18 de agosto de 2009

Resumos da VIII Jornada Científica de 2006 - UFF - Niterói

JORNADA DE 2006 – UFF – NITERÓI

AGRONOMIA E AGROPECUÁRIA

“Moscas Frugívoras (Diptera: Tephritidae) no Município de
Bom Jesus do Itabapoana – Rj - CTAIBB – UFF
Amanda Callegari Silva2 ,Cyntia de Oliveira Rocha1 , Igor da Fonseca Amorim1 , Natalia Batista Ângelo2 e Fernando Antonio Abrantes Ferrara1 ferrara@vm.uff.br
1 Colégio Agrícola Ildefonso Bastos Borges – Bom Jesus de Itabapoana
2 Colégio Estadual Padre Mello – Bom Jesus de Itabapoana
O levantamento das espécies das moscas e seus hospedeiros são de grande importância para a implementação e a aplicação do manejo integrado, no entanto, pouco se sabe da distribuição e da dinâmica desse grupo de pragas no Estado do Rio de Janeiro. As moscas-das-frutas (Tephritidae) são importantes pragas de frutas no mundo, especialmente, no Brasil e em outros países da Região Neotropical. Espécies de Neosilba (Lonchaeidae), também atacam frutos, Nas regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, onde é crescente o cultivo de frutas, pesquisas na área de ecologia básica tornam-se imprescindíveis no manejo adotado pelos fruticultores da região para esse grupo de pragas. Este trabalho objetivou caracterizar as populações de moscas-das-frutas e seus hospedeiros no município Bom Jesus do Itabapoana, Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. As populações foram coletadas, através de frutos maduros de goiaba, abil, acerola e Jaboticaba no período de julho de 2004 a outubro de 2006. Coletou-se 44 fêmeas de Ceratitis capitata e 53 fêmeas do gênero Anastrepha e 5 fêmeas do gênero Neosilba. Distribuídas da seguinte forma: goiaba 8 Anastrepha fraterculus 10 Ceratitis capitata e 27 parasitides, abil 34 Ceratitis capitata 13 Anastrepha serpentina, acerola 5 Neosilba ssp e 32 Anastrepha fraterculus.



ARQUEOLOGIA

UFRJ - Museu Nacional
“Educação Patrimonial em Arqueologia no Município de Saquarema – Rj”
Caroline Rosa Penetra1a; Lamara Ferreira Freire1b; Nanci Vieira de Oliveira2; Rhoneds Perez3, Filomena Crancio3.
1a C. E. Oscar de Macedo Soares; 1b C. E. Oliveira Viana - Saquarema
2 UERJ
3 UFRJ
O levantamento dos vestígios arqueológicos pré-coloniais e históricos ainda existentes no município de Saquarema, não somente contribuirá para um melhor conhecimento da História local e regional, mas permitirá, através de diversas estratégias de educação patrimonial e preservação de patrimônio histórico-cultural. As atividades desenvolvidas com os alunos bolsistas do Projeto Jovens Talentos para Ciência (CECIERJ/FAPERJ) vem introduzindo conteúdos teóricos sobre diversos temas relacionados a “patrimônio” , preservação e conservação dos sítios arqueológicos e geológicos, decodificando sua importância para a comunidade e memória da cidade.Na primeira etapa das oficinas foram identificados os locais onde se pode observar o patrimônio geológico e arqueológico registrado no município. O levantamento de dados históricos, também realizado no contexto das oficinas, tem por objetivo a localização e análise de documentos e obras sobre a região, identificação de moradores mais antigos do município para futuras entrevistas. A partir dos resultados pretende-se definir as placas indicadoras do patrimônio já identificado; sistematização e análise das informações históricas como subsídios para a localização de novos sítios arqueológicos.


BIOLOGIA

Colégio Técnico Agrícola Idelfonso Bastos Borges – CTAIBB.
“Avaliação da alimentação consumida por estudantes do curso técnico em agropecuária no município de Bom Jesus do Itabapoana – RJ”.
Juliana de Almeida Costa1, Alencar Cordeiro Ridolph1, Larissa Aparecida Vieira Macedo1a, Lorena de Oliveira Pereira1, Thais Pereira Campos1, Igor Zanon Costa1
Ligia Portugal Gomes 2
1 CTAIBB, 1a C.E. Padre Melo – Bom Jesus de Itabapoana
2 CTAIBB – Bom Jesus de Itabapoana
A nutrição é um pilar fundamental à saúde e desenvolvimento ao longo de toda a extensão da vida. Desde estágios iniciais do desenvolvimento do feto até a vida adulta a alimentação adequada é essencial para sobrevivência, crescimento físico, desenvolvimento mental, produtividade, saúde e bem-estar. Através de uma dieta adequada em quantidade e qualidade o organismo adquire a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde.
Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade das refeições diárias de 184 estudantes de ensino profissionalizante, de ambos os sexos.
Através da aplicação de questionários, observou-se que os estudantes, consomem ao menos duas refeições diárias sendo compostas dos seguintes alimentos: Desjejum: carboidratos (94,5%), bebida láctea (72,1%), café (58,2%), queijos e manteiga (28,5%), embutidos (3,6%), frutas (16,4%), salgado e refrigerante (2,4%). Colação: salgado (95,3%), biscoito (28,0%), refrigerante (18,6%), fruta (25,6%), bebida láctea (39,5%). Almoço: arroz (97,8%), feijão (96,2%), proteína animal (93,4%), vegetais (71,6%), massas (14,2%), suco de fruta (11,5%) e refrigerante (3,8%). Lanche: carboidratos (79,3%), bebida láctea (52,1%), café (20,0%), queijos e manteiga (11,4%), embutidos (7,1%), salgado (14,3%) e refrigerante (3,6%). Jantar: arroz (88,9%), feijão (82,0%), proteína animal (87,0%), vegetais (61,7%), massas (19,1%), suco (8,0%) e refrigerante (2,5%). Ceia: carboidratos (68,0%), bebida láctea (62,0%), café (2,0%), chá (2,0%), refrigerante (4,0%), fruta (24,0%) e embutidos (2,0%). Neste contexto, observa-se que os alunos apesar de apresentarem refeições diversificadas, nem sempre conseguem qualidade e quantidade adequadas nas mesmas, sendo necessário controlar a ingestão de alimentos entre as três refeições básicas, pois esta poderá estar contribuindo, favorecendo o consumo de nutrientes que poderiam estar deficientes ou, por outro lado, agravando quadros como obesidade.

“Utilização da defumação do bagre africano (Clarias gariepinus) como estímulo ao controle populacional da espécie na Bacia do rio Itabapopana”
Paula Sahara de S. Rodrigues1; Miguel Ancklin1; Paula Borges Bastos1; João Renato Escudini1
1 CTAIBB – UFF – Bom Jesus de Itabapoana
A presença do bagre africano (Clarias gariepinus) na Bacia do Rio Itabapoana tem sido constatada na última década, observando-se uma grande adaptação às
condições locais. Por ser uma espécie exótica, sua proliferação e expansão preocupam por não haver estudos referentes aos impactos ambientais resultantes dessa realidade. Uma pressão de pesca sobre o bagre africano seria positiva, pois auxiliaria no controle populacional da espécie, diminuindo os possíveis impactos causados por sua presença sobre as espécies nativas. A carne do bagre africano, porém, não apresenta características atrativas ao consumidor local. O objetivo do presente trabalho consistiu em adaptar o uso da tecnologia de preservação do pescado baseada na defumação a fim de alterar as características sensoriais do bagre africano tornando-o mais atrativo para o consumo regional. A espécie, de 4,375 kg, oriunda do rio Itabapoana, foi obtida através de um pescador. A pesquisa foi realizada no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges-UFF, em Bom Jesus do Itabapoana. As postas foram imersas em salmoura durante 17 horas sob refrigeração e posteriormente submetidas à defumação a quente (70°C durante sete horas). O rendimento das postas foi de 69,5%. A análise sensorial utilizou 30 julgadores não treinados, analisando os atributos aroma, aparência, gosto salgado e textura. As opções “gostei” e “gostei muito” foram escolhidas por 21 julgadores (70%) no atributo aroma, 26 julgadores (86,5%) no atributo aparência, 25 julgadores (83,5%) no atributo gosto salgado e 27 julgadores (90%) no atributo textura. Os dados apontam para a viabilidade da defumação do bagre africano, requerendo, porém, mais estudos sobre o processamento tecnológico, principalmente no tocante à salga, que na opinião de cinco julgadores foi fraca.

FIOCRUZ
“Dermatite de contato aos esmaltes para unhas: estudo de casos em um Serviço de Dermatologia Ocupacional e em uma clínica privada”.
Jacqueline Viana de Souza1; Marcia da Cunha Brandão Pereira2; Antônia Maria Gualberto dos Santos2; Maria das Graças Mota Melo3
1 C.E. Antonio Gonçalves – São João de Meriti
2Bolsista TEC/TEC – FAPERJ - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ
3Coordenadora do projeto/Chefe do Serviço de Dermatologia Ocupacional (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ)
Os esmaltes para unhas embora destinados para embelezamento podem causar dermatites, freqüentemente localizadas na face, no pescoço e na parte superior do tórax, variando bastante em extensão. As alterações ungueais comumente são confundidas com micoses e, nesses casos, tratadas, erroneamente, com antifúngicos. A resina tosilamida/formaldeído (RTS/F) é considerada a substância que usualmente causa dermatite alérgica de contato (DAC) por esses produtos. O aumento de número de casos suspeitos de DAC por esmaltes para unhas atendidos, tanto no serviço de Dermatologia Ocupacional do CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, como em uma clínica privada, inspiraram o interesse em desenvolver essa pesquisa. Realizou-se estudo retrospectivo, através de análise de prontuário dos pacientes atendidos nesses serviços, totalizando 17 anos no CESTEH e dez anos na clínica privada. Os seguintes dados foram avaliados: faixa etária, sexo, modo de exposição (ocupacional ou não), resposta aos testes de contato com bateria-padrão e de cosméticos recomendadas pelo Grupo Brasileiro de Estudo de Dermatite de Contato da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com RTS/F, com os próprios esmaltes e a conseqüência médico-social dos casos. Correlacionou-se esses dados com os relatos da literatura. Por fim, foram propostas medidas de prevenção.

“Desenvolvimento pós-embrionário de Musca Domestica L.,em condições de laboratório”.
Lorraine S. Oliveira1, Margareth M. C. Queiroz2 , Marise M. O. Cabral1
1 C.E. Central do Brasil - Rio
2 Laboratório de Biologia e Controle de Insetos Vetores/Departamento de Biologia/IOC Fundação Oswaldo Cruz.
A família Muscidae é de grande importância médico-veterinária podendo transmitir patógenos nas patas, corpo, probóscide, ou expulsá-los pela regurgitação ou fezes.
Musca domestica possui alto grau de endofilía, sinantropia e são disseminadoras da febre tifóide e paratifóide, disenteria bacilar, cólera, carbúnculo hepático, mastite bovina, conjuntivite, poliomielite, etc. Análise morfológica externa da espécie apresenta-se de 6-8 mm de tamanho, cor acinzentada com 4 faixas longitudinais negras no mesonoto; abdome com reflexos amarelados e faixa negra mediana longitudinal dorsal e a quarta veia longitudinal da asa forma ângulo agudo acentuado. Possui probóscide robusta, flexível, tipo lambedor e na antena uma arista plumosa com cerdas longas dorsais e ventrais. Ovos brancos, alongados, medindo cerca de 1mm com postura de 75 a 170 ovos a cada vez, depositados em matéria orgânica em decomposição. Em 24 horas, os ovos eclodem e liberam larvas que passam por 3 estágios (5-8 dias). A fase de pupa dura cerca de 4-6 dias. Em seguida, ocorre a emergência dos adultos (vida média de 30 dias). A colônia de M. domestica está sendo estabelecida no laboratório a partir de adultos coletados na cidade de Guapimirim/RJ. Os insetos foram capturados com o auxílio de armadilhas e atrativos (materiais orgânicos em decomposição). A geração capturada é mantida no laboratório, em gaiolas de náilon, e o estabelecimento e manutenção conforme metodologia de Queiroz e Milward-de-Azevedo (1991). Após a eclosão, as larvas são mantidas em dieta de carne putrefada para o desenvolvimento. As pupas são pesadas individualmente e colocadas em tubos de ensaio contendo vermiculita, para a emergência. Os experimentos são observados quanto longevidade, viabilidade e reprodução, e os resultados analisados: duração média e viabilidade dos estágios de larva, pupa e neolarva-adulto, razão sexual e peso pupal. E, os dados submetidos a testes estatísticos (média, desvio padrão, teste χ2 e teste de Tukey)./

UFF
“Atualização do Arboreto do Laboratório Horto Viveiro (LAHVI)”.
David de Andrade Costa1; Profª Drª Janie Garcia da Silva2; Raquel da Rocha Oliveira2
1 C.E. Suely Motta Seixas – São Gonçalo
2 Laboratório Horto Viveiro – Lahvi - Uff
O arboreto do LAHVI teve seu início em 1995, durante o projeto de criação do Horto-Viveiro, inaugurado em 1997 com o objetivo de atender ao ensino de Botânica Aplicada, à pesquisa e à extensão na UFF. A incorporação de novas espécies tornou necessária a atualizar os dados existentes, incluindo a identificação das espécies do arboreto atualmente contidas no LAHVI. Dados sobre ecologia, botânica (características morfológicas e taxonômicas), ocorrência, fenologia e usos, foram obtidos para produzir uma publicação científica. Placas de identificação taxonômica foram confeccionadas como material didático para orientar o reconhecimento das árvores em campo, durante eventos (Semanas do Meio Ambiente e da Primavera), e para contribuir nas aulas para a graduação e Botânica Aplicada.
A publicação e as placas serão usados em conjunto com a Trilha Ecológica, elaborada pelo outro Jovem Talento, Cláudio Cruz Silva, tornando mais fácil à localização das árvores e favorecendo aqueles que tiverem interesse em visitar o local.
Com esse trabalho, procurou-se agrupar dados teóricos, práticos e científicos, além de contribuir para a divulgação das atividades de recuperação ambiental realizadas, especialmente, pela criação de espécies nativas. O estágio de botânica serviu para aprimorar meus conhecimentos, dando-me uma outra visão sobre essa área, e o trabalho realizado será de grande valia como exemplo na minha vida pessoal e profissional.

“Trilha Ecológica no Laboratório Horto-Viveiro: Criação de um modelo para Educação Ambiental”
Claudio Cruz Silva1; Profª Drª Janie Garcia da Silva2; Fernanda Dutra2
1 C.E. Dr. Adino Xavier – São Gonçalo
2 LABORATÓRIO HORTO VIVEIRO – LAHVI - UFF
A preocupação em conscientizar a comunidade em geral, quanto à questão ambiental tem gerado bons frutos dentro do Laboratório Horto Viveiro (LAHVI). O projeto Trilha Ecológica no Laboratório Horto-Viveiro: Criação de um Modelo para Educação Ambiental veio contribuir no objetivo de promover os pressupostos da Educação Ambiental, pois os visitantes são orientados a perceberem o seu entorno, através da promoção de sinergia entre eles e o meio. Os participantes que fazem a trilha tem um perfil variado, indo desde crianças da educação infantil até o público da terceira idade. Uma das etapas do trabalho consistiu na elaboração placas de identificação das espécies de vegetais existentes no LAHVI, pois a identificação e localização destas espécies facilitaram no percurso da trilha ecológica e favorecendo assim, a dinâmica da atividade.Partindo do princípio do conhecer para preservar, o LAHVI busca com este projeto, integrar a comunidade acadêmica e também a externa a UFF, formando multiplicadores de opinião, através da conscientização da importância do meio ambiente para nossa sobrevivência. Este trabalho, procura ressaltar a valorização e preservação do meio ambiente e estimular a percepção ambiental do visitante, dentro de uma área de16 ha, que conjuga o Morro do Gragoatá e as dependências do LAHVI.
O estágio de Botânica está me proporcionando a oportunidade tão desejada de apreender sobre assuntos que para mim eram distantes, procuro aproveitar e absorver o máximo de conhecimento que me é oferecido, pois sei que eles me darão uma visão mais ampla sobre a intricada relação que há entre o homem e a natureza.

UFRJ

“Informatização do Herbário RFA”.

Jéssica Fernandes Martins Costa1, Vanessa Aires de Souza1a, Jorginaldo William de Oliveira4,6, Rafaela Oliveira deSiqueira5, Rosana Conrado Lopes 2,3,6.
1 I S E R J , 1a C.E. Amaro Cavancanti - Rio
2 Curador
3 Pesquisador;
4 Técnico de Herbário
6 Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, UFRJ, RJ, Brasil (rosana@biologia.ufrj.br)B
Em 1954, o Prof. Paulo Occhioni, da UFRJ, iniciou a coleção do Herbário RFA e procurou introduzir nesta uma metodologia de organização moderna, cientificamente estruturada para atender ao ensino e à pesquisa. A atual Curadora Dra. Rosana C. Lopes, dando continuidade a este processo, credenciou o Herbário como Fiel Depositário de amostras de componentes do patrimônio genético, e também começou o processo de informatização graças ao Edital do Cnpq, que proporcionou a compra do servidor, e à Faperj, que concedeu bolsas através do Programa Jovens Talentos da Ciência, e verba através de projeto APQ4. No primeiro semestre de 2006, iniciou a informatização da coleção botânica através de inclusões dos dados contidos nas exsicatas em um banco de dados (Programa BRAHMS – Botanical Research and Herbarium Management System) que dará acesso instantâneo às informações sobre a coleção. A metodologia empregada para a realização deste trabalho segue as seguintes etapas: Limpeza e remontagem do material (quando necessário), digitalização das etiquetas das exsicatas no banco de dados, atualização nomeclatural e posteriormente a digitalização do material botânico em um scanner A3. Antes do retorno ao armário, todo o material passa por um processo de descontaminação. Atualmente o Herbário RFA possui um acervo com 32.000 exemplares registrados, além de 2456 Fungos, 679 Liquens e aproximadamente 10.000 exemplares de Algas que estão sendo introduzidos. Acredita-se que no prazo máximo de 2 anos toda coleção tenha sido informatizada, e os dados liberados para o público através da Internet. (CNPq, FAPERJ).

“Manutenção de Caenorhabditis elegans em laboratório”
Natasha Fernandes Muniz1, Reinalda Marisa Lanfredi2, Débora Henrique da Silva Anjos2
1 C. E. Júlia Kubistcheck - Rio
2 Laboratório de Biologia de Helmintos Otto Wucherer/ IBCCF/ CCS/ UFRJ- Rio de Janeiro
Caenorhabditis elegans é um nematóide de vida livre encontrado no solo encontrado no solo em diversas regiões do mundo se alimentando de microrganismos. O ambiente natural para seu desenvolvimento precisa ser úmido, com temperatura média de 25ºC, solo bem oxigenado e com microrganismos. Em laboratório, Caenorhabditis elegans é facilmente cultivado e mantido em meio NG, contendo como fonte de alimento, bactéria Escherischia coli (Na22), a temperatura constante de 20ºC. A manutenção deste nematóide em laboratório favorece o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa, contribuindo de forma significativa para a ampliação do conhecimento bioquímico, genético, ultraestrutural de nematóides parasitas, devido a sua semelhança aos nematóides parasitas. Para a manutenção de C. elegans foi utilizado placas de Petri de vidro, contendo meio NG estéril, semeadas com Escherischia coli (Na22). Todo o processo, desde o plaqueamento dos meios até o repique de Escherischia coli e Caenorhabditis elegans, foi realizado em ambiente estéril (fluxo). A população adulta de C. elegans foi observada de 3 à 4 dias, após o repique de uma única forma em placas contendo meio NG, com E. coli. O tamanho da população hermafrodita adulta varia de acordo com a disponibilidade de alimento.

UFRRJ
“Anatomia de Monocotiledôneas: - estudo da epiderme”
Thuany de Araújo Chaves1, Alini de Souza Mouta1, Doria Maria Saiter Gomes2
1Escola Estadual Ciep-156 Dr.Albert Sabin - Seropédica-RJ
2Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, UFRuralRJ.
As monocotiledôneas constituem um táxon com cerca de 52.000 espécies, distribuídas em 66 famílias e 19 ordens, representando cerca de 22% do total das Angiospermas. Caracterizam-se por apresentarem sementes com um cotilédone, folhas com venação paralelinérvea, flores trímeras e raízes fasciculadas. São plantas de portes variados, compreendendo desde ervas até epífitas ou trepadeiras. Dentre as numerosas famílias de monocotiledôneas, destacam-se: Orchidaceae (baunilha),:Poaceae (milho, trigo, cana-de-açúcar), Musaceae (banana), Cyperaceae (tiririca, papiro), Bromeliaceae (abacaxi), Araceae (comigo-niguém-pode), Dracaenaceae (espada-de-São Jorge) e Arecaceae (coco). A epiderme é o tecido mais externo dos órgãos vegetais em estrutura primária, e seus caracteres têm se mostrado úteis na delimitação de algumas espécies. Para o estudo da epiderme em vista frontal, foram retirados pequenos retângulos da folha de diversas espécies de monocotiledôneas, procedendo-se a dissociação pelo método de Occhioni (1948), que consiste em ferver os fragmentos em uma solução de ácido nítrico e água, na proporção de 1:3, até que as epidermes se destaquem. Após dissociadas, as epidermes foram coradas com safranina aquosa1%, montadas entre lâmina e lamínula com glicerina 50%, e lutadas com esmalte incolor. Em seguida, as epidermes foram observadas, descritas e fotografadas ao microscópio Óptico Olympus CH30, visando contribuir para o melhor conhecimento deste importante grupo vegetal.

“Árvores das vias públicas do bairro de Boa Esperança, Município de Seropédica,RJ”
Jéssica Natascha de Oliveira 1 & Maria Verônica L. Pereira-Moura2
1 Escola Estadual Professor Waldemar Raythe, Seropédica, RJ
2 Profª. Adjunto do Departamento de Botânica, Instituto de Biologia - UFRRJ
O estudo foi realizado no município de Seropédica, localizado na Baixada Fluminense, possuindo uma área de 268,20 Km2, com uma cobertura vegetal bastante degradada em face da ocupação desordenada do solo, principalmente nas encostas dos morros que o circundam. O presente trabalho teve como objetivo realizar o levantamento das espécies arbóreas existentes nas vias públicas do bairro de Boa Esperança contribuindo para o conhecimento, observação e divulgação da flora local. Realizaram-se coletas dos materiais botânicos no campo com flor e/ou fruto, com periodicidade regular durante 15 meses. Todo o material coletado foi herborizado seguindo as técnicas usuais em herborização e posteriormente incorporado ao acervo da coleção do Herbário do Departamento de Botânica (RBR). As espécies foram identificadas utilizando-se bibliografias especializadas e através de comparações com exemplares depositadas no Herbário RBR. Após estes procedimentos, foram realizadas pesquisas bibliográficas, buscando informações sobre nomes populares, características morfológicas, distribuição geográfica e importância econômica de cada espécie. Foram coletadas 25 espécies pertencentes a 19 famílias botânicas. Dentre o material coletado, as famílias mais representativas em número de espécies foram: Anacardiaceae e Myrtaceae com 03 espécies.

USS
“Levantamento Etnobotânico – Uso das Plantas Medicinais no bairro Matadouro, município de Vassouras, RJ”.
Diana de Mello Vascolcellos1, Marene Marchi2
1 C.E. Santa Rita - Vassouras
2 USS
O objetivo dessa pesquisa foi realizar um levantamento etnobotânico com relação ao uso das plantas medicinais pelos moradores do bairro Matadouro, município de Vassouras, região Centro Sul Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Foram entrevistadas 50 pessoas através da aplicação de um questionário que continha perguntas de ordem sócio-cultural, assim como do uso das plantas medicinais. Como resultado da pesquisa foram mencionadas 40 plantas utilizadas como medicinais, pela comunidade, através do seu nome vulgar. Destas somente 17 espécies foram coletadas com flores e posteriormente identificadas e incluídas no Herbário VSS, da Universidade Severino Sombra, em Vassouras. Com relação ao uso das plantas medicinais na região estudada, as mais utilizadas por esses moradores são o boldo, incluindo duas espécies diferentes para o mesmo nome vulgar e a alfavaca. De todas as plantas mencionadas pela comunidade analisada, a maioria é utilizada quando se está com gripe, problemas de estômago e fígado, assim como calmante. As partes das plantas que são mais utilizadas são as folhas e as flores e o modo de preparo é o chá, por infusão ou por decocção. Por outro lado, a maioria dos entrevistados que fazem uso das plantas medicinais são do sexo feminino, entre 46 e 55 anos, da raça branca e casados, e o nível de escolaridade da maioria dos entrevistados (30%) é de até a 8ª série, ou seja, poucos concluíram o Ensino Fundamental. A partir daí pode-se perceber que o uso de plantas medicinais nesse bairro é bastante comum, porém pode ser melhor difundido e para isso se recomenda a elaboração de um folheto educativo, ilustrando e indicando os melhores usos e formas de preparação das plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade estudada.

UNIRIO
“Laminário Didático da Disciplina Anatomia Vegetal – UNIRIO”
Érica dos Santos Rodrigues1, Rosani do Carmo de Oliveira Arruda2
1 I S E R J - Rio
2 Departamento de Botânica -UNIRIO
O pleno conhecimento do corpo de um vegetal, no nível da morfologia externa ou interna, requer o preparo do material botânico por meio de técnicas adequadas para visualização e destaque das estruturas a serem analisadas. Dessa forma, para a perfeita compreensão e aprendizado da disciplina Anatomia Vegetal, por exemplo, torna-se imprescindível o preparo de um laminário de materiais didáticos já selecionados para o estudo das células, tecidos ou órgãos. Para o desenvolvimento do projeto intitulado “Laminário didático de Anatomia Vegetal” estão sendo preparadas lâminas de diversos materiais que incluem plantas importantes na nossa alimentação, plantas medicinais, espécies ocorrentes em diversos ambientes (aquáticas, mesófitas, xerófitas, de restingas ou matas, entre outras) e plantas já consagradas no estudo da Anatomia Vegetal, mesmo exóticas, por apresentarem estruturas peculiares. Após os procedimentos iniciais para coleta e fixação, o material botânico é cortado pelas técnicas à mão livre, com uso de lâmina de barbear (tipo gilete), ou preparado para a confecção de lâminas permanentes a partir de partes infiltradas em parafina empregando-se metodologias tradicionais. Ao término dos processos de corte, as lâminas são coradas, vedadas e etiquetadas. Tecidos também podem ser preparados pelas técnicas de maceração para visualização de epidermes ou células isoladas. Outras atividades são importantes na rotina do laboratório de Anatomia Vegetal, tais como, a organização constante do Laminário; etiquetagem, remontagem e limpeza de lâminas; lavagem de vidrarias; preparação e reposição de reagentes, corantes e outras soluções.


CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL – DPTE – Ministério do Exército

“Trilha Ecológica numa perspectiva interdisciplinar: uma ferramenta de aprendizagem para a Educação Ambiental de alunos da rede pública”
1CAp – UERJ Camila Stembrock Pereira1; Gabriel Melo Mota Salazar1; José Alves de Oliveira Júnior1; Ranna Rannusi Rodrigues Silva1; Renata Barros de Santana1, Márcia Rejane Riccioni de Melos2
2 CEP – Centro de Estudos de Pessoal – DPTE

O projeto teve como objetivo, contribuir para a formação de alunos da 5ª série do ensino fundamental através do desenvolvimento da educação ambiental. As atividades foram desenvolvidas na Área de Proteção Ambiental do Leme - RJ, local que da acesso ao Forte Duque de Caxias.
Para a realização do projeto foram feitas reuniões com intuito de refletir sobre educação ambiental e interdisciplinaridade, e para isso, utilizou-se de textos como: Carta de Belgrado, Tratado de Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, entre outros documentos. A partir desses estudos iniciou-se pesquisas visando a formação de oficinas, dinâmicas e questionários de pesquisa. Foi construída uma teia do conhecimento multidisciplinar, utilizando os livros da 5ª série. Na formação da trilha, a Área de Proteção Ambiental foi visitada para a identificação de pontos a serem abordados com os alunos.
A Escola Municipal Tomás de Aquino foi convidada a participar do projeto. Foi realizado um questionário para avaliar o grau de conscientização ambiental/ecológica e, neste mesmo encontro, os alunos foram convidados a participar da trilha. Durante a caminhada pela trilha, a turma foi dividida em dois grupos, cada um com três estagiários e uma professora. Durante a caminhada foi verificado o interesse dos alunos pelos animais e vegetais da região, a partir de uma gincana que englobou perguntas ao longo do percurso e a procura de determinadas espécies e de áreas reflorestadas. Apesar de muitos deles já conhecerem a trilha, verificou-se que a atividade desenvolvida foi de fundamental importância para a percepção do ambiente, natural e equilibrado. Duas mudas de árvores foram plantadas pelos grupos, simbolizando a preocupação da recomposição do ambiente degradado. Algumas perguntas também foram feitas para avaliação do encontro. A professora acompanhante manifestou desejo de continuar o projeto no próximo ano, pois percebeu o interesse de seus alunos.
Conclui-se que, a atividade foi de extrema importância para a continuação de um projeto de educação ambiental baseado na interdisciplinaridade com alunos da rede pública de ensino, visando o contato direto com a natureza, pois acreditamos que a preservação ambiental configura-se como postura essencial a ser tomada por cada cidadão, sendo somente possível diante do respeito pelo meio ambiente. Para isso é fundamental que seja desenvolvido o conhecimento individual acerca do ambiente, proporcionando a conscientização necessária.

