18 de agosto de 2009

Resumos da X Jornada Científica de 2008- UCP - Petrópolis

X Jornada Jovens Talentos – 2008 -Petrópolis

AGRONOMIA e AGROPECUÁRIA

Colégio Agrícola Nilo Peçanha – CANP – Pinheiral
“Avaliação da cultura de girassol para produção de Biodiesel”
Amanda Videira Nascimento (1); Carina Gonçalves dos Santos (1); Silvia Real Silva (1); Thuane da Silva Oliveira (1*); Yara Tissi Aguiar (1); Luana de Morais (1); Renato Veloso da Silva (2); Salomão Lima Guimarães (2); Anselmo Afonso Golynski (2).
1 Estudantes do curso Técnico em Agropecuária. Colégio Agrícola Nilo Peçanha - UFF
2 Professores do Colégio Agrícola Nilo Peçanha – UFF
A produção de biodiesel está relacionada com a diminuição do aquecimento global da Terra, já que o CO2 emitido pela queima será recapturado pelas culturas através da fotossíntese. E por não conter compostos de enxofre como no diesel fóssil, ocorre a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, parte deles causadores da acidez da chuva. Este trabalho teve como objetivo avaliar a importância econômica e social da produção de girassol buscando a produção de biodiesel. Os dados deste projeto ajudaram a mostrar qual ou quais dessas culturas são viáveis para plantio na região em estudo bem como o potencial para a produção de biodiesel. A escolha da gleba teve como finalidade satisfazer as necessidades ou exigências das culturas. Foi realizado a analise do solo para adequação do pH. O estudo foi realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, arranjado em fatorial 4 x 3 com quatro repetições, sendo os tratamentos, T1 sem adubação (testemunha), T2 aplicação de biofertilizante , T3 aplicação de biofertilizante e adubação com cama aviaria e T4 adubação com cama aviária. Os resultados mostraram que a região em estudo tem potencial para produção da cultura para a extração de óleo para o biodisel.
Palavras-chaves: biodisel, girassol e agrobio.


“Estudo da Variação da Temperatura na Cunicultura após a Colocação de um Forro com Embalagem Tetra Pak”
Érick Maia de Assompção; Guilherme Odorisi Marques; Liomar Júnior da Rocha Faustino Antonio Passos Portilho; Dayse Oliveira de Souza
Colégio Agrícola Nilo Peçanha, da Universidade Federal Fluminense.
O controle da temperatura na cunicultura é de suma importância. Para que suas funções biológicas não sofram alterações os coelhos devem viver num ambiente com temperaturas em torno de 25 oC. Entre outras alterações eles podem se tornar obesos e diminuir a atividade reprodutiva.O trabalho foi desenvolvido a partir da coleta de embalagens tetra pak (leite e suco) para reciclagem. Em seguida, realizou-se o tratamento das embalagens (lavagem e recorte), a confecção das mantas para o forro e a colocação do forro. Fez-se a coleta de dados sobre a temperatura, três vezes ao dia e o tratamento estatístico dos dados. Foram levantados os dados sobre umidade relativa do ar, temperatura externa ao galpão obtidos na estação meteorológica do Colégio Agrícola Nilo Peçanha. Os resultados obtidos indicaram que a colocação apenas das mantas não provocou redução considerável na temperatura do galpão. Para que isto possa ocorrer serão necessárias outras ações tais como uso de exaustores, ventiladores, sombrites, e outros.
Palavras-chave: temperatura, cunicultura, reciclagem.

“Avaliação entre absorção de água e o tempo de cozimento de feijão produzido em diferentes sistemas.”
Amanda Videira Nascimento(1);Carina Gonçalves dos Santos(1); Silvia Real Silva(1);Thuane da Silva Oliveira(1*); Yara Tissi Aguiar(1) Leonardo Bertuci Torres(1);
Rodolfo Fagundes Costa(1); Danielly de Almeida Nogueira(1); Renato Veloso da Silva(1); Izabel Cristina Freire da Cunha(1); Salomão Lima Guimarães(1) ); Anselmo Afonso Golynski(1);
1 Colégio Agrícola Nilo Peçanha - UFF
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos diferentes sistemas de produção na qualidade de grãos de feijão para o cozimento. O estudo foi realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, arranjado em fatorial 3 x 2, com quatro repetições, sendo os tratamentos três marcas comerciais de feijão carioca, dois sistemas de produção e quatro tempos de embebição dos grãos em água destilada no período de 4, 8, 24 horas. As três marcas comerciais utilizadas foram à marca comercial Tucumã, a segunda Combrasil ambas registradas no Ministério da Agricultura e a terceira foi adquirida no Colégio Agrícola Nilo Peçanha cujo sistema de produção é a orgânica. Os resultados apresentados demonstram que o peso inicial das sementes dos três tratamentos não apresentou diferença estatística entre eles pelo teste F a 5%. Em relação ao tempo de cozimento, observou-se menor tempo de cocção no sistema de produção orgânica com 30 minutos, tucumã 45 minutos e combrasil foi de 40 minutos. O tempo de cozimento foi variável nas diferentes sistemas de produção. Os coeficientes de correlação obtidos diferiram em magnitude e significância. A qualidade dos grãos de feijão para o cozimento é influenciada pelo sistema de produção. A produção orgânica de feijão demonstrou ser de boa qualidade ao compararmos com as marcas Tucumã e Combrasil ambas registradas no Ministério da Agricultura bem como é de suma importância a qualidade e tempo de cocção dos grãos para a economia de energia e diminuição do período do cozimento.
Palavras-chave: Phaseolus vulgaris L., absorção de água, tempo de cocção

“Ensaios de campo para verificar o tempo de exposição mais eficiente de substratos para produção de mudas em coletor solar, para desinfestação dos mesmos, para produção de mudas sadias no Colégio Agrícola Nilo Peçanha de Pinheiral, Rio de Janeiro.”
Fernanda de Souza Almeida1, Joakson Misiê da Silva1; Valdir de Faria Machado1 ;José Tadeu Dutra1
1 Colégio Agrícola Nilo Peçanha - Universidade Federal Fluminense – Pinheiral
A desinfecção de substratos é uma etapa importante para produção de mudas. Diversas técnicas estão à disposição dos viveiristas para realizar com eficiência esta operação, tendo como resultado um meio quase totalmente isento de patógenos e propágulos de ervas invasoras. Estas técnicas consistem na utilização de agroquímicos que embora bem eficientes, trazem risco não só para as pessoas que estão em contato direto com estes produtos, como também agridem o meio ambiente. Portanto o desenvolvimento de tecnologias alternativas ao uso de agroquímicos para realização deste tratamento tem a sua importância porque busca eliminar a dependência do uso destes produtos obtendo eficiência semelhante com menos riscos. Este trabalho procurou determinar o período ideal de exposição de substrato em coletor solar para eliminação dessas ervas invasoras. O uso da energia solar é um recurso potencialmente eficiente para se atingir estes objetivos. Esta pesquisa está sendo conduzida na Unidade Educativa de Produção de Mudas do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, Pinheiral, RJ. A pesquisa consiste em submeter amostras de substrato para produção de mudas, formado de restos vegetais (folhas de arvores, grama roçada) e esterco de curral, em um coletor solar em diferentes tempos de exposição ao sol: 24 horas, 48 horas, 72 horas e 96 horas e verificar que tratamento promoveu desinfestação mais eficiente de ervas invasoras. Constatamos que as exposições do substrato em períodos de 72 e 96 horas foram as que proporcionaram melhores resultados.
Palavras-chave: Desinfestação, solarização, substratos.

“Propagação vegetativa de plantas”
Antônio Dutra de Azevedo Neto(1); Joaquim Barbosa Leite Júnior(1), Felipe de Andrade Silveira(1) ; Patrícia Nascimento Almeida(2); Tatylara Aparecida Ferreira do Carmo(2); Cristiano Ferolla de Lima(3).
(1) Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges/UFF – B. Jesus do Itabapoana – RJ
(2)Colégio Estadual Padre Mello – Bom Jesus do Itabapoana - RJ
(3)Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges/UFF– B. Jesus do Itabapoana. – RJ
A propagação vegetativa de plantas, que até então, estava direcionada para a fruticultura, nos últimos anos, estendeu-se para uma série de outras culturas, tais como: café, eucalipto, cacau, etc... e as perspectivas para o futuro, é uma ampliação ainda maior. E por que este incremento? A propagação vegetativa, que também é conhecida como assexuada ou agâmica, permite, que partindo de plantas-matrizes com qualidade genética e fitossanitária superiores e comprovadas, obter stands de plantas(clones), dificilmente obtidos na propagação sexuada, principalmente, ao se tratar de plantas heterozigotas e de fecundação cruzada, cujos descendentes, normalmente, apresentam altas taxas de segregação. No nosso estudo, fizemos uma revisão e aprofundamento dos diversos métodos da propagação vegetativa, bem como, a execução de alguns dos mesmos e finalmente, preparamos uma síntese de tais métodos. Podemos concluir, que a propagação vegetativa é um campo bastante promissor e o seu uso, proporciona ganhos significativos de produtividade, e consequentemente, com benefícios tanto na área econômica quanto social.
Palavras Chaves: Propagação Vegetativa, Clone, Principais Métodos de Propagação Vegetativa.

“Variações físico-químicas do leite em sistema de duas ordenhas.”
Carla Barroso de Souza1 ; Marco Antonio Talyuli Filho2; Felipe Aparecido Guindanha Vieira1; Hadassa Zaine Teixeira Barbosa2; Jéssica Anselmé Dutra2; Jorge Ubirajara Dias Boechat3

1 Colégio Estadual Padre Mello - Bom Jesus do Itabapoana-RJ
2 Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UFF
3 CTAIBB / UFF – Bom Jesus do Itabapoana-RJ

Introdução: O leite faz parte da dieta do ser humano em todas as faixas etárias, tornando-se um dos mais completos alimentos disponíveis. A obtenção do leite deve obedecer a um rigor de higiene e manejo adequados até ser destinada à industrialização. Quando há um desequilíbrio nesses fatores, ainda na propriedade, seja de ordem sanitária do animal ou por variações no manejo e na higiene da ordenha, pode traduzir em diferenças na composição do produto. O objetivo do trabalho foi de comparar a composição do leite nas duas ordenhas diárias (manhã e tarde).
Materiais e métodos: Os animais utilizados são do setor de bovinocultura leiteira do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - UFF, em Bom Jesus do Itabapoana – RJ. As análise de percentual de gordura; densidade; acidez; Extrato Seco Total (EST) e de Extrato Seco Desengordurado (ESD) do leite foram realizadas segundo a metodologia descrita por BRASIL (1981).
Resultados e discussão: O leite obtido em condições inadequadas pode sofrer alteração como a diminuição do teor de gordura; alteração da qualidade e do teor de proteínas (GERMANO e GERMANO, 1995). Existem também diferenças na composição do leite em sistema de duas ordenhas, devido ao intervalo de tempo e tipo de alimentação do animal (CARVALHO, 1977; NEIVA, 2000). Conforme os resultados do presente trabalho, o leite da ordenha da tarde teve componentes como a gordura e o EST com seus teores mais elevados, sendo respectivamente, 34,5% e 5,87%, a mais do que no leite da manhã, enquanto que a densidade diminuiu 7,46% no leite da tarde.
Conclusão: De acordo com os resultados o leite da ordenha da tarde apresentou diferença na sua composição quando feita a comparação entre a ordenha da manhã tendo alguns componentes com seus teores aumentados.
Palavras-chave: leite; composição; ordenha.

“Diagnóstico de mastite no rebanho leiteiro do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - UFF”.
Carla Barroso de Souza1 ; Marco Antonio Talyuli Filho2; Felipe Aparecido Guindanha Vieira1; Jorge Ubirajara Dias Boechat3
1 Colégio Estadual Padre Mello - Bom Jesus do Itabapoana-RJ
2 Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UFF
3 CTAIBB / UFF – Bom Jesus do Itabapoana-RJ
Introdução: O leite faz parte da dieta do ser humano em todas as idades, tornando-se um dos mais completos alimentos disponíveis. A obtenção do leite deve obedecer a um rigor de higiene e manejo que traduzam na manutenção da qualidade sanitária do produto.
Materiais e métodos: Os animais utilizados são do setor de bovinocultura leiteira do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges da Universidade Federal Fluminense, em Bom Jesus do Itabapoana – RJ. Preliminarmente à ordenha é feito o teste CMT (Califórnia Mastitis Test) em cada quarto de úbere, antes do exame bacteriológico para diagnóstico da mastite subclínica em laboratório.
Resultados e discussão: A mastite é uma importante patologia em vacas leiteiras, causando perdas significativas na produção, chegando a índices alarmantes de até 84%. O leite produzido nessas condições pode tornar-se impróprio para o consumo e para uso industrial ou artesanal (GERMANO e GERMANO, 1995). SILVA (1999) mostrou que a prevalência da mastite subclínica, de um modo geral, está em torno de 33%, correspondendo a uma perda de 20 a 30% da produção, além da alteração na composição físico-química do leite. Entretanto, a prevalência da doença na região atingiu valores de 48,33% (BOECHAT, 2007). No presente trabalho a execução do exame bacteriológico e o estudo da prevalência da mastite subclínica visam alertar sobre a importância da prevenção da doença no rebanho.
Conclusão: Conforme a discussão apresentada os índices de mastite subclínica da região onde se encontra o Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges são mais elevados quando comparados aos encontrados por outros autores em diferentes regiões.
Palavras-chave: mastite; qualidade do leite; mastite subclínica.

“Diversidade de moscas-das-frutas em pomares de Citrus sinensis (Osbeck) no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ”
Ana Paula Diniz Leite1, Igor Fonseca Amorim1, Patrícia Sobral Silva1, Fernando Antônio Abrantes Ferrara1
1 – Laboratório de Proteção de Plantas, Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, CTAIBB, UFF, Av. Dário Vieira Borges, 235, Parque do Trevo, Bom Jesus do Itabapoana, RJ, 28360000. ferrara@vm.uff.br
A citricultura é uma das atividades agrícolas de maior importância econômica para o Sudeste do Brasil, apresentando excelente nível de competitividade e levando o país a ser o maior produtor de frutos e o maior exportador mundial de suco concentrado de laranja. A cultura, no entanto, apresenta uma série de problemas fitossanitários, que podem limitar e comprometer a produção nacional, destacando-se dentre eles insetos-praga, como as moscas-das-frutas das famílias Tephritidae e Lonchaeidae, encontradas associadas a pomares de laranja (Citrus sinensis Osbeck) em diferentes Estados brasileiros. Com o objetivo principal de caracterizar as populações de moscas-das-frutas das famílias Tephritidae e Lonchaeidae associadas a pomares de laranja no município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), conduziu-se o presente estudo. Foram coletadas amostras de frutos de três variedades de laranja (vermelha, pêra e lima), em áreas rurais do município. As amostras foram transferidas para o Laboratório de Proteção de Plantas (LPP) do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB), onde os frutos de cada variedade foram contados e acondicionado em bandejas plásticas sobre uma camada de areia previamente esterilizada, e umedecida regularmente para a obtenção das pupas. Estas foram então contadas e mantidas em potes plásticos telados, também contendo areia umedecida, até a emergência dos adultos que foram mortos, contados e sexados para posterior identificação específica. Foram avaliados um total de 8,545Kg de frutos das três variedades, sendo: 2,145Kg de laranja vermelha, 3,575Kg de laranja pêra e 2,825Kg de laranja lima. Deste total de frutos foram obtidos 180 pupários, que originaram 101 moscas, das quais 66 pertenciam ao gênero Anastrepha e 35 a família Lonchaeidae. Nenhum indivíduo pertencente a espécie Ceratitis capitata (Wied., 1824) foi obtido das amostras de frutos. A variedade pêra foi a que apresentou o maior número de moscas (45), seguida pelas variedades vermelha (41) e lima (15). Nas variedades pêra e vermelha, o maior percentual de infestação foi de tefritídeos (82% e 63%, respectivamente), enquanto na variedade lima, os lonqueídeos foram mais abundantes (80%). Após identificadas, obteve-se as seguintes espécies de Anastrepha: Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) (30), Anastrepha obliqua (Macquart, 1835) (1) e Anastrepha sororcula (Zucchi, 1979) (1). Os espécimes pertencentes a família Lonchaeidae ainda aguardam identificação específica. Os resultados preliminares obtidos neste trabalho vêm contribuindo para um melhor conhecimento da entomofauna de moscas-das-frutas na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

“Ocorrência de moscas-das-frutas em frutos de café conillon e arábica no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ”
Kaline Souza Diniz1, Igor da Fonseca Amorim1, Patrícia Sobral Silva1, Fernando Antônio Abrantes Ferrara1
1 Laboratório de Proteção de Plantas, Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, CTAIBB, UFF, Av. Dário Vieira Borges, 235, Parque do Trevo, Bom Jesus do Itabapoana, RJ, 28360000. ferrara@vm.uff.br
Mais de 300 mil propriedades do Brasil tem no café (Coffea arabica) sua principal fonte de renda. Esta cultura desponta como um dos ítens mais importantes de exportação para o país, com um grande papel sócio-político e econômico para as principais regiões produtoras. O cafeeiro hospeda inúmeras espécies de insetos, algumas das quais se constituem em pragas importantes que freqüentemente causam prejuízos a esta cultura. Porém, nos últimos anos, algumas pragas vêm aumentando sua intensidade de ataque aos cafezais brasileiros, como é o caso das moscas-das-frutas das famílias Tephritidae e Lonchaeidae. Estas moscas são os insetos de maior importância econômica como pragas das frutas tropicais no mundo e, até o presente, não existem estudos específicos sobre o manejo de controle destas moscas em cafeeiros no Brasil. Nesse sentido, conduziu-se o presente estudo, com o objetivo principal de se avaliar a incidência de espécies de moscas-das-frutas em três variedades de café no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Amostras de frutos de café arábica (catuaí amarelo e vermelho) e conillon, foram coletadas em Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Os frutos foram então transferidos para o Laboratório de Proteção de Plantas (LPP) do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB), onde foram pesados, contados e acondicionados em bandejas plásticas, sobre uma camada de areia previamente esterilizada para a obtenção das pupas. Estas foram então mantidas em potes plásticos telados, contendo areia, até a emergência dos adultos, que foram sexados, contados e armazenados em potes plásticos contendo álcool 70% para posterior identificação. Foram obtidas amostras de 435g de café conillon, 405g de catuaí vermelho e 85g de catuaí amarelo. Destes frutos, foram obtidos 261 pupários apenas nas variedades de café arábica; os frutos de café conillon não foram infestados por nenhuma espécie de moscas-das-frutas. Nas variedades catuaí vermelho e catuaí amarelo, um total de 217 moscas emergiram das pupas, sendo 81% pertencentes a espécie Ceratitis capitata (Wied., 1824) e 19% pertencentes a família Lonchaeidae. Não foram obtidos nenhum espécime do gênero Anastrepha Schiner e nenhum parasitóide. Entre as variedades atacadas pela mosca, a variedade catuaí vermelho foi a que apresentou o maior índice de infestação (82%), sendo a espécie C. capitata a mais freqüente não só nesta, mas também na variedade catuaí amarelo. Os espécimes pertencentes a família Lonchaeidae ainda aguardam identificação específica.

“Plantas da família Myrtaceae como hospedeiras de moscas-das-frutas no município de Porciúncula, RJ”
Marcus Vinícius Souza Silva1, Natália Batista Angelo1, Patrícia Sobral Silva1, Fernando Antônio Abrantes Ferrara1
1 Laboratório de Proteção de Plantas, Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, CTAIBB, UFF, Av. Dário Vieira Borges, 235, Parque do Trevo, Bom Jesus do Itabapoana, RJ, 28360000. ferrara@vm.uff.br
Muitas espécies do gênero Anastrepha Schiner e a mosca-do-mediterrâneo Ceratitis capitata (Wied., 1824) causam sérios prejuízos econômicos à fruticultura mundial. Essas pragas são de grande importância não só pelos danos diretos que causam às frutas, como também pela limitação às exportações devido as restrições quarentenárias. O levantamento das espécies e hospedeiros das moscas-das-frutas em uma região é de fundamental importância para o manejo integrado dessas pragas. Atualmente sabe-se que as moscas-das-frutas (Tephritidae) atacam mais de 400 espécies de frutas, onde se pode destacar os pertencentes a família Myrtaceae. Nesta família, algumas culturas se destacam como fruteiras de grande potencial econômico nos mercados nacional e internacional pela alta aceitação e demanda crescente por frutos para o consumo in natura e pela polpa. Com o objetivo de conhecer as espécies e os inimigos naturais de moscas-das-frutas no município de Porciúncula, região noroeste do Estado do Rio de Janeiro, o presente estudo foi conduzido. Foram coletados frutos de 3 espécies de plantas da família Myrtaceae: pitanga (Eugenia uniflora), goiaba vermelha e branca (Psidium guajava) e jabuticaba (Myrciaria cauliflora). As amostras foram levadas ao Laboratório de Proteção de Plantas (LPP) do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB), onde foram pesadas, contadas e colocadas em uma bandeja plástica com areia úmida no fundo. A areia foi peneirada e umedecida periodicamente e as pupas encontradas foram coletadas, contadas e transferidas para recipientes apropriados até a emergência das moscas. Os adultos emergidos foram contados, sexados e acondicionados em potes plásticos contendo álcool 70% e posteriormente foram submetidos a identificação específica. Foram avaliados um total de 338 frutos de 3 espécies de mirtáceas, dos quais foram obtidos 737 pupários. Os frutos de goiaba apresentaram o maior número de pupas (460), seguidos por pitanga (187) e jabuticaba (20). Todas as espécies frutíferas avaliadas se mostraram hospedeiras de tefritídeos. As espécies de moscas coletadas em goiaba foram: Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) (82), Anastrepha sororcula (Zucchi, 1979) (5), Anastrepha bistrigata (Bezzi, 1919) (1), Ceratitis capitata (Wied., 1824) (1) e espécimes da família Lonchaeidae (2); além das moscas, foram coletados também 12 microparasitóides e 4 braconídeos. Em pitanga foram obtidas: A. fraterculus (9), lonqueídeos (4), 6 microparasitóides e 3 braconídeos e em jabuticaba somente a espécie A. fraterculus (4). Dentre todas as moscas-das-frutas obtidas nos frutos avaliados, A. fraterculus foi a mais freqüente e a única associada as três espécies frutíferas estudadas no município de Porciúncula.


“Avaliação da qualidade do leite cru proveniente de pequenas propriedades rurais do município de Bom Jesus do Itabapoana- RJ”
Cynthia Medeiros Alvarenga1; Hibraim Araújo Mozele1; João Renato Escudini2; Paula Borges Bastos2
1Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UFF – Bom Jesus do Itabapoana
2CTAIBB / UFF – Bom Jesus do Itabapoana
A indústria de laticínios exige hoje um leite de excelente qualidade de maneira a garantir um produto final que atenda o exigente mercado consumidor. As condições higiênico-sanitárias durante e imediatamente após a ordenha interferem significativamente na obtenção desta qualidade. O local de armazenagem do leite na propriedade, ou seja, o tanque de expansão, também deve se apresentar em adequadas condições de temperatura e higiene. O referido estudo teve como objetivo determinar a qualidade do leite cru proveniente de três pequenas propriedades rurais no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, no período de agosto a dezembro de 2007. O leite foi coletado diretamente nas propriedades, sendo efetuadas as análises de Acidez titulável, Teste do Alizarol e Contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas. Os resultados obtidos foram comparados com os padrões estabelecidos pela Instrução Normativa nº. 51, de setembro de 2002. Nas propriedades A e B, o leite se apresentou como um produto de excelente qualidade, estando dentro dos padrões em todas as análises. Já a propriedade C, única que possui tanque de expansão não comunitário, obteve 27 % de suas amostras acima dos padrões. As possíveis causas desse achado seriam: utilização de água com má qualidade, desinfecção inadequada dos equipamentos de ordenha e tanque de expansão, resfriamento em temperaturas inadequadas, etc. Conclui-se com os resultados obtidos que as propriedades, de modo geral, têm apresentado um satisfatório resultado quanto às análises físico-químicas e microbiológicas presentes no referido estudo.
PALAVRAS CHAVES: Leite Cru, Microrganismos Mesófilos, Microbiologia do leite.


ARQUEOLOGIA

UERJ – ELETRONULEAR
“Arqueologia e Memória Guarani”
Celina Alves dos Santos1; Claudio Benites1; Ivanilda Benites da Silva1; Nanci Vieira de Oliveira2
1 Escola Estadual Indígena Karai Kuery Renda
2 UERJ
A Arqueologia Guarani vem nos mostrando algumas práticas de antepassados bem remotos. A partir das discussões e das leituras de textos sobre Arqueologia, iniciamos o trabalho de coleta de informações com os mais velhos da aldeia, com o objetivo de preservar os saberes dos mais antigos. A partir da análise das entrevistas, novas questões são levantadas para a realização de outras entrevistas.
O presente trabalho pretende mostrar os primeiros resultados desse resgate de memória dos velhos de nossa aldeia. As memórias dos mais velhos mostram que algumas coisas mudaram depois do contato com o colonizador, como a forma de enterrar os mortos, fazer alguns artefatos, mas outras ainda são feitas como os antepassados.
As análises foram realizadas com a colaboração de Leandro Mendes.

