JORNADA DE 2007 – Angra dos Reis
AGRONOMIA E AGROPECUÁRIA
CTAIBB – Bom Jesus do Itabapoana
“Ocorrência de Moscas-das-frutas e parasitóides Braconidae em diferentes fruteiras em Bom Jesus do Itabapoana – RJ”
Natália Batista Angelo1, Igor da Fonseca Amorim2, Amanda Callegari Silva1, Gustavo Soares Bonifácio2, Patrícia Sobral Silva2, Fernando Antônio Abrantes Ferrara2
1Colégio Estadual Padre Mello Av.Governador Roberto Silveira, B.J. Itabapoana/RJ
2Colégio Agrícola Ildefonso Bastos Borges (CTAIBB-UFF), Av. Dario Vieira Borges, 235, B.J. Itabapoana/RJ, ferrara@vm.uff.br
A fruticultura mundial sofre sérios prejuízos econômicos devido ao ataque de inúmeros insetos-praga, destacando-se as moscas-das-frutas pertencentes às famílias Tephritidae e Lonchaeidae. Embora a utilização de produtos químicos seja eficiente para o controle destas pragas, possuem inúmeros efeitos adversos ao homem e ao meio ambiente, o que tem obrigado os produtores a buscar métodos alternativos de controle das moscas-das-frutas. Neste sentido, um dos métodos propostos é a incorporação do controle biológico ao manejo integrado de moscas-das-frutas, através do uso de parasitóides. Assim, o presente estudo foi conduzido com o objetivo de levantar as espécies de tefritídeos e loncheídeos que infestam os frutos de plantas nativas e cultivadas no município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, bem como determinar a presença de espécies de parasitóides Braconidae e investigar as plantas hospedeiras favorecedoras da multiplicação. Foram realizadas coletas de frutos de possíveis plantas hospedeiras na área de estudo entre os meses de março a agosto/2007. Os frutos foram levados ao laboratório, onde foram pesados, contados, e acondicionados em bandejas plásticas contendo uma camada de 2 cm de areia previamente esterilizada. Estes foram cobertos com tecido tipo organza e umedecidos para obtenção das pupas de moscas-das-frutas. A areia foi peneirada e umedecida a cada três dias e as pupas foram transferidas para potes plásticos telados contendo uma camada de areia esterilizada para que os adultos emergissem. Os adultos foram retirados dos potes plásticos, congelados, sexados e preservados em álcool 70%. As coletas proporcionaram uma amostra de 369 frutos de três espécies diferentes de frutíferas: carambola (Averrhoa carambola), jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e laranja (Citrus siniensis) (vermelha , pêra e lima). Do total de pupários obtidos emergiram 330 moscas e 50 parasitóides. Foram obtidos exemplares do gênero Anastrepha e da família Lonchaeidae. Com exceção dos frutos de jabuticaba, todos os frutos foram infestados por tefritídeos e loncheídeos. Foram encontrados parasitóides apenas nos frutos de carambola e a percentagem de parasitismo foi de 18,38%. A presença de parasitóides apenas nos frutos de carambola pode ser explicada pela espessura da casca que permite que o parasitóide fêmea encontre a larva da mosca com maior facilidade, o que não ocorre nos frutos de laranja e jabuticaba, que possuem cascas mais resistentes. A identificação das espécies de moscas e parasitóides obtidos encontra-se em andamento no laboratório.
“Diagnóstico de mastite no rebanho leiteiro do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges – UFF”.
Marco Antonio Talyuli Filho1; Mariângela Talyuli Alves1; Carla Barroso de Souza2; Felipe Aparecido Guindanha Vieira2; Jorge Ubirajara Dias Boechat3
1Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UFF
2Colégio Estadual Padre Mello - Bom Jesus do Itabapoana-RJ
3Professor Orientador / CTAIBB / UFF – Bom Jesus do Itabapoana-RJ
O leite faz parte da dieta do ser humano em todas as idades, tornando-se um dos mais completos alimentos disponíveis. A obtenção do leite deve obedecer a um rigor de higiene e manejo que traduzam na manutenção da qualidade sanitária do produto. A mastite é uma importante patologia em vacas leiteiras, causando perdas significativas na produção, chegando a índices alarmantes de até 84%. O leite produzido nessas condições pode tornar-se impróprio para o consumo e para uso industrial ou artesanal (GERMANO e GERMANO, 1995). SILVA (1999) mostrou que a prevalência da mastite subclínica, de um modo geral, está em torno de 33%, correspondendo a uma perda de 20 a 30% da produção, além da alteração na composição físico-química do leite. No presente trabalho a execução do exame bacteriológico e o estudo da prevalência da mastite subclínica visam alertar sobre a importância da prevenção da doença no rebanho. Os animais utilizados são do setor de bovinocultura leiteira do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges da Universidade Federal Fluminense, em Bom Jesus do Itabapoana – RJ. Preliminarmente à ordenha é feito o
teste CMT (Califórnia Mastitis Test) em cada quarto de úbere, antes do exame bacteriológico para diagnóstico da mastite subclínica em laboratório.
“Avaliação do fator idade em relação aos parâmetros de qualidade do ovo de poedeiras em sistema intensivo de criação”
Mariângela Talyuli Alves1; Marco Antonio Talyuli Filho1; Felipe Aparecido Guindanha Vieira2; Carla Barroso de Souza2 Jorge Ubirajara Dias Boechat3
1Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UFF
2Colégio Estadual Padre Mello - Bom Jesus do Itabapoana-RJ
3Professor Orientador / CTAIBB / UFF – Bom Jesus do Itabapoana-RJ
Com a crescente demanda de produtos orgânicos ou naturais emerge dentro da avicultura uma vertente que busca satisfazer à procura por ovos mais avermelhados e de tonalidades mais escuras para atender ao mercado. Além da aparência do ovo torna-se de fundamental importância a verificação de sua qualidade, onde a avaliação dos fatores como avaliação do índice de albúmen; avaliação do índice de gema; pesagem dos ovos e a comparação de padrões colorimétricos da gema em relação à administração de corante natural (urucum) podem contribuir com a indicação do estado de qualidade dos ovos produzidos no CTAIBB. Esses parâmetros uma vez testados conforme a metodologia alicerçada no Regulamento Técnico e Portaria Nº 01, de 21 de Fevereiro de 1990 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A observação dos lotes de aves testadas quanto à adição do corante urucum na ração visa atender aos consumidores na preferência por ovos mais avermelhados. A comparação é feita através do leque abanico colorimétrico da Roche. As aves utilizadas foram distribuídas em dois lotes de poedeiras sendo no Grupo A quatro lotes de aves com mesma idade (1ª muda) - e Grupo B quatro lotes de aves com mesma idade (2ª muda).
“Processamento da carne de bagre africano (Clarias gariepinus):aspectos tecnológicos e vida útil de postas defumadas”.
Paula Sahara1; João Renato Escudini2; Paula Borges Bastos2
1Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges / UFF – Bom Jesus do Itabapoana 2CTAIBB / UFF – Bom Jesus do Itabapoana
O presente trabalho teve como objetivo estabelecer um padrão tecnológico para defumação e conservação de postas defumadas do bagre africano (Clarias gariepinus), espécie exótica presente em vários ambientes aquáticos brasileiros. Foi realizado um teste de análise sensorial do tipo afetivo para estabelecer o melhor percentual de salga na salmoura pré-defumação das postas de bagre africano. Foram utilizados 40 julgadores não treinados, constando de três tratamentos de salga (4%, 6% e 8%) para ordenação de preferência. Os resultados demonstraram que as amostras não diferiram significativamente entre si ao nível de 5% de probabilidade. Para análise do prazo de vida útil das postas defumadas utilizou-se o teor de salmoura a 4%, o qual foi o de maior aceitação sensorial. As postas foram defumadas e embaladas em saco plástico em ar atmosférico, sendo mantidas em refrigeração a 4°C. Os parâmetros analisados foram: aspectos sensoriais (cor, odor e aparência) e bacteriológicos (contagem de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas – C.B.H.A.M). As análises fora realizadas no momentos zero (imediatamente após a defumação) e a cada cinco dias de embalagem, até que a análise sensorial aponte a deterioração da amostra.
ARQUEOLOGIA
UERJ – ELETRONUCLEAR
“Conhecer para preservar: sítios arqueológicos de Paraty”
Julia Cristina Santos de Freitas1, Kerolyn Kelyn da Silva2, Luis Felipe Silva do Nascimento3, Manuela Aparecida Nunes Machado1, Mauricéia Pimenta Tani 1 Rafaela Sena de Lima3, Roberto Neves da Silva2 Tamar Lins e Silva1, Uillian de Paula Avelar3, Viviane da Silva Pacheco Pereira2, Willian de Oliveira Inácio 1, Alexandre Hiroyuki Kubota4, Nanci Vieira de Oliveira5, Rhoneds Aldora Perez6, Giovanni Bloise4,Rosa Maria Caloiero Cerqueira7
1 C.E. Almirante Álvaro Alberto
2 C.E. Engenheiro Mario Moura B. do Amaral
3 CIEP 999 – D. Pedro de Alcântara Bragança
4 Eletronuclear
5 UERJ
6 Museu Nacional - UFRJ
7 Secretaria Estadual de Educação
As atividades de projeto de Arqueologia e Educação Patrimonial vêm permitindo conhecer diferentes disciplinas envolvidas nas pesquisas arqueológicas. O conhecimento dos vestígios arqueológicos pré-coloniais e históricos ainda existentes no Rio de Janeiro, em especial no sul fluminense, contribuirá para um melhor conhecimento da História regional e buscar diversas estratégias de ações de preservação deste patrimônio. A primeira etapa realizada em 2007 consistiu em aulas e oficinas sobre diferentes temas relacionados a Arqueologia e Meio Ambiente. O objetivo desta primeira etapa foi fornecer subsídios para as análises e atividades de campo a serem realizadas na segunda etapa. Assim, apresentamos as análises preliminares correspondentes à identificação, localização e características dos sítios arqueológicos cadastrados no município de Paraty. As análises foram realizadas com a colaboração dos professores Elcio Gonçalves, Vera Lucia Vieira, Elizabeth Santos, Edith Rizzo e Dicler Costa Rosa Filho. como também de da Eletronuclear.
“De sambaquis à polidores: identificação de sítios arqueológicos da baía de Ilha Grande”
Alessandra da Cruz1, André Victor de S. Castilho2, Eliziane Vieira de Assis2, Geisa Minis de O. Souza3, Jhieniffer Rodrigues de Lima1, Junia Rédua Bispo2, Marta Rosa da Silveira3, Mayara da Silva Moreira2, Vinicius Waldeck Garcia1, Alexandre Hiroyuki Kubota4, Nanci Vieira de Oliveira5, Rhoneds Aldora Perez6, Giovanni Bloise4 , Rosa Maria Caloiero Cerqueira7
1 E.E. Antonio Dias Lima
2 C.E. Roberto Montenegro
3 CIEP Brizolão 495 Guignard
4 Eletronuclear
5 UERJ
6 Museu Nacional - UFRJ
7 Secretaria Estadual de Educação
O conhecimento dos vestígios arqueológicos pré-coloniais e históricos ainda existentes no Rio de Janeiro, em especial no sul fluminense, permite um melhor conhecimento da História regional, para se buscar diversas estratégias de ações de preservação deste patrimônio. A primeira etapa realizada em 2007 foi realizada através de aulas e oficinas sobre diferentes temas relacionados a Arqueologia e Meio Ambiente. O objetivo desta primeira etapa foi fornecer subsídios para as análises e atividades de campo a serem realizadas na segunda etapa. Desta forma, no presente trabalho, apresentamos as análises preliminares sobre a identificação, localização e características dos sítios arqueológicos cadastrados no município de Angra dos Reis. As análises foram realizadas com a colaboração dos professores Cezar da Silva Lima Junior, Sheila Karl e Márcia Bretãs Ferrari, como também de Giovanni Bloise da Eletronuclear.
“GPS na Aldeia: medindo nossa terra”
Celina Alves dos Santos, Claudio Benites, Daniela Benites da Silva, Fabio da Silva, Isaias da Silva, Ivanilda Benites da Silva, Marcelina de Souza, Márcio Pereira de Souza, Natalino da Silva, Roberto Vera da Silva(1), Nanci Vieira de Oliveira2 , Ivan Francisco da Silva, Rosa Maria Caloiero Cerqueira4
1 Escola Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda
2 UERJ
3 Secretaria Estadual de Educação
Entre as atividades do curso sobre Arqueologia, o nosso primeiro contato com GPS foi em uma oficina de escavação arqueológica. A importância de espacializar as informações arqueológicas do projeto incentivou a elaboração de um projeto de mapear a nossa Aldeia de Sapukai, localizada em Bracuí, município de Angra dos
Reis. O objetivo deste projeto foi a elaboração de mapa de situação da área demarcada pela funai e uma planta da aldeia. As atividades deste projeto foram realizadas em três etapas, todas com a participação de Leandro Kuoray Mendes Chamorro. A primeira etapa consistiu em noções básicas de cartografia e obtenção de cópia da documentação de demarcação da terra. Na segunda etapa foi realizado o georreferenciamento de todas edificações existentes na aldeia. Utilizamos um GPS, da marca Magellan 300, para obter as coordenadas, trena para medir o comprimento e largura das construções e uma bússola para verificar a orientação destas. As atividades de campo foram acompanhadas pela orientadora, por Guilherme Vieira de Souza e Maurício Marques. A terceira etapa foi realizada com a ajuda do geógrafo Ivan Francisco da Silva, que utilizou do programa de CAD para elaboração final do mapa e da planta da aldeia.
MUSEU NACIONAL - UFRJ
“Saquarema por nós mesmo: Exposição fotográfica”
Thayane da Silva Amoroim1; Daniel Neves Camargo2; Lamara Ferreira Freire1; Luana Sobral de Gouveia2; Carolina Augusta Ramos Leite2; Danielle Simas Mathias2; Amanda Boquerone de Oliveira1; Caroline Rosa Penetra3; Luciana Borges Pinheiro1; Aline Cristina Quintanilha, Rhoneds Perez4
1 C.E. Oliveira Viana
2 CIEP Astrogildo Pereira
3 C.E. Oscar de M. Soares
4 Museu Nacional.
A pesquisa arqueológica no município de Saquarema teve início na década de 1970 com os trabalhos da arqueóloga Lina Kneip. Após observar que a falta de conscientização da comunidade para com o patrimônio cultural local era a principal responsável pela degradação desses bens, Kneip passou a adotar medidas de preservação e conservação. A criação pioneira do sítio-museu do Sambaqui da Beirada foi um dos principais resultados alcançados por essas práticas.Inspirados nos princípios extensionistas de integração entre a comunidade científica e a população local, as arqueólogas Rhoneds Perez do Museu Nacional/UFRJ e Nanci Vieira da UERJ, trouxeram para o município o Programa Jovens Talentos para a Ciência desenvolvendo com os alunos do Ensino Médio um projeto de educação patrimonial. Assim, nós, os Jovens Talentos de Saquarema, a partir dos trabalhos desenvolvidos aprendemos o que é patrimônio, seu significado e importância para nós que vivemos no município. Como resultado da oficina “Curso Básico sobre Documentação Visual”, oferecida pelo Chefe da Seção de Fotografia do Museu Nacional/UFRJ, Roosevelt Mota, elaboramos o presente trabalho intitulado “Saquarema por nós mesmo: exposição fotográfica”. Nela visamos mostrar o que nosso município possui de mais precioso não só para nós como para toda a humanidade. Entre os muitos tesouros que possuímos escolhemos para esta exposição: as belezas cênicas, os sítios arqueológicos, os monumentos geológicos, as edificações antigas, assim como algumas pessoas de grande importância para nossa cultura e história.
Desta maneira, objetivamos com esta exposição valorizar o patrimônio do nosso município para que as preciosidades que buscamos capturar, não através de lentes, mas sim de nossa percepção, que igualmente integram este patrimônio, mas que muitas vezes são superficialmente observadas ou passam por despercebido, possam receber novos significados por parte daqueles que também se sentirem possuidores delas.
BIOLOGIA
CTAIBB – Bom Jesus do Itabapoana
“Estudo dos hábitos alimentares de estudantes de uma rede privada de ensino no município de Bom Jesus do Itabapoana, Rj.”
Costa, I.Z2.; Ridolphi, A.C 2.; Macedo, L.A.V1.; Campos, T.P.; Pereira, L.O2. e Gomes, L.P2
1 C.E Padre Mello
2 C.T.Agrícola Idelfonso Bastos Borges(CTAIBB)
3 CTAIBB
INTRODUÇÃO
O processo de alimentação passou por uma grande transformação ao longo da história. No século XX, uma das conseqüências do desenvolvimento industrial foi a concentração humana em áreas urbanas, aumentando a demanda alimentar e o distanciamento entre as zonas produtoras e as consumidoras. A cadeia alimentar foi alongada pela diversificação das fases intermediárias entre a produção e o consumo do alimento (GERMANO; GERMANO, 2001). Entretanto, a alimentação adequada é essencial para sobrevivência, crescimento físico, desenvolvimento mental, produtividade, saúde e bem-estar. Através de uma dieta adequada em quantidade e qualidade, o organismo adquire a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde. Na adolescência que é uma fase de intensas transformações, crescimento e alimentação estão sempre juntos e fazem parte do processo de desenvolvimento integral. É exatamente nesse período da vida que é requerida maior quantidade de vitaminas e minerais na alimentação humana. Quando saudável na adolescência, a alimentação pode prevenir muitas doenças na vida adulta. Segundo MOLINA & CUNHA (2001), a alimentação do adolescente é fortemente influenciada pela convivência com outros adolescentes e, geralmente, as hortaliças e as frutas passam a não fazer mais parte de sua alimentação. Como já compreendem o conceito de nutriente, a função dos alimentos pode ser melhor entendida pelos adolescentes. No entanto, os conflitos para se fazerem escolhas alimentares podem ocorrer especialmente quando se alimentam fora de casa. A questão fica entre escolher alimentos nutritivos ou consumir os seus preferidos, não nutritivos, mas com forte influência do meio. A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Proporcionar um ambiente favorável à vivência de saberes e sabores favorece a construção de uma relação saudável da criança com o alimento. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar os hábitos alimentares de estudantes da rede particular.
MATERIAL E MÉTODOS
A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário contendo 12 questões objetivas, relacionadas aos hábitos alimentares dos alunos de um colégio particular, situado no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Desse modo foi possível avaliar o perfil alimentar de cada estudante entrevistado. Os questionários foram entregues à direção da escola e repassados aos alunos que individualmente responderam-no e devolveram a direção do colégio. Os bolsistas responsáveis pelo projeto recolheram e analisaram os questionários.
RESULTADOS
Através da análise dos questionários, obtiveram-se os seguintes resultados: dos alunos entrevistados, 58,3% eram do sexo feminino e 41,7% do sexo masculino, com faixa etária entre 12 e 20 anos, com renda familiar variando de 1 a 12 salários mínimos. O número de refeições realizadas pelos entrevistados variou entre 3 a 4 refeições por dia, das quais os alimentos mais comuns são os ricos em carboidratos e produtos lácteos. Quando questionados a respeito da qualidade de sua alimentação, 45,8% dos alunos consideram sua alimentação inadequada e justificam sua opção dizendo que estão sempre comendo fora de hora, que estão se alimentando com muitas gorduras, frituras e que não têm uma alimentação balanceada, alegam também que comem o que gostam e o que querem. Além disso, dizem não consumir frutas, verduras e legumes, além de consumirem em excesso massas e doces. Quando questionados sobre a qualidade de sua alimentação, 50% consideraram saudável pois, segundo os mesmos, consomem bastantes frutas, verduras e legumes, não são de comer guloseimas e possuem horários estipulados para se alimentarem, e apenas 4,2% consideram sua alimentação regular, pois se alimenta adequadamente, porém exagera às vezes nos doces e frituras. Em relação à prática de atividades físicas, 42% praticam atividades físicas regularmente, 25% apenas de vez em quando e 33% não praticam.
Dos entrevistados, 84% alegaram não sofrerem influência da mídia na escolha de sua alimentação, pois afirmam que comem apenas o que gostam e sentem vontade. Quando questionados sobre a importância de promoverem-se campanhas de educação alimentar na sociedade, 96% se mostraram a favor, pois alertam a população dos malefícios de uma alimentação inadequada e conscientiza as pessoas da importância de realizar-se uma reeducação alimentar.Entretanto, ao calcular o IMC (Índice de massa corpórea) dos entrevistados, observou-se que 50% estão com o índice abaixo da faixa considerada normal, o que pode acarretar distúrbios metabólicos (magreza, anorexia entre outros). Dos alunos entrevistados, 25% já sofreram de doenças relacionadas à saúde, destacando-se entre elas a obesidade e anemia.
CONCLUSÕES
Apesar de muitos adolescentes reconhecerem a adequação ou inadequação de seus hábitos alimentares nem sempre estão dispostos a melhorá-los. Neste estudo foi possível observar que os alunos da rede particular têm acesso a uma alimentação variada e praticam exercício físico, ou seja, possuem bons hábitos e sabem da importância de campanhas de conscientização. Além disso, promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três campos: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis, por meio da oferta de alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- GERMANO, P.M.L.; GERMANO, M.I.S. Higiene e Vigilância sanitária de Alimentos. Varela, 2001, 629p.
-MOLINA, M. D. C. B., CUNHA, F. G. Profissionalização de auxiliares de enfermagem. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.
-RIEDEL, G. Controle sanitário dos alimentos. Loyola, 1987, 370 p.
“Desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição de Escola Técnica Federal”
Souza, M.S 1., Gonçalves, L.G.S.P.1, Pinto, P.A2., Trugilho, W.S 2, Costa, J.A2. e Gomes, L.P 2
1 C.E Padre Mello
2 C.T.Agrícola Idelfonso Bastos Borges(CTAIBB)
3 CTAIBB
INTRODUÇÃO
O desperdício de alimentos pode ser influenciado por uma série de fatores, dentre eles o planejamento inadequado das refeições, preferências alimentares e proporcionamento dos alimentos (NONONO-BORGES, 2006). O Brasil perde, por ano, o equivalente a 1,4% do Produto Interno Bruto, ou seja, R$ 1 bilhão por mês com alimentos que deixam de ser aproveitados, ao mesmo tempo em que mais de 54
milhões de brasileiros sofrem de desnutrição e de doenças causadas pela falta de alimentação adequada. Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos chega 20%. No Distrito Federal, em 1998, perdas de tomate chegaram a 14%, a de cenoura a 12% e de pimentão a 18% (EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).A unidade de alimentação e nutrição (UAN) é a área de produção de refeições que tem a finalidade de comprar, receber, armazenar e processar alimentos para posterior distribuição de refeições aos diferentes tipos de clientes2. Assim, um dos objetivos da UAN é possuir um planejamento adequado do volume de refeições a ser preparado. Questões como o número de comensais, o cardápio do dia e até mesmo a estação climáticas devem ser consideradas antes de ser definida a quantidade de alimento a ser preparada, a fim de evitar sobras (ABERC, 2002).
Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência do desperdício, na forma de resto de alimentos, na Unidade de Alimentação e Nutrição do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges.
MATERIAL E MÉTODOS
Entre as diversas metodologias existentes para determinar o consumo alimentar
médio, a de pesagem direta é adotada neste estudo, por parecer a mais sensível e confiável. Inicialmente, realizou-se análise descritiva de dados coletados através de pesagens freqüentes das sobras alimentares da Unidade de Alimentação e Nutrição do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges-UFF, que oferece aos comensais sistema de self-service para arroz, feijão, salada e guarnição; e para carne adota-se o sistema de uma porção por pessoa. Através dos dados levantados em um período de 11 dias, sobre os restos de alimentos deixados pelos clientes durante o almoço, foram formadas relações entre os cardápios mais aceitos ou mais rejeitados em relação às suas respectivas sobras. Ao realizar tal avaliação, tivemos como base pesquisas sobre o assunto, destino e aproveitamento dos restos alimentares no nosso país.
RESULTADOS
Pode-se observar que o maior número de sobras alimentares foi constatada nos dias em que o cardápio apresentou os seguintes pratos: tutu com ovos, feijoada, vaca atolada, abobrinha verde, taioba e ovos mexidos com tomate. E o menor número de restos alimentares foi obtido quando o cardápio apresentava as seguintes refeições: strogonoff de frango, batata palha, almôndega ao molho e lingüiça frita. Constatou-se ainda que, durante o período em que realizou-se a pesquisa, foram oferecidas em média 170 refeições/dia (almoço) e obtiveram-se sobras de restos alimentares em
média de 8.706 kg/dia. Portanto, em média, 51,20g de comida retornaram em cada prato oferecido pela UAN. Durante o período da pesquisa, foram oferecidas 1877 refeições, totalizando 1430 kg de alimentos produzidos, tendo retornado à Unidade de Alimentação e Nutrição 75,9kg (5,31%) de alimentos.
CONCLUSÕES
Os resultados demonstram uma perda excessiva de alimentos (75,9kg), entretanto compatível com as normas operacionais de uma Unidade de Alimentação e Nutrição escolar pública em que as preferências alimentares e a falta de consciência influenciam nos hábitos alimentares dos adolescentes. Tais resultados remetem à necessidade de reflexão acerca das possibilidades de ajustes, introduzindo revisões nas práticas gerenciais e operacionais do serviço com enfoque nas ações interdisciplinares de conscientização do comensal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. Manual ABERC de práticas de elaboração e serviço de refeições para coletividades. São Paulo, 2002.
2. MEZOMO, I.B.. O serviço de alimentação. In: Mezomo IB. Os serviços de alimentação planejamento e administração. Barueri: Manole; 2002. p.81-273.
3. NONONO-BORGES, C.B.; RABITO, E.I.; SILVA, K.; FERRAZ,C.A.; CHIARELLO, P.G.; SANTOS, J.S.; MARCHINI, J.S. Desperdício de alimentos intra-hospitalar. Rev. Nutr., Jun 2006, vol.19, no.3, p.349-356.
“Ocorrência de Staphiloccocus spp. em maionese caseira em Sistema de “fast food” no vale do Itabapoana, RJ/ES”
Jacqueline Maximiliano Resende1; Jadson Gomes de Oliveira1; Mirely Soares Pires1; Luiz Antonio Vieira da Silva2
1C.E. Padre Mello – Bom Jesus do Itabapoana
2Universidade Federal Fluminense/ Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges – Bom Jesus do Itabapoana
Pretende-se com o presente trabalho detectar a ocorrência de Staphylococcus spp. em maionese caseira, oferecida como acompanhante alimentar em lanches “fast food”, nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e Bom Jesus do Norte (ES), integrantes do Vale do Itabapoana. A presença deste microrganismo em alimentos indica que foi processado em condições inadequadas de higiene-sanitária, podendo acarretar prejuízos a saúde coletiva, causando toxinfecção alimentar.
Os Staphylococcus spp. podem causar doenças tanto por sua capacidade de multiplicação e disseminação ampla nos tecidos, como pela produção de muitas substância extracelulares, como a enterotoxina, que é uma causa importante de intoxicação alimentar. Apesar de ser quase incomum a fatalidade por intoxicação estafilocócica ela ocorre ocasionalmente em indivíduos delibitados imunologicamente, idosos e crianças de tenra idade.
O material e métodos utilizados no projeto, obedecem a Instrução Normativa nº 62/2003, SDA, e o Regulamento Industrial e Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA, 1997, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e, quanto aos padrões microbiológicos regulados pela Resolução RDC, Nº. 12/2001, o Regulamento Técnico para Especiarias, Temperos e Molhos, RDC Nº 276, 22/09/05, ambos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Quanto aos resultados e conclusões, observou-se que nas 10 (dez) amostras analisadas, em 2 (duas) constatou-se a presença de leveduras; 3 (três) ausência de qualquer microrganismo e 5 (cinco) detectou-se a presença Staphylococcus spp.mas não confirmada.
Sugere-se uma fiscalização mais rígida aos estabelecimentos “fast food” e vendedores ambulantes quanto a temperatura de armazenamento e cuidados higiênico-sanitários no preparo da maionese caseira.
A forma mais comum de deterioração da maionese é a degradação oxidativa dos componentes como óleo vegetal e os lipídios dos ovos. A deterioração microbiana é mais difícil devida a sua elevada acidez. Fungos, leveduras e lactobacillus podem ocasionalmente encontrar condições favoráveis para o crescimento (SENAI, 2006).
PALAVRAS-CHAVES: Staphylococcus, maionese, contaminação, intoxicação alimentar, higiene-sanitária.
FIOCRUZ – Rio de Janeiro
“Estudo das dermatoses ocupacionais em trabalhadores da construção civil”
Jacqueline Viana de Souza1; Antônia Maria Gualberto dos Santos2; Maria das Graças Mota Melo3
1Bolsista do Projeto Jovens Talentos para a Ciência / FAPERJ
2Bolsista CRESAT - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ
3Coordenadora do projeto/Chefe do Serviço de Dermatologia Ocupacional CESTEH/ENSP/FIOCRUZ
No serviço de Dermatologia Ocupacional do CESTEH/ENSP/FIOCRUZ são freqüentemente atendidos trabalhadores da construção civil com queixas de dermatites associadas ao cimento. Com o objetivo de conhecer as dermatoses mais freqüentemente relacionadas a esse tipo de atividade, foi realizado estudo retrospectivo, através de análise de prontuários de trabalhadores da construção civil (pedreiros, serventes de obras, mestre de obras, etc.) atendidos no Serviço de Dermatologia, no período de julho de 1989 a julho de 2007. Os seguintes dados foram avaliados: faixa etária, tempo de exposição ao cimento, presença de lesões de dermatite de contato (eczema), resposta aos testes de contato, outras dermatoses detectadas e conseqüência médico-social dos casos. Correlacionou-se esses dados com os relatos da literatura. Por fim, foram propostas medidas de prevenção de dermatoses nesse grupo de trabalhadores.
UENF – Campos dos Goytacazes
“Modelos didáticos para o ensino da espermatogênese”
Ladislau, P.S.1, Pangella, C2., Nogueira, N.F.S2.
1 Liceu de Humanidades de Campos
2 Laboratório de Biologia Celular e Tecidual – Centro de Biociências e Biotecnologia – Universidade Estadual do Norte Fluminense.
A espermatogênese constitui um complexo processo de desenvolvimento dos gametas masculinos e compreende ainda uma etapa de diferenciação da espermátide haplóide em espermatozóide. Como os modelos existentes no mercado são de alto custo, mas muito importantes para a compreensão do processo, estamos desenvolvendo modelos a partir de material de baixo custo e reciclável. Estes modelos servirão de moldes para a produção de novos modelos. Para a elaboração destes moldes, elegemos o silicone. Embora o silicone não seja um material relativamente caro, foi escolhido para a produção de moldes por sua alta maleabilidade, o que permite a reprodução dos modelos com grande riqueza de detalhes e por permitir sua reutilização muitas vezes. A partir dos moldes de silicone poderão ser produzidos vários modelos. Na produção destes novos modelos também poderão ser utilizados materiais extremamente baratos tais como: argila, parafina gesso, etc. Estes modelos poderão produzidos em considerável escala e de baixíssimo custo poderão ser distribuídos para escolas estaduais que solicitarem. Após a produção, poderão ser pintados, facilitando a diferenciação das estruturas. Poderão também ser adicionados decalques de podendo ser facilmente colados funcionarão como legenda no próprio modelo. Numa etapa posterior este material será apresentado pelas alunas em sala de aula, para uma turma de 3ª série do segundo de sua escola e os resultados do aprendizado avaliado em um questionário a ser aplicado após a aula.
Apoio: PROEX – COEX – UENF – FAPERJ – CECIERJ –J.Talentos
“Fecundação: Embriologia Para Deficientes Visuais”
Pereira, M.S.1, Nogueira, N.F.S2.
1 Colégio Estadual Dr. Félix Miranda
2 Laboratório de Biologia Celular e Tecidual – Centro de Biociências e Biotecnologia – Universidade Estadual do Norte Fluminense.
A fecundação é o processo de formação da célula ovo a partir da fusão de dois gametas restituindo o número de cromossomas de uma determinada espécie, constituindo um novo ser, geneticamente único. A existência de material didático para deficientes visuais, cujo tato representa um sentido extremamente apurado, é extremamente escasso. Nossa proposta é a produção de uma cartilha que propicie uma aula completa de fecundação para deficientes visuais. A cartilha está sendo elaborada a partir de desenhos e esquemas feitos com base em outros já existentes em livros de embriologia e seu conteúdo supervisionado pelo professor orientador. O material utilizados para a cartilha é de baixo custo, como barbante, arame, biscuit, botões, etc. O material deve ser sempre resistente a altas temperaturas e possuir texturas diferenciadas. Após escolha do material a ser utilizado, o mesmo é colado em papel cartão. Após término do esquema tridimensional, é elaborada uma legenda em braile. Por fim esta cartilha será levada para o Instituto Benjamin Constant, onde será colocado em um aparelho que a recobrirá com acetato e a submeterá alta temperatura e vácuo. Posteriormente, a cartilha será pintada com cores vivas para poder ser observada por pessoas que possuam baixa visão.
Numa etapa posterior este material será apresentado pelas alunas em sala de aula, para uma turma de 3ª série do segundo de sua escola e os resultados do aprendizado avaliado em um questionário a ser aplicado após a aula.
Apoio: PROEX – COEX – UENF – FAPERJ – CECIERJ - JOVENS TALENTOS
“Foliculogênese: Uma nova abordagem didática”
Monteiro, N.O.1, Pangella, C., Nogueira, N.F.S2.
1 E.T.E. João Barcelos Martins
2 Laboratório de Biologia Celular e Tecidual – Centro de Biociências e Biotecnologia – Universidade Estadual do Norte Fluminense.
A compreensão do processo de foliculogênese é de fundamental importância para o entendimento de todo o ciclo menstrual. Todavia, não existem disponíveis muitas opções, em termos de material didático principalmente de baixo custo, que ajudem na
compreensão deste processo. Devido a estes fatores, estamos desenvolvendo modelos das diversas etapas da foliculogênese, utilizando materiais de baixo custo como por exemplo: biscuit, material utilizado para a produção de bijuterias, argila, papel reciclado, barbantes, lixas, sisal, contas de vidro, etc. Estes modelos tridimencionais são produzidos pelas próprias alunas que os montam com base em uma aula de embriologia. O material é colado sobre um pedaço de papelão que pode estar revestido ou não com papel reciclado. O biscuit pode estar pintado ou não com tinta para tecido para evitar a proliferação de fungos. Os modelos de argila, embora mais pesados, propiciam uma idéia tridimensional mais precisa e permitem também o delineamento mais detalhado das estruturas. Embora estes modelos não possam ser pintados, como são mais ricos em detalhes produzem também um excelente efeito didático- visual. Numa etapa posterior este material será apresentado pelas alunas em sala de aula, para uma turma de 3ª série do segundo de sua escola e os resultados do aprendizado avaliado em um questionário a ser aplicado após a aula.
Apoio: PROEX – COEX – UENF – FAPERJ – CECIERJ - JOVENS TALENTOS
“Herborização de Plantas Arbóreas Nativas de Mata Atlântica no Herbário UENF”
Kate Katherine da Silva Batista1, Ana Carolina Caetano Ribeiro2 & Marcelo Trindade Nascimento
1 ETE João Barcelos Martins
2 Bolsista Tecnorte de Apoio Técnico de Nível Superior do Herbário/UENF
3 Professor do LCA/CBB/UENF e Curador do Herbário/UENF
Desde o século XVII, a flora brasileira desperta o interesse de naturalistas e pesquisadores pela sua beleza. O material coletado no final do século XIX encontra-se hoje, depositado em vários herbários. Esse período representou o auge da botânica no país, mas a formação dos primeiros herbários já havia ocorrido desde o início do século XVI na Itália. Herbários são coleções científicas, compostas por amostras de plantas secas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma dada região. O Herbário UENF foi criado no dia 03/06/2005 pelo Conselho do Centro de Biociências e Biotecnologia (UENF), é formado por coleções oriundas das diferentes fisionomias ocorrentes no diversificado e quase desconhecido mosaico que é a região Norte Fluminense, sendo composto pela coleção científica (exsicatas), carpoteca (coleção de frutos e sementes secos) e xiloteca (coleção de madeiras em bloco, tronco e tecido fixado em lâminas para microscópio). Este trabalho tem por objetivo organizar e herborizar plantas arbóreas nativas de Mata Atlântica coletada por pesquisadores da UENF na Mata do Mergulhão, Campos, RJ, durante o desenvolvimento de seus estudos e aprofundar o aprendizado nas áreas da botânica e da ecologia vegetal e no conhecimento prático da metodologia científica em questão. As atividades até o momento envolveram triagem de material e incorporação de exsicatas à coleção cientifica, passando por várias etapas de preparo do material, incluindo herborização, registro no livro do Herbário UENF, descontaminação quando necessário e montagem, costurando-as em camisas (folhas de cartolina branca de tamanho padrão para herbários) e envolvendo-as em saias (folhas de
papel Kraft de tamanho padrão para herbários). Atualmente, o acervo do Herbário UENF é formado por cerca de 3350 exsicatas já incorporadas e registradas. O Herbário UENF vem crescendo de forma significativa com a ampliação do acervo científico projetando este espaço à consolidação e reconhecimento. O desenvolvimento deste trabalho tem propiciado aprendizado satisfatório na área da botânica, no conhecimento de práticas científicas e na importância da preservação do meio ambiente.
Apoio: FAPERJ /UENF
ECONOMIA
PESAGRO - RIo
“Informações do Mercado Atacadista de Produtos Agricolas - Cereais e Diversos do Rio de Janeiro”
Elisama Freitas da Silva1 ; Udson da Silva Aguiar1; Hilton Cunha2; Evandro S. V. Silva2
1 CIEP 386 - Guilherme da Silva Filho
2 PESAGRO - Rio
INTRODUÇÃO
Participação em pesquisa econômica desenvolvida na PESAGRO-RIO/SIMA-RJ, proporcionando aos produtores Rurais, técnicos , Governos Estadual e Municipal e aos consumidores em geral o conhecimento dos níveis de preços praticados no mercado atacadista de cereais, grãos, carnes e laticínios comercializados no Rio de Janeiro.
OBJETIVOS
Estimar os preços praticados na comercialização diária de produtos da agropecuária pertencentes aos especificados.
Disponibilizar através dos meios de comunicação as informações obtidas, inclusive na INTERNET - www.pesagro.rj.gov.br
METODOLOGIA
Realização de pesquisa estatística com levantamento de dados junto aos atacadistas referente aos preços praticados nos períodos de comercialização mais intensa no mercado.
Critica e sistematização e processamento de dados obtidos.
Determinação dos níveis mínimo, modal e máximo alcançados pelos produtos da pauta de pesquisa
Elaboração de relatório de pesquisa diário contendo os resultados obtidos por produto pesquisado.
Divulgar na imprensa escrita, falada e televisada os boletins diários editados.
“Calendário da comercialização do mercado agrícola”
Joyce Cristina da Silva Santos ¹ ; Felipe Nascimento da Silva ²; Evandro S. V. Filho ³ ; Hilton Cunha3 ;Marco C. Rennô ³
¹ C.E. Gomes Freire de Andrade
² C.E. Heitor Lira
³ Pesagro / Faperj
Atualizar fonte de consulta destinada ao produtor, consumidor e Estado nas tomadas de decisões, onde a adequação do período de plantio e colheita para melhor rentabilidade na sua comercialização, a identificação dos preços favoráveis quando da época de oferta abundante, propiciar políticas de inovações e incentivos, econômicas e financeiras, tributos e etc.
OBJETIVOS
Apresentar variações dos itens comercializados em calendário. Finalizar em extrato a dinâmica da comercialização principalmente pra fins econômicos, tomada de decisões dos consumidores, comerciante, produtores e governantes.
Editar em documento informativo (folder) para distribuição ampla bem como disponibilização no site www.pesagro.rj.gov.br .
METODOLOGIA
Monitoramento dos registros do banco de dados dos preços praticados no mercado atacadista que irão compor o ‘Boletim Diário de Cotações’.
Aplicação das ferramentas de informática utilizadas no mundo dos negócios como excel, word, web e power-point.
Caracterização do mercado em Oferta Fraca, Regular ou Forte, e também quanto à dinâmica de comercialização em Preços em Baixa, Preços Estáveis e Preços em Alta.
EDUCAÇÃO
UCP - Petrópolis
“Educação à distância na Universidade Católica de Petrópolis”
Daiane Lucino Raimundo1; Ligia Leite2
1 C.E. Irmã Cecília Jardim - Petrópolis
2 UCP – Petrópolis
A pesquisa tem como objetivo investigar o referencial teórico da Educação a Distância (EAD) com a finalidade de fundamentar o processo de planejamento e desenvolvimento para o projeto de EAD na Universidade Católica de Petrópolis.
Mediante a investigação de informações atualizadas relacionadas às categorias propostas neste estudo: conceitos, modalidades, artigos, avaliação, tecnologias utilizadas, interatividade (professor x aluno, aluno x aluno, aluno x conteúdo, aluno x tecnologia), equipes multidisciplinares, preparação e capacitação de professores implementação e gestão de iniciativas de EAD, e análises dos sites utilizados como recursos para obter informações que possam ser utilizadas na pesquisa.
A pesquisa é de cunho exploratório e visa buscar fundamentação teórica na literatura impressa e eletrônica delineando a fundamentação teórica para o projeto de EAD-UCP. Os procedimentos metodológicos da pesquisa abrangem: pesquisa bibliográfica, em livros e periódicos impressos, pesquisa on-line, incluindo universidades que utilizam Educação a Distância – EAD, elaboração e validação de roteiros de entrevista e questionários, aplicação de análise dos instrumentos e elaboração do relatório final da pesquisa.
As atividades em andamento incluem a elaboração e validação dos instrumentos de coletas de dados (questionários e roteiros de entrevista) que serão aplicados, de acordo com a proposta deste estudo, à comunidade de alunos, professores e dirigentes da UCP. Será desenvolvida um grupo focal envolvendo a equipe de EAD-UCP, o grupo de pesquisa e os professores da UCP envolvidos no projeto.
ENFERMAGEM
USS - Vassouras
“Gravidez na adolescência: um estudo com os escolares”
Amanda Valente Machado1; Tamires Fernandes Barcellos1; Juliana Mendes Neves1; Edna Gurgel Casanova2
1 C.E. Ministro Raul Fernandes - Vassouras
2 Universidade Severino Sombra - Vassouras
Estudo qualitativo, que objetivou identificar os motivos que levaram as adolescentes a engravidarem, bem como analisar as repercussões da gravidez/filho na vida dessas adolescentes. A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes, pois se estima que no Brasil, um milhão de adolescentes dá à luz a cada ano (Santos IMM, Silva LR, 2000). Esta incidência tem crescido não só no Brasil, como em todo o mundo. Considerando a imaturidade biológica da adolescente grávida, associada às repercussões no âmbito psicológico, sociocultural, econômico que afetam não só a jovem, mas também, a família e a sociedade, os estudos sobre esta temática devem fazer parte das políticas de saúde e da educação. Nesse sentido, ao desvendarmos este fenômeno, estamos contribuindo para que as vivências próprias da adolescência não sejam interrompidas devido a uma gravidez precoce. A pesquisa foi realizada em um colégio estadual localizado no município de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro. Utilizamos para a coleta dos dados, a entrevista semi-estruturada. Participaram como sujeitos do estudo, nove alunas que atenderam aos critérios de inclusão desta pesquisa, a saber, estar na faixa etária entre 11 e 19 anos, estar cursando o nível médio e ter pelo menos um filho. O roteiro de entrevista contemplou questões sobre orientação sexual, reações e repercussões emocionais e sociais frente à gravidez e os motivos predisponentes da gravidez. A partir dos achados construímos duas categorias denominadas, a descrença da gravidez e as repercussões familiares e sociais em decorrência da gravidez da adolescente escolar. Os resultados revelaram que, apesar da maioria das respondentes terem conhecimento sobre métodos contraceptivos, fizeram à opção de não utiliza-los, acreditando que não ficariam grávidas. Outro achado mostrou que profundas
modificações aconteceram na vida das adolescentes, muitas tendo que adiar seus sonhos
ENGENHARIA
UENF
“Interconectores Cerâmicos para Pilhas a Combustível de Óxido Sólido”
Paulo Afonso dos Santos Menezes1 ; Wandencarlos Gomes Viana1 ;Athus Madureira Pereira de Souza1 ; Alzimar Fernandes Gomes1 ; Herval Ramos Paes Junior 2
1Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM)
2Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV) Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
Neste trabalho filmes de LaCrO3 intrínsecos e dopados com cálcio La0,8Ca0,2CrO3 foram depositados por spray-pirólise sobre substratos de aço inox ferrítico 444 visando sua aplicação como interconectores em pilhas a combustível de óxido sólido para operação em temperaturas intermediárias (PaCOS-TI). Os substratos foram previamente preparados metalograficamente, passando por etapas de corte, lixamento, polimento e limpeza ultrasônica, com análise do acabamento superficial em um microscópio ótico. Os materiais foram caracterizados eletricamente com variação decrescente da temperatura e estruturalmente por difração de raios-X. A caracterização elétrica confirma um aumento da condutividade elétrica com a elevação da temperatura de medida. A dopagem do material com cálcio resulta numa redução da energia de ativação do processo de condução elétrica em relação a do filme intrínseco. As análises de raios-X indicam que os filmes tratados termicamente apresentam formação de fase única, dos óxidos correspondentes, com a estrutura da perovskita.
Apoio Financeiro: FAPERJ e CNPq
UCP
“Aplicações do transistor trabalhando fora da região linear – distorcedor de sinal”
Natalia Roberta L. Costa1, Johnderson2
1 C.E. Irmã Cecília Jardim - Petrópolis
2 UCP - Petrópolis
O transistor tem como principal aplicação a amplificação de sinais, onde o desempenho deste componente vai depender diretamente das suas características construtivas e de polarização. Para tanto trabalhamos na maioria dos projetos na sua
região linear. O objetivo do trabalho é além de explorar as regiões de corte e de saturação deste dispositivo, apresentar uma aplicação real muito utilizada, que consiste na distorção de um sinal proveniente de uma fonte sonora, que pode ser a voz humana ou um instrumento musical, visualizando nesta aplicação não só o comportamento do componente em laboratório, mas também seus efeitos sonoros alcançados.
ENGENHARIA FLORESTAL
UFRRJ
“Avaliação Quantitativa de Extratos Solúveis em madeiras de clones de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden”
Natália Dias de Souza1, Alexandre da Costa Farias1; Diego da Silva Araújo2; Diogo2 Silveira Pereira; Wagner Feliciano2;Dr. Heber dos Santos Abreu3
1 C.E. Presidente Dutra - Seropédica
2 C.E. Dr. Albert Sabin - Seropédica
3 Instituto Florestas – UFRRJ - Seropédica
O conhecimento da composição química da madeira possibilita o entendimento de seu comportamento como matéria-prima para diversos usos, permite o uso em sistema de classificação (quimiossistemática), identificação de madeira, além de conferir propriedades preservativas face aos degradadores de natureza biótica e abiótica. Nas últimas décadas, observou-se um significativo aumento nas informações tecnológicas básicas sobre as propriedades da madeira e seus constituíntes químicos de árvores de espécies do gênero Eucalyptus. Dentre as espécies do gênero Eucalyptus, destaca-se o Eucalyptus grandis, cuja cultura tem demonstrado ser uma das mais produtivas e competitivas do mundo. Este trabalho teve como objetivo traçar o perfil quantitativo da presença dos extratos solúveis (ciclohexano; acetado de etila e metanol) em madeiras de 4 clones de Eucalyptus grandis coletados em diferentes áreas da ARACRUZ FLORESTAL. Com base nos resultados, os extratos ciclohexânicos dos quatro indivíduos mantiveram-se estatisticamente constantes nas três regiões da madeira (alburno-0,24g; 0,12g; 0,12g; 0,12g; zona de transição-0,23g; 0,30g; 0,30g; 0,12g e cerne-0,25g; 0,31g; 0,18g; 0,25g). Os extratos de acetato de etila apresentaram o mesmo comportamento (alburno-0,42g; 0,43g; 0,24g; 0,37g; zona de transição-1,94g; 1,23g; 1,40g; 1,04g e cerne-0,80g; 0,74g; 1,29g; 1,06g). Quanto aos extratos metanólicos os indivíduos apresentaram diferenças significativas. No alburno, os indivíduos 1 (1,71g) e 2 (3,83g) da área I ficaram diferentes dos indivíduos 1 (4,23g) e 2 (4,36g) da área II. Na zona de transição e no cerne respectivamente, o indivíduo 1 (4,72g e 3,65g) da área I se destacou dos demais. Com estes resultados, pode-se concluir que apesar das amostras serem de origem clonal os extratos mais polares mostraram diferenças significativas. Isso permitiu considerar que os fatores ambientais contribuíram para o esclarecimento das diferenças observadas. (CAPES e FAPERJ).
Palavras-chave: Constituintes Químicos, Clones de Eucalyptus, Madeira.
FARMÁCIA
UFRJ
“Estudo fitoquímico do extrato de uma espécie do cerrado (Lippia lacunosa L.)”
Dayane Priscilla Sousa Silva1, Aline Castellar2, Suzana G. Leitão3
1Colégio Estadual Julia Kubitschek
2Programa de Biotecnologia Vegetal, CCS, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ
3Faculdade de Farmácia, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos, UFRJ, CCS, Bloco A, Ilha do Fundão, 21941-590, Rio de Janeiro, RJ.
Lippia lacunosa Mart. & Schau. (Verbenaceae) é uma espécie brasileira que ocorre no cerrado, em Diamantina, MG, e não apresenta estudos químicos e farmacológicos prévios relatados na literatura. Estudos preliminares realizados na UFRJ com o extrato de folhas de L. lacunosa revelaram presença de flavonóides e terpenóides cujas atividades biológicas têm sido demonstradas na bibliografia científica. Estudos posteriores do mesmo grupo demonstraram que os extratos obtidos em hexano e diclorometano de L. lacunosa são ativos contra Mycobacterium tuberculosis, o agente etiológico da tuberculose, in vitro. Em face desses resultados, e devido à ausência de estudos fitoquímicos para esta espécie, essa planta foi selecionada para este trabalho. Plantas matrizes selecionadas para iniciar os estudos fitoquímicos foram coletadas no Horto da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde são cultivadas a partir de clones originais trazidas de Diamantina, Minas Gerais. Entre os métodos modernos de análise, a cromatografia ocupa um lugar de destaque devido à facilidade com que efetua separação, identificação e quantificação de espécies químicias. A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição desses componentes em duas fases: móvel e estacionária (Collins et al., 2006). Portanto, análises do extrato em diclorometano de folhas de L. lacunosa por cromatografia em coluna e cromatografia em camada fina estão sendo realizadas a fim de isolar substâncias de natureza flavonoídica e terpenoídica. Até o presente momento um flavonóide metoxilado já foi isolado e caracterizado como cirsimaritina. APOIO: Faperj (Bolsa Jovens Talentos), CNPq (Edital Universal).
FÍSICA
UENF
“Desenvolvimento de um sistema de acompanhamento automático para um telescópio Newtoniano”
Rony John Lima Lopes1 e Marcelo de Oliveira Souza2
1 CEFET/Campos
2 Clube de Astronomia Louis Cruls/CEFET-Campos e UENF
Neste trabalho estará sendo apresentado o sistema elétrico desenvolvido para o acompanhamento automático do telescópio Newtoniano de 30cm de abertura do Observatório Jiri Vlcek do CEFET de Campos dos Goytacazes.
“Um modelo virtual de um laboratório de eletromagnetismo”.
Cícero Vasconcelos Ferreira Lobo1, Juliana Barcelos Cordeiro1 , Rudson Dias Medeiros2 ;Marcelo de Oliveira Souza2
1 Liceu de Humanidades de Campos dos Goytcazes
2 LCFIS – UENF
Neste trabalho estará sendo apresentado o modelo virtual de um laboratório de eletromagnetismo que pode ser acessado no endereço http://www.uenf.br/avief . O laboratório virtual foi desenvolvido em um software de modelagem tri-dimensional e estará sendo utilizado como portal para acesso aos tutoriais e simulações que compõem o ambiente virtual para o ensino de Física.
“Análise de um sistema de distribuição elétrica e da estrutura de um transformador - uma proposta para o ensino médio”.
Franco Alonso de Faria Neto1, Sabrina Gomes Cozendey2 , e Marcelo de Oliveira Souza2
1 Escola Estadual João Barcelos Martins
2 LCFIS – UENF
Neste trabalho será apresentado um modelo didático, de um sistema de distribuição elétrica e da estrutura de um transformador. Foram utilizados novos recursos tecnológicos, para a apresentação dos conceitos básicos de eletromagnetismo associados ao modelo didático desenvolvido.
“Micro-vídeo didáticos de eletromagnetismo para o ensino médio:
Conceitos básicos, Instalação residencial e equipamentos eletrônicos”.
Daiana Cristina Rocha Alves1, Sabrina Gomes Cozendey2, Samara Silva Morett2, Keitty Raquel Benevides2 e Marcelo de Oliveira Souza2
1 Escola Estadual João Barcelos Martins
2 LCFIS – UENF
Neste trabalho serão apresentados micro-vídeos didáticos mono temáticos com a análise de situações do cotidiano dos estudantes de ensino médio. Nesses micro-vídeos foram considerados temas relacionados com o Eletromagnetismo.
“As novas idéias de Galileu sobre o movimento no século XVII’
Fábio Junio dos Santos Coelho1; Marilia Paixão Linhares2
1 Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins
2 Universidade Estadual do Norte Fluminense
Este trabalho faz parte de um projeto de estudo que investiga as idéias sobre o movimento dos corpos, desde Antiguidade até os nossos dias. O objetivo é produzir material didático, por exemplo, uma linha do tempo enfocando a evolução das concepções sobre o modelo de mundo e de movimento. Um personagem desta história é Galileu, que viveu no auge da crise do pensamento medieval e por isso procurou resolver questões baseadas na experimentação e na linguagem matemática. Ele discordava de Aristóteles, principalmente no que dizia sobre a queda dos corpos, comprovando que corpos com massas diferentes caem com a mesma velocidade. Também dizia que um corpo em movimento com velocidade constante permanecia nessa situação caso não atuasse sobre ele qualquer força e em trajetória circular. Neste ponto ele estava errado, pois a trajetória do corpo é retilínea, como mostrou Newton.
“Soluções newtonianas para o problema do século XVII”
Jéssica Pessanha Maria de Azeredo1 ; Marília Paixão Linhares2
1 Colégio Estadual Nilo Peçanha
2 Universidade Estadual do Norte Fluminense
Este trabalho faz parte de um projeto de estudo que investiga as idéias sobre o movimento dos corpos, desde Antiguidade até os nossos dias. O objetivo é produzir
material didático, por exemplo, uma linha do tempo enfocando a evolução das concepções sobre o modelo de mundo e de movimento. Destacamos, nesta caminhada, as idéias de Newton sobre o movimento dos corpos celestes e terrestres. Na sua principal obra os Princípios matemáticos da filosofia natural (1687) defendeu que todo o corpo sofre uma atração similar a dos corpos celestes. Ele sintetizou o que vários outros cientistas haviam tentado demonstrar em seus trabalhos. Unificou a física celeste e a terrestre, baseando-se na atuação de forças entre corpos. Suas idéias prevaleceram até o século XX, quando Einstein propõe sua teoria da relatividade espacial,
“Diálogo científico: Galileu X Einstein”
Natália Reis de Siqueira1; Marilia Paixão Linhares2
1 Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins
2 UENF
Este trabalho faz parte de um projeto de estudo Universidade Estadual do Norte Fluminense que investiga as idéias sobre o movimento dos corpos, desde Antiguidade até os nossos dias. O objetivo é produzir material didático, por exemplo, uma linha do tempo enfocando a evolução das concepções sobre o modelo de mundo e de movimento. Se fosse possível imaginar um diálogo entre Galileu e Einstein, as idéias sobre tempo, massa e espaço relativos seriam rejeitadas por Galileu. A teoria da relatividade espacial, ao postular a velocidade da luz constante, acaba por trazer como conseqüência estas novas idéias. Einstein também discordou de Newton sobre a teoria da Gravitação com sua Relatividade Geral. Percebemos que as idéias evoluem ao longo do tempo, de acordo com o contexto de cada época.
UFF
“Caixa Mágica”
Wagner Anchieta Marques1 ; Caroline Vargas Araújo2 ; Wanda Oliveira3
1 Colégio Estadual Valter Orlandini
2 Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL)
3 Casa da Descoberta - UFF
Neste trabalho é apresentado um estudo sobre a “caixa mágica” , que é uma estrutura cúbica vazada com um espelho plano na vertical posicionado na diagonal da
estrutura. Inicialmente, um monitor coloca uma das suas pernas na frente do espelho
e a outra atrás do mesmo. Então, o monitor suspende a perna que ficou na frente do espelho, se apoiando apenas pela outra que fica fixa no chão atrás do espelho. A pessoa que estiver observando terá a impressão que o monitor está flutuando, pois estão sendo vistas duas pernas exatamente iguais que não estão apoiadas no chão.Na verdade, como uma dessas pernas é o reflexo da que está suspensa, qualquer movimento que for feito nesta, também será visualizada para a sua imagem.
Um espelho plano deve ser constituído de uma superfície metálica para ser um ótimo refletor. A imagem gerada por ele é dita virtual, direita e do mesmo tamanho que a do objeto. É objetivo deste trabalho estudar alguns conceitos da ótica geométrica, como posição e características do objeto-imagem, utilizando a lei da reflexão para espelhos planos.
“Alunos do Ensino Médio atuando como monitores da Casa da Descoberta”
Ingrid Alice Lopes Reis1 ; Ingrid dos Santos Martins1 ; Wanda Oliveira2
1 Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL)
2 Casa da Descoberta – UFF
A Casa da Descoberta é um centro de divulgação de ciências que está localizado no Instituto de Física da UFF e que conta com um acervo de experimentos interativos de aproximadamente 50 experimentos sendo em sua grande maioria de Física. As visitas são guiadas por monitores de diversos cursos da UFF, responsáveis por explicar os experimentos de forma lúdica e divertida. Conseqüentemente, a Casa da Descoberta tem-se destacado como uma entidade integradora entre a comunidade acadêmica e a sociedade, conduzindo para além dos muros da Universidade os conhecimentos científico e pedagógico, produzidos por seus professores e pesquisadores. No ensino médio, os conceitos de Física e de Química são geralmente introduzidos teoricamente através de equações e fórmulas, freqüentemente sem as práticas de laboratório correspondentes. Isto dificulta o relacionamento dos conceitos teóricos com os fenômenos diários e, portanto, o aprendizado da Ciência. Um dos objetivos
deste projeto é complementar as atividades didáticas destes alunos. Outro enfoque do projeto é fazer com que os alunos acreditem na própria capacidade e se tornem divulgadores de ciências atuando como monitores na Casa da Descoberta. Particularmente, trabalhamos com os estudantes do CEAL devido a sua proximidade.
“Sistema de roldanas”
Ian Amaral Prates1 ; William Cavalcante da Rocha1; Wanda Oliveira3
1 Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL)
2 Casa da Descoberta - UFF
Este trabalho tem como objetivo discutir os conceitos de distribuição de forças, assim como relacionar essas forças com o deslocamento e analisar o trabalho realizado pela força. As roldanas são ferramentas de enorme ajuda e importância para transladar cargas ou objetos de peso elevado, elas podem ser facilmente observadas em portos de navios, elevadores industriais de cargas ou na construção civil. Uma roldana é um tipo de máquina ou mecanismo utilizado para realizar trabalho. Ela é constituída de uma roda que pode girar em torno de um eixo, tendo um sulco em volta pelo qual passa uma corda a qual prende um objeto. As roldanas fixas têm por objetivo principalmente mudar a direção de uma força. Enquanto, as roldanas móveis, quando bem distribuídas em um sistema, diminuem o esforço realizado por uma pessoa, reduzindo a intensidade da força necessária para suspender uma determinada carga. Quanto maior o número de roldanas móveis menor é o esforço. A quantidade de corda a ser puxada sofre variação inversamente proporcional ao decrescimento ou crescimento da força a ser aplicada.
HISTÓRIA
USS – Vassouras
“Vassouras, o Ciclo do Café e os Mil-Réis”
Angélica Gonçalves dos Santos1; Chintia Lago Soares; Jéssika Fernanda de Melo Santos Barbosa1; Luara Thuany Pereira Madeira; Raphael Alves dos Santos3; Taiana Ferreira de Souza; Thaísa Mello de Oliveira; Vanderson Belchior Batalha 2; MSc Lucia Maria Aversa Villela 4
1 C.E. Ministro Raul Fernandes – Vassouras
2 I.E. Thiago Costa - Vassouras
3 C.E. Santa Rita
4 USS - Vassouras
A temática aqui abordada foi trazida por uma das alunas, bolsista do Projeto Jovens Talentos: em uma das aulas de seu colégio fora citado o papel de Vassouras no Ciclo do Café, surgindo a curiosidade sobre como se lia quantias tais como 480$600. Isto levou-nos a uma pesquisa bibliográfica sobre a história do dinheiro e particularmente sobre o Sistema Monetário Brasileiro e seu uso em Vassouras no século XIX. Da pequena Vila de Vassouras que pertencia ao Caminho do Comércio e ao Caminho da Polícia à Cidade de Vassouras, “Terra dos Barões”, o comércio de escravos e do café movimentou muitos “contos de réis”.
A vinda da família real portuguesa para o Brasil gerou várias mudanças ao longo de todo o século XIX. Novos saberes matemáticos se fizeram necessários em resposta à necessidade de defesa da costa brasileira e à intensificação de um comércio baseado na agricultura, envolvendo exportações.
Percebemos a importância dos conhecimentos matemáticos em cada época e o como estes estão ligados a outras questões de cunho social, político e histórico.
MATEMÁTICA
UENF
“Expressões Algébricas: representação geométrica”.
Angélica Pereira Ribeiro1; Luis H. Guillermo Felipe2
1CE Dr. Barros Barreto
2 LCMAT-UENF -
Neste trabalho vamos apresentar as operações básicas com polinômios
de graus arbitrários: adição , subtração , multiplicação e divisão. É importante
a visualização geométrica das funções polinomiais de grau 1 ou 2. Em particular
é de interesse explicitar os coeficientes do polinômio de grau n que resulta ao
efetuar o produto de n binômios da forma x-a. Mais precisamente, estudamos
a seguinte caracterização:
(x-a1)(x-a2)(x-a3) • • • (x-an) = xn-_1xn-1+_2xn-2-_3xn-3+• • •+(-1)n_n
() 8><>:
_1 = a1 + • • • + an
_2 = a1a2 + • • • + a1 + an + • • • + an-1an
...
_n = a1a2a3...an.
Daqui resulta (no caso n = 2) a regra elementar do ensino escolar:
Para encontrar as raÍzes da equação de segundo grau x2 - sx + p = 0, basta
achar dois números cuja soma seja s (o oposto do coeficiente do termo de grau
1) e cujo produto seja p (o termo independente).
Palavras chave: álgebra polinomial, operações com polinômios, raízes de polinômios.
“Matemática e Cidadania”
Samuel Borges de Souza1; João Vitor dos Santos Alves2; Luis H. Guillermo Felipe 3
1 C.E. Nilo Peçanha – Campos dos Goytacazes
2 C.E. Dr. Felix Miranda – Campos dos Goytacazes
3 LCMAT-UENF – Campos dos Goytacazes
Neste trabalho vamos apresentar alguns dados referentes ao investimento que
o governo municipal de Campos tem feito na área de Educação ao longo dos últimos 10 anos. Certamente, ao desenvolver este trabalho, o exercício da Cidadania começa na busca da informação nos diversos órgãos públicos do Município de Campos dos Goytacazes, RJ.
Além da burocracia inerente `as instituições públicas deste município, para obter a informação requerida, foi um desafio fazer o tratamento dado a esta informação coletada no que se refere ao cálculo de algumas medidas estatísticas elementares, dado que os números obtidos resultaram ser relativamente grandes para serem armazenados em uma calculadora comum, como corresponde ao caso de um aluno do ensino fundamental e médio.
O intuito de abordar este tema vem em decorrência dos últimos indicadores do paupérrimo desempenho escolar obtido nas escolas públicas neste município.
Palavras chave: cidadania, rendimento escolar, educação pública.
UERJ
“Aplicações da Matemática no cotidiano das pessoas”
Eloá Gitahi de Souza; Fernando Porentoni Sampaio Dias; Carlos Eduardo F. R. Junior; Viviane Rodrigues de Freitas, Roberto L. Abreu
Serão apresentados, na forma de exposição oral, os resultados de uma pesquisa de campo realizada pelos estagiários Jovens Talentos com o objetivo de identificar as aplicações da Matemática nas atividades e nos afazeres cotidianos das pessoas.
“Aplicações práticas de Funções Elementares”
Beatriz R. R. Nery; Adriel de Souza Queiroz; Leonardo Chaves de Lima; Letícia Gonçalves Gama Silva; Gabrielle de Souza Penha, Roberto L. Abreu
Serão apresentados os resultados do estudo de funções na forma de exposição oral com ênfase na definição de função e nos tipos de funções mais importantes, com tratamento especial para as funções elementares e suas propriedades. Será realizada uma atividade prática, complementar à exposição oral, na qual será construído o gráfico de uma função, através de um jogo de perguntas e respostas com a participação dos presentes.
LÍNGUA PORTUGUESA
CTAIBB
“A prática da leitura na comunidade de Bom Jesus Do Norte - ES”
Mayara Souza Perez1; Rodrigo Callegario Bitencourt2; Sebastião Reis Teixeira Zanon2
1C.E. Padre Mello – Bom Jesus do Itabapoana – RJ.
2Colégio Técnico Agrícola I. B. Borges / UFF – Bom Jesus do Itabapoana – RJ.
O presente trabalho tem como objetivo registrar a freqüência da prática da leitura da população no Município de Bom Jesus do Norte, ES, e sua correlação com o nível de escolaridade e a renda média familiar. Foram entrevistadas 500 pessoas, através de um questionário, nos diversos bairros da cidade, entre agosto e setembro de 2006 e maio e junho de 2007. Constatou-se a média de leitura de 2,2 livros/ano por habitante, próxima da média nacional (1,8 livro/habitante). Constatou-se ainda que esta média varia de acordo com o nível de escolaridade. Indivíduos que concluíram o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior alcançaram média de leitura de 0,9; 2 e 6 livros/ano respectivamente. Verificou-se também que pessoas com renda familiar mais elevada têm hábito de leitura mais freqüente do que as dos extratos da população menos privilegiados economicamente.
Química
UFF
”Atividades de Rotina de um Laboratório de Química”
Patricky Santos Silva1; Luiza Rosaria Sousa Dias2
1C.E. Profa. Suely Motta Seixas – São Gonçalo
2Laboratório de Química Medicinal (LQMed)/ MTC/ FF/ UFF – Niterói
As atividades de rotina de um laboratório de química que desenvolva pesquisa científica, de maneira geral, estão ligadas uma a outra dependendo da proximidade dos métodos de aplicação. No LQMed são realizadas pesquisas de novas substâncias, planejadas para apresentarem uma atividade biológica pré-determinada, objetivando a obtenção de novos fármacos.
Várias são as atividades de rotina utilizadas em suporte para a síntese de novos produtos. Inicialmente, as atividades de conhecimento geral envolveram o reconhecimento de vidrarias e equipamentos utilizados no laboratório, assim como, as respectivas necessidades de limpeza e armazenamento. Basicamente, foram desenvolvidas atividades de caráter físico e físico-químico, como métodos de separação e caracterização de substâncias e o preparo de soluções. Os métodos de separação utilizados foram: cromatografia, filtração, recristalização, extração, secagem, evaporação e destilação. Os métodos de caracterização utilizados foram: teste de solubilidade, cromatografia e determinação do ponto de fusão.
As diversas atividades desenvolvidas durante a vigência do projeto “Vivência de atividades rotineiras do laboratório de química medicinal da UFF” proporcionaram um aprendizado sobre materiais de consumo, equipamentos e procedimentos físicos e físico-químicos, que podem ser utilizados em laboratórios de diferentes atividades nas áreas química, farmacêutica e médica.
UFRJ
“Rastreamento de doenças genéticas metabólicas e compilação de dados para auxílio diagnóstico”.
Fanuel Max Bezerra1; Any Bernstein2
1 ISERJ
2 UFRJ
O LABEIM realiza pesquisa para o diagnóstico de doenças genéticas metabólicas, que afetam 1:5.000 nascidos e recebe amostras de pacientes provenientes de hospitais de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Este trabalho tem como objetivo conhecer como se realiza experimentalmente uma triagem nas urinas de pacientes, para verificar se existe excreção anormal de determinadas substâncias. Quando os dados clínicos são avaliados em conjunto com resultados anormais, auxiliam o médico a encontrar o diagnóstico definitivo.
As substâncias excretadas na urina que são avaliadas no chamado “Rastreamento” são: açúcares redutores, aminoácidos, ceto-acidos, ácidos orgânicos e glicosaminoglicanos As características físico-químicas da urina tais como coloração, odor, densidade, pH, são também avaliadas porque fornecem importantes indicações para o diagnóstico.
Durante o período do estágio foram analisadas 203 amostras de urina e resultados anormais foram encontrados para os seguintes ensaios: ninhidrina, cloreto férrico, azul de toluidina, dinitrofenilhidrazina e Benedict. Para um levantamento estatístico destas disfunções, serão apresentados também os resultados obtidos através do banco de dados, definindo idade, sexo e procedência das amostras.
Cabe destacar que o LABEIM além do projeto científico, desenvolve um grande papel social, possibilitando à população carente o acesso a este tipo de diagnóstico.
“Monitoramento microbiológico de solo contaminado com óleo diesel”
Diego Francisco Paraizo1; Douglas Guedes Ferreira2; Eliana Flávia Camporese Sérvulo2.
1C. E. Heitor Lira – Rio de Janeiro
2Laboratório de Microbiologia Industrial / CT / UFRJ – Rio de Janeiro
Com o crescente desenvolvimento tecnológico, diversos ecossistemas vêm sofrendo impactos por contaminação de petróleo e derivados. As áreas atingidas devem ser tratadas de modo que seja restabelecida a sua condição original, sendo o emprego de microrganismos uma das estratégias de tratamento. No solo há milhões de microrganismos, sendo bactérias e fungos os principais grupos microbianos, podendo apresentar espécies com capacidade de degradar hidrocarbonetos, chamadas de hidrocarbonoclásticas. A presença de bactérias hidrocarbonoclásticas é importante para promover a biodegradação dos contaminantes, mas na sua ausência, há necessidade de que sejam introduzidas. Assim sendo, para avaliar o tratamento de áreas contaminadas deve ser realizado um monitoramento microbiológico. Existem vários métodos de quantificação, dentre eles: a contagem de unidades formadoras de colônias (UFC) e o método do número mais provável (NMP). Neste trabalho foi determinada a variação de populações de bactérias heterotróficas totais (BHT) e bactérias hidrocarbonoclásticas (BHC) em anaerobiose em solo argiloso após contaminação com óleo diesel ao longo de 30 dias. Inicialmente a população de BHC não foi detectada, em contrapartida as BHT apresentaram uma contagem de 3,4 x 106 UFC/g de solo. Após 30 dias essas populações foram novamente quantificadas e verificou-se uma contagem de 9,0 x 103 NMP/g de solo de BHC e 6,0 x 106 UFC/g de solo de BHT. Esses resultados confirmam que em situações de contaminação pode-se verificar a presença de microrganismos degradadores do contaminante, os quais são importantes para o tratamento da área contaminada.
“Avaliação do emprego de matérias-primas de baixo custo para produção de Pululana”
Larissa Silva Ramos Pereira1, Juliana Davies de Oliveira2, Eliana Flávia Camporese Sérvulo2
1 C.E. Heitor Lyra
2 Departamento de Engenharia Bioquímica, Laboratório E-107, Escola de Química, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro
Os biopolímeros de origem microbiana possuem alto potencial de aplicação em diferentes setores industriais como, alimentícia, farmacêutica, cosmética, petrolífera e petroquímica. Dentre os biopolímeros microbianos de maior interesse comercial têm-se a pululana, um polissacarídeo produzido pelo fungo Aureobasidium pullulans, que apresenta como principais aplicações: espessante e cobertura em alimentos, e conjugado de vacinas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de pululana a partir de açúcar cristal, com suplementação de uréia e levedura residual cervejeira (LRC). Foram testadas relações de carbono/nitrogênio de 5 e 150 em meio mineral a fim de determinar a melhor condição nutricional. O estudo foi realizado em frascos Erlenmeyers contendo 100 mL do meio de produção e concentração inicial de 5x105 células/mL, obtida a partir do cultivo prévio do microrganismo. Após 48 horas de incubação a 281C sob agitação de 150 rpm, foram determinados: a concentração celular, do teor de substrato residual e peso de biopolímero produzido. Ambas as fontes de nitrogênio foram capazes de promover crescimento celular e produção de biopolímero. O tipo de fonte influenciou na quantidade de pululana produzida. Os valores máximos do polissacarídeo foram detectados na menor relação carbono/nitrogênio para uréia e na maior para LRC. O emprego de LRC foi o que propiciou o máximo de rendimento.
IPRJ – UERJ – N. Friburgo
“Avaliação de misturas de polietileno e galactomanana”
Juan Diego dos Santos Heringuer1, Messias Frez Lopes1; Marisa C. G. Rocha2
1 C.E. José Martins Costa – Nova Friburgo
2 I. Politécnico UERJ – Nova Friburgo
Uma das alternativas para resolver o problema do acúmulo de lixo plástico no ambiente é através da produção de polímeros ambientalmente degradáveis. Tais materiais podem sofrer uma biodegradação, ou seja, um processo biológico onde os microorganismos degradam o compostos orgânicos para obter alimento e energia para seu crescimento. Mais especificamente, este termo tem sido aplicado para alguns polímeros que são facilmente degradados por via aeróbica / anaeróbica em água, CO2 / metano e biomassa microbiológica pela união do solo comum e microorganismos. Considerando que o controle do lixo plástico no ambiente é de extrema importância e que a idéia de promover a biodegradabilidade de polímeros sintéticos pela adição de biopolímeros em suas formulações possui um vasto potencial de aplicação, o objetivo deste projeto é avaliar o efeito da adição de teores crescente de um polissacarídeo, galactomanana, ao polietileno de baixa densidade (LDPE) e ao polietileno linear de baixa densidade (LLDPE). Tais misturas poliméricas serão avaliadas quanto à biodegradabilidade em relação aos polímeros puros (LDPE e LLDPE) e também quanto a propriedades mecânicas como resistência à tração, dureza, resistência ao impacto e resistência à flexão. Além disso, a caracterização térmica e as propriedades reológicas das blendas também serão consideradas.
VETERINÁRIA
UFRRJ
“Observação e registro de variações anatômicas em cadáveres e órgãos de animais domésticos utilizados em aulas práticas no Laboratório de Anatomia Animal, da Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro”
Caroline F. Brandão1; Débora V. de Oliveira1, Anderson J. Saraiva Martins2, Marcelo A. Figueiredo2, Luciano da S. Alonso2
1 C.E. Presidente Dutra
2,3 UFRRJ
A Anatomia Animal constitui o ramo das Ciências Morfológicas que estuda a conformação e a estrutura normal do corpo dos animais. Tal conhecimento é fundamental na prática médico veterinária, e em diferentes estudos no campo das Ciências Biológicas. Na condição de Ciência Básica, a Anatomia subsidia as Ciências Aplicadas com informações sobre a estrutura do corpo animal com aplicabilidade em diferentes áreas, tais como: a semiologia, a clínica, a cirurgia, a odontologia, a biologia evolutiva, a anatomia comparada, dentre outras. Contudo, segundo um ditado anatômico que diz “a variação anatômica é o resultado mais comum”, é importante para o profissional conhecer as possibilidades de apresentação anatômica de determinado órgão ou estrutura, pois a ocorrência de tais achados pode interferir na conduta do profissional em um dado procedimento. Assim, variação anatômica é qualquer fuga do padrão, na conformação e estrutura de um órgão ou sistema, sem prejuízo da função. O objetivo deste trabalho é apresentar variações anatômicas relacionadas com o sistema visceral dos animais domésticos, encontradas durante o trabalho de preparação de peças para serem utilizadas em aulas práticas no Laboratório de Anatomia Animal da UFRRJ. Inicialmente foi realizado levantamento junto ao acervo de peças anatômicas, já preparadas, o que permitiu catalogar, até o presente momento, dois casos de variações anatômicas: um caso de duplicidade da artéria renal em filhote de cão; e um caso de simetria de posição em rins de cão adulto, com subdesenvolvimento da impressão renal do fígado. Outros dois casos foram de achados patológicos, mas sendo descritos com finalidade de curiosidade científica: um caso de gastrite em eqüino e outro de encefalopatia em cão. Todo material relacionado à variações anatômicas será acondicionado em separado, possibilitando o estudo por prazo indeterminado.
“Avaliação preliminar in vitro do fitoterápico MIM (Azadirachta indica) para estudos de controle parasitário alternativo de Dermatobia hominis (Díptera:Cuterebridae)”
Winny Gomes Figueira 1; Argemiro Sanavria 2
1C.E. Presidente Dutra – Seropédica / RJ 2Laboratório de Doenças Parasitárias / Instituto de Veterinária / UFRRJ - Seropédica
Introdução: Dermatobia hominis, a mosca do berne, possui larvas, parasitas do subcutâneo de animais domésticos, silvestres e do homem. Os prejuízos na bovinocultura incluem redução na produção e crescimento, desvalorização do couro e gastos com medicamentos. Quanto ao controle convencional, há resistência aos princípios ativos e resíduos no ambiente e produtos. O Nim surgiu como alternativa por apresentar Azadirachtina, substância similar ao hormônio ecdisona, que controla a metamorfose no inseto.Objetivos: Avaliar efeitos in vitro do Nim em L3 e pupas de D. hominis, para realização de desafios de infestação in vivo. Metodologia: 100 larvas de D. hominis foram submersas por 5 minutos em óleo de Nim à 25, 50, 75 e 100%, cada com 20 larvas e o controle (água). Em seguida, foram colocadas em BOD a 27ºC e UR 80% para pupação. Resultados: Após 24 horas o controle apresentou boa motilidade. Na concentração de 100% observaram-se 100 % de larvas inviáveis; Nas demais, menos que 50%. Na formação pupal, quanto maior a concentração maior deformidade. O controle apresentou pupas normais. Conclusões: Em função das alterações pupais, evidencia-se que o fitoterápico interfere no processo biológico do parasito. Avaliações in vivo são necessárias para melhor constatação da eficácia antiparasitária.
“Aspectos Morfológicos da laringe do avestruz (Struthio Camelus)”
Monique Soares dos Santos1; Vitor do Nascimento Carias 1; Luciano da Silva Alonso2; Marcelo Abidu-Figueiredo2.
1 C.E. Presidente Dutra, C.E. Prof. Waldemar Raythe
2 UFRRJ.
Os órgãos que compõem o sistema respiratório das aves diferem bastante dos observados nos mamíferos pelas inúmeras especificidades e adaptações que em parte estão associadas com as exigências para o vôo e a grande carga de trabalho que é necessária para a locomoção, e em parte com a vocalização. O objetivo deste trabalho é caracterizar morfologicamente a laringe de avestruz, fornecendo desta forma subsídios para áreas de conhecimentos afins. Foram obtidas 15 cabeças de avestruzes adultos de ambos os sexos sendo fixadas em solução de formaldeído a 10%. As laringes foram retiradas da cabeça e dissecadas individualmente a fim de se identificar a morfologia das cartilagens do esqueleto laríngeo. O esqueleto laríngeo é formado por uma cartilagem cricóide e duas cartilagens aritenóides. A cartilagem cricóide localiza-se ventralmente formando um anel. A membrana mucosa que cerca a laringe e abertura laríngea é desprovida de papilas. As cartilagens aritenóides localizam-se dorsalmente, suas bordas laterais são dentadas e as bordas mediais são lisas. A membrana mucosa que reveste as bordas mediais é espessa, formando dois sulcos longitudinais que, quando oposto por ação de músculo, fecha a cavidade laríngea.
“Estudo Morfométrico e Topográfico dos Rins de Coelhos Nova Zelândia (Oryctolagus cuniculus”)
Michele Sales da Silva1; Samuel Rodrigues Félix1; Luciano da Silva Alonso2; Marcelo Abidu-Figueiredo2.
1 CIEP Dr. Albert Sabin
2Docentes da Área de Anatomia Animal /UFRRJ.
Conhecimentos prévios das dimensões renais podem auxiliar no diagnóstico das diferentes patologias renais. Variações nas dimensões renais ocorrem em nefropatias, nos casos de processos hipertróficos e nas atrofias. É
imprescindível estabelecer e conhecer as medidas renais normais. Diferenças nas medidas renais podem acontecer em relação ao peso, idade e sexo dos indivíduos. O objetivo desta pesquisa foi estabelecer as medidas renais em coelhos visando fornecer base anatômica que facilite as intervenções cirúrgicas no rim, uma vez que estes animais são utilizados como modelos experimentais. Foram utilizados 30 coelhos, 15 machos e 15 fêmeas, pesando em media 2,3 kg, apresentando comprimento rostro-sacral em torno de 40 cm. Os animais dissecados faziam parte das aulas práticas das disciplinas de Cirurgia e foram cedidos à área de Anatomia Animal, já eutanasiados. Realizou-se a abertura do tórax e a porção torácica da aorta foi canulada e através da mesma foi feita a fixação com solução de formaldeído a 10%. O material foi imerso em tambores contendo a mesma solução por 5 dias. Em seguida o material foi retirado da solução e lavado em água corrente. O abdômen foi aberto, os rins dissecados e mensurados. Utilizando-se um paquímetro foram feitas as medidas de comprimento dos rins (distância entre os pólos cranial e caudal), largura (distância entre as bordas medial e lateral), e espessura (distância entre as superfícies dorsal e ventral). O cálculo do volume elipsóide dos rins foi obtido através da formula: comprimento x largura x espessura x π /6. Os rins direito apresentaram as seguintes médias em centímetros: comprimento igual a 3, 138; largura igual a 1, 966; espessura igual a 1, 586; e volume elipsóide de 5.93 cm3. Os rins esquerdos apresentaram as seguintes médias: comprimento igual 3,12; largura igual a 1, 932; espessura igual a 1, 638; e volume elipsóide de 5.16 cm3. Não houve diferenças significativas nas medidas dos rins.
“Dissecção e estudo do bulbo do olho e músculos oculares em coelhos da raça Nova Zelândia: padronização da técnica para estudos aplicados”
Samuel Rodrigues Félix ; Michele Sales da Silva1; Anderson José Saraiva Martins ; Marcelo Abidu Figueiredo ; Luciano da Silva Alonso3
CIEP Dr. Albert Sabin
2 Técnico do Laboratório de Anatomia Animal da UFRRJ
3 Docentes da Área de Anatomia Animal da UFRRJ
O órgão da visão é constituído pelos dois bulbos do olho e pelos respectivos anexos oculares. Estão situados nas órbitas ósseas, cavidades existentes no crânio, cujo posicionamento é variável de acordo com a espécie. Em coelhos observa-se o direcionamento lateral do eixo visual, conferindo grande capacidade de visão monocular. O objetivo do projeto é descrever a anatomia do bulbo do olho e músculos oculares em coelhos, contribuindo no desenvolvimento da anatomia comparada e possibilitando a obtenção de dados a serem utilizados em estudos futuros, considerando que o coelho é amplamente utilizado como modelo experimental para várias patologias. A padronização da técnica de acesso e dissecação das cavidades orbitárias constitui o escopo desta fase do projeto. Foram utilizados 20 coelhos adultos, dez machos e dez fêmeas, provenientes do Setor de Cirurgia da UFRRJ. O material de dissecação consistiu de cabo de bisturi número 04, lâminas de bisturi número 22, pinças oftálmicas e tesouras cirúrgicas de tamanhos variados, além de fórceps odontológico para remoção de fragmentos ósseos. Os cadáveres foram posicionados em decúbito lateral para o início das atividades. Inicialmente foi realizada incisão elíptica da pele, ao redor da órbita
óssea, para remoção das pálpebras superior e inferior e exposição das margens orbitárias. As conjuntivas oculares foram divulsionadas até que o pólo anterior do olho demonstrasse mobilidade e independência em relação às fáscias orbitárias. A seguir, realizou-se a remoção de fragmentos ósseos da
margem orbital para possibilitar o acesso ao pólo posterior do olho e dissecação das respectivas inserções dos músculos oculares. Nos vinte espécimes avaliados, foi possível observar a presença de sete músculos inserindo-se ao redor da esclera: músculos retos dorsal e ventral, músculos retos lateral e medial, músculos oblíquos dorsal e ventral e músculo retrator do bulbo do olho. Não foi observada diferença quanto aos pontos de origem e inserção dos músculos entre os espécimes avaliados. A metodologia adotada mostrou-se eficaz para a preservação estruturas anatômicas com a finalidade de realização de estudos morfométricos, em futuras análises.
“Epidemiologia e controle da mosca do berne (Dermatobia Hominis) em bovinos de produção leiteira de diferentes regiões fisiográficas no Rio De Janeiro”
Ligia Silva Tavares dos Santos1; Argemiro Sanavria 2
1 C.E. Presidente Dutra - Seropédica / RJ .
2 Laboratório de Doenças Parasitárias / DESP / Instituto de Veterinária / UFRRJ - Seropédica / RJ
INTRODUÇÃO: Dermatobia hominis (mosca do berne) é um díptero cujas larvas são parasitas do tecido subcutâneo de inúmeros animais e do homem. Relacionado à redução a produção de carne, leite e prejuízos no couro. Dentre os fatores que afetam a fase de vida livre da D. hominis são: a temperatura e a precipitação. OBJETIVOS: avaliar e correlacionar os parâmetros biológicos (na fase de vida livre): % Pupação e de Eclosão de D. hominis, procedentes de bovinos de três micro-regiões do Estado do Rio de Janeiro: Piraí, Seropédica e
Itaguaí. MATERIAL E MÉTODOS: Foram coletadas 855 larvas de D. hominis de bovinos naturalmente infestados, procedentes de Piraí, Seropédica e Itaguaí. No laboratório, as larvas foram lavadas, secas, padronizadas, alocadas em recipiente com serragem e mantidas em BOD a 27ºC e 70% U.R. RESULTADOS: Foram coletadas de Piraí (A), 325 larvas, de Seropédica (B), 306 larvas e de Itaguaí (C), 224 larvas. O percentual de eclosão foi: 8% em A, 29% em B, e 4% em C, ocorrendo redução de moscas adultas nas regiões A e C, e aumento na região B. CONCLUSÃO: Os parâmetros pupação e eclosão pupal estão relacionados aos fatores ambientais, topografia e provável efeito residual de bernicidas.
“Observação e registro de variações anatômicas em cadáveres de animais domésticos utilizados em aulas práticas de anatomia animal, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.”
Caroline Florindo Brandão1 ; Débora Vasconcelos de Oliveira1; Anderson José Saraiva Martins2 ; Marcelo Abidu Figueiredo3; Luciano da Silva Alonso3
1C.E. Presidente Dutra
2Técnico do Laboratório de Anatomia Animal da UFRRJ
3 Docentes da Área de Anatomia Animal - UFRRJ
A Anatomia Animal constitui o ramo das Ciências Morfológicas que estuda a conformação e a estrutura normal do corpo dos animais. Tal conhecimento é fundamental na prática médico veterinária, e em diferentes estudos no campo das Ciências Biológicas. Na condição de Ciência Básica, a Anatomia subsidia as Ciências Aplicadas com informações sobre a estrutura do corpo animal com aplicabilidade em diferentes áreas, tais como: a semiologia, a clínica, a cirurgia, a odontologia, a biologia evolutiva, a anatomia comparada, dentre outras. Contudo, segundo um ditado anatômico que diz “a variação anatômica é o resultado mais comum”, é importante para o profissional conhecer as possibilidades de apresentação anatômica de determinado órgão ou estrutura, pois a ocorrência de tais achados pode interferir na conduta do profissional em um dado procedimento.
Assim, variação anatômica é qualquer fuga do padrão, na conformação e estrutura de um órgão ou sistema, sem prejuízo da função. O objetivo deste trabalho é apresentar variações anatômicas relacionadas com o sistema visceral dos animais domésticos, encontradas durante o trabalho de preparação de peças para serem utilizadas em aulas práticas no Laboratório de Anatomia Animal da UFRRJ. Inicialmente foi realizado levantamento junto ao acervo de peças anatômicas, já preparadas, o que permitiu catalogar, até o presente momento, dois casos de variações anatômicas: um caso de duplicidade da artéria renal em filhote de cão; e um caso de simetria de posição em rins de cão adulto, com subdesenvolvimento da impressão renal do fígado. Outros dois casos foram de achados patológicos, mas sendo descritos com finalidade de curiosidade científica: um caso de gastrite em eqüino e outro de encefalopatia em cão. Todo material relacionado à variações anatômicas será acondicionado em separado, possibilitando o estudo por prazo indeterminado.
FAETEC
“Linguagem em movimento: invenção e renovação na Linguagem Cinematográfica”
João Raphael Ramos dos Santos; Monalisa Gomes dos Santos; Luís Alberto dos Santos Gomes; Bruno César Guimarães Curcino; Antonio Cícero Cassiano Sousa - ETEAB/UFRJ/CEPPES
Escola Técnica Adolpho Bloch
O tema da pesquisa é um estudo comparativo entre dois marcos da formação da linguagem cinematográfica: a formação da linguagem na década de 10 e a
renovação conhecida como cinemas novos, iniciada no pós II Guerra Mundial,
levando em conta especialmente o papel da câmera, a relação com a indústria
e suas implicações na linguagem. São analisados obras significativas e
representativas dessas inovações. O projeto tem como objetivo promover, no
âmbito da iniciação científica com alunos do nível médio, a reflexão
crítica em torno de dois marcos da história do cinema.
“Traçando um perfil do aluno ETER”
Felipe dos Santos Ramos1 Ana Lúcia Guimarães1
1 ETE República
O presente projeto constitui-se em um estudo de caso, que busca realizar uma análise comparativa entre dois diferentes grupos de alunos ingressantes na 1ª série do Ensino médio-técnico da ETER do corrente ano: os alunos que advém do ensino fundamental da rede FAETEC, mediante ingresso automático para os diferentes cursos da ETER e os alunos que ingressam nestes mesmos cursos a partir do concurso público nacional para a 1ª série.
Dessa forma, busca-se traçar um perfil sócio-econômico e cultural desses grupos de alunos, na tentativa de perceber se existe um desempenho acadêmico diferenciado entre os dois grupos de alunos e como este desempenho pode influenciar no rendimento escolar, nas habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação técnica.
Para tal análise, realizaremos coleta de dados e uma pesquisa por amostragem, entrevistando alunos que se encontram na 1ª série dos diferentes cursos técnicos da ETE REPÚBLICA, no turno diurno e que estão cursando esta série a primeira vez, bem como os professores que lecionam para estes alunos.
“Traçando um perfil do professor ETER”
Daiane Barbosa da Silva1 ;Ana Lucia Guimarães1
1 ETE República
O presente projeto constitui-se em um estudo de caso, que busca traçar um perfil sócio-econômico e cultural dos professores ETER, na tentativa de perceber se existe um desempenho acadêmico diferenciado no grupo de professores. Qual o grau de qualificação que possuem. Como este desempenho pode influenciar no rendimento escolar, nas habilidades e competências que possuem para desempenhar seu papel social. Para tal análise, realizaremos coleta de dados e uma pesquisa por amostragem, entrevistando professores que se encontram diferentes séries dos diferentes cursos técnicos da ETE REPÚBLICA.
“Gênero e Currículo: discutindo a construção social da diferença na sociedade brasileira a partir do olhar do aluno ETER”.
Aline Moura Moreira1 ; Ana Lucia Guimarães1
1 ETE República
Compreender e analisar questões inerentes ao universo do discurso sobre gênero que define a sociedade brasileira. Será que as transformações na ordem familiar e as novas exigências do mercado de trabalho capitalista global podem contribuir para entender o empenho para a busca também de uma redefinição de uma perspectiva de sujeito social. O que pensam os alunos da ETER sobre gênero e prática social? Quais pos papéis sociais que atribuem a homens e mulheres? Será que existe uma escolha de carreira técnica a partir das concepções de gênero? Como esses alunos percebem o preconceito de gênero na escola?
Para desvendar as questões acima apresentadas, trabalharei com uma amostra de 20 alunos por curso , homens e mulheres que se encontram matriculadas nos cursos da ETER. Realizarei uma pesquisa de campo, com observação participante e entrevistas qualitativas, pesquisando a trajetória de vida pessoal e profissional dos entrevistados.
Em um primeiro momento, o trabalho de campo consistirá em levantar informações através da aplicação de um questionário, que estabeleça um perfil sócio-econômico dos alunos. Após a etapa acima definida, serão realizadas entrevistas qualitativas gravadas com roteiro pré-determinado. Tal roteiro abordará questões relativas à família, escola, diversão e vida dos alunos em geral. Considero importante trabalhar com histórias de vida, pois ao utilizar a análise das trajetórias e histórias de vidas dos alunos para compreender os motivos de sua escolha emocional ou pessoal.
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