EDUCAÇÃO

Universidade Católica de Petrópolis - UCP – Petrópolis
“A Educação a Distância na UCP: definindo seu referencial teórico”
Elizabeth Braga dos Passos1, Daiane Lucino Raimundo1, Ligia Silva Leite2
1 C.E. Irmã Cecília Jardim – Petrópolis
2 UCP
A pesquisa tem como objetivo investigar o referencial teórico da Educação a Distância (EAD) de modo a fornecer subsídios teóricos para o projeto de EAD em desenvolvimento na Universidade Católica de Petrópolis por professores da Instituição em cursos de graduação. A equipe tem focalizado sua atenção na estruturação, ampliação e aprofundamento do referencial teórico desta modalidade educativa, investigando na literatura teórica nacional e estrangeira informações atualizadas relativas às categorias identificadas neste estudo que são: conceitos, modalidades, artigos, avaliação, tecnologias utilizadas, interatividade (professor x aluno, aluno x aluno, aluno x conteúdo, aluno x tecnologia), equipes multidisciplinares, preparação e capacitação de professores, implementação e gestão de iniciativas de EAD. Todas as categorias pesquisadas têm como principal referencial teórico a cibercultura, que busca compreender os principais movimentos da cultura contemporânea considerando o intenso e rápido fluxo de informações que circula nas redes constituídas pelos diferentes grupos sociais. A pesquisa tem cunho exploratório no sentido de buscar fundamentação teórica na literatura impressa e eletrônica delineando a fundamentação teórica para o projeto de EAD-UCP. Os procedimentos metodológicos abrangem: pesquisa bibliográfica, em livros e periódicos impressos, pesquisa on-line, incluindo universidades que utilizam Educação a Distância - EAD. A literatura pesquisada tem sido debatida pelo grupo de pesquisa de EAD de modo a esclarecer dúvidas, sistematizar as informações que possam vir a ser integradas ao projeto de EAD-UCP e manter o referencial teórico atualizado. A literatura pesquisada é numerosa e até o presente momento foram selecionados 50 estudos relacionados às categorias da pesquisa. O grupo de pesquisa está também construindo um banco de dados sobre EAD composto de três vertentes: artigos pesquisados, livros pesquisados e sites pesquisados. Pretende-se disponibilizar este banco de dados para a comunidade da UCP com o intuito de auxiliar na construção do projeto EAD-UCP. O projeto está em andamento.

USS
“Superando limites de construindo possibilidades : a escola no contexto social”
Talita Teixeira Nascimento¹, Nariane A Faustino da Silva¹ Tânia Maria Machado Pinto²
¹ I.E. Thiago Costa - Vassouras
² USS
Um dos caminhos a ser trilhado pela escola na busca da qualidade e da eficiência dos processos educativos está à compreensão dos significados apresentados pelas legislações, pela caracterização da comunidade social e educativa, pela filosofia didático-pedagógica da instituição, pelas parcerias com organizações governamentais e não governamentais e, sobretudo pelas ações e reações desencadeadas e vivenciadas em sociedade. Nesse sentido são enormes as expectativas com relação ao papel e à contribuição da educação, pois ela deverá voltar-se para metodologias capazes de oferecer alternativas interpretativas e envolventes, interagindo com os olhares críticos dos sujeitos numa ação intersubjetiva e de razão comunicativa. A pesquisa “Superando limites e construindo possibilidades: a escola no contexto social”, em andamento tem o propósito analisar as implicações das propostas contemporâneas para a educação nacional voltada a articulação com os processos sociais, suas interferências e transformações. Como estão sendo entendidas, interpretadas e efetivadas no cotidiano das escolas envolvendo suas respectivas comunidades e as mudanças de paradigmas provocadas através dessa nova relação social. Neste contexto estamos envolvendo os fatores sociológicos, antropológicos e educacionais na dinâmica cultural e política na cidade de Vassouras.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Instituto Virtual do Esporte – IVE / UFF
“Mapeamento das instalações esportivas da Cidade do Rio de Janeiro”
Carolina Alessandra Rodrigues1,Danilo de Oliveira Pereira1, Kamila Pinheiro Queiroz1,Karoline Costa Pereira1, Diego Santos de Mello1,Renata Tem Tem1, Gustavo Ramos dos Santos2, Luis Guilherme Almeida Bandeira de Menezes2, Guilherme Ripoll de Carvalho3
1 Colégio Estadual Julia Kubitschek - Rio
2 Bolsistas de Geografia da UFF
3 UFF
Nos espaços da cidade e no cotidiano das pessoas o esporte encontra formas variadas de existência e manifestação. Além disso, os sentidos e práticas sociais produzidos ao seu redor não podem ser negligenciados. Levantar a situação atual e o potencial de desenvolvimento esportivo da cidade do Rio de Janeiro a partir dos locais já existentes para a prática esportiva (escolas, universidades, praças, clubes e etc), identificando os significados destes equipamentos para a população e suas necessidade básicas de manutenção, se faz um ponto de fundamental importância para o desenvolvimento constante de políticas públicas que priorizem a formação juvenil através do esporte.
No início de 2004, foi criado na cidade do Rio de Janeiro, pelo Prof. Dr. Victor Andrade de Melo, o Instituto Virtual do Esporte (IVE), sediado no Centro de Memórias da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano de 2006 a coordenação do IVE ficou sob a responsabilidade do GEF-UFF, tendo como novo coordenador o Prof. Dr. Edmundo de Drummond Alves Jr.Dentre os inúmeros projetos do IVE encontra-se o “Mapeamento das Instalações Esportivas da Cidade do Rio de Janeiro”. Projeto este baseado em trabalho similar realizado na Cidade do Porto, Portugal, durante o período de 2000 a 2002, intitulado “Carta Desportiva Municipal”, tendo o professor Guilherme Ripoll de Carvalho como co-autor.
Objetivos e Metodologia
Podemos destacar como objetivos:
Dar conhecimento, com detalhes, do número de instalações construídas e respectivas superfícies;
Constatar a oferta do número de instalações e da superfície útil por tipologia, por categoria, por bairro e por habitante;
Detectar as eventuais carências em cada bairro, como também, viabilizar uma melhor gestão e aproveitamento das instalações já existentes com torneios, eventos intercolegiais, projetos sociais, etc.
Serão contabilizadas e avaliadas as instalações esportivas segundo suas categorias: Militar, Associativa, Pública Municipal, Pública Estadual, Pública Federal, Escolar Privada e Escolar Pública.


ENGENHARIA

UENF
“Interconectores Cerâmicos para Pilhas a Combustível de Óxido Sólido”
Paulo Afonso dos Santos Menezes1, Wandencarlos Gomes Viana1, Alzimar Fernandes Gomes1, Herval Ramos Paes Junior2
1 ETE João Barcelos Martins – Campos dos Goytacazes
2LAMAV/CCT/UENF
Filmes de cromita de lantânio (LaCrO3) intrínsecos e dopados com Ca foram depositados sobre substratos de aço inox ferrítico 444 por spray-pirólise visando sua aplicação como interconectores em pilhas a combustível de óxido sólido para operação em temperaturas intermediárias (PaCOS-TI). Os substratos foram previamente preparados metalograficamente, passando por etapas de corte, lixamento, polimento e limpeza ultrasônica, com análise do acabamento superficial em um microscópio ótico. A caracterização elétrica dos filmes tratados termicamente em um forno mufla a 1000 oC durante 120 minutos mostrou o comportamento exibido pelos semicondutores com a elevação da condutividade elétrica com o aumento da temperatura de medida. Os filmes dopados com cálcio em concentrações até 20 %at. apresentaram condutividade elétrica superior a do filme intrínseco.

Universidade Católica de Petrópolis - UCP – Petrópolis

“Aplicações do transistor trabalhando fora da região linear”
Natalia Roberta L. Costa1, Johnderson Nogueira de Carvalho1
1 E.E. Irmã Cecília Jardim – Petrópolis
2 Engenharia Eletrônica – UCP
O transistor tem como principal aplicação à amplificação de sinais, onde o desempenho deste componente vai depender diretamente das suas características construtivas e de polarização. Para tanto, trabalhamos na maioria dos projetos na sua região linear. O objetivo deste trabalho é explorar as regiões de corte e saturação deste dispositivo e apresentar suas aplicações.


USS – Vassouras

“Conhecendo os fundamentos da termografia aplicada à manutenção preditiva”
Aline Cesário Vieira1 , Carlos Jesivan2
1 C.E.Ministro Raul Fernandes – Vassouras
2 USS
Manutenção Preditiva é uma técnica de manutenção normalmente empregada para
verificar o estado de equipamentos sem precisar interromper o seu funcionamento, diagnosticando pontos peças e partes com anormalidade de funcionamento e permitindo saber prever o tempo em que deverá ser feita a parada para substituição de peças que corrijam o problema. Uma das técnicas mais empregadas para isto é a Termografia Infravermelho, que detecta pontos que estejam aquecidos fora das condições normais indicando possíveis problemas que já estão ocorrendo ou poderão ocorrer em breve. O equipamento empregado para tal é a Câmera Térmica, que funciona de forma semelhante a uma filmadora de vídeo comum. Este câmera recebe a radiação infravermelho em um sistema de lentes objetivas, vinda do equipamento sob análise, a conduz a um detector de Infravermelho, que por sua vez produz uma corrente elétrica de valor proporcional ao calor detectado. Esta corrente permitirá a formação de imagem visível ao olho humano, em geral colorida, mostrada em um “display” (monitor de vídeo) onde os valores de temperatura da peça ou equipamento sob analise correspondem a cores diferentes mostradas na imagem. Neste trabalho serão apresentados os principais fundamentos envolvidos neste processo de detecção de infravermelho pela câmera térmica e algumas das principais aplicações
desta técnica de manutenção.


FARMÁCIA

USS
“Consumo de Plantas como medicamentos: pouco conhecimento e grande utilização.”
Annelise Frazão Nunes¹ a, Aline Aparecida Pina Gomes¹ b; Luciana Cristina Figueira Lavinas¹ b, Tatiane Monsores da Silva¹ b, Hedilene Cristina Moreira Santos¹; Mônica Arantes Moreira¹; Jose Liporage Teixeira3, Roberta Olmo Pinheiro3 e Gilberto M. Sperandio da Silva2,3
¹a C.E.Santa Rita, ¹b C.E.Ministro Raul Fernandesa – Vassouras
2USS/
3Fiocruz – (gilberto@ipec.fiocruz.br, gilbertomarcelo@yahoo.com.br
Há muito o homem utiliza as plantas com atividade medicinal. No entanto, muitas das plantas que são utilizadas pela população não possuem comprovação cientifica da sua propriedade medicinal. Deste modo, este trabalho tem como objetivo determinar quais são os hábitos de consumo de plantas medicinais pela população do município de Vassouras (RJ), de modo a lançarmos estratégias que contribuam para o seu uso racional. Material e Métodos: No período de outubro/2004 a agosto/2006 foi feito um levantamento através de questionários, semi-abertos, de auto - preenchimento, sem identificação. O questionário continha 20 questões sobre o padrão do uso de plantas medicinais pela população e foi distribuído para a população do município, aleatoriamente, através de abordagem direta dos alunos do projeto. Os participantes assinaram termo de consentimento previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Severino Sombra. Foram coletados 495 questionários, dos quais 247 foram distribuídos na área considerada urbana e 248 foram distribuídos para áreas mais afastadas do centro (área rural).
Resultados: Foram analisados 495 questionários, sendo na área urbana 46% do sexo feminino e 54% do sexo masculino, já na área rural tivemos 61,7% do sexo feminino e 38,3% do sexo masculino. Destes, 56,9% na área urbana e 45,2% na área Rural estavam na faixa etária de 18-35 anos. Com relação ao conhecimento sobre o assunto, 67,7% dos entrevistados na área Urbana e 43,5 % na área Rural alegaram ter pouco conhecimento sobre o assunto. Entretanto, com relação ao uso de plantas medicinais, 53,2% na área Rural e 43,5% na área Urbana afirmaram recorrer às plantas medicinais como medicamentos. Dentre os entrevistados, um elevado percentual afirmou não conhecer as espécies corretamente, e isso pode expô-los a riscos como o de intoxicações, pelo uso inadequado de plantas tóxicas.


FÍSICA

UFRJ
“Estudo do poder de frenamento de particulas alfa no ar’
Rafael de Almeida Gomes1, Debora A. Sinflorio 2, Antonio Carlos Fontes dos Santos3
1 C. E. Pedro Álvares Cabral - Rio
2 I S E R J - Rio
3 Instituto de Física - UFRJ
Partículas carregadas perdem sua energia de modo distinto das partículas não carregadas (raios x, gama, ou neutrons). Um fóton ou nêutron incidindo na matéria pode atravessa-la sem interagir, e conseqüentemente, sem perder energia. Ou pode ainda interagir e assim perder sua energia em uma ou poucas colisões. Uma partículas carregada, por outro lado, esta envolvida pelo seu campo de força Coulombiano, interage com um ou mais elétrons ou com o núcleo de virtualmente todo átomo ou molécula que encontra. A maioria destas interações transferem individualmente somente uma pequena fração da energia da partícula incidente, sendo conveniente pensar como uma partícula que perde sua energia cinética gradualmente em processo tipo fricção (atrito). A probabilidade de uma partícula carregada passar pela matéria sem interagir é desprezível. Uma partícula carregada de 1 MeV colide tipicamente 105 vezes antes de perder toda a sua energia. De um ponto de vista estocástico é impossível prever mesmo que grosseiramente, o alcance de um fóton ou nêutron na matéria, uma vez apenas uma ou poucas colisões são necessárias para dissipar toda a sua energia. As partículas carregadas por outro lado, podem ser aproximadamente caracterizadas por um alcance médio para um dado tipo de partícula e energia, em um meio especifico. Quando um íon atravessa um meio,seja gasoso ou sólido, vários fenômenos podem ocorrer, levando à perda de energia. O íon pode simplesmente perturbar o equilíbrio eletrônico do meio, provocando excitações coletivas do meio causando excitações coletivas dos elétrons e dos núcleos. Poderá ainda causar modificações drásticas ao meio causando ionizações, deslocando átomos, reações químicas ou nucleares. No caso do projétil ser um íon atômico, este pode ainda capturar ou perder elétrons. Neste trabalho apresentamos o estudo da perda de energia de partículas alfa no ar.


UENF- Campos dos Goytacazes

“A vida das estrelas!”
Marcos Leandro da Silva Cordeiro1, Marília Paixão Linhares2
1 C.E. Nilo Peçanha – Campos dos Goytacazes
2 UENF
Este trabalho apresenta uma breve introdução sobre nascimento, vida e morte das estrelas, baseado no texto Evolução estelar, GREF. Todas as estrelas vão se tornar, um dia, gigantes vermelhas e, dependendo do seu tamanho, evoluem para anã negra, pulsar ou buraco negro. As estrelas comuns, como o nosso Sol, estão queimando hidrogênio do núcleo central. Quando a estrela passa a queimar combustível cada vez mais da região superficial, sua atmosfera aquece e se expande. É o início do fim.

“Uma proposta de um modelo didático para a apresentação do eletromagnetismo no ensino médio – Instalação residencial e equipamentos eletrônicos”
Daiana Cristina Rocha Alves1Marcelo de Oliveira Souza2
1 E.T.E João Barcelos Martins – Campos dos Goytacazes
2 UENF
Analisamos a instalação elétrica básica de uma residência da cidade de Campos dos Goytacazes, correspondendo a realidade da maior parte dos estudantes de escolas públicas do ensino médio. Os equipamentos eletro-eletrônicos presentes nessas residências também foram considerados. Com base nessa análise foi desenvolvido um modelo de uma residência em miniatura que permite a visualização das suas instalações elétricas básicas. Modelos que simulem o funcionamento de alguns equipamentos eletro-eletrônicos também foram desenvolvidos. Em paralelo foi desenvolvido material didático auxiliar para ser disponibilizado pela internet, com dados sobre os conceitos básicos de Física envolvidos em uma instalação elétrica residencial e no funcionamento de alguns equipamentos eletro-eletrônicos presentes nas residências dos estudantes.

“Uma análise didática de um sistema de distribuição elétrica e da estrutura de um transformador como ferramenta auxiliar para o ensino de Física.”
Franco Alonso de Faria Neto1 Marcelo de Oliveira Souza2
1 João Barcelos Martins – Campos dos Goytacazes
2 UENF
Analisamos o modo como ocorre a geração da energia elétrica e como é realizada a sua distribuição até chegar nas residências, com ênfase na análise do funcionamento dos transformadores de corrente alternada e de corrente contínua. Foram desenvolvidos dois pequenos modelos de baixo custo de transformadores para serem utilizados em escolas de ensino médio. Esses modelos, por terem objetivo pedagógico, permitem a visualização de detalhes de sua estrutura. Foi também elaborado material didático auxiliar para ser disponibilizado pela internet, com dados sobre os conceitos básicos de Física envolvidos na distribuição de energia elétrica e no funcionamento dos transformadores.

“Um modelo virtual de uma instalação elétrica residencial – desenvolvimento e análise.”
Cícero Vasconcelos Ferreira Lobo1, Marcelo Oliveira de Souza2
1 Liceu de Humanidades de Campos – Campos dos Goytacazes
2UENF
Foi desenvolvido um modelo virtual interativo de uma residência com equipamentos eletro-eletrônicos em seu interior. Esse modelo virtual permite que através da Internet possam ser obtidas informações sobre os conceitos básicos de eletromagnetismo envolvidos no funcionamento do equipamento selecionado, ou no acompanhamento da estrutura e do funcionamento de uma instalação elétrica residencial.


“Análise do deslocamento de fluidos no corpo humano.”
Suzane Conceição da Silva1, Marcelo de Oliveira Souza2
1 C.E Nilo Peçanha – Campos dos Goytacazes
2 UENF
Foi realizada uma análise da Física do sistema cardio-vascular, que é composto pelo sangue, vasos sangüíneos, e o coração. Desenvolvemos um modelo didático, com a utilização de material de baixo custo, que simula o funcionamento do sistema cardio-vascular. Usamos esse modelo como ponto de partida para a análise do escoamento de um fluido. O modelo permite a visualização dos conceitos de Física envolvidos quando algumas doenças cardiovasculares são analisadas.Desenvolvimento de um sistema de acompanhamento automático para um telescópio Newtoniano.

“Desenvolvimento de um sistema de acompanhamento automático para um telescópio Newtoniano”
Rony John Lima Lopes1, Marcelo de Oliveira Souza2
1 CALC – CEFET/CAMPOS – Campos dos Goytacazes
2 UENF
Foi desenvolvido um sistema de acompanhamento para o telescópio refletor do Observatório Jiri Vlcek O sistema de acompanhamento realiza os ajustes necessários para que seja possível realizar o acompanhamento do astro compensando o movimento de rotação da Terra. Foram realizados capturas de imagens celestes com o uso de uma ocular eletrônica.


“Um Sistema Didático Virtual para apresentação de conceitos básicos de Astrobiologia”
Raíssa Dansa Petretski1,Marcelo de Oliveira Souza2
1 CALC – CEFET/CAMPOS – Campos dos Goytacazes
2 UENF
Foi realizada a elaboração de material didático associado a teoria que tem maior aceitação em relação a formação do sistema solar. Em seqüência foram analisadas as hipóteses relativas ao surgimento da vida na Terra e sua evolução. Conceitos básicos de Física, Astronomia, Biologia e Geologia são apresentados à medida que o seu conhecimento for necessário para a compreensão das questões relativas a formação do sistema solar e do surgimento da vida na Terra forem sendo analisadas. O material didático elaborado pode ser acessado pela Internet.

“As partículas elementares, o Modelo Padrão e uma representação”
Getúlio da Silva Abreu1 e Marília Paixão Linhares2
1 E. T. E. João Barcelos Martins; Campos dos Goytacazes
2 LCFIS/CCT/UENF; Campos dos Goytacazes (paixaoli@uenf.br)
Quantas e quais são as partículas elementares que compõem a matéria observada no nosso universo? Esta pergunta está respondida no livro “O discreto charme das partículas elementares”, de Maria Cristina Batoni Abdalla. Um mundo muito pequeno, quase imaginário, será mostrado nesse trabalho.Vamos confeccionar, em massa biscuit, as representações das partículas elementares organizadas de acordo com o Modelo Padrão.


“Partículas elementares - uma introdução ao modelo padrão”
Natália Beraldi Rosa1; Marília Paixão Linhares2
1Liceu de Humanidades de Campos – Campos dos Goytacazes
2Laboratório de Ciências Físicas / CCT / UENF - (paixaoli@uenf.br)
Uma breve introdução ao Modelo Padrão das partículas elementares será apresentada neste trabalho. Estamos elaborando um mapa conceitual com os principais conceitos envolvidos nos dois grandes grupos de partículas chamados férmions e bósons. Estes dois grupos estão relacionados com toda a matéria existente no universo e com as interações fundamentais, respectivamente. Acreditamos que a abordagem de assuntos atuais é relevante pois desperta o interesse pela compreensão dos fenômenos do nosso universo.

UFF
“Aprendendo Física na cozinha”
Lorrany Oliveira Silva1 Ruth Bruno2
1 C.E. Suely Motta Seixas – São Gonçalo
2 Instituto de Física / UFF
No seu dia-a-dia, um cozinheiro faz uso, mesmo sem saber, de uma variedade de técnicas e conhecimentos baseados em conceitos de Física e Química. Na Física, a Termodinâmica e a Mecânica de Fluidos, por exemplo, fornecem respostas para alguns fenômenos relacionados com a conservação e o preparo dos alimentos. O simples ato de ferver água ou fritar um ovo envolve uma série de fenômenos físicos e químicos de que a gente nem se dá conta. Observando as situações cotidianas que ocorrem a nossa volta, construímos um universo particular, de onde podemos extrair a motivação para aprender Ciência de forma lúdica, sem fórmulas ou princípios. Neste trabalho, discutiremos algumas questões citadas nas obras de This1 e Wolke2, entre as quais, por que o leite derrama, por que a gema cozinha depois da clara e como funciona o forno de microondas. Assim, numa linguagem de fácil compreensão, tentaremos mostrar como uma simples cozinha pode servir como um excelente e divertido laboratório científico.
1. Hervé This, Um cientista na Cozinha. São Paulo: Ática, 1996.
2. Robert L. Wolke, O que Einstein disse ao seu Cozinheiro – a Ciência na Cozinha. Jorge Zahar Editor, 2002.


“Entendendo a expansão do Universo”
José Clementino da Silva Filho1 Ruth Bruno2
1 C.E. Walter Orlandini – São Gonçalo
2 Instituto de Física- UFF
A Lei de Hubble, que relaciona a velocidade de afastamento de uma galáxia com a sua distância, descreve um Universo que se expande uniformemente. Além de servir como um teste para o Princípio Cosmológico, segundo o qual o Universo é homogêneo e isotrópico, esta lei é uma comprovação observacional da teoria do Big Bang. Mas o que significa a expansão do Universo? Neste trabalho pretendemos analisar o que é e quais são as conseqüências da expansão do Universo. Com este objetivo, construiremos um modelo usando material de baixo custo como elásticos, clips de papel e tiras de borracha, que nos ajudará a compreender como as galáxias se localizam no espaço e no tempo. Questões como o redshift, a idade do Universo e o local onde ocorreu o Big Bang poderão ser analisadas e respondidas de forma mais clara e objetiva.


GEOGRAFIA

UERJ – São Gonçalo

“Avaliação das propriedades Físicas e Mecânicas do Perfil de Alteração de Rocha Gnáissica no Campus da FFP-UERJ, São Gonçalo”
Elias, J. M. C.1, Souza, C. C.2, Bertolino, A V. F. A3, Bertolino, L.C.3, Moncada, M.P.H4
1 Colégio Estadual Sueli Motta Seixas – São Gonçalo
2 UERJ
3 UERJ/FFP
4 PUC-RIO
O presente estudo pretende avaliar os processos de formação de um perfil de alteração. A área de estudo tem o domínio litológico granítico-gnaisse e localiza-se na base do Morro do Patronato situado no município de São Gonçalo na Faculdade de Formação de Professores - UERJ. Segundo MADUREIRA (2006 apud SOUZA, 2006) o clima predominante nessa região é do tipo AW na classificação de Köppen, com estação chuvosa no verão. Para melhor interpretação foram coletados quatro blocos indeformados com diâmetros de 30X30 cm, em profundidades de 1,67 cm, 3,40 cm, 4,95 cm e 5,65 cm. A porosidade do solo foi determinada através do método da mesa de tensão (EMBRAPA, 1997). Através da lupa binocular e do difratômetro de raios X (DRX) da marca Siemens modelo D5000 com radiação CuKα, do Departamento de Metalurgia e Ciências dos Materiais PUC-RIO, foram determinadas as composições mineralógicas do perfil. Nas análises granulométricas se obteve quatro classes texturais, classificadas como franco-argiloso, franco argilo-arenoso, franco e franco-arenoso. As amostras apresentaram teores mais elevados de argila no Bloco I, e teores mais elevados de areia em maiores profundidades como foi comprovado na análise granulométrica no Bloco IV, onde seu percentual manteve valores entorno de 7 a 8. Os resultados de microporosidade, macroporosidade e porosidade total do Bloco I e II obtiveram valores idênticos. Os resultados mais elevados foram encontrados no Bloco III, seu percentual de porosidade total ficou entorno de 55 e 60, e os menores valores das análises foram encontradas no Bloco IV, onde sua porosidade total ficou entorno de 40 e 45, que relaciona-se com sua maior proximidade à rocha matriz. Ainda estão sendo realizadas análises para uma melhor compreensão da pedogênese desse sistema.


“Monitoramento do comportamento hidrológico durante o período chuvoso em solos com diferentes usos: Estação Experimental do DGEO/UERJ/FFP”
Bruna Reis da Silva1, Francisca Eryka Ribeiro da Costa1, Neiva Barbalho de Morais2, Ana Valéria Freire Allemão Bertolino3
1 C.E. Walter Orlandini – São Gonçalo
2Graduanda em Geografia/ Bolsista de IC UERJ
3Professor do Departamento de Geografia – FFP/UERJ.
O uso inadequado do solo vem promovendo a sua degradação, principalmente nas áreas urbanas onde a retirada da cobertura vegetal e a ocupação desordenada das encostas potencializam o seu processo erosivo. O tipo de cobertura vegetal é um fator importante na redução dos fatores erosivos naturais por proporcionarem maior resistência à ação desagregadora da água. A adoção de medidas preventivas e corretivas da erosão depende do entendimento correto dos processos relacionados com a dinâmica hídrica na matriz do solo. Desta forma o objetivo central do trabalho é avaliar o comportamento hidrológico em solos com diferentes usos no período chuvoso. O estudo foi realizado na Estação Experimental de Monitoramento de Erosão, localizada no Município de São Gonçalo no Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores. Para isso foram instaladas 06 baterias de tensiômetros de manômetros de mercúrio, totalizando 18 instrumentos, tendo sido distribuídas 02 baterias por cada sistema: SC (sem cobertura vegetal) , GR (gramínea do tipo Braquiária decumbens Staf) e LEG (leguminosa tipo Arachis Pintoi), nas profundidades de 15, 30 e 80 cm, parte alta e baixa da parcela. Os resultados obtidos, neste estudo, mostram que os menores valores foram registrados na parcela Leg apresentando um valor de –39,73 no dia 09/03, para o mesmo período as parcelas GR e SC atingiram, respectivamente, os mínimos de –22,53 (27/01) e –9,05 (26,01); indicando, desta forma, que o sistema Leg apresenta maiores sucções.


“Monitoramento dos Processos Erosivose Hidrológicos na Estação Experimetal do Departamento de Geografia/Ffp”
João Gabriel V. Nascimento1, Luciana Gomes Lima2, Jurandir Costa Filho3, Luiz Carlos Bertolino3
1 C.E. Walter Orlandini – São Gonçalo
2Graduanda em Geografia/ Bolsista de EIC UERJ
3Técnico em Meteorologia Lab. de Geociências - FFP/UERJ
4Professor do Departamento de Geografia – FFP/UERJ
A erosão é um fenômeno natural que ocorre na superfície terrestre, modificando o relevo. Entre as propriedades do solo que afetam a erosão pode-se destacar: textura, densidade aparente, porosidade (GUERRA, 2001). As erosões nas áreas urbanas normalmente estão associadas à falta de um planejamento adequado que considere as particularidades do meio físico, o crescimento populacional urbano e a ocupação mais intensa dos terrenos em áreas de risco. O estudo foi desenvolvido na Estação Experimental do Departamento de Geografia da UERJ/FFP, no município de São Gonçalo (RJ). A área escolhida localiza-se no Morro do Patronato que possui uma formação gnáissica. Foram coletadas duas amostras na parcela com gramíneas (GR) e duas na parcela sem cobertura (SC), em duas profundidades: 0-10 e 10-15 cm, na parte alta da encosta. As amostras foram triadas segundo a metodologia da EMBRAPA (1997). Os resultados obtidos na classificação textural se mostraram, em ambas as parcela (GR e SC) e profundidades, como franco siltoso. Os dados de densidade aparente (dap) foram mais favoráveis na parcela com GR em detrimento da parcela de SC. O mesmo se configurou na porosidade total (Pt). Dessa forma, o estudo aponta a importância da cobertura vegetal na manutenção das propriedades do sistema, auxiliando na redução das taxas de erosão.

“Avaliação dos dados meteorológicos da Estação Climatológica Experimental do Departamento de Geografia FFP – UERJ”
Rafael Oliveira da Silva1, Jaqueline Costa Silva2, Jurandir Costa Filho2, Luiz Carlos Bertolino2
1 C.E. Walter Orlandini – São Gonçalo
2 Departamento de Geografia da FFP – UERJ
A estação meteorológica é o local onde ficam abrigados os instrumentos que medem os elementos do clima, tais como a temperatura do ar, taxas de evaporação, taxas de insolação, nebulosidade, índices pluviométricos, entre outros. A sua importância se dá, pois ela permite compreender as variações dos parâmetros climatológicos da área de alcance da estação.O trabalho foi desenvolvido na Estação Climatológica Experimental do Departamento de Geografia da FFP/UERJ localizada no campus da faculdade. A estação sta localizada na vertente noroeste do Morro do Patronato. Na estação é feita a medição dos seguintes instrumentos: termômetro de máxima, mínima, seco úmido, geotermômetros( nas profundidades de 11, 21 e 31 cm), heliógrafo, pluviômetro, pluviógrafo, tanque de evaporação, anemômetro, barômetro e evaporímetro de piche.As observações meteorológicas são feitas de forma manual, sendo realizada diariamente no horário de 09:00h e possui como finalidade permitir a previsão e a compreensão das mudanças de tempo que estão ocorrendo na sua área de abrangência.Segundo os dados da estação o clima da região é do tipo AW na classificação de Köppen. O período mais seco ocorre entre os meses de maio e outubro com totais pluviométricos mensais inferiores a 100mm. A estação chuvosa acontece entre os meses de novembro e abril com totais pluviométricos superiores a 100mm.


"A problemática da infra-estrutura básica – saneamento e lixo em contextos metropolitanos brasileiros”
Joyce Lopes Guimarães1, Vanessa Gomes Silveira1, Valmir da Silva Bastos2, Fabio Ferraz Pires2, Felippe Andrade Rainha3, Rita de Cássia Ribeiro da Silveira4, Catia Antonia da Silva5.
1 C.E. Suely Motta Seixas – São Gonçalo
2 Bolsista Iniciação à Docência – UERJ, 3 Bolsista PIBIC-CNPq, 4 Bolsista PROATEC
5 Coordenadora do LEME – FFP – UERJ
A problemática da exclusão social é,amplamente, refletida no Brasil, ao mesmo tempo, que se reconhece a complexidade de sua natureza, bem como a dificuldade de sua superação. Ao compreender a modernização excludente e as desiguais formas de acesso à infra-estrutura urbana nos espaços metropolitanos brasileiros, torna-se mais evidente a dimensão de exclusão social e a maneira como o trato da natureza foram abandonados dos projetos de investimento em saneamento básico no país. O presente trabalho busca apresentar um quadro da configuração da infra-estrutura abastecimento de água e esgotamento sanitário e destino do lixo, analisando, comparativamente, algumas metrópoles do país. Trata-se da apresentação da publicação “Atlas das Regiões metropolitanas brasileiras. Volume 2: Condições de infra-estrutura dos domicílios. São Gonçalo: Editora da FFP/UERJ, 2006. CDROM. Coordenado pela professora Catia Antonia da Silva.


“Trabalho e qualificação profissional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Em busca da compreensão da relação entre contextos socioespaciais metropolitanos, conhecimento e estratégias de sobrevivência”
Leonardo Coutinho Lourenço1, Maikon Delço Barbosa1, Felippe Andrade Rainha2, Priscila Chiappini Bastos2, Tamara de Oliveira Silva3, Rita de Cássia Ribeiro da Silveira4, Maíra Vieira do Vale5, Catia Antonia da Silva6
1 C.E.Walter Orlandini – São Gonçalo
2 Bolsista PIBIC-CNPq, 3 Bolsista UERJ- EIC/FFP/LEME, 4 Bolsista PROATEC
5 Bolsista Estágio Interno Complementar–UERJ
6 Coordenadora do LEME - FFP - UERJ
A problemática do trabalho é complexa, tem-se questões referentes à dinâmica dos postos de trabalho que mais cresceram e os que mais diminuíram. Estas questões estão ligadas a crise da economia vivida a partir dos anos 1990 em que a metrópole do rio de Janeiro passa por processo profundo de reestruturação econômica e desemprego. Como conseqüência nota-se a consolidação da economia informal, não simplesmente como trampolim, mas como arte de viver, já incorporando gerações que reconhecem no comércio informal ou na pesca artesanal formas de trabalho e renda. Diante disso, diversas problemáticas emergem: o crescimento do número de mulher no trabalho e a ampliação de doenças advindas do exercício do trabalho e da manipulação de substancias químicas. A equipe estará expondo resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto, apresentando mapas, tabelas, banco de fotos e análises sobre a problemática do trabalho na metrópole do Rio de Janeiro.


HISTÓRIA

UENF

“Patrimônio Cultural: aprendendo a conhecer. Proposta para uma ação de Educação Patrimonial”
Jaqueline Maria de Oliveira1, Simonne Teixeira2
1 C.E.Nilo Peçanha – Campos dos Goytacazes
2 Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico – UENF

O trabalho desenvolvido tem por objetivo dar suporte ao Projeto de Extensão em Educação Patrimonial. Durante este período participei de leituras e discussões de textos junto à equipe da Officina que permitem o aprofundamento conceitual dos temas relacionados ao Patrimônio Cultural. Paralelamente iniciei a implantação das referências bibliográficas referente aos livros que se encontram na Officina no “site” LibraryThing. Este “site” funciona como um catálogo virtual que pode ser acessado a qualquer momento pelos usuários. Possui “link” com o Amazon, a Biblioteca do Congresso em Washington e outras 60 bibliotecas no mundo. Colaborei ainda com transcrições de entrevistas realizadas com Mestres das Bandas Centenárias de Campos, como parte de um trabalho de mestrado. As atividades desenvolvidas por mim permitiram um melhor desempenho no uso de computadores e outros recursos da informática e favoreceram o contato com outras línguas como o inglês e o espanhol.
Bibliografia:
CANCLINE, Nestor (1990): Culturas Híbridas. Estratégias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo Ed.
HALL, Stuart (2003): Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG.


INFORMÁTICA

PESAGRO – RIO
“Banco de Dados”

Diego Santos de Oliveira1, Eduardo Pires1, Rafael da Silva Lacerda1, Hilton Cunha2
1 C.E. Gov.Roberto Silveira -
2 PESAGRO-RIO / SIMA-RJ
Resumo do Trabalho
Ø Aprendizado em rotinas de computação
Ø Reconstrução de arquivos e organização em planilhas diárias, mensais e anuais
Ø Armazenamento dos dados trabalhados
Ø Padronização das planilhas de serviços
Ø Transferência de dados em formato texto para planilha
Ø Utilização de rede local para trabalhos compartilhados
Ø Pesquisa e armazenamento na internet como medida de segurança
Ø Coleta dos preços praticados nos mercados de produtores e atacadistas
Ø Organização dos preços coletados em planilhas
Ø Arquivamento dos dados coletados
Impressão de planilhas-formulários das coletas realizadas.


MARKETING

UCP – Petrópolis

“Conhecimento, conscientização e Marketing Social: uma proposta para consumidores responsáveis”
Gesiane de Souza Justino1, Bruna Aparecida De Oliveira Vieira2, Sara Da Silva Cordeiro2, Ingrid Rodrigues Machado1, Rosália Dias De Souza1, Fernanda Araujo Malter1, Isabela Carvalho da Silva2, Katia Christian Zanatta Manangão³
1 C.E Princesa Isabel – Petrópolis,
2 C.E Irmã Cecília Jardim - Petrópolis
3 Faculdade de Marketing - UCP
INTRODUÇÃO: O presente trabalho intenciona identificar a aplicabilidade do Marketing Social em sua especialidade e suas implicações na sociedade. Busca-se identificar a percepção dos consumidores em relação à atuação socialmente responsável de marcas que desenvolvem marketing social ou ainda ações de responsabilidade social. Se há mudança de padrão de comportamento de compra por parte deste grupo pesquisado. Se o diferencial competitivo "responsabilidade social" está realmente alterando o comportamento de compra dos consumidores como vem alardeando a mídia. METODOLOGIA: Em maio iniciou-se a pesquisa bibliográfica para embasamento teórico do grupo de pesquisadores. Em reuniões periódicas foram lidos e analisados textos e artigos acadêmicos que agregaram conhecimento aos participantes bolsistas do projeto. Os pesquisadores participaram de palestras ministradas pela coordenadora do grupo para a consolidação de conceitos de Marketing e a função do Marketing Social e suas aplicabilidades. A pesquisa bibliográfica encontra-se consolidada. Dando início à pesquisa de campo, formatou-se o questionário com perguntas fechadas. RESULTADO: Delineou-se o universo a ser pesquisado: instituições de ensino superior da região serrana, compreendendo FASE, FESO, UCP e Estácio de Sá, tendo como público-alvo os universitários, com a finalidade de verificar se o nível de instrução interfere no nível de conhecimento sobre o assunto Responsabilidade social e a percepção deste público sobre as marcas que praticam o Marketing Social e a influência dessas ações no ato da compra ou na solicitação de um serviço por parte do consumidor. Iniciou-se a pesquisa de campo, tendo a UCP como lócus de aplicação, por ser local de origem do grupo de pesquisadores, permitindo consolidar expertise de aplicação da referida pesquisa, prevendo objeções ou entraves na compreensão das questões propostas. CONCLUSÃO: ao final de novembro, será divulgado relatório parcial da tabulação dos questionários aplicados na UCP, permitindo iniciar a segunda etapa da pesquisa, que corresponde aplicação nas outras instituições de ensino superior da região serrana, compreendendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo.



MATEMÁTICA

UERJ
“Dinâmica dos volumes”
Adriel de Sousa Queiroz2, Ágatha Weinberg4, Andrei da Silva Aciole3, Beatriz R. R. Nery3, Carlos Eduardo F. R. Junior1, Cintia da Silva Oliveira2, Dandara Santos da Silva6, Edmilson Rocha de Melo Junior6, Jamile Souza de Oliveira9, João Carlos da Silva4, Lucimar Constantino da Silva6, Michel de Almeida Ferreira6, Natacha Cristina Lima da Cunha6, Quésia Rosa Garcia2, Roberta Magalhães Evangelista5, Stephenson Luiz da Silva6, Tamires Batista da Silva2, Tayara Araújo Pereira7, Thiago Lopes Ferreira2, Ym Lham Lidiane Sampaio Choi6, Wagner Augusto Moraes dos Santos8, Walace da Silva Costa3, Aline Ferreira dos Santos10, Ana Carolina Batista Silva de Barros10, Andréa da Silva Aragão10,Roberto Lopes de Abreu10.

1Colégio Estadual Júlia Kubitschek – Rio, 2Colégio Estadual Prefeito Luiz Guimarães - Queimados
3CIEP 386 - Guilherme da Silveira Filho – Rio, 4Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral - Rio
5Colégio Estadual Infante Dom Henrique – Rio, 6Colégio Estadual Presidente Kennedy - Belford Roxo
7Colégio Estadual Antônio Gonçalves - São João de Meriti, 8Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá – Rio, 9 C.E.Antônio Houaiss - Rio
10 DEHAGECOM - UERJ
O trabalho a ser apresentado abordará o conceito Volume que é um assunto da geometria pouco trabalhado na maioria das escolas. Mesmo quando é abordado, este tema é apresentado, apenas, teoricamente, prescindindo de sua forma concreta. O objetivo deste trabalho é apresentar uma forma diferenciada de ensino do conceito Volume trabalhando sua forma concreta através de instrumentos materiais elaboradas pelos próprios jovens talentos, sem desprezar a teoria, de forma a proporcionar um ensino com mais alegria e interesse resultando, assim, numa plena aprendizagem.


“De Quantas Maneiras?”
Andreza Gradizzi1, Camila Soares1, Eloá Gitahy de Souza2, Fernando Luiz R. Junior3, Maurício Lima1, Raphaela Rodrigues de Souza4, Sérgio Sanuto Leite5, Suelen Silva Fernandes6, João Henrique das Merces Moutinho7, Lívia Lopes Vieira7.,Roberto Lopes de Abreu7.
1Colégio Estadual Antônio Houaiss – Rio, 2Instituto de Educação Carlos Pasquale - Nilópolis
3Colégio Estadual Infante Dom Henrique – Rio, 4Colégio Estadual Presidente Kennedy – Belford Roxo, 5Colégio Estadual Gomes F. de Andrade - Rio
6C.E.Guilherme da Silveira - Rio
7 DEHAGECOM – UERJ
O trabalho a ser apresentado abordará uma nova metodologia de ensino do conceito análise combinatória e probabilidade. O tema será abordado em forma de pôster contendo exemplos que estão em nosso cotidiano, como os jogos lotéricos. Para que o assunto se torne mais dinâmico será apresentada uma gincana onde são utilizados jogos envolvendo o assunto, porém sem deixar de considerar a teoria.O objetivo do trabalho é proporcionar as pessoas um melhor esclarecimento sobre o conteúdo abordado, mostrando quanto é importante e necessário em nosso cotidiano.

UFF
“Introdução a lógica matemática”
Karla Soares de Lima Pereira¹ , Prof. Dr. Paulo Roberto Trales²
¹ C.E Adino Xavier – São Gonçalo
² Instituto de Matemática – UFF
O objetivo da Lógica consiste no estudo de formas de argumentação válidas e por essa razão em textos introdutórios, na grande maioria das vezes, encontramos essa definição. A Lógica é a ciência que trata de determinar por entre todas as operações intelectuais que tendem para o conhecimento do verdadeiro, as que são válidas e as que não são. Mais popularmente, a Lógica é entendida como o estudo do raciocínio correto. As ramificações mais importantes da Lógica Tradicional ( origem aristotélica) e a Lógica Moderna, também conhecida como Lógica simbólica ou Lógica Matemática. O salto para a racionalidade acontece quando se começa a intuir as primeiras leis universais, como a “lei da causa e do efeito”. Essa lei simplesmente é percebida pela verificação sucessiva de que “se isso aconteceu ... em seguida, aquilo deve acontecer”. Desde de épocas primitivas o ser humano tem, na estrutura Lógica do pensamento uma preciosa ferramenta para entender o mundo. È sua marca de racionalidade, que o distingue na natureza. Em nossa vida, a todo momento recorremos a conceitos da Lógica para decidirmos sobre o que fazer, que atitudes tomar. A Lógica permeia todas as nossas atividades. A arquitetura da construção da matemática, empreendida pelos gregos, tinha como princípios três pilares fundamentais: elementos primitivos, axiomas e necessidade de provar resultados. Apresentamos no final do trabalho, de forma breve, os métodos de prova em matemática mais conhecidos. Esse trabalho pretende apresentar, de forma uma lúdica uma primeira aproximação dessa subárea da matemática que cada vez mais vem sendo utilizada por outras áreas do conhecimento.

UENF
“Exercendo a cidadania: a matemática do investimento municipal em educação”
Samuel Borges de Souza¹ , João Vitor dos Santos Alves² , Luis H Guillermo³
¹ C.E Nilo Peçanha, ² C.E Dr. Felix Miranda – Campos dos Goytacazes
³ Instituto de Matemática - UENF
Neste trabalho apresentamos informações coletadas junto à Prefeitura de Campos dos Goytacazes referentes aos recursos econômicos destinados à área de educação no município de Campos dos Goytacazes durante os últimos 10 anos. O principal objetivo desta apresentação é exibir o uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação próprios da Estatística para melhor entender o modo como vem evoluindo o gasto público municipal no setor educacional de campos dos Goytacazes.


“As raízes complexas n-ésimas da unidade e sua representação geométrica”
Julliana Almeida Piraciaba¹ , Luis H Guillermo F²
¹ Liceu de Humanidades de Campos – Campos dos Goytacazes
² Instituto de Matemática – UENF
As raízes n-ésimas da unidade são n números complexos que representam gometricamente, no Plano de Coordenadas Cartesianas, os vértices de um polígono regular de n lados inscrito na circunferência com centro na origem e de raio 1. Neste trabalho apresentamos explicitamente essas raízes no caso n=3,4,5,6,10,12 e 20; usamos o software MATHEMATICA para construir alguns desses polígonos: o triângulo eqüilátero (cujos vértices são as raízes cúbicas da unidade), o quadrado (cujos vértices são as raízes quartas da unidade); de modo similar esboçamos também o hexágono, o pentágono, o decágono, o dodecágono e o icoságono correspondentes.


PALEONTOLOGIA

UERJ
“Alunos do Projeto Jovens Talentos divulgando a Paleontologia mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão”
Paulo Victor de Andrade¹, Rodrigo Victorino da Silva¹, Pamela Albuquerque F. da Silva¹, Aline Neves Mocellin , Cibele Schwanke²
¹ C.E Prof.Murilo Braga – São João de Mereti
² UERJ
A Paleontologia ainda é uma ciência distante da comunidade em geral, que ainda possui uma visão extremamente fragmentada da História da Vida em nosso planeta. O Programa Jovens Talentos tem oportunizado, desde julho de 2005, a inclusão de alunos do Ensino Médio em ações que permitam um maior contato com a área paleontológica, através do Projeto Tetrápodes Triássicos da Bacia do Paraná, desenvolvido na UERJ. Atividades múltiplas e diversificadas têm sido propostas e executadas pelos alunos/bolsistas, propiciando a iniciação científica destes jovens em projetos de pesquisa, atividades de ensino e extensão universitária, assim subdivididas:
- Ensino: desenvolvimento de propostas educativas e material instrucional aplicáveis em escolas da Rede Pública. A atividade “Ciência & Paleontologia” permitiu o atendimento a alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Murilo Braga, caracterizando um momento de construção e discussões de saberes científicos.
Pesquisa: domínio de técnicas e procedimentos visando um aprendizado das etapas iniciais envolvidas na pesquisa paleontológica, as quais compreendem coleta de fósseis e vinculação dos espécimes a coleções científicas e preparação de fósseis (preparação mecânica e química), foram executadas pelos bolsistas. Neste sentido, foram utilizadas metodologias fundamentais para qualquer investigação científica consistente, tais como leitura de literatura, relacionada à Geologia Geral e Paleontologia Geral e, mais especificamente, aquelas associadas ao reconhecimento da paleobiota triássica.
Extensão: como complementação, procedimentos relativos à confecção de réplicas de fósseis foram executados, com finalidades científicas e educativas, permitindo a atuação como colaboradores em ações extensionistas, nas quais destacam-se a participação na atividade “Em Busca do Fóssil Perdido”, no Espaço Ciência (UERJ) e colaboração no projeto “Cada Bicho no seu canto... Cada planta em seu lugar”, onde foram realizadas atividades de conscientização ambiental.
Dessa forma, considera-se que a metodologia utilizada permitiu aos integrantes vivenciar experiências ligadas à área acadêmica, aproximando a Universidade, Escola e Comunidade.

“Introdução ao conhecimento paleontológico da Bacia de São José de Itaboraí”
Cristóvão Vargas da Costa Oliveira1, Leonardo da Silva Carvalho1, Nilcimere da Silva Rezende1 , Danielle Rodrigues Latorraca1, Lílian Paglarelli Bergqvist2
1 C.E. Francesca Carey - Itaborai
2 Instituto Virtual de Paleontologia - UFRJ
No estado do Rio de Janeiro destaca-se como sítio paleontológico o de São José de Itaboraí. Constitui-se de depósitos calcários que possuem grande quantidade de fósseis de variados gêneros e espécies datados de 60 milhões de anos na camada mais antiga e 2 milhões de anos na camada mais recente. Essas idades correspondem aos períodos de tempo geológico Paleoceno e Pleistoceno, respectivamente. Os mamíferos, as aves, os gastrópodes e os vegetais apresentam um bom estado de preservação. No que tange à ocorrência paleocênica, é importante frisar que possui a primeira ocorrência de mamíferos da América do Sul após o fim do período Cretáceo – fim da era dos dinossauros – isso possibilitou a criação do andar sul-americano Itaboraiense, reconhecido internacionalmente. Neste trabalho, os bolsistas Jovens Talentos realizaram algumas coletas de fósseis, seguindo-se de um aprendizado preliminar em diferenciar as espécies de gastrópodes que ocorrem na bacia. Esboçou-se uma curadoria nas amostras coletadas, bem como realizou-se uma introdução à criação de réplicas. Ampliamos ainda, a compreensão a respeito do tempo geológico.


UFRJ
“Atividades Curadorias, uma maneira de se conhecer a Paleontologia”
Diana Mariano Gomes¹ , Pericles Simas Ferreira Junior¹, Marcos Vinicius Nascimento de Almeida¹, Ismar de Souza Carvalho²
¹ C.E Heitor Lira – Rio
² IGEO – UFRJ
Através do Projeto Jovens Talentos e da Coleção de Macrofósseis do Departamento de Geologia / Instituto de Geociências - UFRJ, local onde as atividades curadoriais em Paleontologia são desenvolvidas, os alunos do Ensino Médio da Rede Pública, podem conhecer mais a fundo esta área que trabalha constantemente com a interdisciplinaridade, agrupando conceitos pertencentes às diversas áreas, a fim de promover a produção de novos conhecimentos. Trata-se de uma oportunidade de conhecer e/ou aprofundar noções em disciplinas da grade curricular, como por exemplo, a Biologia, e disciplinas que permeiam o conteúdo programático em temas específicos como a Paleontologia e a Geologia.
A Coleção de Macrofósseis, assim como qualquer outra coleção que se destine à produção científica, necessita de ações que mantenham seus acervos organizados física e materialmente de modo a permitir o seu pleno uso. Tais ações são parte das atividades curadoriais, que englobam o recebimento e preparação dos fósseis, lastreamento e catalogação no livro tombo, guarda do material na estrutura física da coleção, organização e divulgação.
É durante a realização destas tarefas que o aluno passa a interagir com as idéias pertinentes às Geociências, percebe na pratica como se desenvolve a construção do conhecimento científico, além de desenvolver um olhar atento para seu ambiente, ampliar a visão quanto às necessidades de organização, responsabilidade e senso de equipe para o exercício de uma cidadania plena e competente.


LÍNGUA PORTUGUESA

CTAIBB
“A Ortografia nossa de cada dia”
Julia Rodine da Silva², Saulo Duarte Nunes¹, Dayana de Fátima Carolino², Maria Otília M. G. Andrade²
¹ C.E Padre Melo – Bom Jesus do Itabapoana
²CTAIBB
O uso correto das normas ortográficas é de extrema importância na sociedade em geral pois proporciona às pessoas maior facilidade de interpretação e de leitura, aumentando assim sua compreensão. Escrever bem? Não parece tão necessário, já que acabamos igualmente compreendidos. Hum... será?
Bilhetes, e-mails, cartões de agradecimento, tudo isso diz quem a gente é. Escrever bem é uma forma de comunicar-se, assim como a fala (e tão fundamental como ela também). Ao nos esforçarmos para escrever bem estamos demonstrando que temos um certo domínio pela norma culta da Língua Portuguesa. Quem escreve bem é bem visto na sociedade, fala melhor e é mais compreensível. A língua falada necessita da língua escrita. São gêmeas univitelinas. Quem escreve bem, fala melhor ainda.



QUÍMICA

UFRJ

“Efeito da fonte de nitrogênio na produção do biopolímero Pululana por Aureobasidium pullulans IOC 3467”
Tais dos Santos Gonzalez¹ Eliana Flavia Camporese Sérvulo²
¹ C.E Júlia Kubitschek - Rio
² IQ - UFRJ
Pululana é o polissacarídeo produzido pelo fungo dimórfico Aureobasidium pullulans. Este biopolímero vem sendo utilizado como ingrediente alimentar no Japão, e é utilizado nos EUA numa variada gama de aplicações. Os usos propostos para a pululana são a inclusão em suplementos alimentares especificamente para o revestimento de cápsulas ou comprimidos, e como matriz de filmes aromatizados. Ademais, a propriedade de formar finas películas em conjunto com a sua baixa digestibilidade pode permitir seu uso como substituto da gelatina.
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da fonte de nitrogênio na produção de pululana por linhagem isolada, visando maximizar o rendimento e a produtividade do processo fermentativo. Foram testadas duas fontes de nitrogênio inorgânico – nitrato de amônio e sulfato de amônio – de modo a estabelecer relações de carbono/nitrogênio (C/N) de 10 e 100. O estudo foi realizado em frascos Erlenmeyers de 500 mL de capacidade, contendo 150 mL do meio de produção constituído de 30 g/L de açúcar cristal. Foi utilizado como inóculo, um volume do cultivo prévio do microrganismo em caldo Sabouraud, de modo que a concentração inicial no meio de produção fosse de 1 x 106 células/mL. Após 48 horas de incubação a 29±1°C sob agitação de 200 rpm, alíquotas dos caldos fermentados foram retiradas para determinação da concentração celular. Adicionalmente, amostras dos caldos fermentados foram centrifugadas a 4000 rpm/20 min. para remoção de células, sendo os sobrenadantes analisados quanto teor de substrato residual e peso de biopolímero produzido.
Ambas as fontes de nitrogênio, nas quantidades testadas, foram capazes de promover o crescimento celular e a produção de biopolímero. O tipo de fonte de nitrogênio não teve influencia na produção de pululana. No entanto, os valores máximos do polissacarídeo foram detectados para a maior relação C/N, ou seja, em excesso do substrato.


“Banco De Dados De Doenças Genéticas Metabólicas”
Fanuel Max Bezerra1; Mirela Meireles da Silva1a; Any Bernstein2
1 I.S.E.R.J – Rio, 1a C.E. Murilo Braga – São João de Meriti
2 I.Q - UFRJ
Erros Inatos do Metabolismo são doenças genéticas metabólicas e constituem um grupo de mais de 500 disfunções que resultam em graves problemas neurológicos. Embora sejam individualmente raros, em seu conjunto, os EIM afetam cerca de 1:5000 recém-nascidos vivos. Existem poucos dados sobre estas disfunções genéticas no Brasil e para que medidas de prevenção e tratamento possam ser implementadas é fundamental que se tenha um levantamento estatístico destas disfunções. O Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo – LABEIM do Depto. Bioquímica/IQ/UFRJ vem desenvolvendo nos últimos 15 anos a implantação de técnicas de laboratório para o diagnóstico de EIM e recebe amostras de pacientes provenientes de unidades hospitalares do estado do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho foi abastecer o banco de dados com informações cadastrais dos pacientes (idade, sexo) enviados ao LABEIM, sobre a especialidade dos médicos que solicitaram os exames seus respectivos CRM e das unidades hospitalares que enviaram as amostras. No período da bolsa, foram inseridos neste banco os dados cadastrais referentes 3000 pacientes.
Cabe destacar que o LABEIM atende uma população de risco, preferencialmente do município do Rio de Janeiro, recebendo a maioria das amostras de unidades governamentais. Isto mostra o importante papel social do laboratório, possibilitando à população carente o acesso a este tipo de diagnóstico



VETERINÁRIA

UFRRJ
“Estudo morfométrico dos rins de coelhos Nova Zelândia (Oryctolagus cuniculus)”
Michele Sales da Silva1; Diego Parreira de Araújo1; Samuel Rodrigues Félix1; Luciano da Silva Alonso2; Marcelo Abidu-Figueiredo2
1 CIEP 156 Dr. Albert Sabin - Seropédica
2 Anatomia Animal /UFRRJ
Conhecimentos prévios das dimensões renais podem auxiliar no diagnóstico das diferentes patologias renais. Variações nas dimensões renais ocorrem em nefropatias, nos casos de processos hipertróficos e nas atrofias. É imprescindível estabelecer e conhecer as medidas renais normais. Diferenças nas medidas renais podem acontecer em ralação ao peso, idade e sexo dos indivíduos. O objetivo desta pesquisa foi estabelecer as medidas renais em coelhos visando fornecer base anatômica que facilitem as intervenções cirúrgicas no rim, uma vez que estes animais são utilizados como modelos experimentais. As dissecções foram realizadas em 14 coelhos, 07 machos e 07 fêmeas, pesando em media 2,3 kg, apresentando comprimento rostro-sacral em torno de 40 cm. Os animais dissecados faziam parte das aulas práticas das disciplinas de Cirurgia e foram cedidos à área de Anatomia Animal, já eutanasiados. Realizou-se a abertura do tórax e a porção torácica da aorta foi canulada e através da mesma foi feita à fixação com solução de formaldeido a 10%. O material foi imerso em tambores contendo solução de formaldeido a 10% permanecendo por 5 dias. Em seguida o material foi retirado da solução e lavado em água corrente. O abdômen foi aberto e os rins dissecados e mensurados. Utilizando-se um paquímetro foram feitas as medidas de comprimento dos rins (distância entre os pólos cranial e caudal), largura (distância entre as bordas medial e lateral), e espessura (distância entre as superfícies dorsal e ventral). O cálculo do volume elipsóide dos rins foi obtido através da formula: comprimento x largura x espessura x π /6. Os rins direitos apresentaram as seguintes médias: comprimento igual a 3,138; largura igual a 1,966; espessura igual a 1,586; e volume elipsóide de 5.93 cm3. Os rins esquerdos apresentaram as seguintes médias: comprimento igual 3,12; largura igual a 1,932; espessura igual a 1,638; e volume elipsóide de 5.16 cm3.


“Dissecção e estudo do bulbo do olho e músculos oculares em coelhos da raça Nova Zelândia”
Samuel Rodrigues Félix1, Michele Sales da Silva1: Caroline Andreza Mello da Silva1, Marcelo Abidu Figueiredo2, Luciano da Silva Alonso2.
1 CIEP 156 Dr. Albert Sabin - Seropédica
2 Anatomia Animal /UFRRJ
O órgão da visão é constituído pelos dois bulbos do olho e pelos respectivos anexos oculares. Estão alojados na órbita óssea, cavidades existentes no crânio, cujo posicionamento é variável de acordo com a espécie. Em coelhos observa-se o direcionamento lateral do eixo visual, conferindo grande capacidade de visão monocular. O objetivo deste trabalho é descrever a anatomia do bulbo do olho e músculos oculares em coelhos, contribuindo no desenvolvimento da anatomia comparada. Foram utilizados 08 coelhos adultos, quatro machos e quatro fêmeas provenientes do Setor de Cirurgia da UFRRJ. O material de dissecção consistiu
de cabo de bisturi número 04, lâminas de bisturi número 22, pinças oftálmicas e tesouras cirúrgicas de tamanhos variados, além de fórceps odontológico para remoção de fragmentos ósseos. Os cadáveres foram posicionados em decúbito lateral para o início das atividades. Inicialmente foi realizada incisão elíptica da pele, ao redor da órbita óssea, para remoção das pálpebras superior e inferior e exposição das margens orbitárias. As conjuntivas oculares foram divulsionadas até que o pólo anterior do olho demonstrasse mobilidade e independência em relação às fáscias orbitárias. A seguir, realizou-se a remoção de fragmentos ósseos da margem orbital para possibilitar o acesso ao pólo posterior do olho e dissecção das respectivas inserções dos músculos oculares. Nos oito espécimes avaliados, foi possível observar a presença de sete músculos inserindo-se ao redor da esclera: músculos retos dorsal e ventral, músculos retos lateral e medial, músculos oblíquos dorsal e ventral e músculo retrator do bulbo do olho. Quanto às camadas constituintes do bulbo do olho, foi possível reconhecer as túnicas fibrosa, vascular e nervosa, cujo padrão de organização assemelhou-se ao descrito para outras espécies de mamíferos. A íris apresentou-se transparente, fato explicável pelo caráter albino dos animais avaliados.

“Verificação de aspectos da biologia de Cochliomyia hominivorax. Manutenção de colônia de insetos, coleta de larvas de dípteros”.
Albert Luiz Corrêa da Silva1 ; Dr. Argemiro Sanavria2
1 C.E. Waldemar Raythe - Seropédica
2 Laboratório de Doenças Parasitárias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
A Cochliomyia hominivorax é uma mosca vulgarmente conhecida como bicheira. Provoca uma lesão que se instala em qualquer ferida, tais como castrações, descornas, cortes acidentais, umbigos de neonatos, etc. As fêmeas do inseto adulto pousam nestas feridas e depositam de 100 a 500 ovos que após 12 a 18 horas eclodirão e as larvas vão se alimentar de tecidos vivos. Dentro de 5 a 7 dias completam seu estágio larval de L1 a L3, após caem ao solo para pupar, depois de 7 dias emergem os adultos. O presente trabalho tem objetivo de estabelecer a colônia de C. hominivorax para verificar aspectos da biologia deste Díptero. Para manutenção da colônia foram coletadas larvas em bovinos castrados que desenvolveram a bicheira, em seguida levadas ao laboratório para pupação até emergirem adultos. As moscas foram mantidas à temperatura ambiente de laboratório,em gaiolas teladas, tendo como alimento mel de abelha diluído a 50% em água, e água destilada, em vasilhames separados. As posturas foram induzidas artificialmente, com a utilização de sangue bovino coletado em matadouro. Para incubação dos ovos, foram colocados em estufas a 27ºC e 80% de umidade relativa (UR), obtendo-se larvas de primeiro instar, as quais serão imediatamente usadas nos ensaios ou seguirão para o meio de cultura de Graham & Dudley (Smith, 1960) modificado (Amaral, 1985), denominado “Meio de Cultura de Larvas Jovens”, onde permanecerão até 48 horas após a eclosão. Em seguida serão transferidas para o “Meio de Cultura para Larvas com Idade Superior a 48 Horas”, onde permanecerão até abandonarem o meio como pré-pupas, sendo este meio trocado diariamente e mantido sob temperatura de 35ºC e UR em torno de 80%. As pré-pupas foram colocadas em serragem, à temperatura e UR ambiente, permanecendo até a emergência dos adultos. Foram avaliados os seguintes parâmetros biológicos: peso da postura o menor foi de 0,25gramas no mês de Julho; e maior de 0,73 gr no mês de Agosto; peso de L3 o menor peso de 0,06gr no mês de Junho e o maior de 0,08 gr em Agosto; o período pupal mínimo foi de 7,5 dias em Outubro e 11 dias em Julho; o percentual de emergência de adulto mínimo foi de 65% em Julho e 85% em Setembro e Outubro.

“Epidemiologia e controle da mosca do berne (Dermatobia hominis) em bovinos de produção leiteira nas diferentes regiões fisiográficas do Rio de Janeiro”.
1 Ligia Silva Tavares dos Santos1,Andreza Tunala1a, Dr. Argemiro Sanavria2
1 C.E. Presidente Dutra, 1a C.E. Prof. Waldemar Raythe - Seropédica
2 Laboratório de Doenças Parasitárias - UFRRJ
A Dermatobia hominis é uma mosca vulgarmente conhecida como berne. Provoca uma miíase furuncular ou dermatobiose. As fêmeas adultas capturam um inseto vetor que leva seus ovos até o hospedeiro, dentro de 28 a 40 dias completam seu estágio larval de L1 a L3, após caem ao solo para pupar, durante 25 a 35 dias emergem os adultos. O presente trabalho teve objetivo de estabelecer a colônia de D. hominis para verificar aspectos da biologia deste Díptero. Para obtenção de adultos, foram coletadas larvas de terceiro instar, diretamente da pele de bovinos, por expulsão mecânica, de propriedades rurais das regiões fisiográficas. No laboratório as larvas foram lavadas em água corrente, e em seguida secadas em papel toalha. Para posterior pupação as larvas foram acondicionadas em frascos de vidro, contendo serragem de madeira de pinho esterilizadas e fechados com gaze e elástico na borda. Os vidros foram mantidos em laboratório sob a temperatura de 27ºC e 85% UR (umidade relativa do ar), em estufa, para que se desenvolva a fase de pupa. Posteriormente , as formas adultas foram colocadas em gaiolas com estrutura de madeira, com tela, teto de vidro e abertura frontal revestida com uma manga de algodão para o manuseio, com dimensões 30 x 30 x 30 cm. Para se obter a postura, em função da característica biológica da D. hominis em efetuar posturas sobre outros dípteros, foram colocados na mesma gaiola vários exemplares de Musca domestica, oriunda de colônias mantidas em condições de laboratório. Os vetores com posturas foram observados e coletados, sendo mantidos em BOD (temperatura controlada). O número de pupas e adultos de D. hominis coletados no Município de Barra Mansa-RJ: Agosto (709 pupas, 42 adultos, 5,9% de emergência de adultos), Setembro (206 pupas, 33 adultos, 16%), Outubro (253 pupas); Barra do Piraí-RJ: Agosto (32 pupas, 2 adultos, 6,2%); Setembro (30 pupas, 5 adultos, 16,7%), Outubro (96 pupas, 34 adultos, 35,4%); Seropédica-RJ: Setembro (5 pupas), Outubro (53 pupas), Novembro (146 pupas). O percentual de emergência de adultos é considerado baixo talvez pelo resíduo de medicamentos nos animais, baixa temperatura no inverno e L3 imatura. Estes são dados preliminares do projeto que continua em andamento para conclusões finais.


TECNOLOGIAS - FAETEC

E.T.E Adolpho Bloch
“Linguagem audiovisual: movimento em dois tempos”
José Alves dos Santos¹, João Raphael Ramos dos Santos¹, Monalisa Gomes dos Santos¹, Thamirys Fortes de Oliveira¹, Luís Alberto dos Santos Gomes¹, Natália Ferreira dos Santos¹, Bruno César Guimarães Curcino¹, Helena Vicente Simões¹, Manaíra Carneiro¹, Antonio Cícero Cassiano Souza¹
¹ E.T.E Adolpho Bloch - Rio
A pesquisa consiste em relacionar os momentos centrais da linguagem cinematográfica e as teorias a eles relacionados: a invenção dos principais fundamentos na década de 10 e a renovação conhecida como cinemas novos do pós-II Guerra Mundial. A relação forma/conteúdo à luz das principais teorias é a questão central para a comparação dos dois momentos.A análise fílmica a ser realizada tem como base teórica o materialismo histórico, o que significa levar em conta as condições de produção da obra de arte na época da reprodutibilidade técnica e as formas ideológicas que a arte como mercadoria assume. Assim, semiótica marxista é um dos desdobramentos metodológicos adotados, na medida em que é um elemento importante para dotar a análise de um grau de complexidade que a complexificação da linguagem cinematográfica inaugurada com os cinemas novos exige.O projeto inicia-se com dois mini-cursos: metodologia da pesquisa científica e elementos fundamentais da linguagem audiovisual. A seguir concentrar-se-á na análise fílmica de longas-metragens e curtas representativos dos dois momentos, com a posterior seleção dos planos e seqüências resultantes da investigação e elaboração de textos de divulgação.


ETE Ferreira Viana
“Projeto para abastecimento de energia elétrica e reforma das instalações elétricas da Etefev”
Juan Ribeiro Reis¹ , Marcos Renan Dias de Alencar¹ , Márcia Cláudia Ribeiro Jauffret 1
¹ E.T.E. – Escola Técnica Estadual Ferreira Viana - Rio
A idéia deste projeto surgiu da necessidade de uma inovação tecnológica das instalações elétricas da ETEFEV e deverá ser concebido de forma a garantir a continuidade operacional, mesmo em condições de falhas parciais. Será composto da concepção do projeto, da descrição funcional do sistema, desde o ponto de entrega, passando pelos quadros, painéis de motores, acionamentos, proteção, iluminação, aterramento, etc. e da forma de instalação dos diversos trechos de condutores e equipamentos, altura de montagem dos equipamentos (luminárias, quadros, etc.).
Diante da necessidade de uma convivência harmoniosa entre inovação tecnológica e conservação do meio ambiente, o projeto contará com um plano de racionalização de energia, com uma análise de custos e com previsão de fontes alternativas de energia (painel fotovoltaico e aquecedores solares). A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade e a educação para uma vida sustentável deve começar na escola. O Projeto Elétrico deverá compor um volume único e exclusivo, composto de quatro partes:
Ä Memória descritiva;
Ä Memória de cálculo;
Ä Orçamento;
Ä Peças gráficas.

“Redes WIFI (WLAN)”
Bruno Agostinho de Andrade1, Amanda Neves de Oliveira1, Jacqueline Santos Costa1, Vanir Lino Rodrigues1, Roque André Ciufo Poeys1.
¹ ETE Ferreira Viana - Rio
A tecnologia de comunicações sem fio (wireless) tem possibilitado aampliação dos serviços de telecomunicações ofertados à sociedade. Coma consolidação da telefonia móvel celular, novas aplicações sem fiotêm surgido dentre elas o WIFI (Wireless Fidelity), estruturadosegundo o padrão IEEE 802.11, para transmissão de dados em altavelocidade. A principal aplicação dessa tecnologia é a substituiçãodas redes locais de computadores cabeadas por redes sem fio,permitindo acesso a serviços diversos, como Internet em altavelocidade.
“Placar Eletrônico Digital”
Guilherme Lopes da Cruz Santos1,José Antonio Fontes de Carvalho Ribeiro Rodrigues1, Leonardo Ben Señor Casales Ribas1,Fernando Antônio Tupinambá Barbosa1
1 ETEFEV - Rio
A Escola Técnica Estadual Ferreira Viana possui um ginásio de esportes onde são realizados eventos esportivos de interesse de toda a comunidade escolar. A
necessidade de se controlar a pontuação de uma prática esportiva, deu origem a este projeto, onde se pretende desenvolver e construir um placar eletrônico digital com a integração de circuitos integrados e led’s.

“Águas indesejáveis nas edificações”
Andréa Ferreira Viana Machado1, Fernando Aragão Garcia1, Samuel Ribeiro de Almeida1, Regina Celia de Souza Cruz1
1 ETE Ferreira Viana - Rio
Após terem sido realizadas investigações no auditório da ETEFEV, em 2005, quando os jovens pesquisadores levantaram o espaço físico e localizaram suas patologias visíveis, foi observado que a grande maioria das patologias era decorrente da ação das águas, por este motivo, em 2006, a pesquisa voltou-se para a identificação das "águas indesejáveis nas edificações" e os alunos foram orientados a pesquisar todas as formas de entrada dessas águas nas edificações, tendo como objetivos responder às perguntas:
Por onde entram estas águas?
Como entram?
Por que entram?
Em edificações novas, quais as soluções para prevenir que estes casos não ocorram?
Em obras já existentes, com patologias decorrentes destas águas, quais as medidas que devem ser tomadas para evitá-las?
As patologias apresentadas no auditório são provavelmente decorrentes de quais fatores?
Para as respostas das três primeiras perguntas os alunos fizeram uma grande pesquisa bibliográfica (livros, revistas técnicas, sites de empresas e especialistas); fizeram observações no entorno, entrevistas, participaram de curso específico sobre impermeabilizações. Estas pesquisas também serviram para delinear as respostas as três últimas perguntas (fase atual do trabalho).
O material já absorvido permitiu aos alunos montarem uma palestra de aprox. 1:30h, com apoio de transparências e também produzirem pequenos protótipos
demonstrando a maneira correta de se executar 3 detalhes das edificações, que são grandes geradores de infiltrações de águas, quando não executados corretamente. Até a conclusão da pesquisa os alunos deverão disponibilizar o resumo de suas pesquisas, digitado e ilustrado, para a biblioteca da escola, para servir de material de consulta.

ETE República
“Novas tecnologias a serviço da promoção da igualdade racial”
Tayná Coelho de Sá Ribeiro1, Raphaella das Neves Lima Gama Luiz Fernandes de Oliveira, Luiz Fernandes de Oliveira 1
1 ETE República - Rio
O projeto consiste na elaboração de dois recursos didáticos-pedagógicos através de um software interativo interdisciplinar sobre Cultura, sociedade e novas tecnologias e um jogo de trilhas (também em versão virtual) sobre o mapa da África. Os materiais didáticos farão parte do acervo da ETE República e se constituirão como recursos auxiliares de docentes e alunos vinculados à temática das relações étnico-raciais no ensino médio.
A produção desses materiais pedagógicos tem como objetivo a viabilização de recursos para a implementação do artigo 26 - A da LDB e atendendo a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito de todo o currículo escolar.
Objetivos Gerais
Construir a implantação da Lei 10.639 nos currículos do Ensino Médio profissionalizante de forma interdisciplinar. Gerar novos conhecimentos e saberes entre docentes e alunos sobre as questões das relações étnico-raciais em educação. Utilizar as novas tecnologias da informação como recurso didático-pedagógico para a promoção da igualdade racial no Ensino Médio e técnico-profissional.

“Inserção profissional dos egressos da Escola Técnica Estadual República”
André Felipe Marques Baptista dos Santos1, Vitor Hugo Borges Saraiva1 , Maria da Conceição da Silva Freitas1
1 ETE República – Rio
O emprego assalariado típico, regular, com prazo indeterminado, que serviu como modelo integrador de um tipo de sociedade, hoje, sofre uma crise que se manifesta pela multiplicação de formas de trabalho atípico. A nova dinâmica no mundo do trabalho se concretiza através do emprego parcial, temporário, trabalho independente. São essas novas formas que os jovens egressos da escola técnica, provavelmente, devem enfrentar.
Este projeto visa conhecer a inserção profissional dos alunos da Escola Técnica República, por meio da busca de informações mais precisas sobre os egressos dos cursos ministrados na instituição. Busca-se conhecer de que modo ocorre a trajetória profissional dos egressos da ETER no mundo do trabalho. O eixo teórico tem o trabalho como princípio educativo(Gramsci, Frigotto, Ciavatta, Ramos) e trajetórias identitárias (Dubar). Busca-se subsídios para propostas metodológicas para aprimoramento do trabalho docente e a sistematização das informações num banco de dados sobre os egressos. Após aplicar um questionário em egressos de 2002 a 2005, dos cursos oferecidos pela escola pretende-se identificar informações que possam subsidiar propostas metodológicas do trabalho docente e sua articulação com o mercado de trabalho, no quadro atual marcado por constantes reformulações tecnológicas e de gestão da produção.

ETE Santa Cruz
”CIPA em Uma Escola Pública “
Janaina da Silva Costa1, Marissol Lores Failde1, Giselle dos Santos da Silva1, Livia Moreira dos Santos1, Willian Rodrigues Ferreira1, Luis Henrique Monteiro Pereira1 Flávio de Almeida Rego1, Rogéria Varella1
1 ETE Santa Cruz - Rio
Este Projeto mostra a determinação de um grupo de Professores, do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, da Escola Técnica Estadual Santa Cruz, da Rede FAETEC, em implementar em um estabelecimento desta rede de ensino, que não tem empregados regidos pela CLT e sim servidores regidos pelo estatuto de servidor público do Estado do Rio de Janeiro, da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. O objetivo deste projeto é montar, treinar e orientar esta Comissão em suas atuações preventivas no Centro Técnico e Educacional Técnico Profissionalizante (CETEP) e da Escola Técnica Estadual (ETE). Para implementar este projeto é estudada e readaptada a legislação de segurança e saúde no trabalho em nível federal, para atender as nossas peculiaridades. Para iniciar são feitos o levantamento dos diversos vínculos empregatícios existentes e a quantidade de trabalhadores vinculados a cada regime de trabalho e depois é feita o dimensionamento da Comissão e seguidos os procedimentos legais para sua instalação. Neste Projeto são incluídos a participação de um grupo de oito alunos do Projeto FAPERJ/CECIERJ que ajudará no treinamento dos membros da CIPA e que simulará a atuação de um Serviço Especializado em Segurança do Trabalho. Para auxiliar a atuação da CIPA da Escola contaremos com Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho que servirão como meio de promoção destes preceitos para todos os que trabalham neste estabelecimento. Para Auxiliar a CIPA nas suas atribuições, contaremos com um desfile de moda de equipamentos de proteção individual - EPI, feito por alunos do curso de segurança do trabalho que mostrarão a importância da utilização dos mesmos durante suasatividades diárias.

“Manutenção de Painéis Elétricos”
Camila Machado de Araújo¹, Leonardo Laulleta da Cruz¹, Rodrigo Sevaroli Alves Navega¹, Sílvio de Souza Coelho¹, Valdemir Braz de Oliveira¹, Wallace Martins dos Santos, Marcelo Farinhas¹
¹ETE Santa Cruz - Rio
Com o aquecimento industrial observado no último ano, surge a necessidade de formar um profissional mais qualificado que atenda as exigências e as competências requeridas pelo mercado de trabalho. Desta forma necessitamos aproximar a Escola do Trabalho para que nossos jovens encontrem seu espaço no mercado e possam aplicar todo o seu talento.
Utilizando a bancada de simulação de defeitos existente no laboratório de automação, criar um módulo de Manutenção de painéis elétricos com o objetivo de adestrar o técnico eletromecânico para encontrar defeitos em instalações de acionamento de motores elétricos.
Estes defeitos simularão estado de pane em uma instalação padrão representada neste caso pela bancada de defeitos. Serão montadas 10 tarefas onde o futuro técnico deverá com a utilização de instrumentos de medição descobrir o defeito e consertá-lo. Além da metodologia que será alvo de desenvolvimento durante o projeto, também será desenvolvido os conceitos relacionados a segurança preconizados na NR10

“Realidade Virtual”
Alex Marques Lopes¹, Daniele Santos da Silva¹, Cláudio de Souza Gimenez¹
¹ETE Santa Cruz - Rio
Aplicação Acadêmica
Química, Física, Biologia e Geografia, certamente uma destas disciplinas é que você menos gosta. Através do uso de ferramentas de estereoscopia é possível tanto atrair a atenção do aluno, como faze-lo compreender estas matérias através da Realidade Virtual em 3D.
Vejamos algumas possibilidades:
Na aula de Biologia “entrar” na célula ou “mover” a cadeia de DNA ao bel prazer dos alunos e professores; Na aula de História fazer uma viagem virtual de caravela pela costa da África, ou uma “viagem ao centro da terra”; Ou ainda, “criar” elementos como o Sal (NaCl) ou o éter numa aula de Química.
Todas essas experiências numa Realidade, ainda que Virtual, trás um elevado nível de conhecimento na relação ensino/aprendizado, muito além de qualquer aula de tradicional.
Aplicação Técnica
Aplicação Técnica visa atender a uma demanda característica dos cursos técnicos ministrados na ETE Santa Cruz.
Com a proximidade do pólo Industrial associado ao desenvolvimento do porto de Sepetiba, entre outros, pode-se oferecer, um programa de treinamento para curso de alto risco e complexidade. Capacitar funcionários na montagem de um motor de navio, ou na manutenção de um auto-forno e etc. São alguns exemplos de como se pode utilizar a Realidade Virtual para o aprimoramento e desenvolvimento tecnológico.

“Site ETESC: Desenvolvimento do Home Page da Escola Técnica Santa Cruz”
Alex Marques Lopes¹, Daniele Santos da Silva¹, Cláudio de Souza Gimenez¹
¹ ETE Santa Cruz - Rio
A proposta da criação do Site da ETESC, tem como um dos objetivos estimular o seu desenvolvimento pelos próprios alunos como um todo, isto é, a capacidade de serem competentes em elaboração de páginas na Web, por meio de concurso envolvendo todos os Cursos da ETESC para além da Informática; os outros objetivos é disponibilizarmos dados dos estudantes na rede, notícias em geral e especificas; requerimentos por meio da Internet; conteúdos de apoio didáticos aos alunos; articulação do Site com a EAD e o desenvolvimento da utilização via rede, dos softwares para portadores de necessidades especiais da ETESC e simultaneamente aos da região e etc..
Em virtude de termos alunos de necessidades especiais e por compreendermos que esta situação cada vez mais requer do Estado uma atenção maior, com objetivo de termos que aumentarmos a nossa capacidade de incluir um conjunto expressivo deste universo na Escola Pública, sobretudo porque Santa Cruz possui um dos mais baixos índices de Desenvolvimento Humano da Cidade, tornando ainda mais dramático o quadro dos portadores de deficiência física, tendo em vista que Institutos mais próximos distam em torno de três horas para este universo de necessidades.
Objetivos:
1º-Disponibilizar todos os dados, informações e conhecimentos na rede para toda ETESC.
2º-Atender ao crescente universo de inclusão do Portador de Necessidade Especiais e contribuir com outras Instituições (rede municipal e estadual de ensino , ONG’s etc.) neste processo na região.
3º-Incluir processos didáticos da ETESC ou não pela REDE, dos Cursos regulares médio/técnico e extraordinários( Programa Pós Técnico – Empresa Júnior-; Capacitação Mediática e Imediática dos Conhecimentos do Ensino Médio/Técnico aos conjuntos dos professores – por meio de convênios e etc. ) para o conjunto da ETESC -DISCENTE e DOCENTE, quer seja em apoio ou nucleando o processo pedagógico.
4º-Capacitar alunos e professores para desenvolver trabalhos vários por meio do Site da ETESC; Estimular capacitação dos alunos em competências de Web Designer independente do curso técnico, bem como familiarizar os professores com a nova linguagem cognitiva, disponibilizar o máximo de informações e serviços pela Internet, integrar com os programas de Educação a Distância e softwares de Portadores de Necessidades Especiais.

“EAD – Educação a Distância”
Bruno Pires Bezerra¹, Maurício Lopes Stofel¹, Romário Alexandre¹, André Luis Avelino Sobral¹
¹ ETE Santa Cruz - Rio
Resumo do Projeto
Implementação do Projeto de Educação à Distância (EAD) na ETESC, por meio da Plataforma Interativa pela Internet (PII) do NCE-UFRJ. Este Projeto se encontra no Site do NCE UFRJ na Plataforma Interativa pela Internet//Desenvolvido na Feira Cultural e Tecnológica 2003/ETESC.
Em virtude de criarmos o Projeto de Atualização Tecnológica (O projeto tem características tais como: Cursos diferenciais, estágios de desenvolvimento tecnológico e Escola de Projetos rumo a Empresa Júnior), percebemos que precisávamos universalizar estes novos conhecimentos e do programa regular dos Cursos ao conjunto de alunos da ETESC, este foi o meio que efetivamente encontramos, que é a incorporação do EAD aos nossos processos pedagógicos, bem como alimentarmos a nossa articulação com os novos conhecimentos produzidos em inúmeras Instituições privadas e públicas para nossos estudantes, bem como os professores da Escola Técnica, é que buscamos o projeto de excelência do NCE-UFRJ, para darmos materialização ao programa e aos objetivos da ETESC, mas sobretudo por compreendermos que a REDE é o novo palco do
conhecimento do novo milênio que começa – A Web é o grande instrumento de inclusão e de elaboração cognitiva. Incluir processos didáticos da ETESC ou não pela REDE, dos Cursos regulares médio/técnico e extraordinários (Programa Pós Técnico – Empresa Júnior; Capacitação Mediática e Imediática dos Conhecimentos do Ensino Médio/Técnico aos conjuntos dos professores – por meio de convênios e etc.) para o conjunto da ETESC – DISCENTE e DOCENTE, que seja em apoio ou nucleando o processo pedagógico. Parametrizar cursos Extra-curriculares, Automoção e Instrumentação Básica do Prof. Camilo, bem como o curso de CIPA;
isto tudo no primeiro momento e a posteriori oferecer capacitação a todos os professores, por meio dos alunos e professores da Escola e/ou do NCE-UFRJ, para que a ETESC no futuro esteja toda dentro da filosofia da EAD, como um dos seus componentes pedagógicos.

“Sexualidade/Afetividade: a compreensão do adolescente do curso técnico de eletromecânica da ETESC”
Paulo Cezar Gonçalves da Silva ¹, Madilene da Conceição Felis¹, Juliana Rodrigues dos Santos ¹, Bruna Maria Guimarães Brito¹, Natália Rodrigues Abrantes¹, Tanila dos Santos Barbosa¹, Silvana dos Santos da Silva¹, Thaysa Barbosa dos Santos¹, Vânia Brás Assanti1
¹ ETE Santa Cruz – Rio
Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa desenvolvida desde fevereiro de 2006, com prazo para término em dezembro de 2006, por oito alunos do curso técnico de enfermagem aos alunos do curso técnico de eletromecânica. Observa-se com frequência alunos adolescentes que interrompem os estudos devido a gravidez não planejada. Pensa-se em estratégias de ação para minimizar este problema que o Ministério da saúde classifica-o como um problema de saúde pública. Aplica-se um questionário diagnóstico contendo 26 questões objetivas, no curso de enfermagem que demonstra-se majoritariamente de discentes do sexo feminino. O inverso acontece no curso de eletromecânica, onde os alunos são em maioria do sexo masculino e o mesmo questionário é aplicado. Os resultados obtidos encontram-se em tabulação numérica e gráfica. Entretanto, durante a aplicação do questionário os alunos participantes do projeto percebem falas irônicas e infantis dos alunos, o que pode denotar um desconhecimento científico do assunto abordado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário