatiane Afonso Benedito²

¹Colégio Estadual Deodato Linhares

²FAETEC – CVT Miracema – RJ – Paulo Cesar da Cruz Azevedo


Para compreendermos as necessidades que envolvem os problemas provocados pelo alto índice de poluição do Ribeirão Santo Antônio, devemos analisar suas causas e elaborarmos meios de revitalizar e preservar seus afluentes. É importante a mobilização da população e dos governantes para obtermos resultados positivo quanto a restauração desta microbacia. Nosso principal objetivo é traçar metas que visem utilizar os resíduos provenientes das atividades de tratamento para influenciar um desenvolvimento econômico sustentável como a utilização de água de reuso e chorume transformado em adubo orgânico nas atividades agrícolas locais. Buscando também a diminuição parcial das doenças provocadas proliferação de vetores e

pragas e o comprometimento da beleza natural da cidade.

Palavras Chave: Revitalizar, preservar, mobilizar, desenvolvimento sustentável.

"CONSERVAÇÃO DE NASCENTES E SUA RELAÇÃO COM A PERCEPÇÃO AMBIENTAL"


Letícia da Silva Araújo¹, Samila Freire Oliveira¹; Vinicius Rocha Leite

¹Fundação de apoio à escola técnica do estado do Rio de Janeiro/ CVT- Miracema


Nascente é um afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo, ou cursos d’água como: regatos, ribeirões e rios. A preservação e a recuperação das nascentes não são apenas atitudes que satisfazem a legislação ou possibilitam a continuidade do aproveitamento das águas para as diversas atividades humanas, mas são, acima de tudo, ações determinadas a favor da vida, desta e das nossas futuras gerações. A mata ciliar é aquela que fica bem próxima às nascentes, córregos, rios e lagos protegendo suas margens da erosão e do ressecamento dos barrancos evitando o estreitamento de seus leitos e facilitando a infiltração da água da chuva que chega com maior facilidade ao lençol freático. Além disso, as matas ciliares ajudam a estabilizar a temperatura das águas e são ricas em variedades de plantas e animais silvestres, por isso as matas ciliares são consideradas áreas de preservação permanente pelo código florestal e pelas legislações estaduais. A percepção ambiental deve ser estudada para se ter uma melhor compreensão sobre como o homem interage com o meio ambiente. Um meio de investigação da percepção ambiental pode ser feita através de atividades de educação ambiental e por meio de debates entre a comunidade, onde devem ser passadas mais informações sobre o conceito e importância das nascentes já que a maior parte da população não tem conhecimento sobre o assunto em debate. As propriedades rurais têm um papel considerável no que diz respeito à água, pois é nelas que ainda estão preservados as nascentes, riachos, rios e outros reservatórios deste líquido essencial, e, portanto, seus proprietários devem ser gratificados quando preservam suas propriedades visando o bem estar de todos, por isso, os donos dessas propriedades devem ter um conhecimento necessário para a preservação das mesmas, aonde devem ser tomadas várias medidas e precauções. Uma dessas medidas é ter um controle maior do uso dos agrotóxicos, pois estes são grandes contaminadores do solo, da água e do lençol freático. Deve se levar em conta construções de cercas fechando a área da nascente, num raio de 30 a 50 metros a partir do olho d’água, a qual evitará a entrada de animais que podem contaminar a água e o solo ao seu redor. Outro ponto a ser destacado, é que a mata ciliar não deve ser plantada em cima da nascente, é importante ter um distanciamento no mínimo de 30 metros de distância, levando em conta de que a renovação da vegetação junto à nascente deve acontecer de forma natural.

Palavras – chave: preservação, meio ambiente, água

METEOROLOGIA

IFF BOM JESUS DO ITABAPOANA

"ANÁLISE CLIMÁTICA DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA MAWS110 – IFF- CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA"
Lettycia Cunha1; Bruna Leocádio2; Rodrigo Lacerda3; José Carlos Junior3; Clinimar Amaral4

1 Estudante do curso técnico em Informática–Bolsista do Programa Jovens Talentos (FAPERJ) – Email: lettyciacunha.ti@hotmail.com.

2 Estudante do curso técnico em Agropecuária –Bolsista do Programa Jovens Talentos (FAPERJ) – Email vallim@hotmail.com.

3 Orientadores – Docentes IF Fluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana – Email: rlacerda@iff.edu.br, jcarlos@iff.edu.br

4 Técnico Administrativo – Agropecuária IF Fluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana
O projeto de Meteorologia tem como objetivo entender como ocorrem as mudanças na atmosfera e como elas afetam o clima da cidade de Bom Jesus do Itabapoana. Para um melhor entendimento quanto a isso, há uma coleta de dados obtida a partir da estação meteorológica automática MAWS110, localizada no IF Fluminense campus Bom Jesus, que são representadas na forma gráfica à partir de análises das variáveis climática tais como: temperatura do ar, radiação solar, umidade relativa e precipitação.



A apresentação deste projeto traz as análises destas variáveis na forma de gráficos dos dados coletados entre os meses de março/2012 e agosto/, fazendo conexões com o cotidiano da população e mostrando que, todos os gráficos possuem correlações se comparados uns com os outros.

Assim, é possível entender o clima nos respectivos meses do ano, verificando a variabilidade dos dados e a síntese das análises.

Palavras Chave: Meteorologia, Agrometeorologia, Clima, Chuva, Estação Meteorológica.

NUTRIÇÃO

FAETEC MIRACEMA

"QUANDO ALIMENTAÇÃO RIMA COM DIVERSÃO"


Linik Silva Pacheco¹ Tayná Rodrigues da Rocha²

¹Colégio Estadual Deodato Linhares

²FAETEC – CVT Miracema – RJ – Gustavo Adolfo Schmidt Suarez


O Projeto "Quando Alimentação Rima com Diversão" teve inicio no ano de 2012 com o titulo "Brincando de Comer: Energia dos Alimentos", as pesquisas realizadas estão relacionadas ao cardápio escolar. No ano de 2013, foi iniciada a etapa de sistematização das praticas pedagógica para uma alimentação adequada, sendo elaborada uma peça teatral abordando o tema "obesidade". O projeto teve inicio

através de uma nutricionista que nos apresentou dicas que devemos abordar em relação uma forma mais adequada de alimentar-se. Em uma pesquisa realizada no Colégio Estadual Deodato Linhares, observamos a variação da "merenda" oferecida aos alunos. Buscamos avaliar a refeição oferecida pelas instituições públicas, levando em conta o dinheiro que é investido, a quantidade de alimentos consumidos e o desperdício. Foi possível observar que, nas escolas da rede pública em questão, a merenda servida é rica e variada com alto índice de aprovação pelos nutricionistas. Nas escolas da rede privada, os alunos consomem produtos vendidos em cantinas, que são proibidos por lei, por fornecerem altos índices de gordura, favorecendo o risco de obesidade. Em relação ao teatro, focaremos no tema "Obesidade Vs. Alimentação Inadequada" seguido pelo bullyng na escola geralmente promovido entre os "colegas". Através do conhecimento disseminado pela realização deste projeto, contribuir para uma postura mais crítica sobre os benefícios de uma boa alimentação, tendo em vista que haverá uma maior aproximação entre o conhecimento cientifico e o cotidiano escolar através da nutrição realizada e observada nas escolas.

Palavras Chave: alimentação, nutrição, escolas, conhecimento, saúde.

LÍNGUA PORTUGUESA

IFRJ VOLTA REDONDA

"AS ESTRUTURAS NARRATIVAS DOS JOGOS DE VIDEOGAME: QUANDO NARRAR SE TORNA UMA DIVERSÃO"


Jessieli Avellar e Marlon Ferreira3, Otavio Henrique Meloni4

1,2 IFRJ Voltra Redonda
Desde sempre os seres humanos se viram como personagens e narradores de histórias, sejam de narrativas do cotidiano ou de grandes feitos. Assim, as narrativas fazem parte da vida de todos nós, são elas que norteiam as nossas conversas, memórias e os conceitos e experiências provenientes do aprendizado coletivo. Tendo a narrativa como elemento tão cotidiano em nossas vidas, observamos a cada vez maior presença dos jogos eletrônicos na vida das pessoas, sobretudo dos jovens. Na primeira etapa deste trabalho, analisamos como algumas das teorias narrativas são fundamentais para a constituição do universo desses jogos e no desenvolvimento dos instintos narrativos de seus jogadores. O jogo "Batman: Arkham City", desenvolvido por Rocksteady Studios e lançado pela Warner Bros. Interactive Entertainment para PlayStation 3, Xbox 360, Mac OS X e Microsoft Windows em 2011, sendo a continuação do título anterior "Batman: Arkhan Asylum" foi o selecionado para este momento. Agora, já com algumas impressões definidas pelo primeiro momento da pesquisa, apresentaremos os desdobramentos desta análise, com o intuito de evidenciar que os jogadores, quando conhecedores de conceitos e técnicas narrativas, conseguem desenvolver de maneira mais completa os objetivos dos jogos. Nas narrativas lineares isso não é tão perceptível, mas em jogos com narrativas não-lineares e ainda em formação de acordo com as ações do jogador, ter conhecimento

de tais técnicas pode mudar completamente os rumos do jogo. Neste sentido, pretendemos demonstrar como os conceitos narrativos ensinados no âmbito escolar podem ter aplicações básicas no cotidiano dos jovens, transformando, assim, sua maneira de compreensão e utilização.

"A LÍNGUA PORTUGUESA E SEU USO NAS REDES SOCIAIS: MAPEAMENTO E ANÁLISE LEXICAL DE UMA NOVA LINGUAGEM"


Gabriel Lopes e Katya Souza1; Otavio Henrique Meloni1

1BIFRJ Volta Redonda
A língua é um organismo em constante evolução. Tal assertiva se justifica pelo fato de que ela é um instrumento de comunicação direta e está em sempre sendo utilizada e, por isso mesmo, sempre sendo atualizada de acordo com a necessidade de seus falantes. Compreender a dinâmica das línguas é sempre um grande desafio para linguísticos e filólogos, que tem como ofício acompanhar e mapear tais mudanças, percebendo como se fazem e que pontos articulam para ampliar o léxico ou mesmo transformar a maneira de escrita e fala de um determinado vocábulo. Tais alterações linguísticas podem ocorrer por diversas vias, já que a comunicação humana transcendeu os diálogos do cotidiano para se realizar por diferentes canais, como os celulares e suas mensagens instantâneas, por exemplo. De fato os tempos são outros e a era digital, paradoxalmente, ao mesmo tempo em que encurtou distâncias isolou pessoas em frente as telas de seus computadores, netbooks, tablets e smartphones. Um dos grandes responsáveis por tal fixação diante da tela luminosa é o sucesso das redes sociais em todo o mundo, sempre disponibilizando novas ferramentas de compartilhamento de dados e informações, ou seja, novas formas de comunicação. Neste contexto, o que passa a ganhar mais importância no processo de comunicação é a velocidade com que a mensagem pode ser transmitida e não necessariamente a qualidade na produção da mensagem.

Na primeira etapa deste projeto, fizemos uma análise da escrita digital de diversos atores em diferentes segmentos etários, sociais e escolares com o objetivo de mapear as características principais dos "teclantes" de hoje. Agora, nosso trabalho irá

demonstrar como estas aplicações se dão na prática, tendo em vista a velocidade de transformação e a variação constantes dos "dialetos" digitais ligados às redes sociais, principalmente. O objetivo final desta pesquisa é apresentar um pequeno glossário com termos, significados e possíveis aplicações e usos.

FAETEC MIRACEMA

"A ESCRITORA MARIA ALICE BARROSO E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO FICCIONAL NO CICLO PARADA DE DEUS: O PALIMPSESTO COMO NARRATIVA."


Gabriel Gonçalves Ribeiro¹; Ana Lucia Costa2

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC
Esta pesquisa convida o leitor a debruçar-se sobre cinco romances da escritora Maria Alice Barroso pertencentes ao "Ciclo Parada de Deus": Um nome para matar

(1967),Quem matou Pacífico? (1969), O globo da morte (1981), A saga do cavalo indomado (1988), A morte do presidente ou A amiga da mamãe (1994).Os cincos romances tem como chão ficcional a pequena cidade de "Parada de Deus" e,embora não se apresente cada romance como continuação do anterior,eles se relacionam como num palimpsesto,uma superposição de camadas que demandam trabalho de leitura para oferecerem-se plenas. A cada leitura, socialmente dada, deposita-se sobre as já existentes, uma nova camada de significações, que a ele se agrega como um elemento a mais de sua história.

Palavra Chave: Palimpsesto – Maria Alice Barroso - Ficção




"RECONFIGURANDO O CÂNONE DA LITERATURA BRASILEIRA: A AUSÊNCIA/PRESENÇA DE MARIA ALICE BARROSO."


Iara da Silva Braga¹, Mayara de Oliveira Fernandes Gonçalves¹; Ana Lucia Costa2

1Colégio Estadual Deodato Linhares

2Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC
O cânone da literatura corresponde a um espaço "sagrado" no qual são alocados os escritores de destaque em suas respectivas literaturas. Pertencendo ao cânone, o autor passa afigurar nos livros e manuais que servem de paradigma para os estudos literários. Nesse sentido, quais são os critérios que determinam a presença ou a ausência de um autor no Cânone literário?Será o fato de o mesmo receber os maiores prêmios literários de seu país? Ou seria pelo fato de vender muito livro, tendo sua obra considerada um Best seller? Esta pesquisa nos convida a descobrir as causas da ausência/presença da escritora Maria Alice Barroso no cânone da literatura brasileira.

Palavra-chave: Maria Alice Barroso - cânone – literatura.




QUÍMICA

IFRJ VOLTA REDONDA

"ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE"


Ramon Ribeiro Feliciano1, Gabriel Muniz Reis1, Patrícia Maria Nassar1

1IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Volta Redonda
O leite pode ser definido, de acordo com suas características físicas e químicas, como uma emulsão de cor branca, ligeiramente amarelada, de odor suave e gosto adocicado. Em sua composição estão presentes compostos como a água (principal componente), lactose, gordura, proteínas, vitaminas hidrossolúveis, sais, ácidos orgânicos, entre outros. Vários fatores influenciam a composição e, consequentemente, a qualidade do leite produzido ou consumido como a raça, a alimentação, a idade e o número de parições, tempo de lactação e as variações climáticas. Diversos indicadores podem ser usados para determinar a qualidade do

leite, incluindo as concentrações de nutrientes (proteínas, gordura, extrato seco desengordurado, etc.), as características físico-químicas (densidade, acidez, pH, ponto de congelamento, etc.), população de microrganismos, a concentração de células somáticas, a ausência de resíduos e contaminantes biologicamente ativos, o sabor e o odor, a ausência de materiais estranhos e ausência de fraudes. Devido à riqueza de componentes, que o torna indispensável e necessário ao homem, a qualidade do produto deve ser controlada e analisada através de testes específicos. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo realizar análises de leites vendidos no comércio, através de testes que envolviam a acidez e a presença de aditivos usados para a conservação do mesmo, com o intuito de detectar algum tipo de adulteração e/ou fraude. Foram realizados experimentos para a determinação de sua acidez (por meio da titulação do leite com hidróxido de sódio, usando fenolftaleína como indicador) e testes químicos simples para identificar substâncias que mascaram e, possivelmente, possam fraudar o mesmo como amido, ácido bórico, ácido salicílico (e salicilatos), formaldeído e peróxido de hidrogênio. Os resultados preliminares feitos com quatro marcas de leite não demonstraram qualquer sinal de adulteração, visto que os testes realizados para as substâncias em questão foram todos negativos. No que se refere à acidez, apenas uma das marcas demonstrou um resultado acima dos valores próprios para o consumo (maior do que 20°D) devido, provavelmente, ao tempo de abertura da embalagem e à falta de refrigeração adequada. Essas observações são preliminares, estão baseadas em respostas rápidas e na simplicidade dos testes e das análises realizadas, mas são importantes para a garantia da qualidade do leite e dos produtos lácteos.

Palavras-chave: leite; acidez; adulteração.

VETERINÁRIA

USS

"BANCO DE IMAGENS DE COMPORTAMENTO ANIMAL COMO BASE PARA CAPACITAÇÃO DE BOLSISTAS JOVENS TALENTOS."


Maira da Silva Valente1, Ricardo José Bottecchia2

1 CIEP 297 Padre Salésio Schimi

2 USS
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-IBAMA), localizado na Cidade de Seropédica/RJ, tem como finalidade resgatar, triar e identificar animais provenientes do contrabando e também de criatórios ilegais. O CETAS tem uma grande diversidade de animais pertencentes à fauna Brasileira, sendo os macacos do gênero Cebus, o foco de estudo comportamental. Para analise desses comportamentos, foi criado um etograma, que é uma ferramenta de grande valia para descrição comportamental. Dentro do Etograma montado, foi analisado forrageamento, descanso, locomoção, interação social, interação agonisticas, cuidados corporais, estado de alerta, manipulação de objetos e comportamentos estereotipados. Comportamento estereotipado é definido de forma simples em movimentos repetitivos sem finalidade especifica. Para se obter dados comportamentais, a partir do etograma, foi feita a observação de imagens de câmeras, instaladas no recinto onde se encontravam esses animais. Foram observados cinco indivíduos no mesmo recinto. Segundo a contagem do etograma o animal denominado Caco devido a um

número elevado de movimentos repetitivos, apresentou estereotipia, assim como o animal Vai Vem. Já o animal Velho além de apresentar uma maior diversidade de movimentos dentro do recinto de acordo com os pontos abordados no etograma, não apresentou movimentos repetitivos. As fêmeas, denominadas Chifrinha e Maluquinha, apesar de apresentar uma boa atividade dentro do recinto, tiveram uma maior interação social com o animal denominado Velho. Concluímos assim, que o etograma criado em conjunto com a analise das imagens são de grande valia para estudo, interpretação e um possível diagnostico comportamental que envolve todos os indivíduos do recinto.

Palavras-chave:Cetas;Cebus;Comportamento.

ÁREAS DIVERSAS

FAETEC MIRACEMA

"FENG SHUI: A CASA EM EQUILÍBRIO"


Flávia Faria Jerônimo¹, Marcelo Novaes Andrade Junior²-

¹ Colégio Estadual Deodato Linhares

² FAETEC – CVT Unidade Miracema-RJ- Doutora Ana Lucia Lima da Costa


O Feng Shui (leia-se ``Fong Shuei``) é uma ciência milenar e remota há 500 anos seu objetivo é mudar e harmonizar o meio ambiente _ correntes de energias _ para melhorar a sorte e a vida. Ele vai além da organização e arrumação dos locais, proporcionando assim bem estar nos campos físicos e mentais do individuo. O Feng Shui utiliza-se de um instrumento chamado BA-guá, que possui oito lados e é uma ferramenta de harmonização dos ambientes.

Palavras - Chaves: Feng Shui: harmonização: BA-guá.

"GEOBIOLOGIA: A VIDA EM HARMONIA COM O AMBIENTE"


Leticia Wenceslau Pedro ¹, Mariana Gonçalves Fernandes² -

¹ Colégio Estadual Deodato Linhares

² FAETEC – CVT Unidade Miracema-RJ- Doutora Ana Lucia Lima da Costa


Originalmente, quando o ser humano ainda tinha todas as bases e referencias na natureza, somente os fatores naturais eram relevantes na saúde e na harmonia do habitat. Daí o nome Geobiologia, Geo ( influência da Terra), Biologia( estudos dos fenômenos vitais).Nos anos recentes tem aumentado bastante o número de pessoas interessadas na vitalidade vibratória dos ambientes onde vivem. A geobiologia pesquisa as diferentes relações do meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Ela estuda o fluxo de energia da terra e através desses estudos e possível identificarem as geopatologias, ou seja, as doenças da terra.

Palavra chave: Geobiologia, Geopatologia, Energia.

"O CINEMA ALÉM DO CIRCUITO: O ACESSO À CULTURA NO NOROESTE FLUMINENSE"


Lucas Lopes de Azevedo; Mendel Cesar Oliveira Aleluia

Instituto Federal Fluminense - câmpus Itaperuna


A presente pesquisa, com forte diálogo com atividades de ensino e extensão no IF Fluminense - câmpus Itaperuna, teve como objetivo sondar os estudantes do referido câmpus com relação ao acesso a equipamentos culturais no município de Itaperuna e no seu entorno. Através de questionários abertos e fechados, foi possibilitado um diagnóstico dos diferentes recursos para o acesso à cultura e às estratégias utilizadas pela juventude da região.

Nessa abordagem ficaram evidentes certos contrastes: das sete cidades observadas, apenas Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana, apresentam, em 2013, uma população com mais de 20 mil habitantes, a primeira com aproximadamente 98 mil e a segunda com 35825 habitantes. E de todos esses municípios, apenas esses dois mencionados possuem um cinema. Apesar de a maior parte deles possuírem biblioteca e teatro municipais, algumas prefeituras na ausência destes trabalham com outros projetos, como por exemplo, o cineclube de Porciúncula.

É importante ter ciência de que mesmo que alguns municípios tenham certos projetos ou ainda uma biblioteca e um teatro, nenhum deles, como já dito acima, supre de forma eficaz as demandas. Demandas essas, que na maioria dessas localidades são tidas como de pequena importância. Enquanto na verdade esses espaços são de fato meios de interação social e cultural de profunda relevância.

As pessoas em sua maioria demonstraram insatisfação quanto à qualidade das opções culturais da cidade, aproximadamente 60% questionados a responder, com idades entre 14 e 17 anos, e 74% daqueles com mais de 17 anos, avaliaram como ruins ou péssimas essas opções. Apesar dessa insatisfação, o dado mais relevante foi a respeito do desconhecimento por parte de certos entrevistados, quanto à existência ou não de certos equipamentos culturais.

Em síntese, o que concluimos desta pesquisa é que observarmos um claro esvaziamento dos espaços coletivos de lazer, sendo priorizadas atividades individuais e domésticas, como a Internet e a TV.

NOSSOS AGRADECIMENTOS E HOMENAGENS ÀS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DO PROGRAMA JOVENS TALENTOS NESTES 14 ANOS.

1- UFRJ

2- UERJ

3- UERJ SÃO GONÇALO

4- IEAPM

5- PUC-RIO

6- UCP

7- LNCC

8- UNIRIO

9- IVP

10- UFF NITERÓI

11- UFF S. A. DE PÁDUA

12- UFF V. REDONDA

13- IFF BOM JESUS

14- IFF CAMPOS

15- IFF – GUARUS

16- IFF CABO FRIO

17- IFF QUISSAMÃ

18- IFF MACAÉ

19- IFF ITAPERUNA

20- IFRJ PINHEIRAL

21- IFRJ V. REDONDA

22- IFRJ P. DE FRONTIN

23- IFRJ A. DO CABO
24- UENF

25- UFRRJ SEROPÉDICA

26- UFRRJ N.IGUAÇU

27- UFRRJ TRÊS RIOS

28- USS

29- FIOCRUZ

30- ELETRONUCLEAR

31- NUPEM MACAÉ

32- UFRJ MACAÉ

33- DRM

34- IPRJ N. FRIBURGO

35- FAA VALENÇA

36- UNIFESO

37- CVT MIRACEMA

38- J. BOTÂNICO RJ

39- MUSEU NACIONAL

40- FAETEC

41- I. V.DO ESPORTE
42- INCA

43- USU

44- UFF CAMPOS

45- I. VITAL BRASIL

46- MAST



XV JORNADA JOVENS TALENTOS

Dezembro de 2013



REALIZAÇÃO



APOIO

 
 
 
 
 
 

ORGANIZAÇÃO:

Jorge Belizario de Medeiros Maria

Vera Lucia Lopes de Medeiros Maria




Nenhum comentário:

Postar um comentário