“Entre Angra e Paraty: os povoados de São Gonçalo e Tarituba”
Mauricéia Pimenta Tani1; Tamar Lins Silva1; Manuela Aparecida Nunes Machado1; Alexandre Hiroyuki Kubota2 ; Rhoneds Aldora Perez3; Nanci Vieira de Oliveira4,
1 C.E. Almirante Álvaro Alberto
2 Eletronuclear
3 Museu Nacional
4 UERJ
Em uma primeira etapa foram realizadas discussões sobre patrimônio arqueológico e histórico do sul fluminense, de forma a fornecer subsídios para as pesquisas sobre patrimônio e memória, com a realização de entrevistas com velhos moradores, bem como aulas teóricas e prática de fotografia. Como objeto de pesquisa foram escolhidas as localidades de São Gonçalo e Tarituba, cuja vida cotidiana sempre esteve vinculada tanto a Vila de Paraty, como a Vila de Mambucaba, pertencente ao município de Angra dos Reis.
São Gonçalo, assim como Tarituba, inicialmente eram pequenas comunidades de pescadores. No caso de São Gonçalo, seus antigos moradores ao perderem suas terras deslocaram-se para uma outra localidade nas proximidades, porém um pouco mais distante do mar.
Desta forma, no presente trabalho, apresentamos um ensaio fotográfico abrangendo os olhares sobre o patrimônio histórico e arqueológico de São Gonçalo e Tarituba, As análises fotográficas foram realizadas com a colaboração das graduandas Jaqueline Gomes e Claudia Matos (UERJ)

“Faces da Memória”
Alessandra da Cruz1 Jhieniffer Rodrigues de Lima1; Vinicius Waldeck Garcia1; Deivid Homero Mendes da Silva1; Tânia Maria Bessone4 Rhoneds Aldora3; Nanci Vieira de Oliveira4
1 CE Antonio Dias Lima
3 Museu Nacional
4 UERJ
As pesquisas com os moradores antigos da região de Bracuí e Frade indicam uma série de transformações sociais. Na área do Bracuí, os escravos e agregados do Sr. José de Souza Breves (antigo dono da Fazenda Do Bracuí) herdaram essas terras e as venderam, sob pressão, mesmo com o testamento dizendo que a posse só passaria para eles depois da 3º geração.
Na área do Frade, observamos que o local era um pequeno vilarejo, que como no Bracuí, seus habitantes possuíam um estilo de vida simples, onde os moradores viviam basicamente da pesca, da caça e de pequenas plantações. Cabe mencionar que o comércio era realizado no centro de Angra, sendo o trajeto feito de canoa pelo mar, com duração de cerca de quatro horas.

“Imagens da História de Angra dos Reis”
Gabriela Adame Medeiros, Geisa Munis de O. Souza1, Jairo Gomes de Araujo Junior1, Julia Cristina Santos de Freitas2 Junia Rédua Bispo3; Malone Luz dos Santos1, Marta Rosa da Silveira1; Willian de Oliveira Inácio1; Luitgarde Cavalcanti Barros5; Flavia Oliveira Aguiar5; Alexandre Hiroyuki Kubota4 ;Rhoneds Aldora Peres6 ; Nanci Vieira de Oliveira5
1.CIEP 495 Guignard
2 CE Almirante Álvaro Alberto
3 CE Roberto Montenegro
4 Eletronuclear
5 UERJ
6 Museu Nacional

Em 2007, através de palestras e oficinas discutiu-se os vestígios arqueológicos no sul fluminense, fornecendo subsídios para se buscar diversas estratégias de ações de preservação deste patrimônio. Durante a ano de 2008, foram estabelecidas estratégias para as pesquisas sobre patrimônio e memória, com a realização de entrevistas com velhos moradores de Mambucaba e Perequê, bem como aulas teóricas e prática de fotografia.
Desta forma, no presente trabalho, apresentamos um ensaio fotográfico abrangendo os olhares sobre o patrimônio histórico e arqueológico das áreas de Mambucaba e Perequê. Cabe ressaltar que Mambucaba foi o segundo porto mais importante de Angra dos Reis durante o século XIX. As análises fotográficas foram realizadas com a colaboração das graduandas Jaqueline Gomes e ClaudiaMatos (UERJ)

“Paraty: um olhar fotográfico”
Bruna Dias de Oliveira Alcântara1; Carla Patrícia Fogaça Bertol1; Lauri Helena Freire de Oliveira1; Luis Felipe Silva do Nascimento1; Rafaela Sena de Lima1; Uillian de Paula Avelar1; Luitgarde Cavalcanti Barros3 Flavia V. Oliveira Aguiar3 Alexandre Hiroyuki Kubota2; Rhoneds Aldora Perez4; Nanci Vieira de Oliveira3
1 SEC Angra dos Reis
2 Eletronucler
3 UERJ
4 Museu Nacional
Discussões sobre patrimônio arqueológico e histórico do sul fluminense foram realizadas em uma primeira etapa, de forma a fornecer subsídios para as pesquisas sobre patrimônio e memória, com a realização de entrevistas com velhos moradores, bem como aulas teóricas e prática de fotografia.
O patrimônio histórico do município de Paraty encontra-se protegido por leis estatuais e federais, destacando-se o quadrilátero do Centro Histórico de Paraty, com seus casarões, ruas de calçamento de pedra e o Forte Defensor Perpétuo.
A partir das leituras e discussões, das entrevistas com os antigos moradores e das aulas de fotografia, apresentamos aqui um ensaio fotográfico sobre o patrimônio histórico de Paraty. As análises fotográficas foram realizadas com a colaboração das graduandas da UERJ, Jaqueline Gomes e Claudia Matos.


“Patrimônio e Identidade Mbyá-Guarani”

Fabio da Silva1; Francisco Verá Yxapy da Silva1; Isaias da Silva1, Natalino da Silva1; Priscila Ara Benites da Silva1; Roberto Verá da Silva1, Valdecir Verá Mirim Benites1; Flavia V. Oliveira Aguiar2; Nanci Vieira de Oliveira2,
1 Escola Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda
2 UERJ
O presente ensaio fotográfico resulta da leitura de trabalhos arqueológicos, das entrevistas com os antigos da aldeia e das aulas de fotografia. Apresentamos aqui a nossa interpretação sobre patrimônio cultural Guarani e aspectos de nosso cotidiano.
O patrimônio Guarani está nas representado nas fotografias pelas nossas formas tradicionais de vida e pelos novos espaços na aldeia com o campo de futebol e a escola.
As análises fotográficas foram realizadas com a colaboração de Leandro Mendes e das graduandas Jaqueline Gomes e Claudia Matos (UERJ)


“Vida e Morte em Paraty no século XIX”

Viviane da Silva Pacheco Pereira1; Roberto Neves da Silva1; Mayara da Silva Moreira2 Alexandre Hiroyuki Kubota3; Rhoneds Aldora Perez4 ;Nanci Vieira de Oliveira5
1 CE Eng. Mario Moura B. Amaral
2 CE Roberto Montenegro
3 Eletronuclear
4 Museu Nacional
5 UERJ
O projeto de Arqueologia e Educação Patrimonial tem por objetivo a difusão de informações sobre a pré-história e história do Rio de Janeiro e a valorização da pesquisa e da preservação do patrimônio arqueológico. O levantamento de fontes
documentais e orais vem sendo realizados pelos bolsistas Jovens Talentos, com o objetivo de fornecer subsídios para as pesquisas arqueológicas e históricas.
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados das pesquisas sobre a expectativa de vida dos paratienses no ano de 1856, através dos registros de óbitos da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. Para as análises foram observados o sexo e categoria de idade, características raciais, bem como, a roupagem utilizada no ritual funerário.


BIOLOGIA

Colégio Agrícola Idelfonso Bastos Borges – B. Jesus do Itabapoana
“Análise sensorial como parâmetro no processamento artesanal do Queijo tipo Minas Frescal”
Eva Elaine¹; Giselle Ribeiro de Azeredo Silva2; Joelma da Silva Oliveira2; Manuela Farolfi Campos2; Luiz Antonio Vieira da Silva2
¹C.E. Padre Mello, Bom Jesus do Itabapoana, RJ.
² UFF/Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, Bom Jesus do Itabapoana,RJ.
Introdução. O queijo tipo Minas Frescal possui grande aceitação em todas as regiões do país. A região noroeste fluminense uma tradicional bacia leiteira, onde o processamento e comercialização deste produto de origem animal, compõem-se de fonte de renda para pequenos produtores rurais. Atento a isto o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e o Ministério da Saúde – MS, por meio de legislação e órgãos específicos, regulamenta e normativa esta atividade econômica.Materiais e métodos. Para confecção do produto supra citado, utilizou-se leite in natura adquirido diretamente do produtor rural, sem pasteurização industrial, obedecendo técnica tradicional de elaboração artesanal. No processou-se cinco queijos em que a adição do fermento biológico ou ácido lático (fermento químico), quantidade de sal e o tempo de desoração fez-se a diferença para cada produto. Na execução da análise sensorial, trabalho-se com o método afetivo de aceitação ou de preferência. Para cada queijo 50 provadores totalizando 250 provadores entre alunos, funcionários e professores do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, além de visitantes.Resultados e discussão. Observou-se que 80% dos provadores preferiram, o queijo Minas Frescal elaborado com fermento biológico, sabor salgado e levemente “molhado”, presença de soro. Os restantes, 20% dividiram-se entre o queijo elaborado com ácido lático, pouco sal levemente seco.Conclusão.Destaca-se não os resultados obtidos, mas a importância da análise sensorial como instrumento de avaliação da indústria de alimentos ao mercado consumidor, como integrante de controle de qualidade. Palavras-chave: queijo; artesanal; qualidade.

“Suco um líquido tão saudável quanto à água”

Winny Silva Trugilho 1; Priscila Alves Pinto1; Mariane Stefanell de Souza2; Luís Gustavo dos Santos Pereira Gonçalves2; Ligia Portugal Gomes1
1Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges.
2Colégio Estadual Padre Mello.
Desde tempos antigos, sabe-se da importância do consumo de sucos na alimentação humana. Esses são, juntamente com a água, responsáveis pela hidratação do corpo, além da sensação de frescor e prazer. Com o aumento do consumo de refrigerantes, o hábito de beber suco vem sendo reduzido, daí a importância de restabelecer, o papel essencial que o suco sempre exerceu na sociedade mundial. Esta atividade teve como objetivos: promover uma melhor qualidade nutricional na alimentação humana; incentivar o aumento da bebida dos variados tipos e sabores de sucos existentes, reduzindo assim, o consumo de outros líquidos, como dos refrigerantes; mostrar à população o extenso leque de variedades, sabores, aromas e cores que os sucos podem apresentar, de modo que as pessoas possam escolher aquele que mais lhe agrade e que esteja mais condizente com a sua situação financeira e por fim, demonstrar a importância do aproveitamento completo de todas as partes de um alimento, evitando desperdícios. Para execução desse trabalho, é um estande e, oferecido ao público cinco variedades de sucos combinados e diferentes um do outro, onde as pessoas devem adivinhar qual a combinação do suco que elas escolhem para beber. No processo de passagem de informações, de adivinhações e de descobertas transmitiu-se conhecimentos sobre as vitaminas e minerais contidos em cada suco e também noções de higiene e de manipulação dos alimentos. Neste contexto, através do desenvolvimento desse projeto, foi possível estimular o combate ao preconceito que a sociedade cria em relação às novas formas de apresentação ou variedades de sucos e mostrar quão importante e fundamental é o papel exercido pelos sucos na nutrição humana. Assim, alcançaram-se os objetivos propostos e os resultados obtidos pelas reações das pessoas foram surpreendentes.
Palavras-chave: sucos, reaproveitamento de alimentos, higiene e manipulação de alimentos.

UENF

“Organização e Herborização da Coleção de Plantas Arbóreas Nativas de Mata Atlântica do Herbário UENF.”
Camila da Silva Gomes1, Ana Carolina Caetano Ribeiro2,4 & Marcelo Trindade Nascimento3,4
1 Colégio Estadual Dr. José Pereira Pinto
2 Bolsista Tecnorte de Apoio Técnico, Herbário UENF,
3 Professor do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) e Curador do Herbário UENF
4 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Desde o século XVII, a flora brasileira desperta o interesse de naturalistas e pesquisadores pela sua beleza. O material coletado no final do século XIX encontra-se hoje, depositado em vários herbários. Esse período representou o auge da botânica no país, mas a formação dos primeiros herbários já havia ocorrido desde o início do século XVI na Itália. Herbários são coleções científicas, compostas por amostras de plantas secas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma dada região. O Herbário UENF foi criado no dia 03/06/2005, é formado por coleções oriundas das diferentes fisionomias ocorrentes na região Norte Fluminense. As atividades desenvolvidas foram: triagem de material e incorporação de exsicatas à coleção cientifica, passando por várias etapas de preparo do material, incluindo herborização, registro no livro do Herbário UENF, descontaminação quando necessário e montagem, costurando-as em camisas (folhas de cartolina branca de tamanho padrão para herbários) e envolvendo-as em saias (folhas de papel Kraft de tamanho padrão para herbários). O material utilizado no trabalho foi coletado por pesquisadores em várias regiões do Rio de Janeiro, tais como Mata do Mergulhão, Imbé (Parque Estadual do Desengano), Mata do Funil, Mata do Carvão (Estação Ecológica de Guaxindiba), Reserva Biológica União (RBU) e Restinga de Grussaí/Iquipari. Atualmente, o acervo do Herbário UENF é formado por cerca de 3226 exsicatas já incorporadas e registradas. O Herbário UENF vem crescendo de forma significativa com a ampliação do acervo científico projetando este espaço à consolidação e reconhecimento. O desenvolvimento deste trabalho tem propiciado aprendizado
satisfatório na área da botânica, no conhecimento de práticas científicas e na importância da preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Herbário, Coleções Botânicas, Mata Atlântica.

“Reconhecimento parental entre as operárias de a Acromyrmex subterraneus subterraneus (Hymenoptera:Formicidae)’
Estela Manhães de Almeida1 , Silvio J. Silva2, Ana M. Viana-Bailez2, Omar Bailez2
e-mail: obailez @uenf. Br
1 Colegio Estadual Nilo Peçanha
2 Universidade Estadual do Norte Fluminense
A formiga cortadeira de folhas Acromyrmex subterraneus subterraneus é uma das espécies de formiga que maiores danos provoca na agricultura brasileira. O conhecimento de certos aspectos comportamentais desses insetos permitiria desenvolver técnicas de controle alternativo ao controle químico tradicional o que poderia contribuir a uma diminuição de poluição ambiental por uso intenso de inseticidas e um meio mais eficiente de controle. Este trabalho visou verificar se o isolamento social da formiga Acromyrmex subterraneus subterraneus causa mudanças no reconhecimento parental produto de alterações no perfil de hidrocarbonetos cuticulares. O isolamento social de indivíduos foi provocado com o retiro de formigas dos ninhos. Três tipos de isolamento foram avaliados: A) formigas isoladas individualmente, B) formigas isoladas em grupos e C) formigas isoladas em grupos junto a uma massa de fungo simbionte. Durante o isolamento as formigas foram alimentadas com solução de água e mel de 5%. O tempo de isolamento de cada um dos três tratamentos variou em 0, 2, 6, 8 dias. Nos testes foi confrontada uma formiga do tratamento com quatro formigas residentes da colônia. Os testes tiveram uma duração de 3 minutos e durante os mesmos analisou-se a resposta comportamental das formigas de ambos os grupos. Foram quantificados três tipos de atos comportamentais; contato antenal; abertura de mandíbula; mordida. As formigas isoladas individualmente por mais de 4 dias foram discriminadas e com o aumento do tempo de isolamento constatou-se um aumento progressivo da agressividade. Formigas isoladas em grupos com ou sem o fungo simbionte também provocaram comportamentos agonísticos, mas a partir de 8 dias de isolamento. Portanto, verificou-se que com o isolamento de
indivíduos de uma colônia aparecem comportamentos de agressividade demonstrando que ocorre uma alteração no reconhecimento parental.
Palavras-chave: Herbário, Coleções Botânicas, Mata Atlântica.

“Alterações morfológicas causadas nas células epiteliais do intestino médio posterior de Rhodnius prolixus durante interação dom o Trypanossoma rangelli.”
Kate Katharine Batista da Silva1; Nadir F. S. Nogueira2
1Escola Técnica estadual João Barcelos Martins
2Laboratório de Biologia Celular e Tecidual – CBB – LBCT – UENF
Introdução: O Trypanossoma rangeli é um protozoário dixênico inofensivo para hospedeiros mamíferos e altamente patogênico para insetos triatomíneos. Seu ciclo se inicia com a ingestão de sangue contaminado contendo formas evolutivas que ao atingirem o intestino médio do inseto iniciam um processo de replicação. O parasito chega à hemolinfa por uma rota intracelular através das células epiteliais intestinais. Na hemolinfa, se multiplicam livremente mas também invadem hemócitos. Posteriormente, migram para a glândula salivar onde se diferenciam nas formas infectivas que são inoculadas no hospedeiro vertebrado durante o repasto sanguíneo.
Material e Métodos: Neste trabalho estudamos o processo de interação do parasita às células do intestino médio posterior de Rhodnius prolixus. Dissecamos os insetos, retiramos o intestino médio posterior e o processamos como de rotina para microscopia eletrônica de transmissão (MET) e observados em microscópio ZEISS 900.
Resultados e Discussão: Os negativos e obtidos em MET permitiram o estudo das alterações morfológicas causadas pelo Trypanossoma rangeli nas células epiteliais intestinais do inseto. Observamos que o parasita ao chegar no intestino médio posterior, mesmo sem tocar o epitélio, influencia na organização das membranas extracelulares e dos microvilos.
Conclusão: Concluímos com base em nossas observações que, provavelmente, são as alterações observadas nas membranas extracelulares e na distribuição dos microvilos que tanto auxiliam na invasão do epitélio por parte do parasita como nos graves danos causados a este epitélio, e ao inseto como um todo, levando-o à morte.
Este trabalho foi desenvolvido na UENF com apoio CECIERJ-FAPERJ.
Palavras Chave: ultra-estrutura; Trypanosoma rangeli; Rhodnius prolixus.

“Estudo da condições de vida e saúde de populações residentes às margens do Rio Paraíba”
Mariana da Silva Pereira1; Cristiane Crespo2; Nadir F. S. Nogueira3
1- Colégio Estadual Dr. Félix Miranda e Programa Jovens Talentos
2 – ETE João Barcelos Martins
3- Laboratório de Biologia Celular e Tecidual – CBB – LBCT – UENF
Introdução: Este projeto consiste em 3 propostas principais: a primeira consiste em fazer um levantamento dos casos de verminose em populações residentes às margens do Rio Paraíba; a segunda em verificar e os tipos de infestações mais freqüentes; e a terceira em desenvolver um trabalho de conscientização e educação sanitária específico para a realidade encontrada na comunidade em estudo. A área escolhida, inicialmente, foi o complexo do Matadouro. Este complexo abrange os bairros (ou comunidades) do Matadouro, Goiabal e Rui Barbosa (mais conhecido como "Tira-Gosto"), totalizando cerca de 1.500 domicílios, onde residem aproximadamente 6 mil pessoas.
Material e Métodos: Aplicação individual de questionário epidemiológico, com perguntas sobre condições de moradia, hábitos alimentares, escolaridade, fonte de obtenção de água, despejo de lixo, despejo de dejetos sanitários, queixas mais freqüentes, formas de utilização do Rio Paraíba do Sul, registro fotográfico das condições das margens do rio e realização de exame parasitológico de fezes (pela E.T.E. João Barcelos Martins).
Resultados e Discussão: Foram avaliados 82 indivíduos de faixas etárias diferentes. Observamos que 40% dos indivíduos infestados tinham entre 0-10 anos, 23% entre 11-20 anos, 16% entre 21-30 anos, 11% entre 31-40 anos e 10% com idade entre 41-50 anos. A faixa etária mais parasitada estava entre 0-10 anos, representando 40% do total de infestações detectadas. Todas as amostras coletadas estavam positivas sendo que mais de 90% das amostras analisadas apresentavam helmintoses associadas a protozoozes.
Conclusão: As condições de vida e hábitos adotados por uma população estão diretamente relacionados as infestações por parasitas.
Este trabalho foi desenvolvido na UENF-ETEJBM. Apoio CECIERJ-FAPERJ.
Palavras Chave: helmintos, protozoários, verminose.

“Estudo ultra-estrutural da interação do Trypanosoma cruzy com o epitélio intestinal de Rhodnius prolixus”
Noemi Oliveira Monteiro1; Nadir F. S. Nogueira2
1- Escola Técnica estadual João Barcelos Martins
2- Laboratório de Biologia Celular e Tecidual – CBB – LBCT – UENF
Introdução: A doença de Chagas é uma zoonose causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi. É geralmente transmitida pela contaminação cutânea do hospedeiro vertebrado com fezes de insetos da ordem Hemíptera subfamília Triatominae (barbeiro) que contenham formas infectantes do Trypanossoma cruzi. Este protozoário é um hemoflagelado pertencente a família Trypanosomatidae com formas evolutivas: amastigota, epimatigota e tripomastigota. Os triatomíneos se infectam durante o repasto sanguíneo no vertebrado por ingestão de formas tripomastigotas do parasita. No intestino médio, encontramos as formas epimantigostas que aderem ao epitélio, se dividem, migram para o reto e se diferenciam em tripomastigostas (formas infectantes), que são eliminadas nas fezes ou urina do inseto.
Material e Métodos: Dissecamos o inseto Rhodnius prolixus e processamos seu intestino médio posterior como para microscopia eletrônica de transmissão.
Resultados e discussão: Observamos que o intestino médio de R. prolixus, é recoberto por uma camada de células epiteliais colunares altas com microvilosidades apicais, recobertas por membranas extracelulares ou perimicrovilares. Verificamos que o protozoário adere sempre à membrana perimicrovilar principalmente pelo flagelo. Embora a estrutura das microvilosidades apareçam alteradas, em todos os momentos da interação estas membranas estão presentes.
Conclusões: Como o parasita aparece sempre aderido as membranas extracelulares, acreditamos que estas sejam importantes para a diferenciação deste em formas infectivas e supomos que a integridade destas membranas seja fundamental na proteção do epitélio contra a invasão do parasita.
Este trabalho foi desenvolvido na UENF com apoio CECIERJ-FAPERJ.
Palavras Chave: ultra-estrutura; Trypanosoma cruzi; Rhodnius prolixus.

“Estudo Morfológico dos ovos de Rhipicephalus microplus”
Priscila Soares Ladislau¹,Letrícia Guedes ²; Martha Lima de Oliveira ²,Nadir Francisca Sant’ Anna²
1-Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos e Programa Jovens Talentos II
2-Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
.Introdução: É de extrema importância para a Medicina Veterinária o estudo de carrapatos, devido a sua ação prejudicial principalmente ao gado bovino. No Brasil há gastos absurdos com agroquímicos para o controle e profilaxia do carrapato, cerca de $ 1,8 bilhões/ano são gastos anualmente, com carrapaticidas. Mas, o surgimento de populações resistentes aos acaricidas disponíveis no mercado e o surgimento de resíduos químicos em alimentos de origem animal, faz com que se busque novas formas de controle. Para isso torna-se importante o estudo destes parasitas.
Material e Métodos: Com o objetivo de permeabilizar ovos de carrapato, foram utilizadas várias concetrações de heptano-cloro. Utilizamos a espécie Rhipicephalus microplus. Após a cera ter sido removida, os ovos foram observados à Microscopia óptica de fluorescência, utilizando laranja de acridina para verificarmos a permeabilidade da casca. Outras amostras foram preparadas para Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).
Resultados e discussão: Por microscopia de fluorescência verificamos que o tratamento utilizado permitiu a entrada da laranja de acridina, demonstrando permeabilização dos ovos. Por MEV pudemos observar a morfologia externa do ovo demonstrando que nossa proposta de retirada da cera foi bem sucedida.
Conclusão: A permeabilizsação dos ovos permite o início de estudos ultra-estruturais para melhor compreensão do desenvolvimento deste artrópodo permitindo uma interferência mais eficaz em seu desenvolvimento e consequentemente controle.
Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de biologia Celular e Tecidual –CBB – UENF, com o apoio do CECIERJ-FAPERJ.


UERJ

“Avaliação de protocolos para a germinação e propagação por estaquia de abajerú (Chrysobalanus icaco L.)”
Silva, K.V.1, Oliveira, B.S.2, Rocha, L.P.2, Pettinelli, J.A.2, Paiva, L.C.2 , Castro, T.C. 2, Albarello, N. 2 Gagliardi, R.2
1. Colégio Estadual Heitor Lira - Bolsista do Programa JTC/FAPERJ
2. Núcleo de Biotecnologia Vegetal (Labplan/DBV e Labmit/DBCel) - IBRAG - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Chrysobalanus icaco é uma planta medicinal conhecida popularmente como abajerú, que ocorre em ambientes de restinga aberta do estado do Rio de Janeiro. A espécie tem sido utilizada na medicina popular para o tratamento de diabetes, existindo grande interesse no desenvolvimento de técnicas alternativas para a sua produção. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer protocolos de propagação visando aumentar a disponibilização de material vegetal para atender tanto à demanda comercial como para estudos fitoquímicos e farmacológicos. Sementes e estacas foram coletadas a partir de espécimes distribuídos em pequenas populações localizadas no Parque das Dunas, em Cabo Frio (RJ). As sementes foram descontaminadas por meio de lavagens com detergente comercial e diferentes tratamentos usando imersão em álcool, solução de hipoclorito de sódio 0,1% e o fungicida Benlate. A seguir foram inoculadas em meio de cultura MS suplementado com sacarose 3% e agar 0,7%, e incubadas sob condições padrão de irradiância (46 M.m-2.s-1), temperatura (282C) e fotoperíodo de 16:8h (claro:escuro). Paralelamente, estacas semi-lignificadas (15 cm) foram submetidas a tratamento de enraizamento com solução de enraizamento .Biofert Raiz (0,3%) ou com a auxina AIA (5g/L), com posterior transferência para substrato constituído de mistura de terra e areia (2:1). O protocolo testado para a germinação de sementes in vitro através não apresentou resultados satisfatórios. Por outro lado, a metodologia para estaquia permitiu o desenvolvimento de raízes 6 a 8 semanas após o tratamento. Os melhores resultados para taxa de enraizamento foram obtidos com solução de enraizamento (70%), quando comparados com o tratamento com AIA (50 %). Com base nos resultados, sugere-se que as sementes de abajerú apresentam dormência fisiológica, exigindo pré-tratamentos germinativos. Entretanto, a propagação vegetativa mostrou-se viável pelo método de estaquia.
Apoio: FAPERJ, Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio – RJ.
Palavras chave: planta medicinal, enraizamento, estaquia

“Micropropagação de Passiflora alata Curtis (maracujá doce)”
Edilaine Farias Alves1; Renata de Oliveira Garcia2 ; Georgia Pacheco2; Elisabeth Mansur2
1. Colégio Estadual Antonio Houaiss
2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Laboratório de Micropropagação e Transformação de Plantas
Passiflora alata Curtis, conhecida de maracujá-doce, é uma espécie nativa da América do Sul. Sua utilização como ornamental é crescente, devido à beleza e exuberância de cores e formas de suas flores, enquanto que seu uso medicinal está relacionado a propriedades calmantes e antioxidantes. O desenvolvimento de metodologias de multiplicação e conservação in vitro representa uma ação importante para a manutenção e a produção dessa espécie, tanto com vistas ao melhoramento como para produção comercial. O objetivo deste trabalho foi o estabelecimento de um sistema de cultura in vitro a partir de plântulas axênicas. Inicialmente, as sementes foram descontaminadas em solução de hipoclorito de sódio 1% por 20 minutos, após embebição em solução de GA3 a 2.5%. Em seguida, foram inoculadas em MS½ e mantidas a 30°C por 8h (luz) e 20°C por 16h (escuro), durante 60 dias. Ápices caulinares, segmentos nodais, entrenós, hipocótilos, folhas e cotilédones foram excisados das plântulas e inoculados em meio MS suplementado com diferentes concentrações de BAP (0 – 22M). A formação de brotos somente foi observada a partir de ápices caulinares e segmentos nodais inoculados em meio MS ½, com frequências de 100 e 78%, respectivamente. Por outro lado, entrenós e segmentos de hipocótilo apresentaram a formação de pequenos calos friáveis em uma ou nas duas extremidades, com frequências distintas. Segmentos de folhas e cotilédones apresentaram a formação de calos compactos a partir das superfícies de corte após 60 dias de cultura, em resposta às concentrações de BAP testadas. As plantas obtidas a partir da cultura de ápices caulinares e segmentos nodais estão sendo utilizadas como fonte de explantes para experimentos de micropropagação e criopreservação, visando à multiplicação e conservação in vitro (CNPq e FAPERJ).
Palavras-chave: micropropagação, maracujá-doce, Passiflora

“Cultura in vitro de copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) para produção de mudas em larga escala.”
Ingrid de Araújo Gomes1; Bárbara Balzana Mendes Pires2; Marcella Campos Guimarães; Elisabeth Mansur2
1. Colégio Estadual Heitor Lira;
2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Laboratório de Micropropagação e Transformação de Plantas
A cultura in vitro pode ser utilizada para aumentar a produção de mudas e minimizar alguns problemas que afetam o mercado de ornamentais. Os custos da produção de mudas in vitro podem ser significativamente reduzidos eliminando-se o ágar do meio de cultura. Considerando esta possibilidade, o presente trabalho teve como objetivo o estudo de sistemas de cultura líquida como alternativa para a multiplicação em larga escala de copo-de-leite. Foram utilizadas culturas líquidas com agitação e culturas estacionárias com e sem ponte de papel de filtro sobre esferas de vidro. Aglomerados de gemas obtidos de material estoque foram cultivados em MS solidificado ou líquido
suplementado com BAP 2mg/L e incubados nas diferentes condições. As subculturas para meio fresco foram realizadas com intervalos mensais, sendo os brotos destacados e transferidos para meio MS0 para indução de enraizamento. A eficiência de regeneração foi avaliada, em cada subcultura, em termos de porcentagem de inóculos responsivos, número médio de brotos produzidos por explante, altura média dos brotos, qualidade dos brotos e ocorrência de hiperhidricidade. Em comparação com a cultura em meio solidificado, geralmente utilizada para esta espécie, os sistemas líquidos com e sem agitação apresentaram brotos com qualidade significativamente melhor. A altura média e a produção de brotos nas culturas líquidas com e sem agitação foram equivalentes às obtidas em meio solidificado, enquanto que as culturas em ponte de papel de filtro apresentaram uma redução significativa nesses parâmetros. Não foi observada hiperhidricidade nas plantas obtidas nos sistemas utilizados. Desta forma, o meio de cultura MS líquido suplementado com BAP 2 mg/L, sem agitação, pode ser utilizado como uma alternativa econômica para a produção de mudas de copo-de-leite in vitro.
Palavras-chave: copo-de-leite, cultura in vitro, ornamental.

“A Família Rubiaceae ( Gentianales) no Herbarium Bradeanum (HB)”
Gabriella Conceição Klem Albino1; Roberto Lourenço Esteves2
1 Colégio Estadual Julia Kubitschek
2 UERJ/IBRAG/DBV,Herbarium Bradeanum.
O Herbario Bradeanum (HB) apóia o desenvolvimento em diferentes áreas e programas, como levantamentos florísticos, estudos químicos, farmacológicos, agronômicos, ecológicos, além do registro histórico da flora pretérita do Estado do Rio de Janeiro. O HB, com um acervo de 93.000 exsicatas, dá suporte à produção científica das instituições de ensino e pesquisa, resultando em publicações e projetos acadêmicos ou não, sendo um espaço importante para complementar atividades destinadas a cursos de graduação e de pós-graduação e atendimento à comunidade em consultas e visitas escolares. Rubiaceae possui distribuição cosmopolita, estando representada no Brasil por aproximadamente 130 gêneros e 1.500 espécies. O HB registra 630 exsicatas
de Rubiaceae distribuídas por 27 diferentes gêneros. Este estudo, que faz parte do projeto “Revitalização do Herbarium Bradeanum”, teve como objetivo resgatar o conjunto de informações técnico-científicas contidas nas etiquetas do HB, valorizar sua dinâmica de funcionamento, reorganizar e melhor acondicionar o acervo das Rubiaceae. Esta estapa do projeto consistiu na limpeza das exsicatas atacadas por insetos, remontagem das danificadas pela passagem do tempo e manuseio, registro, atualização das determinações no livro de tombo e confecção de novas etiquetas. Até o momento, foram trabalhados os seguintes gêneros: Coccocypselum; Duidania; Duroia; Elaegnia; Enmrorhiza; Ferdinandusa; Diodia; Declieuxia. Estas atividades deverão facilitar futura informatização da coleção de Rubiaceae, entre outras.
Palavras-chave: Herbarium Bradeanum; Coleções Botânicas; Rubiaceae.

UFF

“Realizando Cultura de Bactérias”
Lucas Puente da Câmara1; Edivan1 , Dyego de Souza Carlétti1, Gerlinde Agate Platais Brazil Teixeira2
1 Colégio Walter Orlandine
2 Espaço Uff de Ciências
Introdução: Os microorganismos estão presentes nos mais variados tipos de ambientes, incluindo nosso corpo. São unicelulares, procariontes e podem ser encontradas isoladas ou em colônias, classificadas em gram-positiva e gram-negativa, se dividem em quatro tipos: cocos, bacilos vibriões e espirilos. O projeto pretende mostrar que esses indivíduos podem ser encontrados em qualquer lugar (mesmos nos aparentemente limpos) e associar essas pesquisas com a importância de se manter uma boa higiene. Matérias e métodos: Foi feito um meio de cultura usando gelatina incolor (substituta do Ágar) em placas de Petri. As bactérias foram retiradas da mucosa oral. As análises serão feitas (identificação e classificação) com bactérias de diferentes ambientes, principalmente aqueles que estão ligados a nossa vida. Resultados e discussão: A princípio, o primeiro teste das placas de Petri não saiu conforme o esperado.
O meio de cultura foi exposto a uma alta temperatura derretendo-o. Isso ocorreu devido ao fato de a estufa artesanal ter sido mantida fechada, propiciando um ambiente quente e seco inapropriado ao cultivo de bactérias. Assim, as bactérias foram destruídas pela alta temperatura ao qual foram expostas, já que, conforme mencionado na “Nova Escola on-line-Cultura de Bactérias”, é necessário uma temperatura próxima aos 36ºC, principalmente por que as bactérias são da mucosa oral. Conclusão: Ao fim desse experimento concluiu-se que as bactérias não se proliferam em altas temperaturas (em média 36ºC) e para que essa proliferação aconteça é necessário um ambiente adequado as suas condições básicas de sobrevivência. O presente trabalho precisa de adaptações para um melhor funcionamento da estufa. E pretendemos também utilizar bactérias de outros ambientes. Palavras chaves: meio de cultura; bactérias; estufa.

“Elaboração de um Jogo Didático Sobre DST.”
Yris Meire Alves de Moraes1; Tatiane Cristina Vilela Sica1; Gerlinde Agate Platais Brazil Teixeira2
1 Colégio Estadual Profª Suely Motta Seixas
2 Universidade Federal Fluminense (UFF).
Introdução: As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são causadas por vários tipos de agentes, como vírus e bactérias. A transmissão ocorre, principalmente, por contato sexual, com uma pessoa infectada, sem o uso de preservativo. O uso de preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão. Materiais e Método: Foi elaborado um jogo de tabuleiro em lona, de 0,80m X 0,65m, semelhante ao “Scotland Yard”. Plotamos imagens de edifícios e desenhamos quadrados, pintados com tinta de tecido na cor cinza, com uma medida de 0,04m X 0,04m. A atividade é voltada para turmas de 8º e 9º ano, com número de participantes indeterminado. No jogo, o participante se sente um detetive buscando pistas para descobrir qual a doença que está sendo trabalhada na rodada, o que exige raciocínio e concentração. Os participantes andam pelo tabuleiro, de acordo com o número tirado no dado, tentando chegar a um edifício, onde irá coletar uma pista que será lida no livro de pistas. Resultados e Discussão: Foi interessante
que no decorrer do trabalho tiveram que ser realizadas várias pesquisas, o que permitiu um aprofundamento maior no assunto. Foi necessária muita concentração, porém se tornou muito interessante pelo conhecimento que foi obtido. Através dessas ações será possível, de maneira divertida, descobrir qual a doença, associando sintomas, tratamento e prevenção.Conclusão: Concluiu-se que maneiras dinâmicas como jogos são estratégias para promover uma maior conscientização entre os jovens. Pretendemos avaliar o jogo através de um questionário respondido pelos jogadores, para possíveis modificações serem feitas. Palavras chaves: jogo; DST; conscientização.

“Animais Peçonhentos e Venenosos”
Natan Marçal Rosa1, Roberta Ribeiro De Cicco1, Gerlinde Teixeira2
1 Escola Estadual Suely Motta Seixas
2 Espaço UFF de Ciências
Introdução: Para muitas pessoas as serpentes e aranhas, entre outros animais, representam figuras do mal, além de provocarem repúdio pelo fato de muitas espécies possuírem peçonha tóxica o suficiente para causar acidentes letais. O trabalho tem como objetivos o esclarecimento sobre as diferenças entre os animais peçonhentos e venenosos, e também buscar a conscientização da importância destes animais (muitos de grande importância para a medicina, por exemplo), uma vez que acidentes, muitos deles fatais ocorrem devido ao preconceito e à falta de conhecimento das pessoas. No presente trabalho, foram estudados: os aracnídeos, as serpentes, os escorpiões e outros animais peçonhentos e/ou venenosos, evidenciando as principais características sobre estes. Metodologia: Foi confeccionado um jogo de tabuleiro, este representa uma floresta e os participantes têm como objetivo desbravar essa floresta sem danos a si mesmos e aos animais nela escondidos. Dessa forma, o jogador que primeiro terminar a aventura vence. Os materiais utilizados foram: lona, fotos dos animais estudados, um dado de quatro lados e cartões com as perguntas sobre os animais. Resultados e discussão: O processo de pesquisa foi relativamente fácil, pois existem muitos materiais que serviram de bibliografia. Já o processo de elaboração das perguntas foi, de certa forma, um pouco mais difícil. Mas, em compensação a elaboração do projeto foi gratificante, pois a partir dele pude conhecer mais sobre um assunto que muito me interessa. Conclusão: No processo de fabricação concluí-se que existem varias formas para a aplicação de materiais para facilitar a compreensão do assunto a fim de tornar o processo de aprendizagem mais agradável. Serão realizados questionários para avaliar a utilização deste jogo como uma estratégia facilitadora do aprendizado. Palavras chave: animais; peçonha; veneno.

“Vamos passear pelas células?”
Logan Luan Armendone dos Santos Oliveira1, Gerlinde Ágate Platais Brasil Teixeira2
1 . C. E. Walter Orlandini
2 EUFFC
Introdução: As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos em mecanismos moleculares. A estrutura da célula bacteriana é a de uma célula procariótica, sem organelas ligadas á membrana celular. Já os vírus são seres diminutos, constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo. Materiais e métodos: O jogo é feito em lona de tecido e tinta, constando casas que os jogadores deverão percorrer respondendo as questões acerca do tema. Há um total de quatro tabuleiros, com quatro desenhos diferentes cada. Sendo que a cada seis casas responde-se sobre uma organela/estrutura diferente. Resultados e discussão: Com o jogo aprende-se a diferenciar as estruturas, funções e formação de célula para célula e de célula para vírus. Dando ênfase nas principais características, sem deixar de lado as que se julgam menos importante. Conclusão: Realizando-se questionários antes e após o jogo, temos a possibilidade de aperfeiçoá-lo cada vez mais. A utilização do jogo trata-se de uma forma estratégica de proporcionar o aprendizado aos alunos, uma vez que o dinamismo e a “diversão” facilitam e chamam a atenção do aluno. Resultado vivenciado por mim durante a elaboração do jogo. Palavras chave: Células, vírus, características.

“Jogo da Cadeia Alimentar”
Hayane Mathias de Souza1; Camilla Ferreira Souza1; Gerlinde Agate Platais Brazil Teixeira2
1 Colégio Estadual Professora Suely Motta Seixas
2 Universidade Federal Fluminense
Introdução: Cadeia alimentar é uma seqüência de organismos onde ocorre a transferência de energia e nutrientes seguindo a ordem: produtor, consumidor e decompositor. Produtores são os vegetais, seres que produzem seu próprio alimento. Os consumidores, não fabricam seu próprio alimento, apenas absorvem a energia produzida pelos produtores. Objetivos: facilitar a aprendizagem deste tema, pois, a manutenção da cadeia alimentar é muito importante para equilibrar um ecossistema. Materiais e Métodos: Foi elaborado um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas. As casas do tabuleiro representam um caminho ao longo das cadeias alimentares, por onde os participantes devem andar de acordo com o dado, mas só podem andar se acertarem as perguntas feitas pelo moderador do jogo, se errar voltam duas casas no tabuleiro. O tabuleiro é de MDF, as casas são de EVA. Sobre o tabuleiros estão espalhados animais. É composto por três pinos, para três participantes ou grupos jogarem. As cartas perguntas são de papel ofício plastificadas. Resultados e Discussão: Elaborar o jogo foi trabalhoso, pois, precisavam ter muitas perguntas e o tópico em questão não é muito desenvolvido nos livros didáticos. Porém, foi muito satisfatório faze-lo, uma vez que, é recompensador levar um maior conhecimento às pessoas. Aprendi como fazer um trabalho cientifico, relembrei muitos conceitos sobre o tema. Como perspectiva deste trabalho pretendemos realizar questionários pré e pós-jogo avaliando o jogo como facilitador do aprendizado e, partir disso, estabelecer possíveis mudanças. Conclusão: A utilização de um jogo trata-se de uma ótima estratégia para facilitar o ensino e a aprendizagem, pois os alunos se interessam mais no tema, aprendem de forma divertida e dinâmica. O crescimento no aprendizado é claramente observado tanto em quem elabora a atividade quanto para quem participa do jogo. Palavras-chave: energia, consumidores, jogos.


“Mudas Cultivadas no LAHVI”
Gerson Pereira Minguta1; David de Andrade Costa2; Janie Garcia da Silva2
1 Colégio Estadual Profª Suely Motta Seixas
2 Laboratório Horto-Viveiro/ UFF.
O presente projeto tem como proposta identificar e quantificar as espécies de plantas do Horto-Viveiro a fim de que se possa fazer um controle das mesmas.É de suma importância para o LAHVI (Laboratório Horto-Viveiro – Setor do Dpto de Biologia Geral – criado há onze anos para atender ao ensino, pesquisa e extensão) uma vez que produz mudas nativas de Mata Atlântica e algumas exóticas para o paisagismo do Campus da UFF e outros projetos como o de reflorestamento do Morro do Gragoatá. Essa área possui intenso histórico de degradação (SILVA, et al, 1999). As mudas, organizadas conforme suas exigências quanto à iluminação, umidade e temperatura foram agrupadas em lotes. Após o reconhecimento de suas características morfológicas e identificação botânica, foram relacionadas em um tabela por nome popular, científico e família. Como recurso didático para projetos de educação ambiental e facilitar a identificação por visitantes das trilhas ecológicas desenvolvidas no LAHVI, foi também elaborado um catálogo reunindo as principais características, técnicas de propagação e manejo mais adequados, além de suas aplicações práticas. Do total existente, já foram identificadas 215 espécies e quantificado um número superior a 7000. Do total dessas espécies, cerca de 70% já se tem informação reunida no catálogo. Participar do projeto “Jovens Talentos” no Laboratório Horto-Viveiro foi bastante importante para aprender a valorizar a natureza e perceber que a falta de conhecimento leva as pessoas a não dar importância à preservação dos recursos naturais. A integração a equipe do LAHVI contribuiu para desenvolver uma melhor comunicação e interação com a sociedade, além de adquirir conhecimento em diversas áreas com uma visão integrada.

“Determinação da concentração de proteínas no soro e lavado broncoalveolar de crianças com pneumonia lipóide”
Jéssica Viana de Aguiar Rodrigues1; Thereza Fonseca Quírico dos Santos2;
Regina Lúcia de Oliveira Caetano2; Selma Azevedo Sias3
1 – C.E. Walter Orlandini
2- Instituto de Biologia - UFF
3 - Departamento Materno-Infantil, Faculdade de Medicina - UFF
INTRODUÇÃO: Pneumonia Lipóide (PL) ocorre devido à aspiração de substâncias gordurosas de fontes endógenas ou exógenas resultando numa inflamação intersticial crônica, proliferativa do parênquima pulmonar. A forma exógena da PL é a mais comum e está relacionada com a aspiração e/ou inalação de óleo mineral utilizado como laxativo nos casos de constipação intestinal e como adjuvante no tratamento de suboclusão intestinal por Ascaris lumbricoides. OBJETIVO: Determinar a concentração de proteínas no soro e no lavado broncoalveolar (LBA) de crianças com diagnóstico de PL, relacionando com as alterações clínicas e eficácia do tratamento. MATERIAL E MÉTODOS: Foram coletadas amostras de sangue (gel soro) e LBA em três momentos da evolução clínica e tratamento com múltiplas lavagens broncoalveolares: 1, 22 e 42 semanas (s). As amostras de LBA foram decantadas para retirada de resíduos, passadas em pré-filtro (Millipore), concentradas em sistema de centrifugação (ultrafuge MSI USA), preparadas amostras (1mL) que foram congeladas (-20oC) até o momento da análise pelo método de Lowry. As amostras foram descongeladas somente uma vez. A coorte era formada por 15 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 2 meses a 9 anos em atendimento no ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Antonio Pedro. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da UFF. RESULTADOS: Em relação à primeira amostra obtida no início do tratamento, foi observado aumento na média das dosagens de proteínas séricas, em 22s (0,26%) e de 2,6% ao final do tratamento (42s). Em relação à primeira amostra foi observada no LBA uma redução na concentração de proteínas de 46% em 22s e ainda mais acentuada (64,8%) em 42s. CONCLUSÃO: As mudanças na concentração de proteínas no soro e no LBA coincidiram com o ganho de peso ponderal, com a recuperação das alterações clínicas e pulmonares das crianças com PL. Em
conjunto esses dados reforçam a importância e eficácia da estratégia de tratamento na redução da morbidade e recuperação clínica de crianças com pneumonia lipóide.
PALAVRAS-CHAVE: dosagem de proteína, lavado broncoalveolar, pneumonia lipóide.

UFRJ
“Representantes da Ordem Dictyotales (Ochrophyta, Phaeophyceae) da Baía da Ilha Grande, RJ”
Dayana Gomes Marques 1 & Maria Teresa M. de Széchy 2
1- Colégio estadual Heitor Lira;
2- Depto de Botânica, Instituto de Biologia/ UFRJ
A ordem Dictyotales é constituída por macroalgas com cor parda e talos expandidos ou em forma de fita estreita, cujo crescimento se dá por uma única célula apical. As estruturas de reprodução são superficiais, geralmente reunidas em soros que podem estar espalhados ou formando zonas concêntricas no talo. Estruturas de reprodução do tipo unilocular produzem 4 a 8 esporos sem flagelos. Estruturas de reprodução do tipo plurilocular produzem gametas. A fecundação é externa, com gameta feminino imóvel (oosfera), um por gametângio, e gametas masculinos (anterozóides) produzidos em grande número. Esta ordem é dividida em uma família (Dictyotaceae). Na costa tropical e subtropical do Oceano Atlântico ocidental, a família está representada por oito gêneros. No Brasil, são citadas sete destes gêneros e 22 espécies. Para o Rio de Janeiro, são citadas 20 espécies. Em trabalhos já realizados para a Baía da Ilha Grande desde 1922, foram citadas 15 espécies diferentes de Dictyotales. O objetivo deste trabalho é registrar no herbário RFA a ocorrência de representantes desta ordem, de modo a complementar os dados já existentes para a flora marinha da região. Neste trabalho, são utilizados materiais coletados em 15 pontos, desde 1979, pelo Laboratório Integrado de Ficologia / UFRJ. Estes materiais estão sendo revisados quanto à nomenclatura e incluídos no livro de registros RFA. Estão sendo esquematizadas as características morfológicas que diferenciam os gêneros ocorrentes na Baía da Ilha Grande. Do
material já incluído no herbário, Dictyopteris plagiogramma (Mont.) Vickers, Dictyota cervicornis kütz., Lobophora variegata (J.V Lamour.) Womersley ex E.C. Oliveira e Padina gymnospora (Kütz.) Sond. são as espécies que se destacam pela sua maior freqüência de ocorrência, o que concorda com a literatura.
Palavras-chaves: Baía da Ilha Grande, macroalgas, taxonomia.

“Herbário RFA: Organização, ampliação, manutenção e criação de Herbário Virtual.”
Thais Cristine Baraúna Silva de Souza1, Nicolin Marques dos Santos2, Camila Cristina Carvalho Silva1, Priscila Ferreira de Moura3, Jorginaldo William de Oliveira4 e Rosana Conrado Lopes4:
1 Colégio Estadual Heitor Lira,
2 Colégio Estadual Professor José de Souza Marques,
3 CIEP 386 Guilherme da Silveira Filho
4 Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Herbários são acervos de plantas secas, com o objetivo de servir a fins, tanto científico quanto popular. O Herbário RFA, do Instituto de Biologia, Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi fundado em 1953. Possui um acervo de cerca de 40.000 exsicatas. Diante da necessidade de pesquisa seja para a taxonomia ou outros trabalhos científicos e populares, o manuseio das exsicatas pode danificá-las, prejudicando o trabalho de conservação do herbário. Sendo assim, surgiu a necessidade de informatizar as informações contidas nas exsicatas, e disponibilizar estes dados na Internet. Desta forma os interessados poderão pesquisar em seus computadores toda coleção do herbário sem precisar manuseá-la, isto só acontecerá, caso o pesquisador não consiga esclarecer suas dúvidas. A informatização no RFA possui o seguinte procedimento: Retiram-se as exsicatas do herbário, na sala de montagem, observa-se se o material está montado e conservado, caso contrário, os danos são reparados. Após esta verificação, inicia-se o processo de digitalização dos dados contidos nas etiquetas para o banco de dados Brahms. Após deve-se começar o processo de descontaminação das exsicatas, antes de devolvê-las ao acervo. Este método consiste em deixar o material uma semana no freezer, após esse tempo retirar e colocá-las na estufa por uma hora e antes de incluí-las na coleção permanecer por duas horas em temperatura ambiente. Até o momento cerca de 50% da coleção encontra-se organizada e informatizada.
Palavras Chaves: Herbário, Informatização, UFRJ.

“O que as mãos têm em comum com o ar?”
Elen Santana Leite1, Juliana Peixoto de Oliveira2, Juliana Martins Ferro2, Maulori Curie Cabral2, Maria Isabel Madeira Liberto2
1CIEP 386 Guilherme da Silveira Filho – Jardim Bangu
2 Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ.
Os micróbios são seres unicelulares presentes em todos os ecossistemas terrestres, fazendo parte da biosfera. Muitos acreditam que micróbios são apenas maléficos, mas uma pesquisa na literatura mostra que isto é uma exceção à regra geral da natureza. Ao se examinar atentamente os fenômenos, verifica-se que os micróbios são importantes para a manutenção do bem-estar dos demais seres vivos no planeta. Eles estão presentes na fabricação de pães, chocolates, antibióticos; em alimentos e bebidas obtidas por fermentação. Têm importância na agricultura e na renovação das substâncias orgânicas e inorgânicas (ciclos biogeoquímicos da Terra). Sem os micróbios, os demais seres vivos não se estabeleceriam no planeta. No presente trabalho demonstrou-se a íntima e harmônica relação dos micróbios com os seres humanos. Utilizou-se quatro placas de Agar-Nutritivo, três para “caçar” micróbios em diferentes ambientes e uma para demonstrar a microbiota associada às mãos. Os ambientes verificados foram um banheiro, próximo a um bebedouro e um jardim externo ao prédio. A quarta placa foi dividida em quadrantes. No primeiro quadrante carimbou-se a digital do indicador sem lavagem. Nos demais quadrantes foi repetida a operação, após sucessivas lavagens das mãos. As placas foram identificadas e incubadas em estufa à 37 ºC por 48 horas. Após a incubação das placas, observou-se a formação de colônias microbianas em todos os quadrantes. Este fato demonstra a impossibilidade de eliminar completamente os micróbios da pele, mesmo após sucessivas lavagens. Em todas as outras placas observou-se crescimento de colônias microbianas, sendo em maior número na placa utilizada no banheiro. Esses resultados corroboram os dados da literatura em relação à ubiqüidade dos micróbios. A constatação da presença deles no corpo humano, de forma indelével, também é sugestiva da relação harmônica existente entre esses seres vivos.
Palavras-chave: ubiqüidade dos micróbios; microbiota; técnica microbiológica

“O que as mãos têm em comum com a terra do jardim?”
Alice Idália Rodrigues dos Santos1; Advi Catarina Barbachan Moraes2; Maulori Curié Cabral2; Maria Isabel Madeira Liberto2-
1- Colégio Estadual Júlia Kubistchek;
2 - Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ .
Os micróbios são seres unicelulares presentes em toda a biosfera, e associados com o corpo dos seres vivos. Adquire-se os micróbios ao nascer e a essa microbiota permanece até à morte. Para demonstrar os micróbios nas nossas mãos e no solo, usou-se duas placas de Petri com Agar leite (AL), e duas com Agar nutritivo (AN). Usou-se, também, detergente, terra do jardim, oito tubos de ensaio, alça metálica, bico de Bunsen, swab, caneta para retroprojetor e estufa a 37 ºC. Cada placa foi dividida em quadrantes iguais. Nas placas de AN, “carimbou-se” a digital do indicador. No 1º quadrante, usou-se a mão suja. Depois de lavar as mãos com detergente, e enxaguar bem, a mesma digital foi carimbada no 2º quadrante, e o processo foi repetido mais cinco vezes. Como controle, colocou-se detergente no último quadrante. Nas placas de AL semeou-se terra do jardim externo. Após fazer uma suspensão com água, o. sobrenadante foi decantado e dividido em oito alíquotas: quatro processadas imediatamente e quatro após meia hora em repouso. O processamento consistiu em semear os primeiros quadrantes de cada placa com o sobrenadante original da terra. Os outros foram inoculados com os sobrenadantes mantidos, respectivamente, por dois, cinco e 10 minutos em água fervendo. Após semeadas, todas as placas foram mantidos na estufa por 48h. Observou-se então a proliferação de micróbios em todos os quadrantes menos nos do detergente e no da terra fervida por 10 minutos, inoculado após meia hora em repouso. Portanto, mesmo após lavar bem as mãos, as bactérias permaneceram, sendo retiradas as estranhas à microbiota e permanecendo as próprias. Os resultados também sugerem a existência, no solo, de bactérias sob a forma de esporos. Nos sobrenadantes os esporos resistiram a 100°C por 10 minutos. Quando mantidos à temperatura ambiente por 30 minutos antes da fervura, os esporos germinaram, e sucumbiram à fervura.
PALAVRAS CHAVES : Micróbios , microbiota da mão , microbiota do solo.

“Diversidade de Asteroidea (Echinodermata) Acompanhante
na Pesca de Arrasto de Camarão na APA de Sant´Anna, Macaé, RJ.”
STEFANON, N. M¹.; STEFANON, S. M.¹; ARAUJO, L.R².; COIMBRA, R.S.C²., AZEVEDO, A. & RUTA, C.²
¹ Colégio Estadual Irene Meirelles
² Núcleo de Pesquisas Ecológicas e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, motta.stefanon@gmail.com, rutachistine@gmail.com
O Arquipélago de Sant´anna (22° 24’ 33,4’’ S e 041° 42’ 07,7’’ W) é uma área de preservação ambiental do Município de Macaé. Macaé possui porcentagem significativa e histórica de sua economia oriunda da pesca. A prática da pesca com rede de arrasto de camarão é uma prática legal se respeitada a distância imposta pela legislação, também é preciso observar a adequação do período de pesca ao longo da costa brasileira e seus impactos em regiões preservadas, como o Arquipélago. Echinodermata é um dos táxons de maior importância na estrutura das comunidades bentônicas marinhas, pois inclui organismos que ocupam diversos nichos ecológicos. O presente trabalho têm como objetivo estudar a diversidade de Asteroidea acompanhante na pesca de arrasto de camarão, principalmente Artemesia longinaris e Xiphopenaeus kroyeri. Foram realizadas seis coletas entre março e agosto de 2008 através de rede de arrasto com sistema de portas por 15 minutos, em profundidades entre 5 e 45m. A maior freqüência de ocorrência de Asteroidea foi observada nas profundidades 25, 35 e 45m e nos meses de maio e junho. Um total de 77 indivíduos foram identificados, sendo distribuídos em Luidia senegalensis (28), L. clathrata (25), Astropecten acutiradiatus (17), L. scotti (5) e Enoplopatiria stellifera (2). Luidia senegalensis apresentou a maior freqüência de ocorrência, seguida de A. acutiradiatus e L. clathrata. Essas espécies são comuns em amostragens com rede de arrasto ao longo da costa da região Sudeste. Assim como para o conjunto da biota, são praticamente inexistentes trabalhos de Asteroidea na região estudada, que por se tratar de uma APA ainda sem plano de manejo, urge o conhecimento de sua diversidade.
Palavras-chave: Diversidade, Asteroidea, Arquipélago de Sant´anna.

“Avaliação do perfil químico de metabólitos secundários presentes nos extratos brutos de macroalgas marinhas bentônicas do litoral norte fluminense em cromatografia de camada delgada.”
Mariane Abreu Campos1; Lísia Mônica Gestinari2; Angélica R. Soares2; Odinéia do S. Pamplona Freitas2
2 CEFET/UNED-Macaé, 2Grupo de Produtos Naturais de Organismos Aquáticos, NUPEM, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Esteróis, ácidos graxos, hidrocarbonetos voláteis e terpenos são metabólitos secundários isolados de macroalgas marinhas bentônicas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o perfil químico dos extratos brutos das macroalgas marinhas, por meio de cromatografia em camada delgada-CCD, visando caracterizar qualitativamente pelo menos três classes de substâncias químicas: ácidos graxos, terpenos e esteróis. As algas foram secas em temperatura ambiente e os extratos brutos foram obtidos após a extração exaustiva com diclorometano/metanol 1:1. Inicialmente os perfis químicos dos extratos brutos foram analisados por CCD eluídos em Hexano/Acetato de Etila 1:1. e reativos específicos para cada classe de substância química, sendo possível distinguir nas espécies analisadas manchas cromatográficas intensas no caso dos esteróis (marrom-esverdeada), diterpenos (rósea), e também pigmentos fotossintetizantes. Os extratos brutos mais complexos quanto ao perfil químico foram da Dictyota sp, Laurencia obtusa e Plocamiun brasiliense.
Palavras Chave: macroalgas, cromatografia, perfil químico

“Utilização de reveladores específicos para classes químicas no estudo do perfil cromatográfico de extratos brutos de macroalgas marinhas”
Mariane A. Campos1(IC/JT), Bruno Ferreira2(IC), Lísia M. Gestinari3(PQ), Angélica R. Soares3(PQ), Odinéia do S. P. Freitas3 (PQ)
1CEFET/UNED-Macaé, 2Universidade Estácio de Sá - Campos dos Goytacazes, 3Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: odineiarj@yahoo.com.br
O monitoramento do extrato bruto em cromatografia de camada delgada (CCD) fornece informações qualitativas quanto à produção diferenciada de substâncias químicas, esteróis, ácidos graxos, hidrocarbonetos voláteis e terpenos, produzidas por macroalgas marinhas verdes, vermelhas e pardas. Desta forma o objetivo deste trabalho foi avaliar e caracterizar qualitativamente por CCD os perfis químicos dos extratos brutos, obtidos após a extração exaustiva com diclorometano/metanol. No monitoramento cromatográfico com o uso de reveladores específicos, os compostos fenólicos foram evidenciados nas macroalgas verdes e pardas, e em menor concentração nas vermelhas. As manchas cromatográficas relativas aos terpenos e substâncias nitrogenadas foram mais evidentes nas pardas e vermelhas.
Palavras Chave: macroalgas, reveladores específicos, perfil químico

UFRRJ – Seropédica
“Consumo alimentar por Lymnaea columella Say, 1817 em função da densidade populacional”
Arthur Pacheco dos Santos Lopes1, Jairo Pinheiro2
1CIEP 156 Dr. Albert Sabin, Seropédica, RJ,
2UFRRJ, IB, DCF, Área de Biofísica. E-mail: jps@ufrrj.br
Introdução: Lymnaea columella é um gastrópode de água doce de importância ecológica, médica, veterinária e econômica, estando amplamente distribuído pelas Américas. A pesquisa teve como meta observar a relação entre a densidade populacional de tal gastrópode e o seu consumo alimentar. Material e métodos: Para isto foram utilizados recipientes plásticos, uma balança eletrônica digital de pesagem rápida, caderno de anotações, alface, placa de Petri, placas de isopor. Após a coleta feita no Posto de Piscicultura, IB, UFRRJ, os moluscos foram levados ao Prédio de Química, sendo colocados nesses recipientes de plásticos com água da torneira e pedaços de isopor, alimentados com folhas de alface fresca, pesada antes de sua colocação no aquário e anotada, ficando cerca de dois dias nos recipientes com os moluscos, logo após sendo novamente pesado e anotado. Após um mês nessa rotina, foram recolhidas todas as anotações do mês, tabeladas, analisadas estatisticamente e apresentadas em forma de gráficos. Resultados e discussão: Foi observada relação positiva significativa entre a densidade populacional e o consumo alimentar. Tendo como média e desvio-padrão, respectivamente, 53,439% e 40,089% do grupo com um caramujo, 51,188% e 36,37% no grupo com cinco, 96,2% e 41,167% no grupo com dez. Segundo Oliveira et al. (2008), há um crescimento proporcional entre o número total de ovos/moluscos e a densidade populacional. Com o aumento de indivíduos há um aumento de necessidade energética, crescendo o consumo alimentar. Conclusão: Com base nestes resultados concluímos que há uma relação positiva entre a densidade populacional de L. columella e seu consumo alimentar.
Palavras-chave: densidade populacional, Lymnaea columella, consumo alimentar.

“Sistemática da tribo Ceramieae (Ceramiaceae, Rhodophyta )
no Brasil.”
Daiane de Vasconcelos Filgueira1; Maria Beatriz B. de Barros - Barreto.2
1Colégio Estadual Presidente Dutra. Bolsista Jovens Talentos, Faperj
2Depto. de Botânica, IB-UFRRJ
A tribo Ceramieae, a maior dentro da família Ceramiaceae (Rhodophyta), é representada no Brasil por cinco gêneros: Ceramium, Centroceras, Corallophila, Centrocerocolax, Spyridiocolax. Com exceção de Centrocerocolax e Spyridiocolax, que são parasitas de outras algas, estes gêneros são formados por espécies predominantemente epífitas. O gênero Ceramium é uma macroalga filamentosa ramificada, freqüentemente dicotômica e corticada em faixas transversais (nó e entrenó). Neste estudo, incluem-se dados das seguintes espécies: Ceramium flaccidum, Ceramium vagans (=C. vagabunde), Ceramium brasiliense, Ceramium brevizonatum var. caraibicum, Corallophila atlantica (=Ceramium atlanticum), Ceramium tenerrimum, Ceramium diaphanum (=C. tenuissimum), Ceramium luetzelburgii e Ceramium sp. Foram coletadas nas zonas submersas e no costão nos seguintes locais: Conceição de Jacareí – Praia Brava; Armação dos Búzios – Praia Rasa; Parati, Trindade – Praia do Meio; Itacuruça – Praia Grande; Ponto do Pai Vitório – Búzios; Ponta da Cabeça, Praia Grande – Arraial do Cabo. Estes materiais encontravam-se fixados em formaldeído diluído a 4%. Após a triagem e identificação, conforme os caracteres taxonômicos, onde foi visualizada a forma do ápice, o tipo de ramificação e na formação do nó, em vista superficial foi considerado: a divisão da célula apical; a divisão das células periaxiais em células pseudos-periaxiais; a produção de células acrópetas-mãe a partir da célula perixial, no sentido do ápice, e as basípetas-mãe, em direção a base, e as suas subdivisões. As macroalgas foram etiquetadas e mantidas em meio líquido (formol a 4%), sendo ao todo 144 todas postas em pequenos potes. Assim, estão sendo destinados ao herbário do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB) que servirá para futuros estudos taxonômicos destes táxons.
Palavras-chave: Ceramium, macroalgas marinhas, Rhodophyta

“Avaliação de diferentes técnicas de superação de dormência em sementes de timbaúva (Enterolobium contortisiliquum, Fabaceae)”
Tatiana Esteves do Nascimento1; Tayene da Silva de Oliveira1; Tiago Böer Breier2
1 Colégio Estadual Presidente Dutra
2 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Introdução: A semente de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong (Fabaceae), é conhecida popularmente como orelha-de-negro ou timbaúva e apresenta quando madura, dormência tegumentar. Materiais e Métodos: Para detectar o método mais indicado para a superação de dormência elaboramos um teste padronizado com diferentes tratamentos no LACON (Laboratório de Biologia Reprodutiva e Conservação de Espécies Arbóreas). Foram escolhidos seis tratamentos com 100 sementes cada : escarificação mecânica, escarificação química com ácido sulfúrico concentrado por 5 e 20min, imersão em água quente 80ºc durante 1min, imersão em água por 48h e controle. Resultados e Discussão:
Os resultados obtidos foram: escarificação mecânica 99%, ácido sulfúrico 20min 97%, ácido sulfúrico 5min 85%, água quente 80ºc 22%, controle 0% ,embebição em água 48h 0%. Conclusão: Os tratamentos de escarificação mecânica e ácido sulfúrico 20min apresentaram alto valor de germinação, sendo mais adequados para superação de dormência.Contudo em larga escala para semeadura em viveiros, o tratamento com ácido sulfúrico 20min é mais adequado pois necessita de menos mão-de-obra quando comparado com o tratamento de escarificação mecânica..
Palavras-chave: dormência, semente florestal, Enterolobium contortisiliquum.


Universidade Severino Sombra – USS – Vassouras

“Atividade biológica de uma Furanocumarina sobre o desenvolvimento de Oncopeltus fasciatus (Hemíptera)”
Bárbara Ferreira de Souza Amaral1; Ana Paula de Almeida2; Marise Maleck de Oliveira Cabral3
1Instituto de Educação Thiago Costa, Vassouras, RJ
2Laboratório de Estudo Químico e Farmacológico de Produtos Naturais (LAEQUIFAR) /Universidade Severino Sombra/ USS, Vassouras, RJ e CEQOFFUP/CEQUIMED, Universidade do Porto, Rua Aníbal Cunha 164, 4050-045 Porto, Portugal.
3Docente Pesquisador Curso de Ciências Biológicas/CECETEN, Laboratório de Insetos Vetores/Universidade Severino Sombra/USS, Vassouras, RJ. (FUSVE, FUNADESP).
Khellin é uma furanocumarina isolada dos frutos de Ammi visnaga (L.) Lam. (Apiaceae), espécie herbácea originária do oriente e do Mediterrâneo. Os frutos são popularmente utilizados nos tratamentos de asma, hipertensão, psoríases, artrites e vitíligo e ricas em furanocromonas (1-1,6 %), piranocumarinas (0,2-0,5 %), furanocumarinas e flavonóides. As furanocumarinas são metabólitos secundários de plantas cuja estrutura química é uma cumarina com adição de um anel furano. Oncopeltus fasciatus (Hemiptera) da família Lygaidae é considerado inseto experimental no estudo de bioatividade, na interação parasito-vetor e o hospedeiro natural de Crithidia acidophili, Leptomonas oncopelti, Phytomonas elmassiani e L. walacei. Este estudo avaliou a toxidade e os efeitos da furanocumarina khellin sobre o desenvolvimento do Hemiptera. Os bioensaios foram realizados com tratamento tópico sobre as ninfas (5º estádio) de O. fasciatus (Laboratório de insetos vetores/USS). Foram utilizados grupos de 20 ninfas em triplicatas e três repetições. Os controles compreenderam grupos controle e testemunho (com adição de clorofórmio) solvente de diluição. Após a diluição, a substância foi solubilizada em solução salina (1:3) e aplicada no abdômen dos insetos (µl) nas concentrações de 1, 10 e 100 µg/µl. Após os tratamentos, os insetos foram mantidos em dieta normal, mantidos em BOD a 27  1C, 70  10% UR, e observados durante 35 dias, quanto ao desenvolvimento, mortalidade e alterações morfológicas. O tratamento tópico com khellin resultou em 40-50% (P< 0, 001), de mortalidade das ninfas, em 50-80% (P< 0, 001) da mortalidade de adultos (10 e 100 µg/µl), e reduziu a longevidade (9%) dos insetos (100 µg/µl). Os grupos controle e testemunho não apresentaram mortalidade significativa e resultaram em 31 – 55% de adultos vivos em até 35 dias após o tratamento. Os insetos tratados com a khellin apresentaram 100% de inibição da eclosão dos ovos de uma postura normal. A substância não apresentou atividade antimuda e alteração sobre o desenvolvimento do inseto. A toxidade e atividade inibitória da eclosão dos ovos da furanocumarina foram efetivas para O. fasciatus.
Palavras-chave: Oncopeltus fasciatus, Produtos naturais, Furanocumarina.
Apoio financeiro: Jovens Talentos/FAPERJ, FUSVE e FUNADESP.

“Biodiversidade dos Costões Rochosos da Ilha de Sandri, Esec Tamoios, Rj”
Lucila Gomes Serejo1; Vania Filippi Goulart Carvalho Pereira Vania Filippi Goulart Carvalho Pereira2
1Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, Vassouras, RJ
2Laboratório de Estudos Biológicos e Ambientais, Universidade Severino Sombra
Costão rochoso é o nome dado ao ambiente costeiro formado por rochas situado na transição entre os meios terrestre e aquático, correspondendo a um importante substrato de fixação e locomoção para diversos organismos. É um ambiente extremamente heterogêneo, complexo e com variável diversidade, podendo ser modelado por aspectos físicos, químicos e biológicos. Este trabalho faz parte do Projeto PAE e teve por objetivo mostrar a biodiversidade dos costões rochosos de duas ilhas incluídas na área da ESEC Tamoios, RJ, cujo trabalho. As amostragens foram realizadas no mês de março 2008 nos costões rochosos das ilhas de Sandri e Comprida (Tarituba). Indivíduos do supra e mediolitoral foram coletados com o uso de um amostrador de 20 cm². Os espécimes do infralitoral foram fotografados. No Laboratório de Estudos Biológicos e Ambientais da USS as amostras foram triadas, os indivíduos separados, contados e identificados. Foram encontrados cinco Filos nos costões rochosos da Ilha de Sandri, sendo Annelida (5,2%), Mollusca (88,7%), Artropoda (5,8%), Echinodermata (0,1%) e Cnidária (0,2%). Na ilha Comprida foram encontrados quatro Filos: Annelida (3,9%%), Mollusca (63,5%), Arthropoda (32,0%) e Cnidária (0,5%). Os moluscos bivalves aparecem em maior porcentagem tanto na ilha de Sandri (84,9%) como na Comprida (56,6%), seguidos dos gastrópodes. Entre os artrópodes, a ordem dos anfípodes aparece com a maior porcentagem em ambas as ilhas. As cracas (Tetraclita stalactifera e Chthamalus bisinuatus) e as algas (Polysiphonia, Padina, Ulva, entre outras) não tiveram sua densidade avaliada. Os costões rochosos do Estado do Rio de Janeiro ainda necessitam de muito estudo. Porém, se por um lado faltam estudos, sobram ameaças aos nossos costões. O presente estudo acrescentou informações relevantes e significativas para o conhecimento da biodiversidade dos costões rochosos das ilhas de Sandri e Comprida.
Palavras-chave: Biodiversidade, costão rochoso, ESEC Tamoios

“Alguns aspectos bióticos e abióticos de uma praia arenosa”

William dos Santos Pereira1; Vania Filippi Goulart Carvalho Pereira2
1 Colégio Estadual Santa Rita, Vassouras, RJ
2 Laboratório de Estudos Biológicos e Ambientais, Universidade Severino Sombra
As praias podem ser identificadas conforme seu grau de exposição, sendo assim consideradas desde muito expostas a muito protegidas. Isso faz com que a variabilidade física seja resultante da combinação de características das ondas e granulometria do sedimento. A diversidade de espécies está relacionada com fatores associados à morfodinâmica dessas praias. Numa praia de fundo inconsolidado a fauna pode ser caracterizada como microinfauna, meioinfauna ou macroinfauna, que se enterram no substrato no solo, exigindo adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais específicas. A macrofauna da zona entremarés de praias é caracterizada por apresentar uma comunidade com baixa diversidade de espécies, com elevado número de indivíduos de uma única espécie, quando comparada a regiões submersas. Este trabalho é um resultado parcial do Projeto PAE (USS), e teve como objetivo divulgar os primeiros resultados dos estudos desenvolvidos na Ilha de Sandri, referentes à diversidade e zonação da macroinfauna da região entremarés e alguns parâmetros abióticos da praia do Su, que situa-se na Ilha de Sandri, ESEC Tamoios, RJ. Esta região (Angra-Paraty) caracteriza-se por apresentar na maioria de suas praias, um infralitoral lamoso, composto de silte e argila. A maioria dessas praias apresenta regiões estuarinas e manguezais. No mês de estudo, isto é, em dezembro de 2007 a praia caracterizou-se como semi exposta, com moderada ação de ondas, pequena inclinação, camadas de redução ausentes e com alguns buracos gerados pela macrofauna,apresentando a comunidade distribuída em duas zonas: uma próxima à linha da maré mais baixa e outra próxima à linha da maré mais alta, tendo grande abundância de Crustacea.
Palavras-chave: fauna, morfodinâmica, praias arenosas


ECONOMIA

Universidade Católica de Petrópolis – UCP

“Desigualdade e exclusão social no Brasil: um estudo da Dinâmica Da Pobreza”
Diego Martins Maciel1; Luiza Gabriela F. Rodrigues1; Nathani dos Santos Cunha1; Vanessa C. Santos2
1 Colégio Estadual Irmã Cecília Jardim
2 Universidade Católica de Petrópolis - UCP
Introdução: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos de programas de transferências monetárias sobre os gastos totais através do Programa Bolsa Família (PBF). Esse programa caracteriza-se pela transferência direta de renda aos mais pobres com condicionalidades.
Materiais e métodos: É um trabalho de revisão bibliográfica e de aplicação e interpretação de dados estatísticos.
Resultados e discussão: O Brasil é um país que está entre os 20% mais ricos, mas que também está entre os piores do mundo, no que se refere aos níveis de desigualdade e de distribuição de renda.
Verificou-se que o PBF tem contribuído significativamente para a redução da desigualdade de distribuição de renda no país, mostrando-se como um significativo programa governamental que tem como objetivo quebrar do círculo vicioso da pobreza.
Conclusão: O trabalho analisou os impactos das transferências monetárias provenientes do Programa Bolsa Família através de diversos estudos (MDS, IPEA, Banco Mundial e outros). Assim, foi possível observar o aumento do número de alunos matriculados nas escolas, assim como, melhorias no consumo nutricional por parte das famílias assistidas. Não obstante, alguns estudos discordam dessas conclusões, o que reafirma a necessidade de se continuar e aprofundar os estudos sobre o assunto.
Palavras-chave: Bolsa Família, Pobreza e Distribuição de renda.


“Desenvolvimento sócio-econômico – o custo da cesta básica no município de Petrópolis”
Juliana Monteiro de Oliveira1; Nayara Leal da Cruz1; Angela Mª. de Lemos Gelli2
1 C.E Irmã Cecília Jardim
2 Ciências Econômicas / UCP
INTRODUÇÃO: Este trabalho tem por objetivo estimar o custo de uma cesta básica para o município de Petrópolis, o que permitirá a criação de uma base de dados visando dar suporte a consolidação de um índice de preços local - após a conclusão da pesquisa de consumo médio das famílias petropolitanas. Uma pesquisa desse porte é relevante para o Curso de Ciências Econômicas, pois permitirá o desenvolvimento de outros estudos sobre a estrutura e comportamento do mercado local, até mesmo servindo de ponto de partida para a elaboração de monografias de conclusão de curso. A comunidade também poderá beneficiar-se futuramente com a pesquisa à medida que a mesma for sendo divulgada. METODOLOGIA: A pesquisa bibliográfica vem sendo realizada constantemente, uma vez que existem muitas obras sobre o assunto, incluindo aí artigos jornalísticos e trabalhos científicos sobre o tema, já estudados em outras universidades e instituições do país. A metodologia adotada para a pesquisa foi baseada na que vem sendo utilizada pelo DIEESE / PROCON, que se fundamenta na coleta periódica de preços e marcas dos produtos de uma cesta básica padrão. Primeiramente, foi iniciada a pesquisa bibliográfica sobre o tema, sendo pesquisadas também as metodologias de cálculo existentes e que seriam melhor utilizadas no desenvolvimento do trabalho. A seguir, identificaram-se os produtos a serem pesquisados (22 produtos de alimentação, 5 de higiene e 4 de limpeza). Em março de 2006, iniciou-se a coleta dos referidos preços. Atualmente, contamos com 18 alunos do Curso de Economia e mais 3 alunos do ensino médio (Programa Jovens Talentos - FAPERJ) realizando as coletas duas vezes por mês, em dias alternados, em 12 supermercados da cidade. RESULTADOS: Analisando os dados dos meses de julho de 2006 a julho de 2007, verificou-se que o preço médio da cesta pesquisada em Petrópolis teve uma alta de 9,65%, e que, observando os preços médios dos três grupos separadamente, identificou-se que o grupo da alimentação apresentou um aumento de 15,67%, o grupo higiene mostrou uma queda de 13,62% enquanto o grupo limpeza registrou uma queda de 5,53%. Observou-se ainda, uma grande oscilação de preços de alguns produtos dentro do mesmo período. Por exemplo, ovos brancos com uma alta de 48,53%, leite em pó integral alta de 45,42%, açúcar refinado queda de 19,93%, margarina queda de 17,10%, creme dental queda de 36,22%, sabonete queda de 31,27%, dentre outros itens observados. CONCLUSÃO: Além do que foi abordado no item resultados, constatou-se uma grande diferença de preços entre um supermercado e outro para a mesma cesta de produtos, chegando a variar 24,65% durante o mês de julho de 2007. Ressalta-se ainda, que supermercados de menor porte estão proliferando nos bairros do município, o que propicia maior concorrência, implicando em uma melhor comparação de preços por parte do consumidor. Acredita-se que com a utilização de novas ferramentas de estudo, para estimar a quantidade de horas que o petropolitano tem que trabalhar para adquirir a cesta, será possível detectar a importância da mesma e o impacto na renda e no consumo da família petropolitana.
PALAVRAS-CHAVE: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – CESTA BÁSICA – ÍNDICE DE PREÇOS
ÓRGÃO FINANCIADOR: FCRM / PIBIC / UCP
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS – UCP – FCECA - CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS.


Educação

UFF
“Estímulo ao talento: uma esperança para a Inclusão Social?”
Jeane Magalhães Mendonça1: Profa. Dra. Cristina Maria Carvalho Delou2
1- Colégio Estadual Dr. Adino Xavier
2- UFF
Introdução: A preocupação com alunos talentosos para ciência, no Brasil, não é recente. Podemos encontrar tais vestígios nos principais órgãos de fomento à pesquisa como o CNPq (PIBIq; PIBIq Jr) e a FAPERJ (Projeto Jovens Talentos). Este estudo teve o objetivo “avaliar as conseqüências sociais para alunos que foram estimulados a usar seus talentos por meio do estudo de suas trajetórias escolares”. Perguntou-se: seria o estímulo ao talento uma esperança para a inclusão social de alunos oriundos das classes populares, matriculados nas escolas da Educação Básica? Materiais e métodos: neste estudo de casos os sujeitos foram três alunos, participantes do Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação, órgão da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro que funciona no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, IEPIC, Niterói, e uma bolsista Jovens Talentos. Dois meninos da 6ªsérie e 1º ano do ensino médio, respectivamente, e duas meninas, uma do 2º ano e a outra do 4º ano do ensino médio. A entrevistas com cada um foram filmadas e utilizadas as técnicas do “Completamento de Frases” (Rotter, 1959, citado por ANASTASI & URBINA, 2004), adaptada por Gonzalez Rey e Mitjáns Martínes (1989) e a escrita de duas “redações”: “O Sentido da Minha Vida” e “O Meu Talento”, para análise de conteúdos. Os resultados mostraram que estes projetos são oportunidades únicas de inclusão social, dando mais consciência dos mecanismos que acentuam as diferenças e a exclusão. Favorecem a formação do talento que pode se transformar em profissão. Abriu portas para novos horizontes, deslocando a percepção do mundo do individual para o coletivo. Permitiu o acesso ao conhecimento científico de modo cidadão.



Engenharia

UCP
“Telecomunicações – Básico”
João Bosco M. Conserva Júnior1;Thiago Pena Medeiros1 Maria Cristina Quesnel2
1- Colégio Estadual Princesa Isabel
2 - Universidade Católica de Petrópolis
Introdução: o conceito de propagação de ondas eletromagnéticas que geralmente não é apresentado no ensino médio foi introduzido experimentalmente com a montagem de dois circuitos eletrônicos. Materiais e métodos: montagem de dois circuitos eletrônicos: transmissores FM (Modulação por Freqüência). Resultados: observou-se as formas de onda antes e depois da modulação FM de dois transmissores e aprendeu-se o porquê da necessidade de se modular um sinal de áudio antes de transmiti-lo. Conclusões: este experimento reforçou os conceitos: de eletromagnetismo; de componentes eletrônicos e de sistemas de telecomunicações FM.
Palavras-chave: Telecomunicações; Modulação FM; Transmissor FM.

UENF
“Filmes de Cromita de Lantânio Depositados por Spray-Pirólise”
Athus Madureira Pereira de Souza (1) ;Emiliano Pereira Pourbaix (1) ; Alzimar Fernandes Gomes (1) ;Herval Ramos Paes Junior (2)
(1) E. T. E. João Barcelos Martins / FAETEC, Campos dos Goytacazes
(2) Laboratório de Materiais Avançados/ CCT / UENF, Campos dos Goytacazes (RJ)
RESUMO
Neste trabalho filmes de cromita de lantânio intrínsecos (LaCrO3) e dopados com cálcio La0.8Ca0.2CrO3 foram depositados sobre substratos de aço inoxidável ferrítico tipo 444 por spray-pirólise em 250oC durante 30 min e tratados termicamente em ar à 900oC por 120 min objetivando sua aplicação como interconector em pilhas a combustível de óxido sólido operadas em temperaturas intermediárias (PaCOS-TI). Os substratos, chapas com cortes de 20mm x 10mm x 1,2mm de dimensões, foram preparados metalograficamente com etapas de embutimento, lixamento, polimento com pastas de alumina de 1,0mm e 0,1mm de granulometria e limpeza ultrasônica. O acabamento superficial foi observado através de um microscópio ótico com 100x , 200x e 500X de aumento. As fotografias reveladas com estes aumentos mostram que o recobrimento dos substratos não foi contínuo, com a existência de trincas tanto no filme intrínseco quanto no dopado com cálcio, indicando a necessidade de aperfeiçoar as condições de deposição dos filmes.

Engenharia Florestal

UFRRJ
“Identificação de madeiras livres de extrativos por RMN 13C “
Diego da Silva Araújo1; Natália Dias de Souza2; Heber dos Santos Abreu2
1 Dr. Albert Sabin
2 Departamento de Produtos Florestais - UFRRJ
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo usar a técnica RMN 13C para propor um modelo sistemático de identificação utilizando madeiras oriundas de espécies do gênero Eucalyptus (E. grandis, E. urophylla) e do híbrido (E. urograndis), considerando as variáveis sob o ponto de vista fisiológico, ecológico e genético. O material estudado foi coletado na ARACRUZ FLORESTAL. As amostras foram obtidas em formato de discos (5cm de espessura) e retiradas ao DAP (diâmetro a altura do peito). De cada disco, retirou-se o alburno, a zona de transição e o cerne para obter os extratos com os solventes (ciclohexano, acetato de etila e metanol). Dos extratos foram registrados espectros no aparelho VARIAN Mercury plus (300 MHz/1H, 75,46 MHz/¹³C ). Estes dados foram avaliados isoladamente e em grupos, para verificar semelhanças ou diferenças entre eles e definir quais são esses identificadores, por meio de análise combinatória dos dados evidentes em um espectro de um determinado extrato. Com base nos resultados, verificou-se que a RMN de 13C pode auxiliar na identificação de madeiras, tendo em vista os deslocamentos químicos dos carbonos (ppm) dos extratos ciclohexano. Isso demonstra a não necessidade de isolamento e identificação de substâncias do extrato ciclohexano, viabilizando a construção de um método de identificação de madeira de forma rápida e precisa comparado aos métodos tradicionais. Palavras-chave: RMN, Eucalyptus, madeira


“Meio de Cultura Utilizado em Cultivo de Eucalyptus urophylla
Alexander da Costa Faria1; Maria Beatriz de Oliveira Monteiro1; Regina Paula Willemen Pereira1; Heber dos Santos Abreu1
1 Colégio Estadual Presidente Dutra
2 DPF/IF/UFRRJ
RESUMO
A cultura de tecidos vegetais é uma técnica de surgimento recente, pois, os primeiros passos foram dados já no início do século vinte e os maiores avanços foram notados a partir da segunda metade do século. Os meios nutritivos utilizados para a cultura de tecidos de plantas fornecem as substâncias essenciais para o crescimento dos tecidos e controlam, em grande parte, o padrão de desenvolvimento in vitro. Os meios se baseiam nas exigências das plantas quanto aos nutrientes minerais, com algumas modificações para atender às necessidades específicas in vitro. Complementando as substâncias biossintetizadas pelas células, vários substâncias orgânicas são adicionados ao meio para suprirem as necessidades metabólicas, energéticas e estruturais das células. Água é o componente de maior quantidade no meio. Têm-se os macronutrientes, micronutrientes, vitaminas, mio-inositol, reguladores de crescimento, misturas complexas, outros aditivos, depois mede-se o pH e adiciona o agar que é indispensável. A esterilização (autoclavagem) é feita antes de se colocar o explante. Explantes de Eucalyptus urophylla foram utilizados nesse experimento para multiplicação com meio Ms - Murashige & Skoog - que contem soluções de macronutrientes, micronutrientes, tiamina, mio-inositol, sacarose e reguladores de crescimento (citocinina e auxina). As etapas já concluídas indicam que o Eucalyptus urophylla tem um crescimento lento, porém se mostra resistente. Mesmo com problemas comuns à cultura de tecidos, como contaminações e oxidações, obtivemos sucesso na multiplicação dos clones dos Eucalyptus urophylla com êxito no enraizamento e estabelecimento do protocolo, para futura análise química e anatômica.
Palavras-chave: Eucalyptus urophylla, meio de cultura.


Farmácia

CTAIBB – Bom Jesus do Itabapoana
“As plantas medicinais na agricultura”
Almeida, A. D1; Souza, A. Figueiredo1; Palmares, J. G.1; Valim, R. H.1; Silva, L. R. C.1;
L. R. C.; Silva, A. C.2
1 Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges-Universidade Federal Fluminense.
2 Colégio Estadual Padre Mello.
RESUMO
O Projeto “As Plantas Medicinais na Agricultura” tem como objetivo o estudo de plantas medicinais que agreguem práticas da agricultura, possibilitando uma produção das mesmas em união com o uso correto do meio ambiente, além de pesquisas laboratoriais que promovem o estudo aprofundado das plantas em questão. Os materiais utilizados para o desenvolvimento do projeto foram: vaselina, equipamentos laboratoriais (proveta, béquer, pipeta, etc.) panelas, colheres, detergente, sabão, plantas medicinais (alface, arnica, confrei, tanchagem, capim-cidreira, capim-limão, etc), álcool e água. Utilizamos o método de fabricação laboratorial de produtos provenientes de plantas medicinais, que o grupo planta em estufa específica. Obtivemos produtos derivados das plantas medicinais. Produtos estes como: pomadas, tinturas, detergentes, sabão e chás. Discutiu-se a utilização dos produtos vindos dessas plantas na sociedade em que trabalhamos e o seu cultivo. Em suma, observa-se a importância das plantas no dia-a-dia de uma sociedade e a importância de seu cultivo, propagação e preparo, para a fabricação de produtos que promoverão o uso em uma sociedade em comum.Palavras Chave: plantas medicinais, chás, cultivo.

UFF
”Obtenção de derivados 1H-pirazolo[3,4-b]piridina utilizando radiação de microondas”
Patricky Santos Silva1; Samara Couto do Amaral2; Luiza Rosaria Sousa Dias2
1 C.E. Profa. Suely Motta Seixas
2 Laboratório de Química Medicinal (LQMed)/ MTC/ FF/ UFF – Niterói]
Introdução: Como parte da pesquisa de síntese de compostos heterocíclicos, neste trabalho preparamos compostos contendo o núcleo 1H-pirazolo[3,4-b]piridina, utilizando a radiação de microondas e conseqüente comparação dos resultados com os obtidos por síntese convencional.
Materiais e métodos: Aparelho de microondas doméstico, DAKO MD17AMB 700W. Experimentos para o mapeamento da distribuição da radiação, utilizando “marshmallows” e variação da temperatura da água, contida em béqueres.
Resultados e discussão: Inicialmente, foi determinado o ponto de maior incidência da radiação por mapeamento da distribuição da radiação na cavidade do microondas. Os valores obtidos foram adotados para tempo de aquecimento e potência na síntese dos compostos. Foram obtidos compostos do tipo 4-carboxilato (3-metil-1,6-difenil-1H-pirazolo[3,4-b]piridina) de etila, por reação de 5-aminopirazois com aldeídos aromáticos e éster pirúvico. Foram necessárias, em média, 5h para obtenção do produto desejado e a formação do mesmo foi acompanhada por cromatografia de camada fina. Os compostos foram caracterizados por ponto de fusão e espectrometria de RMN1H.
Conclusão: Foram obtidos quatro derivados éster por irradiação de microondas em tempo reacional inferior ao necessário em síntese convencional (30h), com rendimento químico médio de 26%.
Palavras-chave: síntese química, microondas, 1H-pirazolo[3,4-b]piridina.

”Risco químico no laboratório de química medicinal da UFF”
Filipe Alcântara Magalhães1; Luiza Rosaria Sousa Dias2
1 C.E. Profa. Suely Motta Seixas
2Laboratório de Química Medicinal (LQMed)/ MTC/ FF/ UFF
Introdução: Num laboratório de química pode haver vários tipos de riscos, tornando-se necessário a utilização de um material básico de proteção. Por esse motivo, todos os usuários do laboratório devem ser bem instruídos sobre seu trabalho e os riscos de acidentes.
Materiais e métodos: Levantamento bibliográfico sobre segurança em laboratório e equipamentos de proteção individual e coletiva. Utilização de simbologia de perigo químico e do Diagrama de Hommel (Diagrama de risco).
Resultados e discussão: Foi realizado um checklist dos itens de segurança do laboratório (LQMed), de maneira a verificar a adequação do mesmo quanto as regras de segurança. Foi desenvolvida uma listagem das substâncias utilizadas com nome químico, fórmula estrutural e identificação conforme o diagrama de risco. Baseado na listagem, o armazenamento das substâncias no almoxarifado foi disposto de maneira mais segura e proporcionou uma melhor visualização dos riscos de manuseio das mesmas.
Conclusão: As atividades desenvolvidas neste projeto proporcionaram um grande aprendizado das atividades rotineiras de um laboratório de química e dos riscos de acidentes nesse ambiente de trabalho. O conhecimento dos riscos aumenta a segurança e bem estar de todo laboratório.
Palavras-chave: equipamentos de proteção, laboratório de química, segurança.

UFRJ
“MICROPROPAGAÇÃO DE Anemia tomentosa, UMA PTERIDÓFITA AROMÁTICA COM POTENCIAL BIOATIVO”
Cássia Cristina de Almeida Mathias1, Shaft Corrêa Pinto 2, Aline Castellar Duarte 3, Celso Lage 4, Gilda Guimarães Leitão2, Suzana Guimarães Leitão 5
1 Colégio Estadual Professor José de Souza Marques / Bolsista Jovens Talentos / FAPERJ
2 Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais – NPPN / U.Federal do Rio de Janeiro / UFRJ
3 Pós-graduação em Biotecnologia vegetal – PBV / U.Federal do Rio de Janeiro / UFRJ
4 Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ
5 Departamento de Produtos Naturais e Alimentos – DPNA / Faculdade de Farmácia / UFRJ

A família Anemiaceae é constituída por apenas um gênero, Anemia, com mais de 100 espécies de pteridófitas terrestres monofiléticas, distribuídas principalmente nas Américas e algumas poucas espécies na África, Índia e ilhas do Oceano Índico. A espécie Anemia tomentosa var. tomentosa foi coletada em Vila Velha – ES, seu óleo essencial foi extraído por hidrodestilação em aparelho de Clevenger, apresenta coloração amarelo claro e possui odor agradável. Este óleo apresentou atividade frente a Mycobacterium tuberculosis. Entre seus principais consituintes estão os sesquiterpenos triquinânicos pré-silfiperfolano-1-ol, silfiperfol-6-eno, pré-silfiperfolano-8-ol. Os sesquiterpenos triquinânicos já possuem atividade antimicobacteriana descrita na literatura.
A cultura de tecidos vegetais consiste no cultivo in vitro de células, tecidos, protoplastos ou órgãos de plantas em condições assépticas e constitui uma ferramenta importante que permite a multiplicação in vitro de espécies vegetais, eliminando as questões relativas à sazonalidade e outras influências ambientais, permitindo a obtenção de genótipos de elite, além da produção comercial em larga escala com tempo e espaço reduzidos.
Este trabalho consiste na propagação clonal de Anemia tomentosa, a partir do estabelecimento do processo de desinfestação dos esporos. O meio de cultura foi preparado de acordo com Murashigue & Skoog, 1962. O pH foi ajustado para 5,8 antes da esterilização em autoclave por 15 minutos a 121°C e 1,0 atm. Posteriormente, os explantes foram inoculados no meio, sob condições assépticas e mantidos em câmara de crescimento com condições controladas de luminosidade (25 M . m-2 . s -1) e temperatura (28 ± 2°C).
O protocolo de desinfestação, inédito para esta espécie, foi satisfatório, uma vez que, não há desenvolvimento de fungos e/ou bactérias endofíticas mesmo tardiamente. O meio de cultura utilizado apresenta constituição favorável ao desenvolvimento desta espécie, sem que fosse necessária nenhuma adaptação. Plantas mantidas em cultura estão apresentando características morfológicas semelhantes às das plantas doadoras.


Física

CTAIBB – Bom Jesus do Itabapoana
“Modelagem e Física Computacional no Ensino Médio”
Danilo Boechat Seufitelli1, Guilherme Vargas. Borges1; Rodrigo Lacerda da Silva1
1Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges – CTAIBB - UFF
Com o objetivo de apresentar a física como atividade prática, utilizamos métodos gráficos computacionais pelos quais podemos demonstrar através de animações, construção de gráficos e utilização de equações provenientes da física, as suas aplicações no dia-a-dia de todos os seres vivos. Por meio dessas demonstrações, tornam-se fácil o entendimento prático das aplicações da física de uma forma mais contemporânea e adequada as características da evolução tecnológica, sob as quais somos diariamente submetidos. Para se conseguir um resultado apropriado às nossas expectativas, utilizamos além de horas de trabalho e da supervisão do orientador, muitos livros de física, computadores, criatividade e um software denominado “Modellus em versão livre, o qual é um ambiente computacional, para modelagem interativa com a matemática. Professores e estudantes podem usar o Modellus para construir modelos matemáticos e explorá-los com animações, gráficos e tabelas. Ao invés de simplesmente olhar as equações algébricas, diferenciais e iterativas, os usuários do Modellus podem experimentá-las visualmente e interativamente com modelos e animações para melhor entender a matemática e a física, bem como as representações múltiplas de um modelo. O Modellus também pode ser usado como uma ferramenta para analisar e compreender dados experimentais provenientes de medidas físicas, fornecendo ferramentas para moldar animações a partir de imagens (fotografias, gráficos, etc., em formato BMP ou GIF) e vídeos (formato AVI)”. Dessa forma, com muito trabalho, elaboramos animações de experimentos de física vistos em sala de aula em um contexto de livro texto e auferimos assim grande conhecimento relativo a abrangência da física e da computação, ambas em suas mais diversas áreas de atuação.Palavras-chave: ensino de física, física computacional, modelagem matemática.

UENF
“Concepções da ciência aristotélica na Antiguidade”
Jéssica Pessanha1; Vanessa Oliveira2; Marília Paixão Linhares2
1Colégio Estadual Nilo Pessanha
2UENF- Universidade Estadual Norte Fluminense
A principal questão do nosso projeto é o desenvolvimento de uma proposta didática baseada na História da Ciência. Neste trabalho buscamos promover uma reflexão sobre modelos do mundo aristotélico e sua vinculação com modelos do século XVII, do período galileano. Buscaremos contrapor as idéias de Galileu com as de Aristóteles, mostrando suas concepções de mundo. Com a ajuda de uma linha do tempo fatos importantes dos períodos históricos serão apresentados vinculados às descobertas científicas. Pretendemos que o leitor perceba que os conceitos evoluem de acordo com a época e o contexto social.
Desenvolvimento
Neste trabalho focalizamos as idéias de Aristóteles, considerado um grande filósofo da Antiguidade. Suas idéias perduraram por muitos séculos, até a Revolução Científica (sec. XVII). A Cosmologia aristotélica defendia a existência de dois mundos, o terrestre e o celeste, regidos por diferentes leis físicas. Para ele, o mundo terrestre era formado de quatro elementos (terra, água, ar e fogo), e o mundo celeste seria composto pela quinta essência, o éter. Os objetos celestes eram considerados primordiais, simples, incorruptíveis, indestrutíveis e imutáveis. Em seu modelo de mundo a terra estava imóvel e ocupava o centro do cosmo.
Conclusão
A produção da linha do tempo é uma estratégia didática que visa promover a compreensão da dinâmica da produção do conhecimento científico, relacionando suas descobertas com o contexto da época. Acreditamos que o material didático produzido vai contribuir para uma divulgação adequada da História da Ciência.

“A Ciência de Galileu no Renascimento”
Fábio Junio dos Santos Coelho1; Vanessa Oliveira2; Marília Paixão Linhares2
1 Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins
2 UENF- Universidade Estadual Norte Fluminense
Introdução
Neste trabalho construímos uma linha do tempo como uma estratégia de ensino para a compreensão do desenvolvimento do conhecimento científico. Focalizamos as idéias sobre a concepção de mundo e suas leis físicas, na Antiguidade, época em que viveu Aristóteles e na Idade Moderna, marcada pelo Renascimento, época de grandes transformações culturais e artísticas, quando viveu Galileu. Destacamos fatos importantes dos períodos históricos vinculados às descobertas científicas. Pretendemos que o leitor perceba que os conceitos evoluem de acordo com a época e o contexto social.
Desenvolvimento; Galileu é considerado o pai da Ciência Moderna, desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, parafuso etc.). Entre suas criações se destacam: o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio: feito para medir a pressão atmosférica, porém, serviu como termômetro. Em 1609, construiu um telescópio muito melhor que os existentes na época e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. Essas descobertas colocaram em cheque a organização aristotélica de mundo, que foi sendo aos poucos abandonada e substituída pelo heliocentrismo. As experiências e matemática passaram a ter lugar de destaque no estudo dos fenômenos da natureza.
Conclusão; A discussão de como o conhecimento é produzido em cada época e a comparação entre a organização social e política do período permite compreender melhor como evoluem as idéias sobre a natureza com o passar do tempo. A elaboração da linha do tempo atende a principal questão do nosso projeto, que é o desenvolvimento de materiais didáticos adequados para a divulgação da História da Ciência.

UFF – Casa da Descoberta
“Gerador VAN DER GRAAFF”
Wagner Anchieta Marques1; Renato Cardoso dos Santos2; Wanda da Conceição de Oliveira2
1Colégio Estadual Walter Orlandine
2Casa da Descoberta - IF- UFF
Este dispositivo consiste num gerador de eletricidade estática, usado para produzir alta tensão, podendo variar de 15.000 a 20.000 Volts. É constituído por um terminal metálico, em forma de cúpula montada num suporte oco isolante. Através do suporte, da base até uma roldana no interior do terminal esférico, desloca-se uma correia. Quando o motor é ligado, através do rolete inferior faz movimentar a correia feita de borracha esticada por outro rolete superior, que ao entrar em movimento começa a atritar-se com uma escova de aço situada no interior da cúpula de metal que encontram-se ligadas por um fio condutor. Como a correia é de borracha (material que tem tendência a receber elétrons, ou seja, fica carregada negativamente) ao atritar-se com o aço (material que tem tendência ficar carregado positivamente) que por estar ligado à cúpula de metal também ficará eletricamente positiva. Assim, quando alguém põe as mãos sobre a cúpula de metal todo seu corpo que inicialmente está neutro ficará carregado positivamente inclusive cada fio de cabelo, que possuem as mesmas cargas elétricas. Seguindo o principio da atração e repulsão das cargas elétricas, no qual diz que as cargas opostas se atraem e as iguais se repelem, os fios de cabelo irão se dispersarem, dando assim, o efeito de arrepiamento condutor, isolante e gerador.

“Alunos do Ensino Médio atuando como monitores da
Casa da Descoberta”
Ingrid Alice Lopes Reis1; Ingrid dos Santos Martins1; Ian Amaral Prates1;William Cavalcante da Rocha1;Caroline Vargas de Araújo1;Wagner de Anchieta Marques2; Renato Cardoso dos Santos3; Wanda da Conceição de Oliveira3
1Colégio Estadual Aurelino Leal
2Colégio Estadual Walter Orlandine
3Casa da Descoberta - IF- UFF
A Casa da Descoberta é um centro de divulgação de ciências que está localizado no Instituto de Física da UFF e que conta com um acervo de experimentos interativos de aproximadamente 50 experimentos sendo em sua grande maioria de Física. As visitas são guiadas por monitores de diversos cursos da UFF, responsáveis por explicar os experimentos de forma lúdica e divertida. Conseqüentemente, a Casa da Descoberta tem-se destacado como uma entidade integradora entre a comunidade acadêmica e a sociedade, conduzindo para além dos muros da Universidade os conhecimentos científico e pedagógico, produzidos por seus professores e pesquisadores. No ensino médio, os conceitos de Física e de Química são geralmente introduzidos teoricamente através de equações e fórmulas, freqüentemente sem as práticas de laboratório correspondentes. Isto dificulta o relacionamento dos conceitos teóricos com os fenômenos diários e, portanto, o aprendizado da Ciência. Um dos objetivos deste projeto é complementar as atividades didáticas destes alunos. Outro enfoque do projeto é fazer com que os alunos acreditem na própria capacidade e se tornem divulgadores de ciências atuando como monitores na Casa da Descoberta.centro de ciência, experimentos de Física ,ensino médio


Geografia

UERJ – São Gonçalo
“Compreendendo a Geografia de São Gonçalo (RJ)”
Aline Damasceno da Silva1; Welicson Costa dos Santos1; Priscyla k. Ribeiro Cardoso1; Alberto Todedo Resende2; Catia Antonia da Silva2
1 Colégio Estadual Mario Tamborindeguy
2 Universidade do Estado do Rio de janeiro
Em São Gonçalo, durante o Século XX, deu-se um grande desenvolvimento industrial na região, o que gerou um fluxo populacional intenso e novas pressões sobre o ambiente (PMSG, 2008). Dentre estas indústrias, temos algumas altamente impactantes como à siderurgia, a indústria de processamento de pescado, cujos impactos foram extensos no início da década de 80 e foi bandeira da conservação da Baía de Guanabara. Além disto, outras indústrias como curtumes, cerâmica, cimento, construção naval instalaram-se nesta região e produziram impactos diretos, desmatando extensas áreas ou incentivando o fluxo migratório que acabou por afetar o ambiente da região. São Gonçalo tem uma área de 251 quilômetros quadro.dos e uma população estimada de 960.631 habitantes (IBGE, 2007), um aumento de cerca de 7% desde o censo de 2000, inferior ao observado no período de 1991 a 2000, quando o município apresentou uma taxa média geométrica de crescimento de 1,49% ao ano (CIDE, 2006). O presente pesquisa faz parte do Laboratório de Estudos metropolitanos do Grupo de Pesquisa e Extensão Urbano, território e mudanças contemporânea, no Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na exposição foi utilizada a metodologia de levantamento de dados estatístico, elaboração de tabelas e gráficos e organização de notícias de jornais. O objetivo da investigação é compreender o território de São Gonçalo, município metropolitano, identificando aspectos econômicos, sociais, ambientais e buscando criar proposições para contribuir junto às políticas públicas. Os resultados dos estudos e discussão referem sobretudo ao conhecimento das questões urbanas e ambientais desse município. Município este, populoso, quarto em produto interno bruto, porém vive uma profunda desigualdade sócio-espacial com falta de saneamento básico, de asfaltamento e de equipamentos culturais, etc.
Palavras-chave: cidade, metrópole, São Gonçalo, território, Geografia urbana.


História

UENF
“A metodologia da História Oral para estudo das
Políticas Culturais em Campos dos Goytacazes”
Isabela Santos Peixoto1, Simonne Teixeira1
1Universidade Estadual do Norte Fluminense
A história oral é um método de pesquisa que se utiliza de uma fonte especial; é um instrumento importante no sentido de possibilitar uma melhor compreensão das representações de grupos ou indivíduos de uma sociedade. As fontes orais podem servir, não apenas, a objetivos de estudo, mas também constituir-se em instrumento de construção da identidade e de transformação social. A atividade desenvolvida na Officina de Estudos do Patrimônio Cultural, foi a de colaborar com duas pesquisas de mestrado, fazendo transcrições - entrevistas e conferencia. No primeiro caso, tratou-se de entrevistas de dois maestros de Bandas Civis Centenárias da cidade de Campos dos Goytacazes. O objetivo desta pesquisa foi o de analisar as ações do poder público para a preservação destas, que são parte do patrimônio local. Com relação à segunda pesquisa, ainda em processo, trata-se de transcrições das Conferencias Municipais de Cultura, ocorridas na região. Esta pesquisa tem objetivo analisar o processo subseqüente à sua realização e a construção de estratégias de ação por parte do poder público. Em ambos os casos, as gravações são realizadas com gravador digital, os arquivos são transferidos a um computador. Meu trabalho consiste em escutar e transcrever as falas registradas digitalmente. Para tanto faço uso de um head-phone conectado ao computador e do editor de texto word. Estas atividades permitem uma maior aproximação com a informática incluindo-se outros programas, e também contribui para um maior desempenho no uso da língua portuguesa.


Universidade Severino Sombra

“O Vale do Café no pós-escravidão e a Questão do Negro: sociedade, trabalho e cultura, fins do século XIX a princípios do século XX”
Vanessa R.de Freitas1; José Jorge Siqueira2
1Colégio Estadual Santa Rita
2Programa de Mestrado em História da USS
A chamada “questão do negro” na moderna sociedade brasileira tem suas origens a partir do processo abolicionista e da sociedade se colocar diante do problema da transição para o trabalho livre e assalariado. Resulta desse processo a necessidade da elaboração de visões de mundo e da construção de utopias sociais de classe, tendentes a ajustar a sociedade às novas relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Neste momento, o contingente não-branco da população brasileira seria aquele situado na pior das posições de partida, pois, entre outros fatores, recai sobre ele todo o peso de uma “mitologia racial”, concebida ao inverso do que poderia representar na condição de libertos ou descendentes de negros e seus mestiços. O presente projeto se dispõe a examinar, para a região do Vale do Café Fluminense, de que maneira o processo de reacomodação do contingente negro/mulato, com o processo de formação das relações capitalistas de produção, dá lugar a toda uma cultura discriminatória, tendente a marginalizá-lo. O trabalho de pesquisa concentra-se, no momento, no Arquivo Público Municipal e no Centro de Documentação Histórica da USS, que concentram grande parte da memória social do Vale do Paraíba Fluminense. A estagiária do Jovens Talentos vem realizando o levantamento de dados e sua sistematização em função dos supostos da pesquisa sob a direção do professor orientador. Até o momento tem compulsado dados relativos a livros de óbito, a listas eleitorais e a processos crime. Esse trabalho certamente tem contribuído de forma inestimável para agilizar a montagem da base de dados que disponibilizará aos objetivos e hipóteses do projeto de pesquisa a argumentação necessária à sua consecução. Por sua vez é notório o caráter de inicialização científica proporcionado à jovem talento.
Palavras-chave: Vale do Café, República, Questão do Negro.


“Gênese social do urbanismo moderno no Rio de Janeiro 1920/ 45: projetos e vida urbana”
Richard Lopes Rodrigues de Lima1; Nelson Henrique Ribeiro Junior1; Lúcia Helena Pereira da Silva2
1 Colégio Estadual Raul Fernandes
2 Universidade Severino Sombra/USS
O levantamento inicial dos jornais de Vassouras em busca dos eventos relacionados aos fenômenos urbanísticos entre as décadas de 20 e 40 concentrou-se nos anos 30. Isto ocorreu porque não foram encontrados periódicos dos anos 20, somente de 35 a 45. Começou-se a trabalhar o ano de 35, coletando eventos relacionados aos fenômenos urbanísticos na cidade de Vassouras. Pesquisou-se no Arquivo Municipal situado na Casa da Hera. O primeiro número do Correio de Vassouras circulou no dia 9 de fevereiro de 1936. O jornal era semanal e inicialmente só publicado aos domingos; por meio dele está sendo possível descortinar o cotidiano da cidade e os problemas urbanos nos anos finais da década de 30. O sentido da pesquisa é desvelar os sujeitos, as leituras do que seria viver no meio urbano e modos de vida na cidade. Os passos iniciais da pesquisa giram em torno do levantamento dos artigos que tinham como objeto os problemas da urbe, a identificação dos argumentos utilizados na construção destes problemas e do levantamento dos comentários dos leitores, nas seções de cartas, sobre as discussões travadas na cidade. O projeto foi dividido em dois campos de atuação. O primeiro buscando vislumbrar formas e discussões urbanas na cidade de Vassouras, o segundo analisando a participação da população vassourense em relação aos problemas urbanos: modos de vida e discussão urbanística. Todos por meio da leitura do periódico Correio de Vassouras
Palavras chaves: urbanização – Vassouras - cidade


Língua Portuguesa

CTAIBB – Bom Jesus do Itabapoana
“Avaliação das normas gramaticais na cidade de Bom Jesus do Itabapoana – RJ”
Maurício de Souza Silva1, Maria Otília Moura Gomes Andrade2
1Discente Colégio Estadual Padre Mello
2 Orientador Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução: Este trabalho tem por intuito avaliar de forma crítica o uso da Língua portuguesa pela população bonjesuense através do uso de fotografias de outdoors, letreiros e placas.
Materiais e métodos: Foram utilizados para análise apenas fotografias em diferentes lugares da cidade de Bom Jesus do Itabapoana nos quais havia vários tipos de erros ortográficos que foram constatados e avaliados de acordo com as normas.
Resultados e discussão:Essas fotos são resultadas de pesquisa de campo feita pelo estagiário onde constam suas formas incorretas de grafia e logo abaixo suas respectivas correções.
Conclusão: A escrita incorreta das palavras prejudica seu entendimento, desvia a atenção do conteúdo do texto para sua forma, por isso é necessária uma boa escrita, sem erros, para que evoque ao leitor as sensações desejadas pelo escritor.
Palavras-chave: Ortografia; Comunicação; Correção de linguagem


“O uso dos porquês – Como objeto para comunicação eficiente.”

Meiriellem Morais da Silva1, Maria Otília Moura Gomes Andrade1
Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UFF / Bom Jesus do Itabapoana-RJ
O objetivo principal da pesquisa foi verificar o emprego correto dos porquês (por que; porque; por quê; porquê). Dessa forma, a partir da coleta de dados foi feita uma análise com o intuito de detectar se os alunos dominam a ortografia, especificamente, os porquês.
Como técnica de coleta de dados fez-se entrevistas, compostas de questões de múltipla escolha, considerando as várias formas de porquês, para ver se estão aplicando de maneira adequada a ortografia, na modalidade escrita da norma culta, em seus diferentes contextos. Para obtenção dos resultados e discurssões, foi elaborado gráficos de melhor compreensão, para que pudesse saber o número aproximado de alunos que souberam fazer o emprego certo das palavras em questão.
A partir dessa pesquisa, constatou-se que os alunos ainda encontram dificuldades em empregar a ortografia, mais especificamente, o porquê prescrito pela forma padrão da língua, nas atividades propostas.
Não se esquecendo, assim, que escrever corretamente é importante para nos comunicarmos de modo mais eficaz além de conseguir se expressar de uma forma legível onde todos possam te compreender e assim tendo uma maior segurança no ato da comunicação.


“As relações entre o conhecimento da língua materna e o desempenho acadêmico do aluno”

Joyce Consuli de Souza1; Verônica Feijoli Santiago2;
Sebastião Reis Teixeira Zanon2
1 Colégio Estadual Padre Mello
2 Colégio Téc. Agrícola Ildefonso B. Borges - UFF
O trabalho objetiva estabelecer relações entre o rendimento do aluno em Língua Portuguesa e seu desempenho acadêmico nas demais disciplinas do currículo escolar. A pesquisa foi realizada a partir da análise da ficha individual dos alunos das primeiras séries A e B do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges - UFF, nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008. Fez-se um estudo comparativo entre a média anual de Língua Portuguesa e a média das principais disciplinas da matriz curricular de 231 alunos das referidas turmas, buscando verificar se o rendimento dos alunos em Língua Portuguesa interferia no rendimento nas demais disciplinas. Os alunos foram distribuídos em três grupos: alunos com média entre zero e 4,9; alunos com média entre 5,0 e 7,5 e alunos com média acima de 7,5. Observou-se que, dos 231 alunos pesquisados, 10,3% obtiveram rendimento inferior a 4,9 em Língua Portuguesa e 10% estiveram na mesma escala, nas demais disciplinas pesquisadas; 65% dos alunos obtiveram em Língua Portuguesa média entre 5,0 e 7,5, enquanto 66,1% ficaram com média neste mesmo patamar nas outras disciplinas pesquisadas; e, finalmente, 24,7% dos alunos obtiveram média superior a 7,5 em Língua Portuguesa e 23,9% nas demais disciplinas. A pesquisa demonstrou, portanto, que alunos com baixo rendimento em Língua Portuguesa também obtiveram baixo rendimento nas outras disciplinas do seu currículo escolar, assim como o inverso também ocorreu, ou seja, alunos com bom e médio desempenho em Língua Portuguesa mantiveram essa mesma performance nas demais disciplinas analisadas. A pesquisa aponta, portanto, que o mau desempenho dos alunos no domínio dos mecanismos da língua materna formal implica no seu baixo rendimento acadêmico e, conseqüentemente, na sua formação cidadã e profissional.
Palavras-chave: língua materna; desempenho acadêmico; formação profissional

Matemática

UENF
“As funções trigonométricas e suas aplicações.”
Angélica Pereira Ribeiro1; Luis Humberto Guillermo Felipe2
1 Colégio Estadual Drº Barros Barreto
2 UENF
Neste trabalho apresentaremos as funções trigonométricas: seno, co-seno, tangente, secante, cossecante e cotangente. É importante visualizar o comportamento das mesmas em cada quadrante do círculo trigonométrico (através de figuras nas quais a maioria possui animações) e mencionar algumas de suas propriedades tais como: periodicidade, intervalo de crescimento e de decrescimento. Também mostraremos algumas de suas aplicações.
Palavras-chave: funções trigonométricas, círculo trigonométrico e periodicidade.

“Expressões algébricas: uso de aplicativos computacionais.”
Lucas Batista Ornellas de Oliveira1; Luis Humberto Guillermo Felipe2
1 Liceu de Humanidades de Campos
2 UENF
Neste trabalho apresentaremos as funções polinomiais de até segundo. É importante visualizar o comportamento das mesmas através de figuras na tela do computador e mencionar algumas de suas propriedades tais como: sinal, intervalo de crescimento e de decrescimento.
Palavras-chave: funções polinomiais, desigualdades lineares e desigualdades quadráticas.

UERJ
“Tales de Mileto e a Altura da Pirâmide”
Gabriel da Cruz Fernandes; Lívia Nascimento Alves; Mariana Capistrano; Ariane Azevedo Henaut; Roberto Lopes de Abreu
UERJ
Tales foi um grande filósofo grego matemático nascido na cidade de Mileto 640 a.C. Um dos seus teoremas mais conhecidos é o qual recebe seu nome, titulado Teorema de Tales, esse teorema afirma que “quando duas retas transversais cortam um feixe de retas paralelas, as medidas dos segmentos delimitados pelas transversais são proporcionais”. O nosso trabalho está centrado a um grande fato histórico em que Tales de Mileto ficou conhecido, o cálculo da altura de uma das maiores pirâmides do Egito, a pirâmide de Quéops. Onde o famoso sábio foi capaz de descobrir a fórmula para o cálculo da altura da pirâmide através de semelhança de triângulo, utilizando uma vara e fincando-a ao lado da pirâmide, Tales observou que a sombra da vara projetada no chão formava um triângulo, assim como a sombra da pirâmide, Tales então afirmou que a razão entre a altura da pirâmide e a altura da vara é proporcional a razão entre a soma da metade da base da pirâmide com sua sombra e a sombra da vara. Através dessa pesquisa foi possível conhecer um pouco mais sobre esse sábio grego que deixou sua atividade de mercador para se dedicar a matemática, estabelecendo assim os primeiros teoremas básicos da geometria e tornando-se um dos maiores ícones da matemática. Conseguimos também entender melhor a fórmula para o cálculo da altura da pirâmide e aprendemos que através de semelhança de triângulos é possível calcular a altura de qualquer prédio, por maior que ele seja.
Palavras-chave: Tales de Mileto, semelhança de triângulos, altura da pirâmide.

“O Teorema de Pitágoras: História, Demonstrações e Aplicações”
Célia Catharine Santos de Oliveira; Edyelle Carolina de Araujo Rosa; Everson de Lima Dono; Viviane Rodrigues de Freitas; Roberto Lopes de Abreu
UERJ
Um dos teoremas mais conhecidos é sem dúvida o Teorema de Pitágoras, mas muitos desconhecem a sua origem e história, em nossa pesquisa buscamos desvenda-lo desde sua história, demonstrações e aplicações. À Pitágoras foi atribuído o nome do Teorema, mas pesquisas no campo da História da Matemática indicam que mais de 2000 anos antes dos pitagóricos, na Babilônia, muito provavelmente, já se detinha conhecimento de que em um triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos. Durante as pesquisas fizemos um levantamento bibliográfico e encontramos divergentes idéias sobre a vida de Pitágoras, porém podemos assim dizer que foi um grande filósofo grego e matemático, responsável por grandes desenvolvimentos na Matemática, Astronomia e na teoria da música. Existem mais de 400 demonstrações diferentes para o Teorema, buscamos estudar as mais clássicas e fizemos também demonstrações utilizando material concreto. Diversos foram os problemas de aplicações encontrados, entre eles, problemas históricos como a corda com 12 unidades de comprimento dividida com nós, usada na construção de duas retas perpendiculares. Concluímos assim que embora não possamos atribuir o Teorema a Pitágoras, não podemos negar a sua importância na História da Matemática.
Palavras-chave: Pitágoras; Teorema de Pitágoras; Demonstrações.

UFF
“Introdução aos Métodos de Demonstração em Matemática”
Karen Regina R. P. de Almeida1; Prof. Dr. Paulo R. Trales2
1Colégio Estadual Dr. Adino Xavier
2 Universidade Federal Fluminense
Introdução: A matemática se distingue das demais disciplinas pelo uso de demonstrações (provas) para justificar proposições. Uma prova serve tanto para assegurar, quanto para comunicar a veracidade de um teorema e, como é sabido, a inabilidade dos alunos, especialmente nos primeiros semestres dos cursos de graduação com essa ferramenta, pode prejudicar seu aprendizado, pois parte das dificuldades encontradas não está na compreensão e na utilização de conceitos matemáticos mas, no domínio da linguagem e dos raciocínios básicos necessários para assimilar e expressar o conhecimento adquirido. Na verdade, não existe um método sistemático para provar teoremas ou uma técnica universal para ensinar como os teoremas devem ser provados. Por outro lado, a experiência adquirida por muitos pesquisadores em ensino de matemática leva a crer que, muito embora a maioria das sutilezas dessa atividade não seja absorvida por todos, uma quantidade razoável do conhecimento matemático pode ser estimulado, desde a tenra idade, com o uso de provas e demonstrações de resultados matemáticos.
Materiais e Métodos:
É feito um estudo de métodos de demonstração (prova) em matemática, dentre os quais destacamos: Método Direto, Método da Contra-Positiva, Método da Redução ao Absurdo, Método da Prova por Casos e Método da Indução Finita. Resultados dos ensinos fundamental e médio, e provas clássicas da matemática foram demonstrados de maneira didática, de acordo com suas definições.
Resultados e Discussão:
Procura-se com o trabalho em tela estimular a que jovens, ainda cursando o ensino médio, possam entender e ainda descobrir interesse em fazer suas próprias demonstrações para outros resultados da matemática.
Conclusão:
Talvez, em se apresentando de maneira lúdica as provas e as demonstrações da matemática, como foi proposto no trabalho, consigamos estimular mais jovens a se interessar em fazer um curso superior de matemática ou de alguma área afim, e assim diminuir a carência acadêmica que existe no nosso país, nesse particular.
Palavras-chave: Lógica, Demonstrações, Métodos de Prova.

UFRRJ
“Progressões e Matemática Financeira”
Juliander Silva de Farias1; Marcia Costa Chaves2
1 - CIEP 156 Dr. Albert Sabin
2 - UFRRJ/ICE/DEMAT
Nos dias atuais, todas as pessoas precisam entender um pouco o conceito de empréstimo, uma vez que, a todo o momento estamos sendo colocados em situações que nos obriga a decidir, isto é, a optar por formas de pagamentos distintas, que nos são oferecidas em situações diversas. Dessa maneira, o projeto veio de encontro a essa necessidade, pois teve como objetivo geral o entendimento de algumas das aplicações de empréstimos, que aparecem quando se estuda matemática financeira, assim como as implicações que elas podem acarretar na nossa vida, se não forem bem analisadas. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi feito inicialmente um estudo detalhado dos conceitos de progressões aritmética e geométrica, tendo o cuidado de se demonstrar as expressões e equações que apareceram no decorrer do estudo. A seguir, de maneira progressiva, foi se procurando fazer com que a linguagem e os conceitos como capital, juro, montante e taxa de juro, característicos de uma operação de empréstimo, fossem sendo percebidos, entendidos e demonstrados. Finalmente, na última etapa do trabalho, foi feito uma pesquisa em revistas, jornais e sites de bancos, de problemas que pudessem ser aplicados usando os conteúdos aprendidos. Escolhemos trabalhar com os financiamentos que a caixa econômica oferece para obtenção da casa própria. O trabalho foi o de entender o folder explicativo que a caixa distribui para a aquisição da casa própria e fazer simulações com as tabelas SAC e PRICE. Ao termino do trabalho foi possível avaliar positivamente o crescimento do aluno no desenvolvimento das etapas propostas no projeto. Este crescimento proporcionou um amadurecimento conceitual e pratico que será levado pelo aluno no decorrer de sua vida. Palavra-chave: Matemática; Financiamento; Empréstimo.

USS
“0,999... é igual a 1?”
Aline Lebre Xavier da Rosa1 ; Douglas Duarte1; William Ewbank Pinheiro1; Carolina Souza Ramos2 ; Estela Kaufman Fainguelernt3; Lucia Maria Aversa Villela3
1 - C. E. Raul Fernandes
2 - C. E. Santa Rita
3 - Universidade Severino Sombra)
Introdução: Um dos objetivos do grupo é refletir sobre conceitos pertinentes à Análise Matemática, muitos deles introduzidos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, como, por exemplo, identificar as maneiras de escrevermos um mesmo número racional nas formas decimal e fracionária, estabelecendo a conexão entre diferentes representações.
Materiais e métodos: Por meio de problemas curiosos propostos aos alunos, estamos na verdade auxiliando-os na (re)construção do significado de tais conceitos matemáticos, bem como vivendo experiências que servirão de suporte às reflexões que nos propiciarão detectar obstáculos epistemológicos na construção de algumas idéias básicas de Matemática, como, por exemplo, o conceito de número racional.
Realizamos pesquisa de campo, envolvendo pessoas de diferentes níveis de escolaridade, objetivando coletar respostas à questão que dá título ao experimento.
Resultados e discussão: As discussões focadas na questão inicial levaram o grupo até mesmo à percepção da existência do conjunto dos hiper-reais, onde as quantidades infinitamente pequenas e grandes são acrescidas ao conjunto os reais.
Conclusão: Observou-se que muitos dos alunos ainda não tinham construído o conceito de número racional
Palavras-chave: números racionais e reais.

“Planeta Terra ou Planeta Água”
Raphael Alves dos Santos1 ; Jéssika Fernanda de Melo Santos Barbosa2; Jéssica dos Santos Freire2;Vanessa de Sá Freitas2; Thaisa Mello de Oliveira3; Lucia Maria Aversa Villela4 ; Estela Kaufman Fainguelernt4
1 C. E. Santa Rita
2 I . E. Thiago Costa
3 C.E. Raul Fernandes
4 Universidade Severino Sombra
Introdução: Em encontros presenciais semanais, desenvolve-se a pesquisa de temáticas levantadas pelo grupo de trabalho. A Matemática e o problema da água no planeta tem sido o mote das investigações em 2008.
Materiais e métodos: Segue-se a fundamentação teórica que Fernando Hernandes apresenta para o método de projetos.
Embora pela própria natureza do grupo de pesquisa busquemos um tratamento matemático para os trabalhos, estamos sempre contemplando uma visão transdisciplinar. Preocupamo-nos em coletar informações, tratando-as de forma reflexiva, visando apontar possíveis sugestões para as comunidades com que temos contato.
Resultados e discussão: A má distribuição e uso da água potável geraram problemas para os habitantes do planeta Terra. Em que os saberes da área de Matemática podem contribuir para que melhor possamos entender todos esses problemas e em que estas informações podem nos ajudar a resolvê-los? A quantidade de água que existe no planeta sempre foi e será a mesma? Se é, por que o medo da água acabar? O que podemos fazer para otimizar o consumo e distribuição de água em nosso Planeta? O que significa a afirmativa de que “cerca de 70% do Planeta Terra é constituído de água” que tanto é veiculada na mídia? O que envolve a dessalinização da água do mar e quem tem se beneficiado dela? Como nosso Estado tem enfrentado estes problemas?
Conclusão: Se o desconhecimento e a não conscientização de problemas só tendem a agravá-los, objetivamos alertar o grande público com relação ao papel que cada um de nós pode exercer na coletividade para minimizar o problema da água no Planeta Terra. Palavras-chave: água - consumo racional

Química

UFRJ
“Triagem Bioquímica para Erros Inatos do Metabolismo (EIM) em amostras de urina”
Carlos Eduardo Chaves de Lima1; Fernanda Bertão Scalco2.
1 - Colégio Estadual Antônio Gonçalves;
2- Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (LABEIM)/ Instituto de Química/– Departamento de Bioquímica/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Introdução: Erros Inatos do Metabolismo (EIM) são doenças genéticas graves, os sintomas geralmente aparecem na infância e muitas delas possuem tratamento. No estado do Rio de Janeiro o LABEIM é o único laboratório público que faz diagnóstico e pesquisa de EIM. O diagnóstico é feito em amostras de urina através de triagem bioquímica (composta de 11 testes: Benedict, cloreto férrico, dinitrofenilhidrazina, azul de toluidina, brometo-de-cetiltrimetilamonio, alfa-nitrosonaftol, para-nitroanilina, ninhidrina, ácido sulfossalicílico, cianeto e nitrato de prata), de cromatografia de aminoácidos, entre outros. O objetivo deste trabalho foi analisar amostras de urinas de pacientes com suspeita clinica de EIM. Material e Métodos: recebimento de amostras, registro dos dados gerais do paciente, pesagem e preparo de reagentes, execução dos testes de triagem, aplicação de amostras em cromatografia de papel. Resultados e Discussão: no período de um ano 334 amostras triadas e 269 foram aplicadas em cromatografia de aminoácidos. A maioria das amostras mostrou alteração no teste de Benedict (n=91), seguidos do teste de ninhidrina (n=59). O teste de Benedict avalia o excesso de mono e di-sacarídeos na urina e o teste de ninhidrina avalia o excesso de aminoácidos. Quando estes testes estão alterados as amostras são direcionadas para análises mais específicas: cromatografia em camada fina de mono e di-sacarídeos e cromatografia em papel de aminoácidos. A combinação de todos os resultados serviu para que os médicos responsáveis pelos pacientes pudessem chegar a um diagnóstico. Conclusão: O trabalho do LABEIM é fundamental, pois fornece ferramentas para o médico avaliar seus pacientes e beneficia principalmente a população de baixa renda, uma vez que mais de 80% das análises são realizadas gratuitamente.
Palavras chave: erros inatos do metabolismo, análise bioquímica, diagnóstico

“Formulação de iogurte com nova opção de sabor”
Larissa Silva R. Pereira1, Thiago Rocha dos S. Mathias2 e Eliana Flavia C. Sérvulo2
1Colégio Estadual Heitor Lira
2Escola de Química/UFRJ
O iogurte é um alimento recomendado para todas as faixas etárias devido às suas características nutricionais, principalmente como fonte de proteínas, cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B. Este produto alimentício, atualmente consumido no mundo todo, é obtido a partir da fermentação do leite pela ação combinada de duas espécies de bactérias, Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. No Brasil, a fabricação de iogurte vem crescendo consideravelmente a cada ano, o que é atribuído em grande parte a oferta de mais opções de sabores, de modo a conquistar o gosto e o paladar dos mais variados tipos de consumidores. O objetivo do presente trabalho foi formular um iogurte de sabor diferenciado para atingir consumidores de maior faixa etária, uma vez que o público alvo das empresas são, em geral, as crianças. Porém, os adultos e especialmente os idosos deveriam consumir com freqüência iogurte por causa da necessidade de cálcio, elemento que neste produto pode ser obtido em quantidade apreciável e de forma facilmente assimilável. O iogurte foi formulado com leite esterilizado pelo processo UHT, 60 g/L de leite em pó, e 100 g/L de açúcar, sendo ainda adicionado de diferentes quantidades de um produto natural (1 a 3,5 mg/L) para conferir-lhe o sabor, bem como de gelatina (0 a 12 mg/L) para definição da consistência. O sabor não pode ainda ser divulgado uma vez que ainda estão sendo feitas análises para elaboração de artigo a ser submetido para publicação. Para cada ensaio, um volume de 2 L de leite foi aquecido a 42-45ºC e, em seguida, adicionado de leite pó e açúcar. Após total solubilização dos constituintes adicionados, o leite foi adicionado de 0,8 ml/L de fermento lácteo (marca Rich). Sucedeu-se a homogeneização e a distribuição em sete recipientes de vidro onde foi feita a adição do sabor natural e gelatina em diferentes concentrações. As formulações foram incubadas a 432ºC por 6 horas, quando foram transferidas para a geladeira (5ºC), a fim de adequar a temperatura para o consumo. No dia seguinte, os produtos obtidos foram degustados tanto por pessoas freqüentes consumidoras de iogurte quanto por pessoas que consomem esporadicamente ou que nem mesmo apreciam este produto alimentício. Na primeira etapa, a aceitabilidade do novo sabor foi realizada com 25 voluntários de ambos os sexos, com idade de 17 a 55 anos, sem treinamento específico. O sabor apresentou índice de aceitabilidade de 100%, embora a escolha da intensidade do sabor e a textura tenham variado quanto à apreciação. Para a análise sensorial, foram realizados novos experimentos contemplando uma faixa maior de variação para textura e sabor em função da melhor condição definida no teste anterior. Os resultados indicaram diferenças consideráveis nos atributos avaliados. A quantidade do produto natural responsável pelo sabor e aroma, e o conteúdo de gelatina eleitos pela análise sensorial foram então empregados para a formulação do iogurte que foi novamente avaliado por 30 pessoas. Pode-se concluir que a nova formulação possibilitará uma ampliação do mercado de consumidores, podendo se valer para o marketing do slogan “ser um produto nutricionalmente perfeito fundamental para retardar o envelhecimento”.

“Perfil da evolução de bactérias aeróbicas presentes em solo contaminado com gasolina”
Diego Francisco Paraizo1, Douglas Guedes Ferreira2 e Eliana Flavia C.Sérvulo2
1Colégio Estadual Heitor Lira
2Escola de Química/UFRJ
Face ao desenfreado crescimento urbano sem um adequado planejamento prévio, têm sido freqüentes os casos de contaminação do ambiente. Nas zonas urbanizadas, estima-se que os postos brasileiros, cerca de 30.000, apresentem algum tipo de vazamento. Nos postos, a gasolina constituída, maiormente, por hidrocarbonetos com número de átomos de carbono variando de quatro a dez, é o combustível mais comercializado. Algumas espécies microbianas apresentam a capacidade de utilizar hidrocarbonetos como única fonte de carbono, sendo chamados de hidrocarbonoclásticos. O processo de degradação pode ocorrer naturalmente, isto é, sem qualquer intervenção do homem, devido à adaptação dos microrganismos ao solo impactado, passando a consumir o composto poluente, e consequentemente, reduzindo o nível da contaminação ao longo do tempo. No entanto, o tempo envolvido pode ser longo, o que pode ser acelerado
quer pelo estabelecimento de condições nutricionais e/ou ambientais que favoreçam a atividade microbiana, quer pela introdução de microrganismos potencialmente degradadores dos poluentes. O objetivo deste estudo foi estabelecer o perfil microbiológico de solo virgem após contaminação com 5% (v/m) de gasolina. Semanalmente, num período total de 60 dias, foi feito o monitoramento da população de bactérias heterotróficas totais (BHT) a partir da contagem de unidades formadoras de colônias (UFC) em placas de Petri contendo Gelose Nutriente. Simultaneamente, foi feita a quantificação das bactérias hidrocarbonoclásticas (BHc) através da técnica do número mais provável (NMP) em placas de 24 poços contendo o meio mineral de Bushnell Haas adicionado de 25 L de óleo cru estéril; o crescimento foi estimado como positivo quando a olho nu foi visível a degradação do óleo, ou qualquer modificação na gota de óleo introduzida. Também foi determinada a toxicidade dos contaminantes no solo por metodologia que emprega um anelídeo da espécie Eisenia foetida, comumente conhecida como minhoca vermelha. A população de BHT, inicialmente constando de 4,2 x 103 UFC/g de solo, apresentou aumento crescente ao longo das oito semanas, atingindo o valor máximo de 9,7 x 108 UFC/g, ao término do monitoramento. O número de BHc apresentou perfil similar, variando de 8,4x102 UFC/g a 5,3x 107 UFC/g; e, em geral, foi uma ordem de grandeza inferior ao número de BHT, o que indica que a população de bactérias heterotróficas é essencialmente formada por degradadoras de hidrocarbonetos. O solo que logo após contaminação ocasionou a mortalidade total das minhocas, na sexta semana não mais provocou qualquer mortalidade, sugerindo a inexistência de compostos tóxicos. Esses resultados comprovam a adaptação e atividade dos microrganismos presentes no solo virgem pela exposição aos hidrocarbonetos. A morfologia das colônias visualizadas permitem indicar a presença de apenas 3 espécies de bactérias, uma das quais era predominante, de coloração branca leitosa, grande, plana e de bordos arredondados, formada por células Gram-positivas em bastão. As duas outras espécies bacterianas, que em conjunto representavam menos de 95% do número total, constavam também de bastonetes, porém ambos Gram-negativos.Palavras-chave: gasolina, bactérias heterotróficas, bactérias hidrocarbonoclásticas.

“RESÍDUOS LABORATORIAIS: Rotas de tratamento de resíduos químicos de laboratório para reuso, reciclagem e descarte”
Tamires Rúbia dos Santos Soares1; Júlio Carlos Afonso2
1- Colégio Estadual Antônio Gonçalves - São João de Meriti – RJ
2 - Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Ilha do Fundão - RJ
No DQA/IQ/UFRJ, já se acha em franco desenvolvimento há treze anos linhas de pesquisa ligadas à recuperação de metais de resíduos químicos os mais diversos (catalisadores, pilhas, baterias etc.). Busca-se agora ampliar essa área de pesquisa através do desenvolvimento de rotas, em nível laboratorial, que permitam isolar diversos elementos de interesse às atividades de ensino e de pesquisa do IQ/UFRJ com grau de pureza adequado e com geração minimizada de resíduos finais. Como matéria-prima foram empregados resíduos gerados nos departamentos do Instituto de Química da UFRJ. Os elementos selecionados são: cromo, mercúrio, alumínio, prata, níquel, cobalto, molibdênio e chumbo. A partir da avaliação do pH do resíduo inicial foi feita uma neutralização com NaOH para precipitar os metais, seguido de filtração em papel de filtro. O tratamento foi feito em béquer à temperatura ambiente, com agitação manual. Os volumes processados variaram de 500 mL a 5 L. O precipitado isolado pode ser enviado a aterro industrial, mas pode também servir como matéria-prima para recuperação do elemento isolado, o que foi feito segundo a química em solução aquosa dos elementos selecionados. O filtrado deve ser incolor, sem características oxidantes ou redutoras, e ter pH próximo a 7. Apesar da simplicidade dos tratamentos aplicados, a presença de cromo em muitos dos resíduos trabalhados dificultou bastante a obtenção de um filtrado que atendesse às normas ambientais. Este trabalho significou um extraordinário aprendizado de química através da experimentação, facilitando a introdução de conceitos como oxi-redução, ácidos e bases, precipitação, complexação, e separação de misturas, aliado ao aprendizado de cuidados com a higiene e a segurança ocupacionais. Palavras-chave: resíduo químico; recuperação de metais; tratamento de rejeitos.

UCP
”Bioquímica e Alimentos”
Ariane Domingos1; Paulo Barbosa da Silva Dourado1; Lígia Corrêa de Albuquerque2
1 Colégio Estadual Princesa Isabel
2 Universidade Católica de Petrópolis
INTRODUÇÃO: A bioquímica explica o que ocorre com a comida que ingerimos. Nosso organismo necessita de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais, que são encontrados nos diferentes tipos de comidas. Os dentes trituram o alimento, que chega às células, depois de ser digerido em várias etapas. A enzima da saliva decompõe os carboidratos em açúcares como a glicose. Há enzimas nos sucos digestivos que são capazes de digerir todos os tipos de alimentos, e também no fígado. São centenas, cada uma possui uma função específica. O que não é imediatamente consumido pelas células é enviado para o fígado e preparado para ser armazenado. As fibras facilitam a digestão. MATERIAIS E MÉTODOS: Estamos colecionando informações sobre a química da digestão. O trabalho se baseia nos livros paradidáticos; Introdução à química (CHISHOLM, J. & JOHNSON, M., Rio de Janeiro: LUTÉCIA,1983) e Introdução à Biologia (CHISHOLM, M. & BEESON, D. Rio de Janeiro: LUTÉCIA, 1984). Alguns experimentos foram selecionados para demonstrar as propriedades do óleo, da água e dos detergentes, e também da fécula e do ovo. Esses experimentos são comparados com a célula e com o que acontece na digestão. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O alimento mastigado se mistura com enzimas. No estômago se separam óleo e gordura, que flutuam sobre a mistura de alimento com água e ácido clorídrico. No experimento vemos o óleo flutuar sobre a água, mas ser misturado na presença do detergente. Quando a camada oleosa chega ao duodeno a bile forma emulsão para as enzimas alcançarem o óleo. A gema de ovo também ajuda a formar emulsão na maionese, e a maionese com clara fica mais consistente, mostrando a estrutura dada pela proteína. CONCLUSÃO: Demonstrou-se “In Vitro” alguns fenômenos que ocorrem durante a digestão dos alimentos. PALAVRAS-CHAVE: bioquímica, alimentos, demonstração.


Instituto Politécnico – UERJ – N. Friburgo
“Mistura de Polietileno e Galactomanana”
Wellington Alecio Ouverney1 Juan Diego dos Santos Heringer1; Ederson Boy Freza1; Messias Frez Lopes1 Willian José Paulo Ouverney1; Igor de Oliveira Polo2; Marisa Cristina Rocha2
1- Colégio Estadual José Martins da Costa.
2- Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Este projeto tem como objetivo avaliar o efeito da adição de teores crescentes do polissacarídeo galactomanana, também denominado goma guar, ao polietileno de baixa densidade (PEBD). As propriedades mecânicas dessas misturas foram determinadas através de ensaios convencionais de tensão (tração) versus deformação. As misturas foram processadas através de extrusão. Os produtos foram analisados através da determinação do índice de fluidez (MFI), que é um teste que mede a massa escoada de um dado material em uma temperatura pré-determinada em 10 minutos. Os dados de índice de fluidez podem ser correlacionados com a viscosidade dos materiais. Corpos de prova das misturas foram obtidos através da moldagem por injeção e foram utilizados nos ensaios mecânicos (Tração, Flexão, Impacto). O corpo de prova para o ensaio de tração. tinha um formato parecido com uma colher de sorvete. As medidas desses corpos de prova (comprimento, altura e largura) foram determinadas utilizando-se um paquímetro. O ensaio de tração foi um ensaio rápido e deu ótimos resultados. Os corpos de prova utilizados para o ensaio de flexão possuíam uma forma retangular. O ensaio de flexão e de tração foram efetuados em uma Máquina de Ensaios Universal- Shimadzu. Os corpos de prova usados para determinação da resistência ao impacto foram entalhados, ou seja, criou-se um V no material de modo a se obter um ponto de concentração de tensões.. O teste foi feito em uma máquina de impacto, que consiste de um pêndulo que é liberado de uma altura fixa h que atinge a amostra teste, causando a sua ruptura. Após a fratura, o pêndulo atinge uma altura j, que é inferior a altura h. A absorção de energia , computada a partir da diferença entre h e j, representa uma medida da energia do impacto. Os ensaios mecânicos mostraram que com a adição de teores crescentes da goma guar o polietileno de baixa densidade fica menos resistente.
Palavras-Chave: (1) Polietileno de baixa densidade (PEBD)
(2) Galactomanana (Goma Guar)
(3) Misturas poliméricas



Serviço Social

UERJ
“Atividades/ Diário de um Jovem Talento”
Viviane Duarte1; Ana Maria de Vasconcelos2
1 Colégio Estadual Antônio Gonçalves
2 UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Este trabalho tem por objetivo explicitar as atividades exercidas pela bolsista Jovens Talentos/FAPERJ. O Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Serviço Social (NEEPSS) comporta dois projetos de pesquisa/extensão: “A prática dos profissionais de saúde HU’S/RJ” e “A prática do Serviço Social: Cotidiano e alternativas no enfrentamento da questão social”. Sendo bolsista do projeto Jovens Talentos/Faperj - que tem como objetivo inserir o aluno do Ensino Médio da rede pública no espaço universitário, incentivando a ciência e articulando pesquisa e ensino – realizo na pesquisa como: leitura de livros; participação em grupos de estudos, com textos de Sarah Scorel, Eleutério Rodrigues Neto, Sônia Fleuri, entre outros; participação na Palestra do Dia dos Assistentes Sociais, com os palestrantes Valério Arcady, Carlos Montaño, Mavi Pacheco, dentre outros; apresentação de trabalhos, como os da UERJ Sem Muros, pelo segundo ano consecutivo e o Momento Cultural do grupo de estudos, que sorteia um dos bolsistas para levar uma mídia, para analisarmos e discutirmos em equipe. Além disso, no desenvolvimento da pesquisa realizamos a categorização dos dados de formulários preenchidos por alunos das Disciplinas de Processo de Trabalho do Serviço Social II e III, do curso de Serviço Social. A partir da categorização das variáveis abertas, foi construído um banco de dados, em softwer específico, que possibilita a análise estatística a partir de cruzamento das variáveis. Os gráficos possibilitam a análise comparativa das turmas da disciplina e das turmas em diferentes momentos da formação, no que se refere à construção das referências teóricas e ético-políticas na graduação. Esse processo proporciona a análise e apresentação dos dados nos trabalhos científicos e resulta em aprendizado para a equipe envolvida, tanto técnico como teórico.Palavras Chaves:1. Ensino Médio; 2. Assistentes Sociais; 3. Processo de Trabalho


Veterinária

UFRRJ

“Variações da distribuição arterial na superfície do estômago de cães”
Caroline Florindo Brandão1; William Douglas de Carvalho2; Daniele de Alcantara Vieira2; Marcelo Abidu Figueiredo3;Paulo Roberto Bernardes Lopes3; Luciano da Silva Alonso3
1 Colégio Estadual Presidente Dutra
2 Acadêmicos de graduação da UFRRJ
3 UFRRJ
INTRODUÇÃO: Com o objetivo de conhecer o padrão de distribuição arterial na parede do estômago de cães e possíveis variações, foram analisados vinte estômagos oriundos de cães adultos, sendo 10 machos e 10 fêmeas. MATERIAIS E MÉTODOS: Os cadáveres dos cães foram preparados com injeção de látex neoprene corado na artéria celíaca, após abertura da cavidade abdominal, fixados e conservados em solução de formol a 10%, e posteriormente dissecados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível observar que a distribuição arterial na região da curvatura menor de cães apresentou-se com dois padrões, que foram considerados de acordo com a quantidade de vasos quantificados em: padrão “esparso” e padrão “denso”. Os valores médios de número de ramos oriundos da artéria gástrica esquerda variaram, nestes casos, de 22 para 34 ramos respectivamente. Os dados referentes à quantificação dos ramos arteriais ao longo da curvatura menor do estômago podem servir de indicadores para avaliações morfométricas da parede gástrica e possivelmente serem correlacionados com afecções de ordem isquêmica, de ocorrência freqüente na região do estômago ora analisada. CONCLUSÃO: Sugere-se que novos estudos possam ser delineados a partir dos resultados encontrados, com possibilidade de aplicabilidade em experimentos relacionados a complicações isquêmicas da região da curvatura menor do estômago.
Palavras-chave: variação anatômica; vascularização; cães.


Zootecnia

UFRRJ

“Estudo Topográfico dos Rins de Caprinos (Capra hircus – Linnaeus, 1758) Neonatos da Raça Saanen”
Fernanda Gomes Araujo Lima1; Marcelo Soares Antunes²; Natalia Carmo Passos3; José Miguel Farias Hernandez4; Paulo Oldemar Scherer4
1CIEP 156 Dr.Albert Sabim
2Discente do Curso de Pós – graduação em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas)/UFRRJ
3Discente de graduação de Zootecnia
4Docentes da área de Anatomia Animal/UFRRJ
Introdução: Nos trabalhos sobre sistema coletor renal descrito (Moura e Carvalho, 1958; Nickel, 1979; Sisson, 1981; Schwarze e Schroder, 1970) existe grande variação na espécie caprina ficando evidente a necessidade de estudos mais detalhados sobre esse assunto. Material e Métodos: utilizou-se 23 caprinos machos recém-nascidos da raça Saanen oriundos de criatórios de Teresópolis. Todos foram sacrificados, injetados com látex corados de vermelho e conservados em formaldeído a 10%v.v., identificados, mensurados e dissecados em seus flancos direito e esquerdo para a localização dos rins. Destes realizou-se a osteotopia direta e esquerda e a mensuração. Resultados e Discussão: Os rins dos caprinos estão localizados sob a intercessão da porção caudal da vértebra torácica 12 (T12) e o corpo da vértebra lombar 6 (L6).Dos 23 caprinos estudados a apresentação do rim direito se fez com 4,35% entre as vértebras L1-L2, L1-L5, L2-L3, L3-L6, respectivamente. Com 8,70% entre T12-L4, T13-L2 e T13-L5, com 13,00% de freqüência entre as vértebras L1-L3 e L1-L4. O maior percentual de 26,90% ocorreu entre T13-L3. O rim esquerdo apresentou-se entre as vértebras L1-L6 com os seguintes percentuais e localizações: 4,35% entre L1-L3, L3-L4, L1-L6 e L3-L6. Com 8,00% entre L2-L6. Com 13,00% de freqüência entre L1-L4 e com 17,39% entre L2-L4 e L2-L5. Onde o maior percentual ocorre entre L3-L5 com 26,09%. Conclusão: Observou-se que a localização cranial dos rins não antecede a T12 enquanto a localização mais caudal não ultrapassa a L6, e o menor percentual de localização dos rins direito e esquerdo ocorre entre a 1 e a 6 vértebra lombar e o maior percentual de localização do rim direito esta entre a T13 e L3 e no rim esquerdo ocorre entre L3 e L5
Palavras-chaves : rim,caprino,osteotopia.



FAETEC

“Empreendedorismo na formação profissional”
Helga Gaglianoni de Moraes Martins; Jacqueline Mendes da Silva; Alexandre do Nascimento
Escola Técnica Estadual Oscar Tenório - FAETEC
RESUMO
Introdução
A educação empreendedora é fundamental para qualquer país que deseja se desenvolver. Sabe-se hoje que a capacidade empreendedora é condição necessária para o desenvolvimento humano, social e econômico, além de ser a melhor ferramenta contra o desemprego, hoje é exigida em qualquer relação de trabalho, seja no governo, nas empresas, no Terceiro Setor.
Como instrumento de transformação cultural, a proposta é libertar o empreendedor que existe em toda criança, em todo adulto, mas freqüentemente aprisionado pelo formato das nossas relações sociais, pelos nossos valores e crenças. Sensibilizar a população, em geral, quanto à necessária mudança nas idéias preconceituosas.
Materiais e métodos
Neste projeto realizamos estudos iniciais sobre Histórico e Teorias do Empreendedorismo, um levantamento de Informações sobre experiências de empreendedorismo e propostas de atividades para o desenvolvimento da atitude empreendedora, sistematização dos estudos e levantamentos em texto e apresentação para diálogos na escola, organização de oficina sobre Empreendedorismo.
Resultados e discussão
Informações sobre empreendedorismo para discussão do Projeto Político Pedagógico da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório.
Conclusão
Nosso projeto tem por objetivos pesquisar e gerar conhecimentos e informações sobre Empreendedorismo, e promover atividades de fomento ao Empreendedorismo na Educação. De uma forma geral, o projeto visa a promoção do desenvolvimento da capacidade empreendedora aplicável a qualquer atividade, e não somente para a criação de empresas. Estimulando a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões, preparando-o para as suas próprias opções.

“Linguagem em movimento: a renovação do cinema americano dos anos 70”
Bárbara Fonseca; Camila Kochdoski; Camila Pereira Rial; Hannah Ferreira da Cunha;
Lidiane Rodrigues; Lucileide; Marina Sarmento da Silva; Sabrina;Suelen; Vicor Raphael Vidal; Antonio Cícero Cassiano Sousa – ETEAB/UFRJ/CEPPES
Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch/FAETEC
O tema do projeto de pesquisa é a formação e renovação da linguagem cinematográfica, desenvolvido em duas fases. A primeira abordou a invenção da linguagem na década de 10 e a renovação dos anos 60, conhecida como cinemas novos. A fase atual trata das modificações na produção americana dos anos 70, denominada de nova Hollywood. O terceiro momento é inaugurado em 1968, com os efeitos especiais computadorizados de 2001 – uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick. Estabelecemos, como marco final desta fase, 1977, quando é lançado Guerra nas Estrelas, de George Lucas. Os objetivos centrais são relacionar inovações tecnológicas e formação da linguagem audiovisual, observando as determinações da produção industrial e as necessidades de acesso a novas tecnologias por setores mais amplos da sociedade; realizar a edição de planos e seqüências que exemplifiquem nos filmes as observações da pesquisa; produzir hipertexto como forma de divulgação da pesquisa e ferramenta para o estudo da linguagem audiovisual. A metodologia tem como pressuposto teórico o materialismo histórico e dialético e técnica de análise fílmica adotada é a transcrição do filme em conjuntos de seqüências ou capítulos e o relacionamento dessas unidades entre si, visando o estabelecimento de bases comuns entre os diversos filmes analisados.
Palavras-chave: história, linguagem cinematográfica, cinema americano.

“Planejamento Financeiro Familiar: os benefícios e as vantagens da Educação Financeira.”
Heitor Augusto Rodrigues Ferreira;: Fernanda Araujo Miranda.
Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (ETEOT) - FAETEC
Introdução: O ritmo de rápidas transformações no mundo em que vivemos faz com que o conhecimento e informação sejam recursos valiosos. Todo novo aprendizado sempre traz benefícios, pois quem investe na educação aumenta chances de sucesso e crescimento profissional, além de adquirir uma percepção mais acurada da realidade que o cerca. O desenvolvimento da cultura empreendedora e a mudança das relações com as finanças pessoais são exigências do mercado e, também, vitais para nossa própria sobrevivência. O incentivo à educação financeira permite que os indivíduos façam escolhas adequadas com sua renda, o que acaba por gerar benefício para a Economia como um todo. Atualmente, o número de pessoas e famílias que fracassam na administração de suas finanças pessoais é alarmante.
Materiais e métodos: Abordagem sistêmica sustentada na educação financeira, procurando internalizar as atuais tendências de equilíbrio das finanças pessoais. Além dos métodos dedutivo e indutivo, métodos específicos como os fornecidos pela estatística, pela matemática e pelos modelos gerenciais. Etapas da pesquisa: (1)Planejamento e organização da pesquisa; (2)Elaboração de um Banco de Dados; (3)Elaboração de um glossário de finanças pessoais; (4)Análise da atual situação da “saúde” financeira das famílias; (5)Relatório parcial com resultados preliminares da pesquisa (artigo); (6) Lineamentos para a composição de uma tipologia para a elaboração do planejamento financeiro familiar; (7)Modelagem e simulação para a elaboração do planejamento financeiro familiar; (8)Elaboração de uma cartilha ou gibi (a decidir) sobre o tema do projeto.(9) Relatório final.
Resultados e discussão: Contribuição na proposição de um aprendizado que possibilite melhor as decisões relativas a finanças pessoais a partir de uma nova postura diante do dinheiro e do discernimento da relação entre emoções e sucesso financeiro. Espera-se, também, comprovar que não é a quantidade de renda que faz a diferença mas sim a atitude e conhecimento em saber como obter a renda e em como gastá-la.
Conclusão: A educação financeira reavalia as necessidades de consumo, repensa as relações com as finanças no que tange aos aspectos materiais e psicológicos e estimula uma cultura de economia e uso consciente do dinheiro. O estímulo do planejamento financeiro familiar, baseado na educação financeira, comprova que o benefício intangível de organizar as finanças pessoais é o ganho de poder pois quando o indivíduo conhece quanto tem, quanto gasta e quando deve, adquire autocontrole total sobre sua vida.
Palavras-chave (3): Planejamento Financeiro; Educação Financeira e Finanças Pessoais.

“A prática alimentar de adolescentes como determinante na promoção de hábitos saudáveis”
Alexandre Custódio Rodrigues; Liziane de Araújo Lima; Renan Faria do Nascimento; Lucia Helena de Souza Rebello.
Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek - FAETEC
A adolescência é uma etapa muito peculiar ao ser humano, caracterizada por profundas transformações biológicas, psicológicas e sociais, compreendendo, de acordo como a Organização Mundial da Saúde, as idades de 10 a 19 anos. Os adolescentes são considerados especialmente vulneráveis em termos nutricionais devido ao aumento da demanda de nutrientes,a mudanças do estilo de vida e principalmente porque os hábitos alimentares inadequados, nessa fase da vida, podem levar a riscos de doenças crônicas, sendo de suma importância à conscientização, dos adolescentes, para um estilo de vida mais saudável, sendo a escola um local privilegiado para esse tipo de atividade. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar os diferentes determinantes relacionados a prática alimentar dos alunos e funcionários com finalidade de promover orientação nutricional e práticas de vida saudável. Participaram do estudo alunos e funcionários da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, localizada no município do Rio de Janeiro. Utilizamos para análise dos hábitos alimentares o questionário adaptado do folder “Como está sua alimentação?”, desenvolvido pela Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. A análise geral dos questionários foi feita com o auxílio do programa EPI-INFO 3.2.2. Os resultados dos questionários apontam na mesma direção das recentes pesquisas que apontam o baixo consumo de frutas e verduras, a troca de refeições, como o jantar, por lanches, e o elevado consumo de doces e gorduras. Os alunos foram incentivados desenvolver uma visão crítica e avaliativa em relação aos seus hábitos alimentares, discutindo as conseqüências dos seus hábitos e como poderiam melhorar a sua alimentação buscando uma melhor qualidade de vida.
Palavras chaves: 1 – práticas alimentares; 2 – determinantes da saúde; 3 – promoção da saúde.

“PROJETO EAD – Educação à Distância”
Adam Lopes; Augusto Pais Bandeira; Lucas Moratelli de Souza; Renan Martins; André Luis Avelino Sobral
Escola Técnica Estadual de Santa Cruz – FAETEC
Resumo do Projeto
O Projeto EAD tem como principal objetivo disponibilizar cursos nos moldes do Ensino à Distância, para alunos devidamente matriculados na Escola Técnica Estadual de Santa Cruz.
O portal será desenvolvido em Moodle, um software gerenciador de cursos destinados ao Ensino à Distância (modalidade na qual estamos realizando o projeto) que salva os arquivos em formato .php (arquivos que são lidos por navegadores de internet).
Os alunos terão acesso aos conteúdos disponíveis no curso mediante acesso a web, local onde os cursos estarão disponíveis.
O Projeto se encontra em fase de testes, mas fornecerá ao aluno ferramentas para seu estudo, um curso baseado em metodologia de ensino forte e aplicado, onde o aluno poderá facilmente, compartilhar materiais de estudo, manter discussões ao vivo, realizar testes de avaliação e pesquisas de opinião, coletar e revisar tarefas, além de participar de chats, e fóruns. E em um horário pré-determinado o professor responsável pelo curso poderá estar on-line tirando dúvidas e participando ativamente do processo de aprendizado.
A título de experiência estamos iniciando a disponibilização do Curso de Química Experimental, onde contamos com a colaboração do Prof. Lucas que forneceu o material necessário para o curso, além da aprovação didática desses materiais dispostos no site.Para participar, o aluno deverá realizar sua matrícula através do link do Projeto EAD que se encontra no site da ETESC (www.etesc.org).
O projeto prevê que os professores interessados em disponibilizar cursos através desse meio poderão fazê-lo, desde que previamente cadastrados e autorizados pela coordenação da Escola de Projetos.
Implementação do Projeto de Educação à Distância (EAD) na ETESC, por meio da Plataforma Moodle.
Como foi dito anteriormente, o projeto tem múltiplos objetivos, dentre os quais: incluir todos os alunos em um inovador processo didático, ajudando o aluno a construir seu conhecimento, através dos diversos recursos disponíveis pelo sistema; estejam onde estiverem.
Além de padronizar os cursos extracurriculares oferecidos pela instituição. Isso se dará no momento inicial e posteriormente oferecer a devida capacitação a todos os professores, por meio dos alunos e professores da escola, para que a ETESC, em breve esteja inserida no contexto da filosofia da EAD, como um dos seus componentes

“Portal República Livre: Integrando a Pesquisa Científica no Ensino Técnico e no Ensino Médio”
Adriana Alves de Araújo; Jéssica Helen dos Santos Arcanjo; Odiléa Correa da Silva; Ricardo Cesar Rocha da Costa
Escola Técnica Estadual República; FAETEC
A execução deste projeto surge como uma tentativa de resposta a um problema percebido atualmente nos projetos de pesquisa desenvolvidos na ETER: seu total desconhecimento pela comunidade escolar em geral, envolvendo o corpo docente e os estudantes. Por outro lado, há a necessidade de se articular as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na Unidade com os projetos que estão sendo implementados nas demais escolas pertencentes à Rede FAETEC, assim como com outras instituições que se dedicam à pesquisa tecnológica, tais como os CEFETs, e as instâncias estaduais e federais responsáveis pelo estímulo à pesquisa científica, como é o caso da FAPERJ e do CECIERJ, vinculadas à SCT/RJ, assim como daquelas instituições vinculadas ao MCT. O projeto se insere na perspectiva de garantir a troca de informações e de experiências envolvendo a pesquisa científica no ensino técnico e médio, contribuindo também para que os projetos desenvolvidos pelos estudantes e docentes da ETER ganhem a visibilidade e a projeção que deveriam ter, em função do repetido sucesso alcançado nas diversas feiras tecnológicas em que a escola sempre tem participado. A equipe responsável pelo projeto é composta por duas alunas do Curso Técnico de Informática. Além do domínio de linguagens de programação e de programas básicos para a edição de textos, as estudantes, selecionadas em razão do seu excelente desempenho escolar, possuem conhecimento do manuseio de programas relacionados à implantação e à manutenção de sites na rede de computadores, assim como de programas avançados de edição de texto e de designer gráfico. Esperamos que este Portal possa conectar todas as informações disponíveis a respeito da temática e as instituições relacionadas, contribuindo para a divulgação de atividades e o estímulo à pesquisa no ensino médio e técnico.
Palavras-chave: ensino técnico – pesquisa – portal.

“Violência urbana e juventude: um estudo de caso com os estudantes da E.T.E. República”
Levi Marcos da Silva Cunha; Otacílio Alvarenga Filho; Ricardo Cesar Rocha da Costa
Escola Técnica Estadual República; FAETEC O projeto se insere no campo de estudos das Ciências Sociais sobre a violência e a criminalidade urbanas, e a sua relação com a juventude. Utilizando-se da sistematização de questionários que serão aplicados aos alunos do Ensino Médio da E.T.E. República, verificar-se-á o nível de percepção da violência desses adolescentes e jovens. A grande maioria dos estudantes possui entre 15 e 18 anos de idade e é residente nas Zonas Norte e Oeste e nos municípios do entorno metropolitano da cidade do Rio de Janeiro – que, segundo as estatísticas oficiais, compreendem as regiões mais afetadas pela onda crescente de violência urbana, nas suas diversas manifestações. Como desdobramento da pesquisa no campo de conhecimento da Informática, o projeto desenvolverá um Banco de Dados, com o processamento e o cruzamento das respostas dos alunos pesquisados, procurando identificar o que é entendido como violência por esses adolescentes e jovens, e como essa realidade cotidiana afeta a sua vida familiar e escolar. Procurar-se-á também identificar o nível de vitimização existente no grupo estudado e a sua relação com o local de moradia, suas opções de lazer e com o deslocamento para a escola.
Palavras-chave: violência – juventude – Banco de Dados.

“Lora Kroft e o médico e o mutante no Rio de Janeiro”
Ingrid Garcia Magalhães; Isabella Almeida de Souza; Francisco José Antunes; Kátia Guimarães Armando da Silva
Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek – FAETEC
Introdução: Esse projeto visa demonstrar os diversos talentos dos alunos, aumentando a sua capacidade de comunicação, atuação cênica e tecnológica. O foco temático trabalhou assuntos relacionados a drogas (principalmente ecstasy). Usa a mídia eletrônica como meio de exposição do projeto no formato de fotonovela. O seu foco de construção é a elaboração de uma revista digital que alcance todos os seguimentos da unidade escolar para a divulgação dos trabalhos de alunos, professores e funcionários, onde a fotonovela está inserida como um dos trabalhos. Materiais e métodos: Câmera fotográfica digital e computador equipado com programas de edição de textos e de imagens, e acesso a internet para pesquisa. Resultados e discussão. Pesquisa e elaboração do conteúdo anti-drogas e aprendizado para construção de site para hospedagem da fotonovela como alavanca para a Revista do JK, inteiramente digital. Conclusão: Para mim, é um exercício de gerenciamento de recursos materiais e humanos. Para a escola, o projeto permite vários saberes e colaboradores. Palavras-chave: fotonovela, revista,digital.

“Iconografia Afro-Brasileira: Construção de Identidade e Resistência na Diáspora Africana”
Ângelo Abi-Zaid Teixeira; Maria Cristina da Silva Cardoso; Ricardo César Rocha da Costa
Escola Técnica Estadual República - FAETEC
O projeto consiste na produção de um recurso didático-pedagógico através de um software interativo, interdisciplinar sobre Artes Plásticas, Sociologia e Informática. Será composto um catálogo das Artes Plásticas Afro-Brasileira, cujo objetivo é mostrar a produção iconográfica dos afro-brasileiros nas Artes Plásticas. Tal manifestação artística, dentro do contexto histórico em que ela foi produzida, exerceu sua função essencial: criar uma identidade africana dos descendentes de negros africanos, no Brasil. Este catálogo evidenciará como esta linguagem visual representou na sociedade brasileira – e até mesmo entre os afro-brasileiros -, um instrumento de resistência contra a ideologia dominante, imposta por uma tradição escravista , colonialista e preconceituosa , na diáspora africana. O nosso projeto possui como objetivos, desvelar esse preconceito impregnado não só na sociedade hodierna, mas também de forma muito sutil no ambiente escolar. Através desse Catálogo, em forma de software, deseja-se fazer chegar aos alunos, de maneira didática / pedagógica, a produção rica e criativa de nossos artistas de descendência e influência negra africana. Procurar-se-á, também, demonstrar como através dessa linguagem imagética, foi criada toda uma construção de identidade e de resistência negra-africana. Enfim, será evidenciada a importância da arte afro-brasileira como uma forma de combater o racismo existente na sociedade brasileira, que está “escondido”, velado camufladamente em todos nós. Concluindo: o projeto propiciará a implementação da Lei 10.639/03 na inserção da História, da Cultura e das Artes da África e do Negro no Brasil.
Palavras Chaves: Artes Plásticas – África - Iconografia

“Inserção Profissional dos Egressos da Escola Técnica Estadual República”
Diego da Silva Rocha1,Maria da Conceição da Silva Freitas2.
1Escola Técnica Estadual República :
2Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Num contexto de desemprego mundial e de mudanças tecnológicas, de que forma ocorre a inserção profissional dos egressos do ensino médio-técnico da ETER? O estudo das trajetórias profissionais realizou-se pela combinação de percursos objetivados nas categorias estatísticas: emprego, desemprego e alongamento da escolarização, com processos biográficos oriundos de relatos subjetivos, reveladores de contextos de vida e valores. Universo da amostra com 792 formados. Primeiro, egressos de 2002 a 2005. A dificuldade de localização levou à opção por 2005 e 2006, e inclusão de estagiários nas entrevistas. Dados objetivos obtidos pelos questionários, via Orkut e Secretaria Escolar e subjetivos, por entrevistas com grupos focais. Os questionários revelam infraestrutura da escola boa 44%, conhecimento elevado dos professores bom 63% e muito bom 25%, relacionamento professor aluno bom 63%, laboratórios “regular” 50%. Desempregados 81%. A idade média é de 19 anos. Solteiros 100%. Moram com a família 95%. Declaram-se brancos 35%, pretos 30% e pardos 25%. Alguns têm filho. As entrevistas revelam que egressos de: Enfermagem: “fazem curso superior noutra área, são concursados em hospitais públicos, 01 manicure”; Informática: “Fazem curso superior, preparam-se para concursos, 01 telemarketing”; Mecânica: “Têm estágio na área. Difícil inserção da mulher nos estágios”; Telecomunicações: “Desrespeito a carga horária do estágio. Há estágios que ampliam e promovem”; Eletrônica: alguns egressos efetivados no serviço militar. Há discriminação dos empregadores pela origem do diploma, experiência e gênero. A rede de relações facilita encontrar estágio, alguns são efetivados. Em suma, o estágio é tão difícil quanto o primeiro emprego. Para os jovens, o emprego é transitório. A importância da experiência, com carteira assinada e salário é garantir a independência, mesmo fora da área de formação.

“Modelagem Tridimensional do Conjunto Arquitetônico da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá – ETEVM”
Gustavo Marcelino da Silva; Paulo Victor Xavier Cabral; Paulo Romboli
Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá - Faetec
A Escola Técnica Visconde de Mauá é uma tradicional escola técnica do Estado do Rio de Janeiro. Prestes a completar 94 anos este baluarte da educação fluminense resiste ao tempo e se capacita para acompanhar as novas demandas de um mundo globalizado. Com a idéia de capacitar os alunos da nossa escola em Modelagem de Objetos 3D através de programas computacionais denominados CAD (Computer Aided Design – Projeto Assistido por Computador) – desenvolvemos um projeto que ao qualificar o corpo discente em novas técnicas computacionais, resgata um importante patrimônio da história da nossa educação tecnológica. Efetuamos o levantamento arquitetônico do Campus da ETEVM, cujo edifício principal, carinhosamente chamado de MEC pelos alunos data do início do século passado. A partir desse levantamento desenhamos as plantas baixas do prédio do MEC. Baseado nas plantas passamos a modelar tridimensionalmente o respectivo edifício. O projeto incluí detalhes da fachada que apresenta razoável estado de conservação, bem como o pátio interno com seus jardins. No futuro pretendemos implementar novas técnicas de maquetes eletrônicas tais como iluminação e humanização. Nosso projeto traz a discussão da importância da Escola Técnica para toda a região, resgata sua história e pode despertar para a necessidade de criação de um Centro de Memória para esta importante instituição da educação pública fluminense.

“Modelagem Tridimensional da Obra do Inventor
Brasileiro Santos-Dumont”
Felipe Rodrigues de Aguiar; Jader Santos Penna; Paulo Romboli
Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá - Faetec
O centenário do vôo do 14-bis em 2006 trouxe novamente à tona a lembrança de Santos-Dumont. No Brasil, um país em dívida com sua própria história, Santos-Dumont goza de uma visibilidade até bastante satisfatória. Porém, assim como outros vultos históricos, o conhecimento de sua figura, pelo grande público, gira ao redor do fato de maior impacto em sua vida. Tal como o grito de independência de D. Pedro I ou o enforcamento de Tiradentes, a notoriedade do pai da aviação, de maneira geral, é excessivamente ligada ao vôo do 14-bis. Diante da figura extraordinária de Santos Dumont, onde se sucedem inúmeras conquistas resultantes de sua inteligência e obstinação, restringir-se a apenas um fato, por mais impressionante que seja este, é desperdiçar a chance de conhecer toda a amplitude de um homem que sonhou com coisas maravilhosas e que dedicou a vida a realizá-las. Este projeto tem por objetivo a modelagem tridimensional do conjunto da obra do inventor Santos-Dumont, através da capacitação dos alunos nas novas técnicas de modelagem computacional de objetos 3D e efetuando um resgate histórico desse importante brasileiro. Os estagiários foram capacitados nas técnicas de modelagem 3D através do uso de programas do tipo CAD – Computer Aided design – Projeto Assistido por Computador. Iniciamos o projeto efetuando um levantamento da vida e obra de Santos Dumont. Em seguida foram desenhados os principais inventos (Balão Dirigível n.5, o 14–bis e o aeroplano Demoiselle). A partir desses desenhos modelamos tridimensionalmente os respectivos inventos através do software AutoCad 3D. No futuro pretendemos implementar as novas técnicas de maquetes eletrônicas (iluminação, humanização). Nosso projeto focaliza sempre a figura de Santos-Dumont ressaltando sua obstinação, sua criatividade, tanto quanto, seu espírito nacionalista.

“Inclusão educacional: eliminando barreiras no ensino e na aprendizagem do APDV na Física”
Thaiane Patrício do Nascimento; Yuri Kapristano Muniz;Voltaire Martelli; Maria da Conceição da Silva Freitas
Escola Técnica Estadual República
Introdução:
A legislação vigente prioriza o atendimento de alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula comum. Daí surge o problema para o docente de como ensinar conceitos da Física ao aluno portador de deficiência visual (APDV – cego). De acordo com os professores, nos cursos de graduação não há formação específica que os instrumentalize para fazer as adaptações curriculares, ou seja, desenvolvimento de metodologias e materiais necessários ao ensino de qualidade para o cego. Neste sentido, a institucionalização pode contribuir para a expansão e a continuidade do atendimento junto à direção, às coordenações pedagógicas e a formação de parcerias institucionais para pesquisar e desenvolver materiais e recursos didáticos com vistas ao aperfeiçoamento da qualificação docente para o ensino de conceitos fundamentais da Física. Dentro da problemática, nossa contribuição foi a utilização de: um dinamômetro, uma mesa de força, gráfico cartesiano (cortiça e papel milimetrado), projetímetro, determinador de centro de gravidade de figuras planas, todos feitos com materiais reaproveitáveis.O método experimental de substituição da visão pelo tato permite ao cego perceber os fenômenos e, conseqüentemente, ajuda ao aluno aprender os conceitos de: equilíbrio estático, vetor, força, momento de força e aplicação de gráficos. Conclui-se que a institucionalização normatiza a criação de espaço na carga horária dos professores possibilitando interlocução de ações, pesquisa, criação e preparação de material didático para as aulas mostrativas. Permite também parcerias com universidades e outras instituições visando que o aluno APDV possa superar limites e ampliar possibilidades de continuidade dos estudos e, também beneficiar aos alunos videntes.

“Traçando um perfil do aluno ETER”
Felipe dos Santos Ramos1 Ana Lúcia Guimarães1
1 ETE República
O presente projeto constitui-se em um estudo de caso, que busca realizar uma análise comparativa entre dois diferentes grupos de alunos ingressantes na 1ª série do Ensino médio-técnico da ETER do corrente ano: os alunos que advém do ensino fundamental da rede FAETEC, mediante ingresso automático para os diferentes cursos da ETER e os alunos que ingressam nestes mesmos cursos a partir do concurso público nacional para a 1ª série.
Dessa forma, busca-se traçar um perfil sócio-econômico e cultural desses grupos de alunos, na tentativa de perceber se existe um desempenho acadêmico diferenciado entre os dois grupos de alunos e como este desempenho pode influenciar no rendimento escolar, nas habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação técnica.
Para tal análise, realizaremos coleta de dados e uma pesquisa por amostragem, entrevistando alunos que se encontram na 1ª série dos diferentes cursos técnicos da ETE REPÚBLICA, no turno diurno e que estão cursando esta série a primeira vez, bem como os professores que lecionam para estes alunos.

“Traçando um perfil do professor ETER”
Daiane Barbosa da Silva1 ;Ana Lucia Guimarães1
1 ETE República
O presente projeto constitui-se em um estudo de caso, que busca traçar um perfil sócio-econômico e cultural dos professores ETER, na tentativa de perceber se existe um desempenho acadêmico diferenciado no grupo de professores. Qual o grau de qualificação que possuem. Como este desempenho pode influenciar no rendimento escolar, nas habilidades e competências que possuem para desempenhar seu papel social. Para tal análise, realizaremos coleta de dados e uma pesquisa por amostragem, entrevistando professores que se encontram diferentes séries dos diferentes cursos técnicos da ETE REPÚBLICA.

“Gênero e Currículo: discutindo a construção social da diferença na sociedade brasileira a partir do olhar do aluno ETER”.
Aline Moura Moreira1 ; Ana Lucia Guimarães1
1 ETE República
Compreender e analisar questões inerentes ao universo do discurso sobre gênero que define a sociedade brasileira. Será que as transformações na ordem familiar e as novas exigências do mercado de trabalho capitalista global podem contribuir para entender o empenho para a busca também de uma redefinição de uma perspectiva de sujeito social. O que pensam os alunos da ETER sobre gênero e prática social? Quais pos papéis sociais que atribuem a homens e mulheres? Será que existe uma escolha de carreira técnica a partir das concepções de gênero? Como esses alunos percebem o preconceito de gênero na escola?
Para desvendar as questões acima apresentadas, trabalharei com uma amostra de 20 alunos por curso , homens e mulheres que se encontram matriculadas nos cursos da ETER.Realizarei uma pesquisa de campo, com observação participante e entrevistas qualitativas, pesquisando a trajetória de vida pessoal e profissional dos entrevistados. Em um primeiro momento, o trabalho de campo consistirá em levantar informações através da aplicação de um questionário, que estabeleça um perfil sócio-econômico dos alunos. Após a etapa acima definida, serão realizadas entrevistas qualitativas gravadas com roteiro pré-determinado. Tal roteiro abordará questões relativas à família, escola, diversão e vida dos alunos em geral. Considero importante trabalhar com histórias de vida, pois ao utilizar a análise das trajetórias e histórias de vidas dos alunos para compreender os motivos de sua escolha emocional ou pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário